O Antigo Regime e a Revolução

O Antigo Regime e a Revolução Alexis de Tocqueville

Resenhas - O Antigo Regime e a Revolução

Leonardo.Broinizi 29/08/2022

Um clássico da análise política!
Com uma escrita primorosa, um trabalho minucioso, um eruditusmo ao mesmo tempo didático e opiniões muito claras e originais, esta obra (primeira de Tocqueville que leio) é sem dúvidas indispensável pra quem se interessa por História e quer ler os clássicos da análise da Revolução Francesa.
O autor, na verdade, busca compreender o momento imediatamente anterior ao da Revolução, analisando assim o contexto em que ela se deu.

Apesar de a historiografia ter evoluído muito na análise da Revolução, este livro segue sendo uma importante fonte de debates sobre o período. Indico a quem tenha algum conhecimento sobre a Revolução Francesa e queria se aprofundar mais no tema.

Renata Rezende 30/07/2020

Adorei!
Tocqueville disseca os bastidores da Revolução Francesa em vários níveis. Há muitos detalhes de documentos da época, o que nos permite vislumbrar como funcionava o sistema político e as relações entre reis, nobreza, burguesia e camponeses.
Gostei muito, também, porque acabou sendo complementar a 'A Revolução dos Deuses', de Christopher Dawson, que acabei de ler.
Outro ponto legal é que há várias indicações de outros livros elogiados por Tocqueville.

Paulo 05/05/2018

Indicação Interessante
Como me foi dito, a Revolução Francesa teve o seu quê de conservadora. A centralização das instituições, os privilégios dos funcionários públicos e etc, tudo isso surgido no antigo regime e continuado após a revolução.

Gostei da exposição de Tocqueville quanto à influência dos escritores e intelectuais para as ideias revolucionárias, assim como a violência nela empregada.

Admito que é um livro que eu poderia ter aproveitado mais, mas creio que li em um mal momento e não absorvi o máximo dele. Fica para uma futura releitura.

Pateta 02/01/2017

História bem documentada
É um livro para quem tem particular interesse nesse grande evento histórico que foi a Revolução Francesa. Não é um texto leve, escrito para ser um best seller, diferentemente de publicações recentes produzidas por jornalistas, especialmente sobre a história do Brasil e da América Latina. Também não é um texto impenetrável: é a exposição de uma tese com riqueza de detalhes e muitas referências a documentos que a sustentam.

Camilla296 05/03/2023

Revolução Francesa
Para ser sincera, o livro não é ruim. Só é um tanto repetitivo, mas me ajudou isso devido aos gaps de leitura que eu tive ao lê-lo. Pra quem gosta do tema, com certeza. Uma boa leitura de estudos.