Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Victor 31/12/2009

Engraçado como as coisas aconteceram pra mim...
Há anos atrás, acho que em 2000 (exatamente 1 década atrás!), um amigo meu me emprestou o primeiro livro - "Harry Potter and the Sorcerer's Stone - em inglês, dizendo que era muito bom e que tava bombando lá fora. Como ainda não tinha muito costume de ler, e menos paciência ainda para ler um livro em inglês, acabei deixando-o de lado. Parei nas primeiras 15 páginas.
Pouco tempo depois, o livro de fato se tornou um sucesso e, de repente, todos ao meu redor faziam mil comentários sobre o Harry Potter e se empolgavam com o filme que estava prestes a estrear. Fui ao cinema, assisti e me diverti. Após a estréia do segundo filme, decidi ler um dos livros antes de ir ao cinema novamente.
O primeiro que li foi "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Vi que as histórias tinham realmente seu valor. Não fiquei mais surpreso em ver milhões de crianças totalmente encantadas pela fantasia criada por J.K. Rowling. Passei a compreendê-las. Aliás, não só crianças como adolescentes e adultos! Comecei a admirar a autora, não pelo fato dela escrever divinamente bem (ela escreve com uma fluência invejável, mas é aquilo, literatura infanto-juvenil; acho que não faz parte do objetivo dela ser uma escritora incrível) mas sim pelo fato dela conseguir despertar nas crianças modernas a vontade de devorar livros de 500 páginas, além de atingir uma das maiores riquezas da Inglaterra vendendo... livros!! Em pleno século XXI, com tanta coisa mais atrativa do que papel. Algum respeito ela merece, não?
Resumindo, mesmo deixando escapar a oportunidade de "sair na frente" e conhecer a história antes dela virar febre, o que com certeza me proporcionaria uma leitura mais imparcial, consegui gostar bastante do universo de Hogwarts (o suficiente para querer ir até o fim da série) com algum tempo de defasagem. O sexto livro da série foi o que mais gostei até então, daí o fato de eu ter escrito essa "resenha-não-resenha" logo aqui.
Mamães e papais: se seus filhos pedirem para lhes comprar os livros do Harry Potter, não neguem (a não ser que eles os queiram para servir de calço para o monitor do PC). Algum tempo depois vocês podem estar se esgueirando pelos quartos deles atrás dos livros, só por curiosidade...
Tullia Maria 23/09/2011minha estante
Quando li sua resenha, lembrei um pouco da minha história com Harry Potter! Meu primeiro livro da saga foi "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Acho que era muito nova, pois achei a obra uma chatice e com muitas palavras difíceis... Anos depois, dei uma segunda chance ao livro e simplesmente adorei!! Depois disso, comprei outros da saga!! E ainda não sei como pude não gostar na primeira vez! :)

AtílioSkoob 24/06/2012minha estante
O meu primeiro foi Harry Potter e o Cálice de Fogo, depois Ordem da Fênix e aí li tudo na ordem correta :)

laasmile 06/10/2012minha estante
"...além de atingir uma das maiores riquezas da Inglaterra vendendo... livros!! Em pleno século XXI, com tanta coisa mais atrativa do que papel. Algum respeito ela merece, não?"
Faço das suas palavras as minhas.

Marina 14/10/2012minha estante
esse livro é dos melhores -com muita revelação.
Pena que o filme foi escroto.

Alysson - @alyssonhp 24/09/2014minha estante
Engraçado como a maioria das pessoas que conheço começaram Harry Potter pelo terceiro livro. Eu fui uma dessas pessoas. Inclusive foi meu primeiro livro lido na vida! Eu tinha 12 anos e amei cada página escrita pela Rowling e graças a ela hoje sou um leitor voraz. E tenho orgulho de dizer que cresci com Harry Potter. Até hoje não me esqueço que chorei ao virar a última página de Harry Potter e as Relíquias da Morte, eu tinha a idade do Harry no livro(17 anos rsrs) , não por que foi um livro triste mas por tinha acabado... Ótimo texto o seu e o sexto livro também foi um dos meus favoritos!... Hoje venho reparando que HP já atingiu o status de Clássico da Literatura, pois apesar de sete anos do lançamento do último livro conheço muitas crianças e jovens que estão lendo Harry Potter e descobrindo esse mundo fantástico criado por Rowling e o prazer de ler! só por esse motivo ela merece todo o respeito do mundo!

ricardopilatti 02/01/2015minha estante
Minha história também é mais ou menos parecida. Eu era muito novo e lembro de ter retirado "Harry Potter e a Pedro Filosofal" na biblioteca da escola. Como não tinha gosto pela leitura naquela época e muito menos noção do mundo maravilhoso de HP, li algumas poucas páginas. Tenho até hoje na minha cabeça a cena das corujas entregando as milhares de cartas.

Grisi 12/08/2015minha estante
Meu primeiro livro foi Harry Potter e as Relíquias da Morte. Eu já tinha assistido todos os filmes! Gosto de Harry Potter desde pequeno, quando assisti um filme da saga pela primeira vez, mas não me interessava em ler. Um dia eu ganhei o último livro da saga e aí eu pensei: se eu já conheço a história, vou ler logo o último. Daí em diante já li quase todos! Estou agora no: Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Craotchky 22/07/2016minha estante
Resenha muito boa, parabéns!

Iury 15/06/2019minha estante
Adorei a resenha :)

Lívia 27/06/2020minha estante
O primeiro livro não é o "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" o primeiro livro da saga e o primeiro a ser lançado é"Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Lívia 27/06/2020minha estante
Mais o filme é muito modificado da saga de livros "Harry Potter" tem muitos detalhes que não tem no filme e também modificações extremas, então se você ler os livros primeiro e assistir o filme depois você vai perceber as mudanças.

