Ikarim

Ikarim Daniel Mastral

Resenhas - Ikarim

Artur Lima 20/02/2020

A conclusão da trilogia Kilaim
E então chegamos à conclusão da história de Kilaim, se no primeiro livro a crítica foi de que a história demora para engrenar e perde-se muito tempo com preâmbulos agora a história já começou teve diversos pontos altos e aqui se encontra em um momento ímpar, todos já sabemos quem é Kilaim, sua origem até chegar a Claire.
Agora conhecemos a fundo suas crenças através das conversas entre Kilaim e Claire, a meu ver as conversas entre ambos são o ponto alto do livro, é ali que vemos os desdobramentos do mundo espiritual e muito conhecimento que enriquecem o leitor.
O mundo espiritual aparece de maneira mais direta e me remeteram a uma leitura que fiz a idos anos do livro “ Este mundo tenebroso “. A forma como Mastral descreve o mundo espiritual, a questão dos anjos e demônios me remeteu diretamente a este livro, principalmente quando Mastral dá características humanas aos anjos.
Uma parte interessante da narrativa é a perseguição da irmandade, nos dá muito conhecimento do mundo espiritual e como ele nos afeta no cotidiano, mostra também como o poder de Deus é superior, como a oração e vida correta diante de Deus é uma armadura no mundo espiritual.
E por fim, as narrativas de ação, perseguição e fuga me fizeram devorar o livro, por fim a conclusão no final foi boa, poderia ter sido excelente, mas foi boa a meu ver e com certeza fez valer a pena cada minuto debruçado sobre a leitura dos três livros.
Recomendo com certeza a leitura da trilogia, tem seus pontos baixos que certamente é o excesso de história aleatórias como a construção do mercado municipal de Manaus entre outras como detalhes de Minas Gerais, talvez um leitor de fora do Brasil tenha uma opinião diferente, mas acredito que brasileiros acabam por se enfadar com muitas informações desse tipo.
Concluindo minha análise, o livro é muito bom, enriquecedor, te transporta a lugares jamais vistos, aguçam a imaginação, traz questionamentos, reflexão e deixa um gostinho de quero mais ao final.