História do Cerco de Lisboa

História do Cerco de Lisboa José Saramago

Resenhas - História do Cerco de Lisboa

Dani Ramos 10/11/2018

Ótimo!
Mais um livro fascinante de Saramago.

Em ?História do Cerco de Lisboa? conhecemos Raimundo Silva, um revisor lisboeta que em mais um trabalho ?normal? e ?igual? a tantos outros, decide sem pensar duas vezes incluir a palavra ?NÃO? em um texto do século XII sobre a conquista de Lisboa sobre os mouros pelos cruzados. O que parecia ser uma mínima e até esquecida falha, causa a todos a mudança gigantesca sobre o passado da História e como os fatos podem ser alterados com um simples ?NÃO? ou ?SIM?.

Após ser tentado a modificar a palavra no texto, Raimundo Silva ? uma hora alvoroçado, outra inquieto pelo ato ?, se vê em uma situação sem saída e a ansiedade pela consequência que terá que pagar, o atormenta a cada dia. Contudo, somente passado alguns dias é que a editora onde Raimundo Silva trabalha percebe o gravíssimo erro. E para piorar ainda mais: a tiragem do livro com o erro já encontra-se pronta e em direção às livrarias. Agora por consequência do deslize cometido, Raimundo Silva terá que mostrar o motivo de ter alterado o trabalho do historiador que estava a revisar e lidar com os efeitos que essa falha causou a todos.

O livro mostra com suavidade como nós aos poucos e sem percebermos, construímos ?cercos? em nossa volta, deixando a verdadeira forma de viver de lado. Também ao longo das páginas, ficamos com aquela sensação de ansiedade por saber as razões de Raimundo Silva ter feito esse ?capricho?. Somos incluídos a uma história profunda, cheia de aventuras pelas informações do texto que Raimundo Silva revisa. Além disso, ficamos com vontade de visitar todos os locais que Saramago menciona no livro, cada parte de Lisboa que Raimundo Silva passa e cita durante as páginas. Todavia não podemos esquecer a maestria de criar personagens únicos e complexos! Raimundo Silva não é um mero revisor de meia-idade, sua história, seu passado, sua forma de viver diz muito mais do que pensamos.

Você teria coragem de mudar a História do passado? Teria a ousadia de alterar um ?não? pelo ?sim? e vice-versa? E o que você acha que aconteceria com o nosso mundo hoje, se tudo o que conhecemos fosse uma mentira? De fato vemos o poder de uma simples palavra!