Pretinha, eu?

Pretinha, eu? Júlio Emílio Braz

Resenhas - Pretinha, eu?

Annyele3 28/12/2023

A escrita do livro é muito boa e de fácil entendimento, gostei bastante da temática principal e eu realmente me emocionei e me conectei com certos personagens.

A única coisa que me incomodou foi o final ter sido um pouco vago, o livro nos joga certas reflexões e certas coisas a gente tem que deduzir, mas eu não me sinto confortável com isso, prefiro uma mensagem bem estruturada.

Enfim, é uma temática muito importante e necessária ser debatida nas escolas, adorei que minha professora de literatura me indicou! ??

Nalu061 31/08/2023

Mais um livro que a escola me obrigou a ler.
O livro é bom e aborda um tema que infelizmente até hoje acontece muito, o racismo.

Leituras.Neto 02/08/2023

Adorei!
Que história!

É muito legal quando a gente pega um livro para ler e o mesmo te leva a lugares, sensações, memórias e ainda te ?dá? uma lição. E com este foi bem assim.

Nas primeiras páginas já me deparei com cenas que para ?muitos? soam como ?piadas?, e para nós que entendemos a gravidade da situação, uma dor. A mesma que te faz chorar em silêncio, que dá medo de falar, de se defender e pedir ajuda.

Vânia, passa por tantas coisas na escola e sofre calada, até o dia que cria coragem e dá um chega pra lá em Carmita, uma menina que se acha no direito de humilhar as pessoas que ganham mais destaque que ela.

?Brincar? com a cor da pele, cabelo, classe financeira, orientação sexual é algo que até hoje muitas pessoas são refém disso(vítimas), por medo de falar, de ser quem realmente são por conta dos outros. E isso acaba levando as pessoas por caminhos sombrios e tristes.

Bel., outra personagem dessa história, aborda um assunto muito interessante a ser falado, o preconceito DENTRO DE CASA. Muitas vezes a falta de apoio faz com pessoas desenvolvam a depressão, ansiedade, até mesmo o suicídio e mesmo assim tem gente que só pensa em julgar, criticar o outro pelo que é, o que faz e o que tem e esquece de olhar para si e enxergar o quanto isso faz mal para quem passa por tantos traumas como esses.

RESPEITO. Esse é o segredo.

" Acho mesmo que o problema deixa de ser problema, quando começamos a gostar de nós, como Vânia gosta de si mesma antes de gostar dos outros. Ele deixa de existir quando a gente se sente bem sendo única e tão somente o que é".

_luiizfern 05/03/2023

Eu gostei bastante do livro. eu acho que foi um livro feito para pré adolescentes então a linguagem do livro é bem simples, mas muito pesado em algumas ocasiões principalmente nos comentários, são muito fortes. Esse livro deveria ter em todas as escolas

Bookstan.lu 27/12/2022

Parece com a vida real
Vânia,uma menina negra,muda para uma escola onde só tem alunos brancos,zombam bastante dela,mas ela se mostra muito madura e tolera as brincadeiras de mal gosto,mas essas brincadeiras começam a ficar muito duras.Carmita e suas amigas não cansam de fazer bullying com Vânia.

dani2vi 26/10/2022

Vivências
A leitura é fácil de se entender. Retrata muito a nossa realidade atual. Me doeu bastante ver todas aquelas falas, mas vale super a pena ler!

Maria 19/10/2022

Esse livro é muito interessante, fala sobre o tema que deve ser falado não só na pré-adolescência mas durante toda a vida.

Evinha 05/08/2022

Gostei da forma com que o autor tratou a questão da auto aceitação nesse livro, eu sempre tive as mesmas dúvidas que uma das personagens. Filha de pai preto e mãe branca, o que eu sou? Café com leite? Parda? Marronzinha? Morena? Não. Preta.

Dudoritos 26/05/2022

Li esses livro no quinto ano, ele foi meu paradidático, lembro que na época amei.
Acho o tema muito importante.
Não sei bem o que escrever mais, faz uns 6 anos que li.

anna_is_busy_reading 14/03/2022

extremamente real e importante
Li pra escola, mas vou fazer resenha do mesmo jeito.
Este livro não se trata somente de racismo e de como pessoas negras lidam com ele, mas também sobre a aceitação de sua cor de pele. E, no fim, a lição é que o preconceito é errado com todos, independente da quantidade de melanina em sua pele.
Eu achei muito forte o preconceito com rolou neste livro, feito por garotas apenas do sexto ano. Mas, depois, percebi que isso é mesmo o que acontece na vida real. Muito curtinho e importante.

Dyne 27/11/2021

Uma descoberta
É livrinho muito fofo, de uma garota se descobrindo como negra, e não uma moreninha, sinceramente, esse livro tbm me fez perceber qual é minha cor.

Loba 10/10/2021

Pretinha, eu?
Fala sobre situações de racismo que ocorrem em um colégio ?de elite?, no qual nunca ouve uma aluna negra antes.

O autor desse traz em sua obra assuntos que nos fazem repensar nossos conceitos, envolvendo uma temática social.

Malu_zanetoni 22/08/2021

Pretinha ,eu ? Não tô , nem aí !
Que representatividade , esse livro aborda muitos assuntos importantes para a sociedade , todos deveriam ler !

Lu 22/07/2021

Quero escrever sem me apegar muito a história.
Este livro marcou minha vida!
Sempre adorei a ler, desde pequena lia gibis e livros infantis para passar o tempo.
Mas Pretinha, eu? é a minha primeira lembrança literária. Daquelas de que me enche o coração em falar, li quando tinha uns 7 anos e foi a partir dai que conheci a magia dos livros. Me lembro muito bem de quão maravilha fiquei em poder sair da realidade, ser envolvida pelos personagens e conhecer novos lugares, novas historias.
Hoje faço questão de que todas as crianças a minha volta conheçam esse livro e leiam essa historia tão necessária.