Pretinha, eu?

Pretinha, eu? Júlio Emílio Braz

Resenhas - Pretinha, eu?

Emyli 12/01/2009

Li esse livro quando estava na sexta série pra um trabalho. É rápido de ler e ótimo pra quem ainda está começando, além de a história tratar de um assunto que deve realmente ser tratado durante a pré-adolescência: o preconceito.
Rosângela 05/04/2023minha estante
Onde que leeeee

Livia 25/08/2012

Sim, sou pretinha.
Esse é um daqueles livros que sua escola te manda ler para ensinar a ser legal com todos, que todos somos iguais e que bullying não leva a nada. Apesar disso é uma leitura bonitinha.
Josy.Monteiro 23/11/2017minha estante
"Pretinha,eu?"É um livro sobre Júlio Emílio Braz
que fala sobre o racismo e fala que o bullying e o racismo não levam em nada,eu recomendo ler pois o livro fala sobre fatos que realmente acontecem no nosso cotidiano

Rodrigues 03/10/2020

Racismo na escola
Uma menina de uma região pobre da periferia,negra,ganha uma bolsa em uma escola particular,onde até então nessa escola nenhum aluno negro nunca escutou lá.
Essa menina é a primeira aluna negra lá,e em um colégio cheio de crianças mimadas e com pais preconceitos essa menina vai comer o pão que o diabo amassou.
A menina sofre todo tipo de bullying e preconceito racial,com até certa convivência da diretoria,afinal a menina é de origem pobre e não tem dinheiro.
Uma outra aluna,que não se sente negra,porém é parda,não totalmente branca,começa a se incomodar com isso e passa a defender a aluna negra da menina branca racista,que é a cabeça de todos os outros alunos.
A partir disso a história ganha força.Julio Emílio Braz nos traz uma história simples,mas que poderia acontecer em qualquer lugar no Brasil,por sim o nosso país infelizmente é um dos países com mais pessoas racistas.
Li esse livro em 2006 e foi o primeiro do autor Júlio Emílio Braz que li.Gostei muito.Mais um autor que escreve histórias juvenis ótimas.

Dudoritos 26/05/2022

Li esses livro no quinto ano, ele foi meu paradidático, lembro que na época amei.
Acho o tema muito importante.
Não sei bem o que escrever mais, faz uns 6 anos que li.

dayanelinaro 02/07/2012

Uma menina negra ganhou uma bolsa de estudos em um colégio onde nunca havia entrado um aluno negro. Desencadeou-se uma história de discriminação, preconceito e muitas descobertas
Vânia que era uma menina negra que tinha acabado de se mudar para o colégio Harmonia por ter ganhado uma bolsa de estudos do diretor.
Vânia conheceu uma menina chamada Carmita, que era muito preconceituosa. Ela tinha quatro amigas: Tatiana, Bárbara,Vivi e Bel.
Bel uma das amigas de Carmita, não gostava das brincadeiras que faziam com Vânia, não gostava também, pois Vânia se destacava na turma.
Carmita que era muito curiosa, perguntou a Bárbara: Você sabe por que Vânia vem de blusa todos os dias?
No outro dia. Bárbara chegou até Carmita. Eu descobri que Vânia tem dois buracos nas axilas.
Carmita esperou a aula de educação física acabar pra rir da Vânia.
Elas pegaram à blusa de Vânia para que todos pudessem ver os buracos da camiseta.
Na festa junina Carmita provocou Vânia, que ficou com seus dois olhos vermelhos como duas bolas de fogo e deu um soco em Carmita.
Bel, uma das amigas de Carmita passou a andar com Vânia. No inicio seus pais não gostaram da idéia, mas concordaram com Bel.
Carmita que zombava muito começou a chamar Bel de pretinha.
Mas sua professora disse que preconceito era uma coisa feia.
Carmita não ligou e continuou mexendo com ela. Carmita falou a Vânia que era uma preta.
Vânia disse a Carmita: Pretinha eu! Não to nem ai!

Ana Clara Machado 23/08/2020

Esperava um final no qual Carmita se arrependesse do que fez, mas mesmo assim a história continuou boa. Bons ensinamentos e fortes reflexões.

Stefani129 05/06/2021

NECESSÁRIO
esse livro foi pedido pela escola e até q eu gostei! a história se passa em uma escola rica e lá tem uma menina negra e pobre... como vcs devem imaginar ela sofre bullying e dps tem toda uma trama por trás

Camille.Vitoria 29/08/2020

É uma leitura fácil e rápida, até porque tem poucas páginas. O livro fala sobre bullying e racismo de uma forma muito leve, recomendado para crianças que ainda estão passando por essa fase de se questionar sobre tudo. Contudo, não é uma experiência inesquecível ou de um aprendizado enorme, ao menos para mim que já tinha esses conhecimentos, foi mais como um passa tempo.

Loba 10/10/2021

Pretinha, eu?
Fala sobre situações de racismo que ocorrem em um colégio ?de elite?, no qual nunca ouve uma aluna negra antes.

O autor desse traz em sua obra assuntos que nos fazem repensar nossos conceitos, envolvendo uma temática social.

Malu_zanetoni 22/08/2021

Pretinha ,eu ? Não tô , nem aí !
Que representatividade , esse livro aborda muitos assuntos importantes para a sociedade , todos deveriam ler !

Samuel.Lino 02/08/2020

Ótimo livro
Tenho esse livro a muito tempo e nunca me atentei a ler, essa semana o li. Leitura rápida e prática, com um tema recorrente e de suma importância ser abordado, reflexão leve mas que vista com os olhos de uma pessoa mais ?madura? se torna um tanto quanto atemporal. Recomendo para adolescentes, jovens e até mesmo adultos.

Annyele3 28/12/2023

A escrita do livro é muito boa e de fácil entendimento, gostei bastante da temática principal e eu realmente me emocionei e me conectei com certos personagens.

A única coisa que me incomodou foi o final ter sido um pouco vago, o livro nos joga certas reflexões e certas coisas a gente tem que deduzir, mas eu não me sinto confortável com isso, prefiro uma mensagem bem estruturada.

Enfim, é uma temática muito importante e necessária ser debatida nas escolas, adorei que minha professora de literatura me indicou! ??

lari 19/10/2020

li no meu ensino fundamental, o que faz uns bons 12 anos. mas lembro desse livro com muito carinho!! trata da questão do racismo de forma bastante didática para pré-adolescentes

bia 26/02/2011

Pretinha,eu?
Autor:Júlio Emílio Braz
Data:2008

Pretinha,eu? conta a história de Vânia uma garota negra e pobre,que era bolsista em uma escola de brancos e ricos.Vânia sofre preconceitos e é discriminada por algumas colegasde classe.Com um tempo Vâniase mostra uma exelente aluna pois é muito inteligente e passa a despertar o interessee adimiração de todos.

Pretinha,eu? é um livro interessante que mostra o preconceito sofrido pelas pessoas negras e pobres mas procura mostrar que somos iguais e devemos ser respeitados por todos.

busbus 19/04/2021

O primeiro contato com esse livro foi no ginásio, quando eu ainda estava começando a ter noção do que é ser pretinha.