Tópicos de História Antiga Oriental

Tópicos de História Antiga Oriental Maria Thereza David João

Resenhas - Tópicos de História Antiga Oriental

Pedro Sucupira 23/10/2023

2023 LIVRO 16 ¬– Tópicos de História Antiga Oriental, por Maria Thereza David João.
Este é um livro que trata de duas grandes civilizações da Antiguidade: a egípcia e a mesopotâmica. Aqui, Maria Thereza trata de importantes aspectos dessas civilizações tais como política, economia, religião e, para encerrar, no último capítulo, a autora nos traz uma introdução sobre arqueologia e os seus métodos. Um livro bastante pragmático que consegue abordar uma quantidade riquíssima de informações em poucas páginas, além de ser muito didático e entendível, exigindo pouco do leitor.

Aqui aprendemos a importância do estudo da história sem o viés eurocêntrico. A visão eurocêntrica da história estabelecida no século XX foi extremamente nociva para os estudos da Antiguidade Oriental. Nesse período, os europeus empenharam-se no chamado neocolonialismo em regiões da África e da Ásia. É nesse contexto em que há um grande avanço das ideias racistas e fortalecimento do racismo científico, logicamente, influenciado pela necessidade dos europeus setentrionais de conspurcar as pessoas as quais eles estavam exterminando, escravizando e explorando em outros continentes. Ademais, esse foi o período em que se desenvolveu a noção de “raça” como forma de explicar a suposta superioridade da “raça” europeia perante as demais e como forma de justificar a manutenção da colonização e exploração de sociedades africanas e asiáticas. Como consequência, ganha importância a história da Grécia, que deixa de ser vista como mera transmissora de conhecimentos do Oriente para o Ocidente, e passa a categoria de criadores da civilização em detrimento das civilizações orientais.

Contudo, hoje, os avanços da assiriologia, a egiptologia e o pensamento decolonial têm contribuído para a desmistificação da história, destacando a importância das civilizações do antigo oriente como verdadeiros berços da civilização, e desconstruindo pré-conceitos relacionados às civilizações egípcia e mesopotâmica.

Aqui entra o quão importante é o livro da Maria Thereza que contribui de forma grandiosa para esse movimento de desconstrução do pensamento eurocêntrico e conscientização da importância do estudo imparcial da história sem vieses políticos.

Jack 10/05/2018

Base para qualquer estudo sobre o Egito e a Mesopotâmia
Leitura muito rica e com uma base importante para o início dos estudos acerca destas duas civilizações muito diversificadas pelos povos que cercaram estas regiões no mapa e que contribuiram muito para nossa cultura dos dias de hoje.

Marcio.Araujo 17/01/2024

O livro é bem pequeno e sua leitura até que é agradável, porém fica aquela sensação de que poderiam falar mais.

Samir Calaça 25/08/2018

Mesopotâmia e Egito apresentados de forma diferente
O livro Tópicos de História Antiga Oriental se mostra um verdadeiro achado no que tange ao tema. A historiadora se debruça sobre as diversas concepções sobre as sociedades da antiga Mesopotâmia e do Egito. As melhores partes do livro se concentram em seus apontamentos acerca do antigo Egito, como egiptóloga que é.
Percebe-se uma preocupação em identificar os diversos elementos que compunham essas antigas sociedades. E foge do olhar centrado apenas nos hieróglifos e na arte que ficava nas pirâmides e outros lugares sociais privilegiados.

Henrico.Iturriet 13/07/2023

Faculdade
Enfim né, mas um livro da faculdade de sociologia que entra de um lado da cabeça e sai de outro porque eu não tenho o menor interesse em fazer pesquisa documental kkk, eras isso