Robôs e Império

Robôs e Império Isaac Asimov

Resenhas - Os Robôs e o Império

Luizgustavo 05/01/2020

O MELHOR DA QUADRILOGIA.
Eu não estava esperando grandes coisas deste livro,porque muitos fãs do asimov nem o mencionam, mas digo uma coisa é melhor que cavernas de aço e fecha com chave de ouro a saga robôs.Agora começar no império galático e depois a fundação.valeuuuuu

Gabs 22/06/2020

Isaac estava a frente do seu tempo
Tenho um carinho muito grande pelos livros do Isaac, e esse em especial. Daneel e Giskard em uma aventura surpreendente! Acho muito interessante como Isaac estava a frente do seu tempo, ele criou um mundo único.

Men 27/06/2023

Conclusão
Conclusão de mais uma história incrível de Isaac Asimov, gostei bastante deste livro porque mostrou como de fato começou o império galáctico e os eventos que posteriormente aconteceram na Fundação.

Pedro 25/12/2022

Um livro incrível que cura o vácuo de informação que existia entre a série dos Robôs e a da Fundação

Victor225 16/01/2023

Melhor cliffhanger de todos os tempos.
Me fez chorar, me fez criar MUITO carinho, empatia e torcer por vários personagens super incríveis e cativantes. As conversas entre 2 personagens específicos são incríveis, o jeito que a trama se desenvolve (diferente dos livros anteriores) mostrando o ponto de vista dos personagens principais, depois a opinião dos oponentes e depois mesclando tudo é INCRÍVEL.
Eu amei demais cada página, os vilões são nojentos, asquerosos, me dá raiva só de pensar em quão sujo eles são, além de serem inteligentes e terem um plano muito coeso.
O livro serve como uma cola PERFEITA para juntar tanto a saga fundação, quanto a saga dos robôs e a saga do império. Ele se garante sozinho como um livro de investigação pq tem algo que os protagonistas precisam entender a qualquer custo e um desenvolvimento para você também entender os detalhes junto com os protagonistas (assim como acontece nos outros livros) e poder descobrir o mistério junto com eles, e também se garante como parte de uma saga.
O livro é o mais longo dentre a quadrilogia, em algumas partes é bem denso e exige mais atenção que nos outros livros. Ele aumenta muito tudo, os cenários que são apresentados, a lore do universo, os recursos, os personagens novos MAS, tudo isso com as mãos atadas pq eles precisam trabalhar com a falta de uma peça muito importante, quisá a peça mais importante de toda a saga, oq não é nada fácil mas deixa a trama ainda mais emocionante. Não é meu livro favorito da saga mas não perde em nada para os seus sucessores.

Nícolas 04/12/2023

Robôs (porque o Império ainda não começou)
Este livro é basicamente a parte que faltava para unir a trilogia dos Robôs com o universo de Fundação.

É um livro fácil de ler e que servirá para entreter o fã de Asimov, mas sem adicionar qualquer elemento realmente novo a saga.

Arthur.CAsar 09/01/2024

Que final incrível
Terminando a saga Robôs de Asimov, e ela nos apresenta um final digno ao que foi toda a saga. Os personagens muito bem desenvolvidos e trabalhados e a história flui com facilidade, nos dando os indícios de tudo que irá se tornar esse maravilhoso universo com seu império galático e sua fundação!!

Weslley 29/02/2024

Simplesmente uma obra de arte
Esse livro é simplesmente a perfeição. Personagens cativantes, enredo perfeito, final emocionante, enfim, tudo o que há de melhor no universo de Asimov. O bom doutor era genial ??

Larissa.Herbsthofe 26/05/2022

Incrível
Nesse último livro a forma que tudo aconteceu depois de tantos anos de distância do outro a história foi muito diferente do que poderia imaginar...é foi muito bom!
Achei a jornada maravilhosa e em um ritmo que te faz querer ler mais e mais.
E a oque conecta com A Fundação é muito bem entrelaçada sem ser forçada.
Sentirei falta desses personagens.

Gustavo Simas 27/06/2022

Amarrando as pontas do Asimoverso
O livro de encerramento da série Robôs e Império serve como elo entre a Era Baley e a Era do Império Galáctico. Mas poderia ser bem mais curto, caso Asimov cortasse toda a prolixidade, principalmente nas conversas entre os dois robôs principais.

E esse é um dos pontos estranhos: é interessante acompanhar o raciocínio de Giskard e Daneel, suas discussões sobre as Três Leis da Robótica e como isso lhes impede de executar ações que julgam serem corretas; porém acabam em diálogos tautológicos, circundando os argumentos e não sendo muito concisos nos pensamentos. O que um robô defende acaba contrapondo em uma tentativa chata de se auto-falsear e, com isso, resultam na cena de dois patetas que não avançam com a celeridade que poderiam avançar.

Mas, no fim, como era de se esperar, dá tudo certo. Ou quase tudo, embora possamos adotar o "há males que vêm para o bem". Mais uma vez, Isaac Asimov deixa de aproveitar personagens e não fecha bem o arco de cada um. Finaliza com gancho para próximos livros (Poeira de Estrelas, Pedra no Céu, As Correntes do Espaço), contudo parece que havia outras continuações que não foi capaz de continuar em vida.

Wagner 16/08/2022

Lento, sem foco, longo em demasia.
O mérito seria fazer a transição, uma espécie de prelúdio para fundação? Não gostei. Lento, sem foco, totalmente diferente da série robôs. Ponto positivo, diálogos entre os robôs protagonistas. Se tivesse 250 páginas a menos talvez valesse a pena.

Chayene.Goncharenc 25/01/2023

E eu que achava que o Elijah e o Daneel já eram foda, Daneel e Giskard veio aí pra me destruir mesmo!

Baita livro!

Gabriel.Sacramento 12/02/2024

Final incrível para uma saga épica
Melhor final possível para a saga dos robôs.

Uma saga de robôs que na verdade é um conjunto de romances ?policiais?. Romance policiais que na verdade não são bem policiais e não se rendem a clichês do gênero. Asimov brinca com um sem-número de quases, trafegando por limites de gêneros e narrativas obtusas, a fim de criar uma série que não se encaixa em definições fáceis.

Este em específico traz um arco incrível para os robôs (que ganham um foco muito maior do que em outros livros).

Ao final da saga, o que mais curti é que cada livro é um universo único e cumpre seu propósito específico.