O Poder da Comunicação

O Poder da Comunicação Manuel Castells

Resenhas - O poder da comunicação

ViagensdePapel 16/11/2016

O poder da comunicação, mais uma leitura que indico para Jornalistas ou até mesmo pessoas que estão em busca da compreensão do mundo ao nosso redor. Ou melhor, das relações de poder, política e de que forma a Comunicação é utilizada para beneficiar e promover as mais diversas instituições quando estas desejam ter a opinião pública ao seu favor quando lhes convém.

O autor começa nos situando quanto as definições do que é o poder em si. Basicamente, como ele se constrói e como é derrubado. Ele explica didaticamente a dinâmica das relações. Um trecho que me chamou bastante atenção logo no começo foi um em que ele detalha as associações políticas. Manuel Castells afirma que há sempre uma instituição dominante. A dominada por sua vez, permite essa superioridade até o momento que lhe convém, que lhe sirva de forma benéfica. Relação esta que se rompe, a partir do momento em que a dominada decide reagir em prol de ganhos maiores.

Esta teoria me faz lembrar de nosso conturbado momento político e econômico, que, aliás, se deve ao fato de um aliado se voltar contra seu antigo parceiro, neste caso, representado pelo vice-presidente Michel Temer e a presidente Dilma Rousseff. E é exatamente isto que o autor contextualiza. Quando interesses se sobrepõem à alianças, as relações de poder se rompem para que outras sejam formadas.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/05/02/o-poder-da-comunicacao-de-manuel-castells/