Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Paloma 28/09/2020

Personagens que você odeia para depois gostar
Marian Keyes tem dessas né? Fazer você fica de SACO CHEIO da protagonista, para então perceber como ela evoluiu! Bom livro, bom romance.

Vivi 08/09/2020

Uma leitura muito cansativa, desnecessário tantas páginas, terminei com muito custo.

Cristina 04/09/2020

Estou lendo na ordem os livros sobre as cinco irmãs Walsh, até então me surpreendi positivamente com Melancia e consegui tirar várias lições. Infelizmente não simpatizei com Rachel Walsh, o que é uma pena já que tinha grandes expectativas sobre a leitura de sua vida. A temática sobre a vida de uma dependente química é muito importante mas Marian demorou demais para desenvolver o processo de aceitação de Rachel, a personagem chega a ser infantil de tão birrenta e alheia a realidade ao seu redor, me forcei a seguir com a leitura pq adoro as interações da família Walsh. Meu destaque vai para Luke que roubava todas as cenas, incrivelmente humano e solidário. Me emocionei nas 20 páginas finais, mas não diria que valeu a pena a leitura das outras 540, e é uma pena constatar isso.

Gabi Dal-Bó 02/09/2020

Férias - Marian Keyes
Em Férias conhecemos Rachel Walsh, uma garota Irlandesa de 27 anos que mora em Nova York e é toxicômana. Depois de uma overdose por uso excessivo de substâncias químicas, ela volta para sua cidade natal e é internada pela família em um centro de reabilitação para dependentes - o Claustro. Rachel recusa-se a acreditar na sua condição e só não cria objeções, pois acredita que o centro é uma especie de Spa onde ela poderá tirar uma “mini” férias (daí o nome do livro). Ao longo da história, acompanhamos o tratamento da garota e flashbacks de sua vida, além de conhecermos também outros pacientes do Claustro.

Apesar da leitura do livro ser um pouco lenta, a escrita da Marian Keyes é tão impecável, que faz com que a gente se sinta como um familiar da personagem que está passando tudo aquilo com ela, além de apresentar com clareza todo o processo do tratamento de um toxicômano, nos mostrando como o vicio é uma doença e que ninguém escolhe estar nessa situação. Cada um tem suas batalhas e a dor do outro, por mais pequena que pareça para você, deve ser respeitada.

Um cuidado que vale ter durante a leitura, é entender que tudo é visto sob a perspectiva da Rachel, ou seja, coisas problemáticas são banalizadas pela personagem, cabendo ao leitor pegar nas entrelinhas as consequências das suas escolhas.

Um personagem que não posso deixar de comentar é o Luke, que pessoa incrível, fiquei chateada de não acompanhar mais o relacionamento deles e o conhecer melhor. Muito amorzinho!

Enfim, recomendo muito o livro!

TRECHOS DO LIVRO

"Esse era o grande barato da cocaína. Sempre acontecia alguma coisa maravilhosa quando a gente cheirava. Ou conhecia um homem, ou ia à festa de alguém, ou alguma outra coisa. A coca impulsionava a minha vida. E, quanto mais eu cheirava, mais excitantes os resultados." (págs. 239 e 240)

"Sempre detestei ouvir o que as pessoas pensavam de mim. Minha vida inteira fora uma tentativa de fazer com que as pessoas gostassem de mim, e era difícil ouvir a extensão do meu fracasso." (pág. 384)

"Não passava mais o tempo todo me consumindo de preocupação, pensando em quando teria outra oportunidade de me drogar, ou onde conseguiria a droga, ou com quem. Não levava mais uma existência pautada numa sucessão de mentiras. As drogas haviam erguido uma muralha entre mim e os outros — uma muralha não apenas química, mas composta por um misto de clandestinidade, desconfiança e mau-caratismo. Pelo menos, agora, quando eu estava com as pessoas, podia olhar nos seus olhos, pois, ao contrário do que acontecera no ano anterior com Brigit, eu não tinha mais nada a esconder."(pág. 517)

"Já provamos e passamos por tanto, amada, atravessando uma fenda tão larga, que nada nos surpreende mais."(pág. 518)

site: https://www.instagram.com/p/CIWYfMyjmiU/

@jana450 25/08/2020

Leiam Melancia antes
Vou ler os demais... Alguns momentos dei uma pausada meio cansada. Exemplo: muito drama pra um simples corte de cabelos. Ameeeeei o final.

Ana 16/08/2020

Esse livro ficou na minha estante por 5 anos. Quando ganhei, comecei a ler, mas a história não me agradou (provavelmente porque eu era muito nova) e abandonei a leitura. Mas agora foi diferente! Adorei a história, achei muito divertido e intrigante acompanhar a trajetóriada Rachel contra o seu vício.

