Minha Fama de Mau

Minha Fama de Mau Erasmo Carlos

Resenhas - Minha Fama de Mau

Ana.Roechling 28/01/2024

Erasmo....
Poxa....esperava muita coisa desse livro...tantas histórias pra contar....mas achei as histórias contadas, muito superficiais...Que pena!!!!

Dennis 14/06/2023

Uma biografia extremamente divertida.Com passagens sencionais da vida do Tremendão.Recomendo totalmente

Sebastian 07/04/2021

Leve e divertido
Depois de algum tempo com o livro, resolvi ler “Minha fama de mau”, biografia de Erasmo Carlos. Na verdade, o livro é uma coleção de histórias, que revela muito do personagem Erasmo Esteves, que mais adiante resolveu adotar o nome artístico Erasmo Carlos, numa dupla homenagem ao seu “amigo de fé” Roberto Carlos, e ao seu chefe Carlos Imperial.

Interessante é que o livro tem o título “Minha Fama de Mau”, título de uma canção da parceria Roberto/Erasmo, mas que, na verdade, de “mau” mesmo, não revela nada. No máximo as zoações que ele fazia quando adolescente em relação ao “Careca” que namorava uma garota que ele desejava, no bairro da Tijuca, no rio de Janeiro.

Erasmo, no livro, não fala mal literalmente de ninguém, e arranja um jeito de contar uma história/homenagem em relação a pessoas importantes na MPB. Estão lá João Gilberto (de quem se declara fã incondicional, junto com Elvis Presley), jorge Benjor, Tim Maia (que o ensinou a tocar violão), Wanderleia, Caetano, Gal, Chico Buarque, entre tantos outros. Não falta, claro, um capítulo inteiro do livro para contar de sua relação com Roberto Carlos, uma amizade que, segundo ele, ficou estremecida apenas uma vez.

Erasmo por Erasmo é alguém fissurado em mulheres, carros e rock’n roll. Conta por alto sua aventuras com mulheres, conta sua rotina louca na época da Jovem Guarda, os conselhos de Carlos Imperial, sua vida de casado com Narinha nos anos 70/80, em que ele meio que aderiu a uma vida mais hippie, As famosas vaias que recebeu dos metaleiros no Rock in Rio em 1985.

Escrito de maneira leve e positiva, o livro agrada a quem lê e passa ao largo claramente de questões polêmicas, como questões relativas a álcool, drogas, a acusação de corrupção de menores nos anos 60, e tangencia, bem superficialmente, o suicídio de sua ex-mulher, Narinha, após alguns anos de separação.

No mais, é um livro que se lê rapidamente, em que Erasmo é um cara boa praça, parceiro, de bem com a vida e namorador. Vale como o registro de uma época, como uma leve coleção de histórias de vida.

site: https://musicaemprosa.wordpress.com/2021/04/07/minha-fama-de-mau-a-biografia-de-erasmo-carlos/

Vicente 16/05/2020

Biografia deliciosa
Erasmo nos brinda com suas deliciosas estórias e conta com detalhes sobre sua vida, carreira, música, amores e amigos.

Ednaldo.Paulino 18/10/2019

Biografias
Gosto muito de livros biográficos e este escrito pelo próprio Erasmo Carlos, nos traz uma visão bem humorada e cheia de irreverência da vida deste que foi um dos grandes nomes da Jovem Guarda, e também desse movimento musical que marcou a história da música brasileira.

Jo 06/03/2017

Lobo mau!
Gostei da leitura. Não é uma biografia, assim, ao pé da letra, mas as memórias de um "cara incrivel, bicho"!
Erasmo Carlos sempre despertou minha curiosidade. É aquela pessoa que tenho vontade de conhecer e passar horas conversando. Afinal, alguém que escreve "mulher, na escola em que você foi ensinada, jamais tirei um 10. Sou forte, mas não chego aos seus pés", só pode ser um bom sujeito.
A cara e a fama de mau não passam disso, cara e fama, porque ele é um gentleman, um rebelde educado, um menino crescido, um homem apaixonado, não só pela eterna musa, Narinha, mas pela vida e pelos amigos.
Para mim, que não vivi os tempos da jovem guarda, foi muito bom conhecer, mais de pertinho, aquele tempo glorioso e super animado. Continuo sentindo saudade de algo que não vivi.
Foi uma leitura gostosa, rápida. Erasmo sabe contar estórias e causos, com simplicidade e bom humor. Homem inteligente e um poeta sensivel.
Taí, gostei de conhecer o Tremendão e suas aventuras pela vida!

jussaraleite 02/02/2014

nem tão mal assim
O livro é legal, mas foi escrito pelo próprio Erasmo, então claro que ele aparece bem bom moço. Talvez só lendo alguma outra versão, para saber se tudo que foi contado no livro foi bem assim...

