Educação e Emancipação

Educação e Emancipação Theodor W. Adorno

Resenhas -

Gi 03/06/2021

Necessário
Adorno e seus pensamentos se fazem muito necessários para educação para a emancipação contra a luta pela barbárie.
Recomendo.

Desiree Iasmin 18/11/2022

Este livro reúne algumas entrevistas de Adorno tratando da emancipação da educação. Leitura básica para toda pessoa envolvida com educação.

doceluzz 04/09/2011

O passado presente já esquecido.
Primeiro livro de Adorno lido por mim.

Adorno faz críticas para as transmissões midiáticas, formação educacional e a ditadura alemã.
Sempre ditando seus pensamentos em tom crítico, Adorno, faz ainda uma análise do pensamento alemão pós ditadura(nazismo), em que a maioria dos almães preferem esquecer o que houve(holcausto) e pensam de forma que fingir esquecer o que aconteceu é tornar-se mais digno, ele diz que não tendo os alemães esta memoria recente apagada forçadamente por vontade individual de cada um que diz não se lembrar, a alemanha tem grandes possibilidades reais de cometer ato semelhante ao que foi cometido. O mesmo diz que se os alemães tentassem entender o que tivera acabo de acontecer em contexto mundial incluindo a Alemanha, seria aceitavel e esperado que esses alemães tornassem um povo um pouco mais desenvolvido academicamente, criticamente e com pouco risco de cometer tamanha barbárie novamente.

JonasMur 29/12/2012

Ir além das propostas
O que mais me admira no livro são suas análises contundentes sobre o anti-semitismo, os tabus acerca dos professores e alunos vistos pelos de dentro e de fora, a análise da instituição escolar, a reflexão sobre a barbárie presente na sociedade e também na escola, esta produto submetido à mesma sociedade a qual gerou Auschwitz e a Guerra perpretada nesse século XX. No entanto, critico não as análises psicológicas e sociais, algumas bastante atuais e pertinentes, mas as propostas de práxis de Adorno em relação à educação, bastante vagas e gerais. Importante apontar as contradições no seio da instituição escolar e das ideologias presentes, porém e as propostas de mudança e transformação, aonde reside? Não caímos em um idealismo perigoso enquanto não soubermos sair da idéia e ir à práxis? E, especificamente, à práxis escolar? Hellmut Becker, responsável pela educação popular de adultos na Alemanha à época (anos 60), em seus debates com Adorno, parece-me apontar a uma práxis mais transformadora, que vá além de meras propostas jogadas ao alto.

Henrique288 15/09/2021

Especulações
Pôr em xeque o estar de cada coisa, assim eu definiria o conceito de emancipação elaborado por Adorno.

Nascemos e o mundo está dado, mas, para além de simplesmente nos conformarmos com as coisas como são, por que não reelaborarmos o mundo?

Tudo pode ser criticado, reelaborado, especulado. Novas respostas podem ser oferecidas.

Será que existiria uma versão melhor do homem? Um homem de cultura superior? O "primitivismo" é realmente pior? Ao defender uma autonomia do sujeito, Adorno não estaria promovendo uma heteronomia da autonomia?

Questionemos.

Anielson0 10/02/2023

Para Auschwitz não se repetir
Maior intelectual do século XX e último semblante da dialética, Adorno empreende análises importantísimas e atuais sobre o processo educacional diante de um mundo sempre à beira da barbárie.

Murasakibara12 25/08/2023

Fatores da educação
Existe alguns pontos de vista, especialmente relacionados a tecnologia, que são um pouco datados, mas as reflexões sobre todos os fatores que envolve o ato de educar e o ser educado são muito interessantes. Recomendável especialmente aos licenciandos de filosofia.

Vânia 23/03/2009

Pra meio entendedor...
Pra qm não leu sobre Kant, Hegel, Escola de Frankfurt, Marx, Lukács...Taí um bom livro pra se familiarizar com as idéias de Adorno. Há até um capítulo escrito em forma de diálogo. Muito instrutivo!

pedro.cezar.142 21/02/2023

Educação como resposta
A necessidade da reformulação da educação, que não sirva de estímulo ao individualismo e concorrência entre os pares, para um desenvolvimento crítico e humano dos indivíduos que constituem uma sociedade democrática é ponto chave para a virada proposta neste compilado, com destaque aos diálogos de Becker e Adorno sobre o esclarecimento contra Auschwitz, contra a barbárie. Não é uma leitura leve, mas a forma como os tópicos são apresentados torna o livro acessível. Em especial, destaco uma passagem entre os diálogos:

"Benjamin percebeu que, ao contrário dos assassinos de gabinete e dos ideólogos, as pessoas que executam as tarefas agem em contradição com seus próprios interesses imediatos, são assassinas de si mesmas na medida em que assassinam os outros".

Daiane.Mazzetto 16/01/2024

Intrigante
Adorno alugou um triblex na minha cabeça com a ideia de emancipação na educação. Tive reflexões que ainda estou digerindo...