Tudo que eu queria te dizer Martha Medeiros

Resenhas - Tudo que eu queria te dizer

1 | 2 | 3 | 4

Keila Gonçalves 27/10/2010

Tudo que eu queria te dizer
O que você sempre quis dizer a alguém - e nunca teve coragem...
O que precisa falar de uma vez por todas - mas desiste, espera, até chegar o momento mais apropriado.
Em "Tudo que eu queria te dizer", Martha Medeiros encarna personagens que assinam cartas reais, trágicas, por vezes cômicas, devastadas por sua dor. Em comum, as personagens deste livro têm a verdade de quem atravessa um ponto de virada em suas vidas e resolve colocar as cartas na mesa.

As historias te encanta do começo ao fim... Vc rir, sente vontade de chorar, sente até raiva...rsrsrs
Esse é um livro otimo pra se distrair dos seus problemas.

Recomendo!!!!!!!!!!

Camila.Straubel 04/11/2023

Gostei bastante do livro, me surpreendeu de uma maneira boa e a leitura fluiu muito bem, me prendeu mesmo sendo crônicas e cada uma apresentar uma história. As cartas foram muito bem escritas e cada uma fala com a gente de uma forma mais profunda, enfim gostei muito, animada para ler mais de Martha Medeiros!

Gui 01/09/2009

Um excelente livro,recomendável. As cartas são criativas e tocantes.
Apesar de as cartas não estarem interligadas entre si, a medida que vc lê, não consegue parar. Você fica curioso querendo saber em qual mundo novo vc vai entrar na leitura da próxima carta. E só consegue parar quando termina de ler. Realmente bom!

Paloma 08/03/2010

A linguagem de Martha Medeiros é muito fluida e contemporânea e assim também é neste livro.
No início o livro não me tocou tanto. Achei que algumas cartas nem tinha cara de cartas, mas nas paginas finais, textos emocionantes!
Leitura leve, agradável e com uma pequena dose de reflexão.

Mih Del Debbio 21/01/2010

Somos todos suicidas em potencial...
Não é um livro ruim, mas eu confesso que esperava muito mais dele.
No princípio as cartas são muito banais e isso acaba tornando o livro um pouco monotono.
Por ser um livro pequeno e de fácil linguagem a leitura flui rapidamente.
Algumas cartas são boas, no dão lições de vida.

A que eu mais gostei foi a de um cara "confortando" um amigo pelo suicidio da esposa... ele diz que todos somos suicidas em potencial, só que uns tem o impulso mais forte que outros. E se você parar pra pensar é verdade, quando estamos desesperados, ou depressivos ou sem esperança qualquer motivo é motivo para um suicidio, e não é preciso muito, principalmente na sociedade em que vivemos, onde somos sempre pressionados, sempre nos exigem a perfeiçao...

Outra frase que gostei foi: "Não existe crime perfeito. Existe gente crédula demais"... as vezes duvidamos da capacidade do ser humano, mas já passou da hora de entendermos que o ser humano é capaz de tudo... TUDO mesmo!