guialt 09/12/2013

Meio bobo
Teria sido melhor se o Erasmo tivesse delegado esse livro a um escritor, como o Nélson Motta, que é ligado à música e já fez uma biografia ótima do Tim Maia...
Achei meio bobinho o livro, fala de amenidades, não entra nas questões da jovem guarda, das brigas, das drogas nem dos escândalos sexuais...
Fala só de amenidades, de histórias bobas, como viagens, bebedeiras e etc.
Faltou conteúdo, é até agradável de ler, mas não te acrescenta muito...
Joy Eric 28/04/2016minha estante
um Dearest
Meu nome é Joy Eric como você está fazendo hoje e como sobre a sua saúde, espero que você está muito bem e good.Any depois de passar pelo seu perfil neste site i se interessou em you.I vai gostar de tê-lo como meu bom amigo quem eu gostaria de partilhar a minha experiência de vida with.Your sexo, idade, raça, nem a distância não importa para mim sim o que mais importa em um relacionamento é a maturidade, a verdade ea honestidade que existem entre friends.So eu gosto de você entrar em contato comigo de volta através do meu endereço de correio privado (joyeric688@gmail.com) para que eu possa lhe dizer mais sobre o meu ego e lhe enviar mais fotos do me.Yours Atenciosamente,

Cris 21/04/2013

Biografia
Uma delícia de leitura, não conhecia realmente nada desse incrível artista do qual virei fã ao saber da sua trajetória, desde a infância até os dias atuais, contando tanto os bons quanto os maus momentos.

Jay Fereguetti 11/11/2012

Quando eu vi esse livro na prateleira da biblioteca o que mais me chamou atenção foi o titulo, pois eu já ouvia algumas músicas do Erasmo Carlos, inclusive a música que leva o titulo do livro, mas confesso que só conhecia o seu trabalho de maneira superficial. O livro traz recordações, que eu acredito que não estejam rigidamente em ordem cronológica, mas mesmo assim dá para ter uma ideia do que se passa, em ordem cronológica.
O livro começa com recordações de uma namorada de Erasmo e dai vai se desenrolando com tudo o que ele aprontou na Tijuca -e como ele aprontou, heim? Como diz a música Turma da Tijuca: naquele tempo eu já pintava os sete...♪
O livro também mostra um Erasmo que vai além do sucesso, uma pessoa que ama a sua família, que é apaixonada por música e também por seus amigos. O livro ainda fala da parceria do Erasmo com o Roberto Carlos, uma parceria que vai além da música -uma discrição que é do próprio Erasmo Carlos.
Eu achei o livro ótimo! Ele tem cerca de 300 paginas e por ser uma biografia talvez não prenda tanto o leitor, mas para quem admira a Jovem Guarda ou pelo menos o trabalho do Erasmo Carlos, eu posso afirmar que vale apena ler o livro.

Tatiana 05/10/2012

Erasmo por ele mesmo
"Minha Fama de Mau", para muitos do senso comum, ou radicais do rock pode ser apenas mais um cara que quis se dar bem na mídia, apenas tocando e cantando aquilo que estava na moda, beirando a alienação. Mas para outros, como eu, ele é um ícone do rock e da irreverência, mas que sabia apreciar a boa música, e reconhecer a importância do cunho político das letras e do momento vivido.

Um texto descontraído, de leitura tranquila, sobre os momentos importantes da vida de Erasmo Carlos. Como sua parceria com Carlos Imperial e Roberto Carlos, tristes como as dificuldades financeiras mas também engraçadas na infância, nas brincadeiras adolescentes. Fechando com chave de ouro no final do livro, em seu encontro para tomar "uma" entre ele e Tim Maia e sua teoria sobre a possibilidade de darmos a volta ao mundo estando no mesmo lugar. Cena: os dois completamente embriagados, ao nascer do sol de uma praia pulando no mesmo lugar.

Manfredo 14/08/2012

Este depoimento do próprio Erasmo, nos mostra um pouco de como ele é : gente boa, ciente dos seus limites e bastante superficial quanto a política e amigos. Exceção a sua família Vale a leitura. Mas certeza que o Erasmo tem muito mais a falar do que esta sucessão de historinhas bobas.

Carneir@ 13/11/2011

Tremendamente divertido.
Tenho esse livro autografado, adorei ler, curti o que foi escrito sobre Tim Maia.
gl.pimentel 11/05/2020minha estante
Ué, tem algo muito errado nessa avaliação...

CésarJR 02/02/2011

Como fã
Como fã, posso resumir este livro como "Completo". Erasmo faz uma síntese de sua vida em algumas páginas, com uma literatura simples e direta, nós entramos no mundo e na cabeça desse cantor/compositor que mudou uma geração na música brasileira.

Julie B 20/11/2010

Interessante a história do Tremendão.