Login

Resenhas
Mais Comentadas

Mari 09/01/2010

O que é Ideologia - Marilena Chauí
Lançado na década de (19)80 pela Editora Brasiliense na Coleção Primeiros Passos, trata-se de um livro curto e por isso mesmo muito sintético, de forma que torna-se apropriado e mais didático apresentar seu resumo em formas de tópicos.

* Tomar idéias como independentes da realidade histórica e social (faz parecer que a idéia explica a realidade, quando é a realidade que explica a idéia) = ALIENAÇÃO .

EMPIRISMO (movimento filosófico que acredita nas experiências como únicas, ou principais, formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas) : “Real” são fatos.

IDEALISMO (movimento filosófico que acredita que as idéias são formadoras da realidade, na medida em que ela é PARA alguém, o sujeito do conhecimento) : “Real” são idéias.

MARILENA CHAUÍ: “Real” são processos - relações entre homens e com a natureza.

* Marx: História é práxis (agente, ação e produto intrinsecamente ligados. Exemplo: a virtude honestidade é práxis, pois o homem como ser honesto, a honestidade em si e o ato honesto são inseparáveis, um não existe sem o outro).

* Comte – positivismo (propõe, entre outros postulados, a idéia de uma ciência sem teologia ou metafísica, baseada apenas no mundo físico/material, e com a experiência sensível por base do conhecimento, que levaria ao progresso pleno): ideologias (idéias) comandam a prática - saber é poder.

* Durkheim: sociologia como ciência objetiva (o resto, para ele, é ideologia).

* Marx: critica a ideologia, como em sua obra "A Ideologia Alemã" (ideólogos alemães criticavam Hegel sem construir nada).

* Hegel: cultura é o real como manifestação do Espírito, é o Espírito - exteriorização (produção) e interiorização (compreensão). Se não há consciência da participação na fase da compreensão, há alienação.

* Hegel: real é histórico. Os acontecimentos SÃO o tempo. Dialética idealista - tese, antítese e síntese. Motor da História = contradição. Produção e superação das contradições é o movimento da História - História como reflexão. Conhecimento da realidade é diferir o que parece e como é produzido. (Hegel é idealista: o Espírito é sujeito e objeto).

* Marx: mantém algumas idéias de Hegel e refuta outras. Mantém a dialética, porém dessa vez materialista - a contradição não ocorre no Espírito, mas sim entre homens reais, na luta de classes. Mantém a idéia de que a História é reflexiva. Reutiliza o conceito hegeliano de alienação, mas a alienação é dos homens e não do Espírito (exemplo: fetichismo da mercadoria - não vê na mercadoria seu trabalho). Analisa Feuerbach, e afirma que a religião é a forma suprema de alienação.

* IDEOLOGIA é instrumento de dominação de classe (como a ideologia burguesa progressista). O que a torna possível é a separação do trabalho intelectual e material, a alienação e a luta de classes. Ideologia é tornar as idéias de uma classe dominante como verdades absolutas a todas as outras (conceito de Gramsci: HEGEMONIA - oculta divisões sociais, "adormecendo" a revolta popular). O Estado, juntamente à ideologia, é instrumento de dominação.

* História ideológica: o ensino escolar tradicional de História é uma ilusão, pois é ideologia, instrumento de dominação que utiliza o ponto de vista do "vencedor".

Ótima leitura, servindo como introdução ao pensamento marxista e primeiros passos para desvendar a realidade em que vivemos.

jaquelinetaz 14/01/2013

Marilena Chaui a parti de escritos de autores como Marx,Hegel, Gramsci traça uma perspectiva sobre o que é ideologia. Apresentando a Ideologia como fruto dos ideais das classes dominantes e forma de dominação manifestada através da arte, cultura, religião, política,família, meios de comunicação.