Felipe 01/06/2010

Parece que Martha escreva para mim
Quando a autora é Martha Medeiros de antemão já sei que vou gostar. Ela sabe como poucos sensibilizar o leitor. Quando leio Martha tenho a impressão que ela me conhece melhor que eu próprio, me mostra sentimentos que nem eu mesmo sabia que tinha, me expõe de maneira inapelável e mostra para todos minhas fraquezas e angústias. Se eu fosse menos egoísta, poderia perceber que ela não escreve para mim, que compartilho meus sentimentos, minhas angústias e frustrações com quase todos. Martha me mostra como todos nós somos parecidos. Não sei se gosto disto, mas ao ler Martha fico reconfortado que grande parte das pessoas tem as mesmas incertezas que eu.
Esta obra não é um romance como o excelente “Divã”, oficialmente é um livro de cartas. Porém, eu como leitor me senti lendo um livro de contos, todos independentes e com personagens próprios. Cada carta traz um personagem com sua história que vai sendo revelada aos poucos e que nos deixa cada vez mais curiosos. Alguns contos têm mistérios e desfechos dignos de Poe, como a carta que inicia na página 155 escrita por um padre a ser entregue quando ele já estivesse morto ao delegado para que revelasse o assassino que confessou seu crime durante a confissão.
As cartas que eu mais gostei são aquelas que tratam das confissões de sentimentos que só se faz no analista (ou em cartas?). Parece que muitas das cartas poderiam ser escritas por mim, e muitas frases eu gostaria de ter escrito. Parece ter um pouco de mim em cada personagem: o adolescente rebelde que não queria seguir os padrões do status quo, o morador que tem medo dos últimos andares para não ter uma janela alta a sua disposição todos os dias, o fã, a pessoa com sentimento de culpa eterno, a pessoa que envelhece inevitavelmente e que teme a morte e mesmo assim se sente um suicida em potencial, a pessoa que teme críticas, a relação conturbada com a mãe e o medo de ficar sem ela e até com o esquizofrênico eu me identifico (que medo isto!).
O que eu mais gosto em Martha são as frases. Algumas que eu gostaria de ter escrito e outras que parecem ter sido escritas para mim: na página 53 “Do que adiante descobrir tarde demais nosso afeto pelas nossas imperfeições?”, na página 82 “Estou com medo. O medo que nos acompanha sempre, mas que se torna mais tangível com o passar dos anos. Medo de abandonar a vida sem ter deixado nada pra trás”, na página 99 “amigo é isto, aquele que a presença conforta sem precisar de muito gesto ou dramatização”, na página 134 “Quem é que, possuindo mais de dois neurônios, não se aflige com suas escolhas, não se pergunta duzentas vezes se é realmente feliz, não tem vontade de entregar os pontos por puro cansaço?”, na página 142 “Eu sei que isso é possível e até bem comum: ser aberta para o mundo e fechada em relação ao próprio epicentro, mas não eu.”, página 168 “Eu não compreendo todos os textos que leio, não entendo esses intelectuais, cronistas, ensaístas, muita enrolação pra pouca comunicação. Acho peça de teatro quase sempre uma idiotice total, uma pretensão, uma imitação barata da vida, esta sim, o grande palco de todos, e dança também me não me encanta nada, eu gosto de música, música sim, é a única arte que presta”.
O único senão do livro de Martha é que as cartas são curtas, sendo assim não existe possibilidade de desenvolver mais os personagens e a narrativa. As histórias de cada personagem são muito diretas, a grande expectativa gerada logo é satisfeita, poderia nos deixar um pouco mais tensos e envolvidos com cada personagem se a narrativa se desenvolve um pouco mais.

Biblioteca Álvaro Guerra 31/08/2018

"Oi meus queridos*

Não é segredo para ninguém que eu literalmente adoro a Martha Medeiros e tudo que ela lança eu quero ler. Este livro ja fazia um tempinho que eu queria e fiquei mega feliz quando eu o encontrei no sebo que eu costumo frequentar.

Sinopse

O que você sempre quis dizer a alguém - e nunca teve coragem? O que precisa falar de uma vez por todas - mas desiste, espera, até chegar o momento mais apropriado? Em Tudo que eu queria te dizer , Martha Medeiros encarna personagens que assinam cartas reais, trágicas, por vezes cômicas, devastadas por sua dor. Em comum, as personagens deste livro têm a verdade de quem atravessa um ponto de virada em suas vidas e resolve colocar as cartas na mesa. Mestre na capacidade de nos emocionar, de forma simples e direta, a gaúcha Martha Medeiros concebeu Tudo que eu queria te dizer como um livro de contos, estruturados de forma independente. Na forma de cartas, Martha revela com delicadeza os dramas das personagens. Como a amante que escreve à mulher traída, a filha que relata a emoção de ser mãe à avô ausente, o jovem motorista que escreve à mãe do amigo morto num acidente de automóvel, ou a viúva saudosa que se dirige ao marido morto. Perdão, vingança, alívio, um pouco de nós está em cada uma dessas vozes, que expressam através de cartas uma confissão ou o exorcismo de nossos demônios.

Este livro é daqueles que você pega para ler e não consegue parar. No livro encontramos diversas cartas, são em média de quatro folhas cada carta e cada uma conta uma história diferente. Você o lê em uma "sentada", contendo apenas 120 páginas.
A diagramação dele é boa, apesar das páginas serem brancas, e eu gostei muito da ilustração da capa, tudo a ver com a temática do livro.
Neste livro vamos conhecer diversas pessoas, as que escrevem as cartas e de certa forma as que irão receber, pois muito do que tá escrito nas cartas descreve a personalidade dos mesmos.
Achei interessante que o que vai escrito nas cartas, são coisas que as pessoas não teriam coragem de dizer pessoalmente.
Outra coisa que eu gostei muito foi da última carta em especial, por que quem escreveu foi a própria autora Martha Medeiros, e nela ela fala sobre o próprio livro, sobre que qual título daria para este livro e tals. Eu senti como se ela estivesse falando comigo, gostei muito.
Indico este livro para quem gosta de um livro curto, quer passar o tempo com uma leitura leve, gostosa de ler e principalmente para quem gosta de ler cartas!
Ao ler este livro lembrei muito de algumas amigas blogueiras que eu troco cartinhas, acho que com certeza gostariam deste livro.

