Caderno de Poesias

Caderno de Poesias Maria Bethânia

Resenhas - Caderno de Poesias

Cheiro de Livro 14/03/2016

CADERNO DE POESIAS
Não sou uma grande leitora de poesia, muito pelo contrario, sou dessas que quase não desfruta das belezas criadas pelos poetas. O interessante é que mesmo não sendo uma apaixonada por poesia tenho varias memorizadas, tenho versos que carrego comigo para a vida e boa parcela de culpa por isso não é um poeta e sim uma cantora. Se sei e conheço um pouco de poesia é tudo culpa de Maria Bethânia. Foi ouvindo seus discos, indo a seus shows que descobri várias poesias, que me apaixonei por Fernando Pessoa. Com isso nada mais justo do que hoje, no dia da poesia, escrever sobre “Caderno de Poesia” de Maria Bethânia.
O livro é a versão impressa de uma leitura que Maria Bethânia criou para o projeto “Sentimento do Mundo” da UFMG. É uma coletânea de trechos poéticos, de poesias e musicas. O livro vem com um DVD da leitura e eu garanto que a boa forma de apreciar o livro é colocar o DVD para tocar e ir ouvindo Bethânia dar vida às palavras e ir acompanhando cada texto. É um experiência maior do que simplesmente ler poesia.
São tantas as poesias no livro que saltam aos olhos que é difícil selecionar alguma para destacar. Fico dividida entre “Navio Negreiro” de Castro Alves, que eu acho que deve ser sempre ouvido pela primeira vez pela voz da Bethânia para se entender o poder das palavras contra a escravidão ou “Poesia” de Antonio Vieira, porque concordo como poeta e acho que “o nome dos poetas populares deveriam estar na boca do povo.
A mescla de poemas e de musicas mostra também como nossos músicos são grandes poetas. Como algumas músicas funcionam faladas e cantadas. O livro traz uma junção de Caetano Veloso, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Ferreira Gullar e tantos outros. Vale ler cada verso e desafio não cantarolar em alguns momentos.
O livro tem alguns textos de Bethânia, no primeiro ela fala da importância da poesia em sua vida e um segundo, mais importante, sobre a importância da educação e uma homenagem a seu professor do colégio que a ensinou a ler poesia, a recitar poesia, fala sobre a importância de educação publica de qualidade como a que ela teve no recôncavo baiano. Essa é a esperança de todos nós, que a educação seja o mais democrático dos bens do nosso país.
“Caderno de Poesia” é uma porta de entrada para se mergulhar no universo poético da língua portuguesa, tem um pouco de tudo e faz você querer conhecer mais e mais da obra de cada um dos citados ou cantados por Bethânia. É uma experiência para os olhos, ouvidos e coração.

site: http://cheirodelivro.com/caderno-de-poesias/

Julyana. 16/02/2017

É um livro bonito. É uma escolha afetiva de poemas feita por Bethânia. Percebe-se um pouco a formação de leitora dela. Mas para além disso - da seleção - ela participa muito pouco. Há, ao final, um breve dicionário dos escritores, poetas e músicos lembrados. Muito mais rico seria o livro se ela os tivesse descrito com as próprias palavras, se tivesse contado como se deu o contato inicial com cada um. Mas não, preguiçosamente se inseriu pequenas biografias retiradas de outros veículos. Além disso, preciso pontuar que apesar de muito bonita, a edição não tem boa qualidade. Recebi meu exemplar lacrado e ao iniciar a leitura a capa descolou quase completamente.

Rafael.Montoito 18/04/2020

Para ler e cantar baixinho
Maria Bethânia é uma artista maravilhosa, sensível e singular. Este seu ?Caderno de Poemas? é mais um testamento da sua carreira, capaz de a aproximar um pouco mais de seus fãs.
A seleção de poemas - originalmente feita para um evento acadêmico à convite da UFMG, que depois virou um espetáculo - é primorosa, uma viagem pelos mais belos escritos em língua portuguesa do Brasil e de Portugal, com um toque preferencial - óbvio - pela Bahia e pelos rituais afros.
Os poemas são acompanhados de belíssimas reproduções de quadros e xilogravuras de artistas brasileiros. Alguns, que já viraram letras de músicas conhecidas, a gente lê ?cantando?, como se Bethânia estivesse ao lado do leitor.
Sendo assim, este caderno tem multiuso: propicia uma imersão na música e na arte brasileiras; abre espaços para algumas citações em prosa que, de tão belas, parecem poesias (como trechos de Guimarães Rosa e de Clarice Lispector); resgata poetas antigos (como Castro Alves, Tomás Antônio Gonzaga etc) ao mesmo tempo que da status de poeta a compositores de belas canções (Renato Teixeira, Caetano Veloso, Milton Nascimento etc); comunga com a natureza e seus elementos e com o toda da existência (Sepé Tiaraju, Fernando Pessoa etc)
Com este Caderno, Bethânia declara seu desejo de que a poesia chegue às escolas. Como o livro vem acompanhado de pequena biografia de todos os escritores e artistas citados, bem como com um dvd do espetáculo, é tarefa fácil os educadores valorizarem este pedido dela.

Vinícius 15/03/2021

As palavras e o país de Maria Bethânia
?Caderno de Poesias? conseguiu a proeza de juntar algumas das minhas maiores paixões: Musica, Literatura, Artes Plásticas e Maria Bethânia.
Editado pela Editora da UFMG, este livro reúne vários textos que Bethânia diz em seus espetáculos. Como ela faz parte do cotidiano cultural brasileiro há mais de 50 anos, a quantidade de autores é vasta: de Mário de Andrade e Manuel Bandeira a Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner, de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque a Paulinho da Viola, Fausto Fawcett, Roberto Mendes e Waly Salomão, de Guimarães Rosa e Graciliano Ramos a Mabel Velloso e Clarice Lispector.
O universo literário de Maricotinha é bastante vasto e é que nem fusquinha ou coração de mãe: sempre cabe mais um. Se você sabe alguma coisa sobre o Brasil, Maria Bethânia está pronta a fazer uso das suas palavras para cantar e contar um país do jeito que só ela consegue fazer.
Ponto positivo do livro: as ilustrações de Tarsila, Portinari, Poty, Carybé, Caymmi e outros, que fazem um diálogo riquíssimo das artes plásticas com os textos; Ponto negativo do livro: a péssima qualidade da encadernação - não tinha nem chegado na página 40 e a capa já tinha descolado. Descobri que isso ocorreu com outros leitores, o que acho uma lástima...
?Caderno de Poesias? conta com um extenso prefácio da Professora Heloísa Starling (UFMG) e com um glossário riquíssimo de todos os autores cujas palavras são ditas por Maria Bethânia. Eis um livro para ler, reler, ter como referência e guardar no local mais sagrado da sua estante.
?-
#MariaBethânia #CadernoDePoesias #livro #book #livro #EdUFMG #HeloisaStarling #musicabrasileira #brazilianmusic #literatura #literature #artes #arts

ThelioFarias 07/02/2017

Bethânia
Talento, poesia, música, erudição, cordel, ritmo, arte, pintura, enfim, mais que um caderno de poesia, um caderno de talentos. Bethânia no maximo de sua genialidade!