Tudo que eu queria te dizer Martha Medeiros

Resenhas - Tudo que eu queria te dizer

1 | 2 | 3 | 4

Rebs - back4thebooks 20/09/2020

Leve e leitura rápida
Gostei do formato, mas não me envolvi tanto com as histórias trazidas nas cartas como achei que me envolveria.

Ronaldo Thomé 26/11/2018

Tudo o Que Eu Queria Te Dizer (sobre este livro...)
Interessante livro de Martha Medeiros que aborda uma premissa sempre instigante: o que as pessoas escrevem quando resolvem pegar um papel e dizer tudo o que desejam para alguém? Aqui, a escritora coloca-se no papel de diversas pessoas, comuns, que extravasam seus desejos, seus medos, dores e seus maiores segredos para aqueles que, espera-se, sejam seus interlocutores. O resultado é bastante variável, indo desde uma ou outra história mais cansativa e enfadonha, até diversos escritos bastante reflexivos, passando por pequenas tragédias comoventes e - o ponto forte da obra - muitos momentos engraçados (apesar de não ser uma comédia). Por fim, tem-se, nas mãos, uma excelente opção para conhecer mais da nossa literatura atual.

Indicado para: quem quer reviver a sensação de abrir um carta nestes tempos de Internet.

Nota: 8,5 de 10,0.

Biblioteca Álvaro Guerra 31/08/2018

"Oi meus queridos*

Não é segredo para ninguém que eu literalmente adoro a Martha Medeiros e tudo que ela lança eu quero ler. Este livro ja fazia um tempinho que eu queria e fiquei mega feliz quando eu o encontrei no sebo que eu costumo frequentar.

Sinopse

O que você sempre quis dizer a alguém - e nunca teve coragem? O que precisa falar de uma vez por todas - mas desiste, espera, até chegar o momento mais apropriado? Em Tudo que eu queria te dizer , Martha Medeiros encarna personagens que assinam cartas reais, trágicas, por vezes cômicas, devastadas por sua dor. Em comum, as personagens deste livro têm a verdade de quem atravessa um ponto de virada em suas vidas e resolve colocar as cartas na mesa. Mestre na capacidade de nos emocionar, de forma simples e direta, a gaúcha Martha Medeiros concebeu Tudo que eu queria te dizer como um livro de contos, estruturados de forma independente. Na forma de cartas, Martha revela com delicadeza os dramas das personagens. Como a amante que escreve à mulher traída, a filha que relata a emoção de ser mãe à avô ausente, o jovem motorista que escreve à mãe do amigo morto num acidente de automóvel, ou a viúva saudosa que se dirige ao marido morto. Perdão, vingança, alívio, um pouco de nós está em cada uma dessas vozes, que expressam através de cartas uma confissão ou o exorcismo de nossos demônios.

Este livro é daqueles que você pega para ler e não consegue parar. No livro encontramos diversas cartas, são em média de quatro folhas cada carta e cada uma conta uma história diferente. Você o lê em uma "sentada", contendo apenas 120 páginas.
A diagramação dele é boa, apesar das páginas serem brancas, e eu gostei muito da ilustração da capa, tudo a ver com a temática do livro.
Neste livro vamos conhecer diversas pessoas, as que escrevem as cartas e de certa forma as que irão receber, pois muito do que tá escrito nas cartas descreve a personalidade dos mesmos.
Achei interessante que o que vai escrito nas cartas, são coisas que as pessoas não teriam coragem de dizer pessoalmente.
Outra coisa que eu gostei muito foi da última carta em especial, por que quem escreveu foi a própria autora Martha Medeiros, e nela ela fala sobre o próprio livro, sobre que qual título daria para este livro e tals. Eu senti como se ela estivesse falando comigo, gostei muito.
Indico este livro para quem gosta de um livro curto, quer passar o tempo com uma leitura leve, gostosa de ler e principalmente para quem gosta de ler cartas!
Ao ler este livro lembrei muito de algumas amigas blogueiras que eu troco cartinhas, acho que com certeza gostariam deste livro.

Espero que vocês tenham gostado* "

Fonte da resenha: http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2013/01/resenha-tudo-que-eu-queria-te-dizer.html

Empreste esse livro na biblioteca pública Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=352719&tipoPesquisa=titulo&tipoDoc=0

Veronica.Rodrigues 24/06/2018

Tudo que eu queria te dizer
Ótimo livro. Fui apresentada na época da faculdade e até hoje não consigo desprender das leituras de Martha Medeiros.

Zelinha.Rossi 26/11/2017

"Tudo que eu queria te dizer" é um livro de leitura fácil, suave, rápida e agradável. A proposta da autora foi bem interessante. Ótimo para intervalos entre livros mais complexos e extensos ou para ser lido em pequenas doses homeopáticas.

Simone de Cássia 28/10/2017

Adoro os textos da Martha...parece que ela fala pra mim! rs rs Os livros dela são os únicos que depois de um tempo volto lá e leio de novo. E toda vez que leio me surpreendo novamente. Adoro!
Nana 28/10/2017minha estante
Eu também!

Silvinha 02/08/2017

Querido leitor,
Quantas vezes não ensaiamos discursos, conversas, confissões que faremos a alguém e na hora H, não conseguimos dizer nada do que queríamos? Pois cada um dos "personagens" (se podemos chamá-los assim) deste livro não conseguiram mais segurar essas palavras, que foram transcritas em cartas sinceras, abertas, cheias de sentimentos. Algumas conseguiram me mover como há muito não me comovia. Outras foram como tapas na cara... Mas todas são maravilhosas!