Everton Jr 13/06/2011

Fichamento do livro
O livro divide-se em cinco capítulos.
O primeiro explica o por que do livro estudar o tema “Ideologia”. Os mostram um por um em dado momento da história a visão dos filósofos neste dado momento, em relação ao chamado ideologia. As suas páginas se iniciam com os gregos e terminam no século XX, analisando as transformações que trouxeram conseqüências para o mundo moderno. O livro, entretanto, não rodeia apenas esses extremos, mas faz referencia à época de Augusto Comte, Karl Marx e Émile Durkheim.
Chauí, inicia o livro exemplificando a ideologia, com a divisão de causas, partindo do apresentado por Aristóteles (que vê a ideologia como um movimento caracterizado por toda e qualquer alteração da realidade), com quatro causas ( material, formal, motriz e final ), estas causas, entretanto, segundo a teoria da causalidade, não tinham o mesmo valor, mas eram hierarquizadas. A causa motriz (ou eficiente) que fazia referencia ao fabricar humano, responsável por transformar uma matéria prima em manufatura, era a menos valiosa. Ao contrário desta, a causa final, ou seja, o motivo ou finalidade de alguma coisa era a mais importante. Devido essa teoria, a mente do homem começou a analisar a sua realidade através dela e, assim, iniciou-se a formulação de uma ideologia que acreditava que os escravos da época seriam a causa motriz e os seus senhores, a causa final. Depois ela mostra como nos séculos XVII e XVIII com Galileu, Bacon, Descartes e outros reduziram estas causas a apenas duas, dando à palavra “causa” o sentido que tem hoje, e a teoria da casualidade passou, então, a definir-se com apenas duas causas: “causa e efeito”.
Depois a autora inicia uma definição do termo ideologia, mostrando que o mesmo foi utilizado pela primeira vez por volta de 1800, pelo Dr. Cabanis, juntamente com Destutt, um livro dá época, tendo com objetivo desenvolver uma nova Ciência: Gênese das idéias. Assim, o papel da teoria é desvendar os processos reais e históricos, apontando tanto os caminhos objetivos que conduzem à exploração e à dominação quanto aqueles que podem conduzir à liberdade. Quer dizer, a teoria tem uma função crítica que lhe é inerente mas, em si mesma, não assume valores externos ao processo objetivo.
Porém ela nos mostra que em 1812, Napoleão dá outro sentido à palavra ideologia, no seu discurso onde declarou que “Todas as desgraças que afligem nossa bela França devem ser atribuídos à ideologia, esta tenebrosa metafísica que, buscando com sutilezas as causas primeiras, quer fundar sobre suas bases a legislação dos povos, em vez de adaptar as leis ao conecimento do coração humano e às lições da história”, e depois com Augusto Comte o termo volta ser empregado num sentido mais próximo ao original.
A autora nos mostra que Augusto Comte se encarregou de ampliar a visão de o que era ideologia. Para Comte, segundo Chauí, a humanidade tende a passar por três fases: a fase fetichista ou teológica em que o homem explica a realidade por meio do mover divino; a fase metafísica em que o homem explica a realidade através de princípios gerais e abstratos; e a fase positiva ou cientifica em que o homem contempla a realidade, a analisa, formula leis gerais e cria uma ciência social que servirá de base para o comportamento individual e coletivo. Cada uma dessas explicações para os fenômenos naturais e humanos compõe uma teoria, ou melhor, uma ideologia.
O livro na sequência, começa a explicar Karl Marx e a sua visão em relação à existência da ideologia nas diferentes sociedades. De acordo Chauí, Marx acredita que a ideologia se utiliza de inúmeros meios para alienar o povo, como por exemplo, através do Estado. Para o povo, este seria a representação do interesse geral, mas, na verdade, ele é a expressão das vontades e interesses da classe dominante da sociedade. Outro exemplo de ideologia seria apresentar a sociedade civil como um indivíduo coletivo, pois através disso ocultaria a realidade da sociedade que é comprimida pela luta de classes.
A produção das idéias e as condições sociais e históricas não são separadas por Marx. Ele demonstra, também, que a contradição não é a das idéias, mas sim, contradição entre homens reais em condições históricas e social real chamada luta de classe (na qual acontece há muito tempo no mundo inteiro, causando uma grande disputa entre as pessoas).
É através das classes sociais que a sociedade civil nega o indivíduo isolado e o indivíduo como membro da família. O trabalho não pago (mais-valia) é a origem do capital. Há uma contradição na medida em que a realidade do capital é a negação do trabalho.
Uma das grandes idéias da ideologia é a da sociedade civil concebida como um indivíduo coletivo, visando ocultar a realidade da sociedade civil que é a luta de classes; a luta de classes é o quotidiano da sociedade civil. O processo no qual as atividades humanas começam a se realizar como se fossem autônomas ou independentes dos homens é chamada de alienação. As idéias aparecem como entidades autônomas descobertas por homens determinados, e não como produtos do pensamento de tais homens.
Em conclusão ao livro, a ideologia durante toda a historia serviu de instrumento de dominação, mascarando a realidade social e ocultando a verdade dos dominados. A ideologia serve para legitimar a dominação econômica, social e política. O seu papel é criar na mente das pessoas uma idéia de que todo fenômeno que acontece no mundo é algo natural e que não existe uma razão lógica para isso.
Para Marx, toda ideologia se reduz ou a uma concepção distorcida da história ou a uma completa abstração dela, e que a própria ideologia não é “senão um dos aspectos desta história”.

Janara 26/12/2009

Perfeito para aqueles que entram na Universidade e não possuem uma cultura política (foi o meu caso). Este livro esclareceu muitas coisas para mim e possibilitou que eu entendesse outros assuntos mais complexos. Não é à toa que a coleção se chama "Primeiros Passos".

Publicidade

logo skoob beta
"Uma ferramenta como essa pode certamente ser usada por professores para incentivar a leitura"

Jornal do Brasil