Os amores difíceis

Os amores difíceis Italo Calvino

Resenhas - Os Amores Difíceis

Bruno Gordiano 12/12/2020

Sem título...
É um livro que tem seus altos e baixos, mas Calvino sempre consegue fazer com que a gente fique preso na narrativa em que ele se propõe.

Mas não é meu favorito dele. Algumas histórias no começo do livro são maravilhosas, depois começa a diminuir o ritmo. As duas histórias finais são muito boas.

Se quer ler Calvino, tenha fôlego e ânimo. São obras com uma carga existencialista enorme, nem sempre vai agradar...

Nayzinha 10/12/2021

ainda estou maquinando as extensões do texto na minha pessoa. sei que ri bastante em alguns momentos. penso ser um livro a ser lido antes de ir à praia; textos matinais. definitivamente prazeroso (mas, como maioria dos livros de contos, nem todos chegam aos leitores de modo unânime: um ou outro se perde pelo caminho). isso de distorcer o real só um pouquinho, de modo a ampliar certas esquinas da sociabilidade, com certeza me é fascinante.

nesta edição foram incluídos alguns comentários dos críticos à época. selecionei os que mais me identifiquei com.

?Para um racionalista, a realidade não oferece resistências: pode estilizá-la, deformá-la em poucos traços, como Calvino sabe fazer muito bem.?.
(Pietro Citati, janeiro ou fevereiro de 1959; p. 238 do livro, seção de apêndice).

François Wahl (para La Revue de Paris, em novembro de 1960), escreve: ?Aí o herói de Calvino, esgotado, não encontra outro recurso a não ser na paz do olhar: o soldado se levanta e olha pela janela, o inquilino inexperiente caminha rumo ao mar e se senta no dique, a jovem mulher não encontra o marido senão no calor que a cama conservou ao seu lado. Seria equivocado ver em tudo isso uma espécie de quietismo: não é a ação que é condenada, mas uma situação absurda dentro da qual só se pode agir debatendo-se: ou seja, em vão.? (p. 243)

Carol 03/11/2009

O livro é lindo do início ao fim. Meu conto favorito se chama A aventura de um empregado de escritório, em que o personagem vive um dia todo de extrema felicidade depois de dormir com a mulher mais bonita que já conheceu e não quer, de jeito algum, perder essa sensação pelo resto da vida. 'Este é o segredo: que a cada momento, em cada coisa que eu faço ou digo, esteja implícito tudo o que vivi'. Ítalo Calvino é um escritor tão doce que deixa a gente com um sorriso no canto da boca ao virar cada página de um livro seu.

Le 15/08/2023

Primeiro livro do Calvino que leio, gostei bastante da escrita dele. Mas achei que esse livro foi difícil de engrenar. Por serem contos eu não me apeguei, não criei vínculo e não ficava curiosa pra ler, o que acabou fazendo com que a leitura fosse demorada. O livro só pé pegou mesmo nos dois últimos contos, que são mais longos. Achei alguns contos muito legais, outros nem tanto. Mas tudo é muito bem escrito, tem uma leitura fluida e agradável. No geral gostei bastante.

Thais 01/07/2023

Sensível e perspicaz
Uma das melhores seleções de contos que li. A forma que ele escreve toca o coração. Ítalo é simples demais, acessível. Que contos lindos sobre o amor e o desamor, os encontros da vida, o cotidiano, a rotina. Ahh eu to apaixonada! Li no ebook mas quero o físico, pra poder revisitar sempre!

Mara Vanessa Torres 05/01/2010

A lupa mágica do cotidiano
Resenha disponível em: http://ceutagecomceut.blogspot.com/2010/01/por-mara-vanessa-4-periodo-jornalismo.html

Para que uma obra literária forme uma identidade robusta, realidade e ficção não precisam estar necessariamente, incomunicáveis. O escritor italiano Italo Calvino engrenou a fórmula “fábula com força realista”. Nascido em um subúrbio de Havana em 1923, Calvino se tornaria um dos maiores escritores do século XX, contornando com excelência as aventuras do cotidiano e o universo paralelo da literatura.

Comunista ferrenho, o escritor participou do movimento de Resistência e atuou ativamente no Partido Comunista Italiano. Ainda no período em que desenvolvia atividades políticas, Calvino esboçava seus primeiros contos, tendo alguns deles publicados em revistas e periódicos da época, como L’Unità.

Os amores difíceis (Gli amori difficili, Companhia das Letras, 1992, 6° edição, 264 pág), conjunto de novelas originalmente agrupadas em 1958, foi uma das minhas gratas surpresas para o ano de 2009. São 15 contos, subdivididos em duas partes, que narram as aventuras amorosas que explodem no cotidiano-nosso-de-cada-dia, transformando gestos casuais, situações tacanhas e palavras sem maiores pretensões em verdadeiras correntes sentimentais.

Como o jovem soldado permanecerá imune ao roçar da pele de uma desconhecida, provocando e incitando a imaginação dentro de um transporte público? O conto “A aventura de um soldado” narra, com maestria, as sutis investidas do jovem cabo; sutilezas estas que ora confirmam, ora retraem, a comunicação gestual. No conto seguinte, adaptado para “A aventura de um bandido”, a cama de uma velha prostituta é o palco que une o velho oficial de polícia e o fugitivo.