Ana 20/03/2017

Tudo que eu queria te dizer - Troca de figurinhas
E nesta segunda Troca de Figurinhas, Rodrigo me indicou Tudo que eu queria te dizer, de Martha Medeiros.

Nunca tinha lido nada dela, logo, debutei com esse livro de contos/cartas que é super fino e com a leitura super dinâmica, justamente devido a esse fatos do livro ser todo em formato de cartas.

Essas cartas são independentes e não há ligação alguma entre elas, com exceção de apenas uma. As demais são cartas diferentes, contando coisas diferentes, para pessoas diferentes.

Eu não comprei esse livro e cabei indo ler na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Como tinha no acervo disponível, saí do trabalho e dei uma passada lá para dar início a minha leitura. Como a BN não efetua empréstimo de seu acervo, tive que sentar na mesinha e ficar por tranquilas e doloridas 4 horas, sentadinha, lendo todas as 176 páginas de cartas e mais cartas.

Não tenho muito o que falar, levando em consideração o tamanho do livro num todo, como nas cartas que são várias e curtas. Posso acabar dando spoilers rudes aqui. Mas posso adiantar que as cartas falam de amores perdidos, de culpa, de tristeza, de felicidade, de alívio, de demônios interiores…. de uma infinidade de momentos, sentimentos e sensações.

Mas meu erro, meu tão grande erro foi tentar ler o livro toda numa porrada só.

Algumas histórias me pareceram chatas, meio fúteis, enquanto outras me foram até muito legais. Acho que, no final das contas, a intenção da autora era essa mesmo.

Eu entendo que esse livro proporciona uma ótima leitura a todos, mas não para consumir de uma vez como fiz, e sim como livro de cabeceira. Sabe aquele livrinho que deixamos no criado mudo e lemos sempre que estamos sem sono ou esperando a hora passar? São historias para se apreciar moderadamente, sem pressa, em seu tempo.

Talvez, se eu tivesse feito isso, tivesse tido uma experiência maravilhosa com a leitura, mas como fui ler do modo ao qual estava habituada, não curti muito não.

Então meu conselho é:

Leiam sim! É um livro muito legal para leituras esporádicas, sem pressa e sem o compromisso de acabar com ele de uma vez. Leia com moderação, carregue ele na bolsa, no celular, deixe ele no seu criado mudo e deleite-se.

Não façam o mesmo que a titia Ana e estrague uma boa leitura! 😉

site: https://literakaos.wordpress.com/2016/08/30/troca-de-figurinhas-ana2tudo-que-eu-queria-te-dizer-de-martha-medeiros/

Dani 06/09/2015

Emocionante
Adoro a Martha Medeiros, mas esse livro foi muito diferente de tudo que já tinha lido dela.
O livro é composto de cartas, como se fossem diários secretos ou aqueles discursos que fazemos no chuveiro e nunca vamos realmente revelar. Ri e chorei bastante. Vale muito a pena.

Mari 25/06/2015

A vida de cada um.
Cartas enviadas ou talvez nunca recebidas que expõem emoções e segredos íntimos. Por perdão, vingança ou alívio, as cartas escritas revelam a vida e segredos de cada um.

Letícia 07/02/2014

Pseudônimos
Martha cria vários personagens e escreve suas cartas, trazendo, como sempre, as grandes emoções escondidas no cotidiano. Ótimo livro, quase impossível não se identificar com pelo menos uma carta, bem como não se emocionar com nenhuma.

Nica 20/04/2013

Maravilhoso!! Tem um pouco de todos nós em cada carta. Uma verdadeira mistura de emoções, vamos do riso ao choro.
Manu 26/09/2013minha estante
Olá, estou a procura desse livro para fazer uma prova de vestibular, e está esgotado em todos os lugares, gostaria de saber se vc teria interesse em vender o seu livro??? Obrigada desde já!!!

Lubixcoito 06/03/2013

Quase tudo que eu queria te dizer na verdade
Confesso que o titulo não me atraiu muito não, me interessei mais pela autora do que pelo livro. Mas no final ficou tudo bem. O livro é uma reunião de cartas de diversas pessoas de todos os tipos, sem nenhum ligamento entre elas. Cartas de desabafo, de pessoas que guardaram segredos por muito tempo, ou desabados daquele nó na garganta que você gostaria de gritar e não consegue. As cartas despertam emoções, algumas eu me identifiquei, em alguns trechos achei que era endereçada a mim a carta. O livro fala do cotidiano do ser humano, o que todos passam. De todas elas, pelo menos uma você com certeza ja passou por aquela situação, ou como autor ou destinatario da carta. Um livro que conta muitas histórias, um livro pra ler numa tarde de fresca na varanda.

Jéssica Bonfá 22/02/2013

Então..
O livro são várias cartas fictícias contendo desabafos, segredos e sentimentos escondidos sendo revelados. Particularmente, sou fã da Martha, mas não gostei taaaanto desse livro, não consegui "encontrar a Martha" dentro dele com muita frequência. Mas algumas cartas são boas. :)

Jéssica Bonfá 26/09/2013minha estante
Manu, infelizmente não posso vender, foi presente de um amigo com dedicatória e tudo. Desculpa..
Caso voce queira, posso scannear e te mandar por email.

1 | 2 | 3 | 4