Artes Plásticas na Semana de 22

Artes Plásticas na Semana de 22 Aracy Amaral
Aracy Amaral

Resenhas - Artes Plásticas na Semana de 22

Jean Silva 03/06/2021

A Semana de 22 e o movimento modernista no Brasil..
Até hoje, a Semana de Arte Moderna de 1922 ainda é motivo de grandes debates, com o seu centenário chegando, resolvi ler esse clássico de Aracy Amaral.
Não há muito o que falar, de maneira geral, o livro é riquíssimo em detalhes, tanto da Semana em si, quanto dos antecedentes e da recepção social aos tais pintores modernos e suas obras que fugiam, em grande parte, do academicismo.
É muito interessante ver o contexto que culminou na Semana de 22, e como ela se tornou um grande marco para o modernismo brasileiro, apesar de não ter feito tanto sucesso na época.
Ah, o livro também é repleto de imagens, e isso é espetacular (a maioria são de obras dos artistas que participaram da semana de 22).
Já ouvi vários comentários do tipo "pra estudar a história da arte no Brasil, é preciso ler Artes Plásticas na Semana de 22", bem, agora isso está feito. Recomendo!

Dri 11/03/2020

Arte Moderna 1922
Artes Plásticas na Semana de 22, da Aracy A. Amaral, traz registros do que foi o início da Arte Moderna no Brasil e um passo para a Arte Contemporânea. Graça Aranha resume no final do livro o fervor do que foi o período. Esse momento foi um marco para a Arte Brasileira, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, com presença de jovens artistas que queriam romper com a forma acadêmica e trazer uma nova linguagem revolucionando e impactando o contexto social. Alguns entre os presentes na semana pode-se citar Di Cavalcanti quem trouxe a ideia por sugestão de d. Marinette Prado, escultura Haarberg e Brecheret, pintura presença de Anita Malfatti e Zina Aita, na arquitetura Moya e Przyrembel, música Villa Lobos, conferências Mario de Andrade e Menotti, além de outros que, brilhantemente quebraram com a estética comum, dando asas a uma nova linguagem e ao período efervescente que viria a provocar uma ruptura com o passado artístico no Brasil. Essa é uma leitura necessária para entendermos um pouco mais sobre a nossa arte e como se deu esse contexto de 1922.