Espero que vocês tenham gostado* "

Fonte da resenha: http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2013/01/resenha-tudo-que-eu-queria-te-dizer.html

Empreste esse livro na biblioteca pública Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=352719&tipoPesquisa=titulo&tipoDoc=0

Digão Livros 15/08/2010

O livro é bom! Alguns contos são marcantes, principalmente quando o personagem principal é feminino. Outros não me tocaram a alma, mas o interessante para mim é o contexto do livro, que são as cartas, e em um mundo de emails, torpedos, etc, etc, as cartas tornam tudo mais humano.

jo 20/05/2012

A cada carta lida uma lição para o nosso cotidiano de emoções.Vale muito a pena meditar um pouco em cada uma.

Silvinha 02/08/2017

Querido leitor,
Quantas vezes não ensaiamos discursos, conversas, confissões que faremos a alguém e na hora H, não conseguimos dizer nada do que queríamos? Pois cada um dos "personagens" (se podemos chamá-los assim) deste livro não conseguiram mais segurar essas palavras, que foram transcritas em cartas sinceras, abertas, cheias de sentimentos. Algumas conseguiram me mover como há muito não me comovia. Outras foram como tapas na cara... Mas todas são maravilhosas!

Dani 06/09/2015

Emocionante
Adoro a Martha Medeiros, mas esse livro foi muito diferente de tudo que já tinha lido dela.
O livro é composto de cartas, como se fossem diários secretos ou aqueles discursos que fazemos no chuveiro e nunca vamos realmente revelar. Ri e chorei bastante. Vale muito a pena.

Mari 25/06/2015

A vida de cada um.
Cartas enviadas ou talvez nunca recebidas que expõem emoções e segredos íntimos. Por perdão, vingança ou alívio, as cartas escritas revelam a vida e segredos de cada um.

Jéssica Bonfá 22/02/2013

Então..
O livro são várias cartas fictícias contendo desabafos, segredos e sentimentos escondidos sendo revelados. Particularmente, sou fã da Martha, mas não gostei taaaanto desse livro, não consegui "encontrar a Martha" dentro dele com muita frequência. Mas algumas cartas são boas. :)
Manu 26/09/2013minha estante
Olá, estou a procura desse livro para fazer uma prova de vestibular, e está esgotado em todos os lugares, gostaria de saber se vc teria interesse em vender o seu livro??? Obrigada desde já!!!

Jéssica Bonfá 26/09/2013minha estante
Manu, infelizmente não posso vender, foi presente de um amigo com dedicatória e tudo. Desculpa..
Caso voce queira, posso scannear e te mandar por email.

Ka 04/09/2012

Com um título desses, me joguei em 'Tudo que eu queria te dizer' cheia de expectativas, e, infelizmente, ele acabou me frustrando. É de longe o livro que menos gostei da Martha, mas, mesmo assim, supera diversos escritores já lidos.
A cada novo capítulo somos apresentados a uma nova carta (cartas essas que compõem o livro inteiro, porém, não há qualquer ligação entre nenhuma delas), e a cada novo escrito temos desabafos distintos, linguagens díspares e vidas diferentes. É como estar espiando pela porta de um consultório de um psicólogo durante o dia inteiro. Você dá de cara de pessoas felizes, outras solitárias e, outras ainda, desesperadas, cada qual com suas peculiaridades e demônios internos.
O livro é inovador, sem dúvida alguma, mas algumas das cartas são paradas, 'fracas' e os temas se repetem, volte e meia, meio que inconscientemente. Quando a obra num todo atingi seu clímax, você repara que o livro está acabando ou então já terminou, o que é uma pena. Martha guardou, sabiamente, as melhores cartas para o final, para dar um gostinho de quero mais, para fechar com chave de ouro.
Apesar de não ter me sensibilizado tanto quanto "Divã", 'Tudo que eu queria te dizer' é um bom livro, como eu já disse, mas não chega aos pés de outros títulos dela.
Desta leitura fica a lição: não vá ao copo com tanta sede. Lerei os demais livros da autora, mas sem tantas expectações. Deixarei a escritora me seduzir com o acaso, acaso este que ela descreve tão bem e que me fez elevá-la ao posto de uma das minhas escritoras prediletas.

Resenha para o blog diasperfeitosparasempre.blogspot.com
Karine M. 04-09-12
Manu 26/09/2013minha estante