Italo Calvino faz jus à alcunha de fabulador, oferecendo ao leitor contos inventivos, propostos pela própria realidade que o cercava. Destaque especial para “A aventura de uma banhista”, trama que se desenrola em torno do ataque de vergonha e pudor de uma burguesa em meio à praia lotada; “A aventura de uma esposa”, narrativa marcante sobre a sensação de adultério nutrida por uma solitária e desconfiada senhora em frente ao balcão de um bar e a sensacional “A aventura de um automobilista”, onde a corrida desesperada para acalentar uma relação – estremecida por uma briga – é a própria finalidade do amor; o meio que traga a existência do sentimento e o transforma em concretude.

Os dois contos que encerram o livro, “A formiga-argentina” e “A nuvem de smog” confirmam a destreza de Calvino em focar a realidade sob o prisma do imaginário, do fantástico, do epidérmico. “A formiga-argentina” traz a rotina de uma família que, após enfrentar uma mudança de vida, se vê às voltas com a casa infestada de pequenas, fedorentas e imperceptíveis formigas. A busca do narrador pela resolução dos problemas atravessa uma crise existencial velada, silenciosa. Já em “A nuvem de smog”, um jornalista desiludido assume novo emprego em uma cidade devorada por cinzas, que o faz repensar a própria lacuna de suas perspectivas e ambições. O grande fabulador deu ao cotidiano muito mais do que um espelho: deu personalidade.

Serena 16/03/2011

ainda não terminei de lê-lo. está abandonado contra minha vontade,rs.
é lindo, doce, suave e preciso comprar.

Marlo R. R. López 10/12/2020

É um dos melhores livros de contos que já tive o prazer de ler.

Calvino transforma a realidade cotidiana, em geral dura e difícil, em coisa suave, poética, reflexiva. Cada conto é uma verdadeira brisa fresca. Aqui não há grandes conflitos, super tramas, enredos surpreendentes: há a beleza e o mistério cotidianos, escondidos em cada pedaço de vida, nas relações banais, nos pensamentos, nos sonhos e receios de cada um. Nesse ponto, Calvino lembra um Erico Verissimo da década de 30.

Por baixo dessa superfície bonita e cândida das histórias, há o melhor de tudo: as ponderações filosóficas, as críticas sociais, a complexidade da língua escrita e falada, o medo da finitude, o estranhamento, o abismo entre o individual e o social. Uma camada que se mostra para os leitores mais pacientes e atentos, que leem as linhas e as entrelinhas de cada história.

'A aventura de um soldado' escancara o machismo e a violência à mulher que às vezes surge de uma aparente e suposta paquera casual: uma mulher senta ao lado de um soldado em um vagão, e ele considera isso um sinal de sedução; então o rapaz começa, literalmente, a encontrar artifícios para passar discretamente a mão nela, em incursões cada vez mais acintosas.

'A aventura de uma esposa' é um conto surpreendentemente feminista, em que a personagem principal, casada, passa uma noite divertida e casta com outro homem, e começa a refletir sobre ser mulher entre homens, e sobre seu papel e suas vontades no meio das convenções sociais (é um dos contos mais belos do livro, na minha opinião).

'A aventura de um fotógrafo', conto assustadoramente visionário, é uma mensagem crítica aos nossos dias atuais de Instagram, de obsessão por uma vida de registros, fotos, vídeos.

Difícil eleger um conto favorito. Calvino é um verdadeiro alento na literatura. Seu livro de contos é um tesouro.

isa.dantas 15/01/2015

Bravo, Italo!
Na primeira parte, uma reunião de novelas que falam sobre casais que não se encontram, mas acima de tudo, permitem uma grande reflexão sobre os pequenos e os grandes fatos da vida. Na sua segunda parte, ele aborda a vida difícil em duas novelas maiores que as da primeira parte. Cenários de vidas atormentadas por algum mal. Em ambas as partes, Italo conta sobre o amor e sobre a vida de forma esplêndida!

@buenos_livros 23/04/2022

Os Amores Difíceis - Italo Calvino ??
?Ele, desconfiado (por natureza e por educação literária) em relação às emoções e às palavras de que outros já se apropriaram, acostumado a descobrir mais as belezas escondidas e espúrias do que as óbvias e indiscutíveis, estava, contudo, com os nervos tensos. A felicidade era para Usnelli um estado suspenso, para ser vivido com a respiração presa.?
. 32/.2022
. Os Amores Difíceis (1970)
. Italo Calvino ??
. Tradução: Raquel Ramalhete
. Contos/Crônicas | 240p. | E-Book
. @companhiadasletras
. Considero Ítalo Calvino um dos grandes gênios da literatura contemporânea, nesses pequenos contos ele trata de situações comuns, banais, infinitamente retratadas na literatura e dramaturgia, porém tornando a história real, próxima, crua, mas não menos poética. Ao escolher um tema para o livro, concatena histórias diversas que são unidas pelo sentimento de que eu poderia ser um daqueles personagens, a melhore descrição vem da própria editora: ?um desenho geométrico, um jogo combinatório, uma estrutura de simetrias e oposições?. Ao colocar as histórias de amores difíceis uma ao lado das outras, ele forma um mosaico incrível das relações humanas.
. ????????

rschuwenk 01/09/2023

Os amores difíceis
Passa rápido que a gente nem vê. Hora prende outra hora solta. Mas deixa correr por todo o percurso.

Dose Literária 20/02/2013

Calvino engrenou a fórmula “fábula com força realista”
Conjunto de novelas originalmente agrupadas em 1958, foi uma das minhas gratas surpresas literárias.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/10/o-fabulador-do-cotidiano-e-seus-amores.html