Stephany 07/08/2020

Está fazendo o quê que ainda não leu Marian Keyes?
Férias! me surpreendeu muito do começo ao fim, e apesar de ter mais de 500 páginas a história envolve de tal maneira que devorei ela rapidinho. Já havia lido Casório?! e o que pude notar é que a Marian não cria personagens para serem cativantes e legais, e sim reais com todos os defeitos possíveis e eu gosto disso, é realista; a Rachel é muito irritante em diversas partes do livro, sem dizer desagradável, egoísta, iludida... vive na bolha de dependente dela. E se você não tomar cuidado cai na conversa dela, porque um dependente nunca vai te dizer que é, são as atitudes que revelam esses comportamentos. Mas nota-se no enredo o crescimento dessa personagem, apesar de todas as suas recaídas, quedas e erros do passado.
E a autora traz um arcabouço muito rico sobre como é a vida de um dependente químico e de alcoólatras também, além de como é estar numa clínica de reabilitação, a importância da psicoterapia (seja ela em grupo ou individual) e da contribuição da Psicologia para compreender as relações humanas e os motivos de fazermos certas coisas, que amei

Bárbara 01/08/2020

MARAVILHOSO
Eu já amava Melancia!! Comecei a ler Férias de forma despretensiosa, imaginando-o como um livro leve e bobo, pra relaxar entre os estudos de psicologia e me surpreendi e muito com ele. Me ajudou a elaborar diversas reflexões, principalmente com a vida de Rachel no Claustro. Escrita leve, gostosa, que prende e te ajuda a refletir sobre muitas coisas. Gostei tanto dele, que comprei um recentemente e presenteei uma amiga, que também está amando rsrs... RECOMENDO MUITO!!!

site: www.instagram.com/debemcomvoce.psi
Idma 07/08/2020minha estante
Eu, no caso, sou a amiga que ganhou o livro e também amou! Recomendo!! ????? Obrigada, amigaa!

Tatiane.Fagundes 28/07/2020

Gostei
Livro muito bom, mas em alguns momentos fica cansativo, parece que a história não desenrola. Mas bem engraçado, recomendo.

Asurito 12/07/2020

Favoritasso!
Minha personagem problemática favorita, acompanhar todas as jornada do livro foi ao mesmo tempo leve e intenso, pois o livro mostra que por trás de ações existem razões, ninguém è simplesmente ruim.

Gislei Moura 22/06/2020

Não é um romance fácil, na verdade, como a história é em primeira pessoa, o monólogo em alguns momentos é bastante cansativo. Demorei a me empolgar com a história. Entretanto, após um tempo, as coisas começam a tomar forma e assuntos importantes são abordados, como, por exemplo, o modo como as situações que vivemos no decorrer da infância ou os medos que ficam no insconsciente podem influenciar nossas ações na vida adulta. Mesmo que haja um ?final feliz?, a protagonista vivência muitos percalços até chegar a ele, de maneira bastante realista.

_natalia 14/06/2020

Estágios da aceitação
O livro conta a história da irmã Walsh do meio, Rachel, que tem pouco destaque na família, em relação às irmãs - senti isso, não só nesse livro, como nos outros que já li - e, segundo si mesma, usa drogas apenas para recreação. Até acontecer um acidente e Rachel acabar no hospital com uma suposta ?overdose?, então sua vida em Nova York despenca e ela volta pra Irlanda, onde o pai quer interná-la num centro de reabilitação.
A história, que é muito divertida em algumas partes, me fez refletir muito sobre a minha própria vida e como as pessoas tendem a negar um fato para não lidar de frente com ele. Gostaria de mais detalhes no final e não dei 5 estrelas por sentir alguns momentos meio arrastados, mas indico muito a leitura. Ainda mais para quem se interessa sobre o vício e os estágios para aceitá-lo.

Veviis 09/06/2020

Comecei a ler acha do que era tão bom quanto Melancia, já que é da mesma autora e meio que é uma sequência dele, vai contar a história de uma das irmãs. Mas pra.mim não deu... Li na marra e terminei arrastada!

Ana Simão 22/05/2020

null
Obra ótima de Marian Keyes. Mostra os conflitos internos da personagem Rachel, que é tomada por um turbilhão de acontecimentos que levam à sua internação em uma clínica de reabilitação. Narrado em primeira pessoa, de forma muito bem humorada e bem elaborada. A autora constrói a história de forma que o leitor vai descobrindo junto com a personagem que as coisas não são exatamente do jeito que ela pensava de início e que sua visão dos fatos era um tanto quanto deturpada, culminando com sua emocionante transformação pessoal.