Lívia 27/06/2020minha estante
Grise, você está lendo do último para o primeiro?

Grisi 27/06/2020minha estante
Não. Eu tinha começado a saga desde o primeiro

Nini 25/10/2020minha estante
Como eu faço pra ler ? N consigo

Nina 15/01/2021minha estante
Eu também não consigo começar a ler alguém me ajuda? Por favor

Mione 25/01/2021minha estante
Ele falou certo no comentário Harry Potter faz crianças modernas devorarem livros de 500 páginas, eu por exemplo (tenho 11 anos) li Harry Potter e a Ordem Da Fênix (o maior livro da saga, tem 700paginas) em uma semana.

Tutu 13/06/2021minha estante
Como faz pra ler ._.

Hellenvena 20/07/2021minha estante
Cá estou eu em pleno 2021 lendo Harry Potter pela primeira vez haha, nunca é tarde pra começar não é mesmo? Tô amando DEMAAAAIS, agora entendo toda a fixação da galera ??

Potter 25/07/2021minha estante
Oiiii

Marcel 13/08/2021minha estante
Sua resenha foi pura nostalgia pra mim!
Eu comecei pela Câmara Secreta, que eu tinha emprestado de um amigo, sendo que eu já tinha visto os dois primeiros filmes antes.

Tainá 15/09/2021minha estante
Muito interessante sua resenha,deu mais vontade ainda de ler

Kamila 10/01/2022minha estante
Eu amo demais esse livro ?

FlAvia.Alessandra 11/01/2022minha estante
Gosto muito desse livro foi tão gostoso do inicio ao fim. Acho q é meu favorito , ou ñ? Aí ñ sei. amo tds mas esse é bom demais

Juju 26/01/2022minha estante
Eu simplesmente amei esse livro ele e muito bom ?

Juju 26/01/2022minha estante
Eu vou ler mais e mais

Juju 28/01/2022minha estante
Amei

Melhor livro da saga tirando a depressao final

Melhor livro da saga tirando a depressao final

Luiz 02/03/2022minha estante
Melhor da saga tirando a depressao final

Julya lya 27/07/2022minha estante
Como ler nesse app kkkk sou nova aqui

Julya lya 27/07/2022minha estante
Como ler nesse app kkkk sou nova aqui

Sah :/ 01/08/2022minha estante
Falo tudooo, tô até sem palavras
Rsrsrsrs

Sophie.Ramos 20/10/2022minha estante
Olha amei o livro como amo todos de Harry Potter mas esse é o que mais me incomoda, a história não me prendeu achei que enrolava de mais, demorava muito para os acontecimentos ocorrem eram 5 capítulos seguidos só deles conversando em Hogwarts de coisas que não agregam muito, o que me desprendida a atenção e eu parava de ler e demorava pra voltar a ler. Tirando isso achei ótimo

Samyra.Goncalves 14/01/2023minha estante
O meu favorito da saga, chorei horrores?

Clara724 22/12/2023minha estante
Eu comecei a ler com o enigma do príncipe, mês passado. Mas já conhecia a saga e já assisti e assisto os filmes até hoje. To lendo o cálice de fogo, super legal. Sou uma criança e li enigma do príncipe em 2 dias, hipnotizante.Li por conta da cena ÉPICA DA GINA COM O HARRY.??????

Maygeek7 12/06/2021

Varinhas para o alto o Mestre do magos morreu ?
Em Enigma do Príncipe, JK nos bombardeia com tantas descobertas, revelações e acontecimentos. Depois do longo e cansativo Ordem da Fênix, O Enigma do príncipe é bem melhor.
Não tem como ler a saga e não amar Dumbledore. O bruxo é a perfeita representação da inteligência, da sabedoria e generosidade. Achei fodastico quando ele foi na casa dos durleys buscar Harry.
Nesse livro conheci mais sobre Tom Riddle  ou melhor Lord Voldemort (Blé). Aliás, muito interessante sua história, aqui que descobrimos suas origens e motivações. Ele é uma peste, a própria maldade em pessoa.
Finalmente sei o que são as Horcruxes.
Achei uma chatice Rony e Hermione com ciúmes entre eles, uma frescura do caramba.
Harry tem uma obsessão por Draco, o tempo todo perseguindo e acusando ele. Mas ao menos nesse livro ele não saiu descontando sua frustração em seus amigos próximos.
Draco na verdade ficou muito sumido, deveria ter sido mais explorado com a missão que lhe foi dada. Snape também era pra ter aparecido mais, finalmente quando o cara ganha o cargo de professor de Defesa contra as artes das trevas nem é mostrado o que ele tá ensinando?! Pelo amor de dumbledore, JK !!
Eu gosto do snape, apesar dos pesares ele não é do mal. Muita diferença entre voldemort que é a maldade em pessoa, Snape só agiu mal.
No final eu tive medo da merda com aqueles defuntos lá na caverna. E chorei com a morte de Dumbledore, principalmente quando a Fênix começou a cantar... ?

Muita coisa aconteceu. Esse com certeza é meu segundo livro favorito da saga.
Fernandes 12/06/2021minha estante
Senti falta do Snape ensinando também

Isla Wolff 13/06/2021minha estante
Tu tá firme no HP, ein

Maygeek7 13/06/2021minha estante
Sim, Isla kkk. Só na ansiedade com o próximo, quero saber como Harry vai derrotar o voldemort

Isla Wolff 13/06/2021minha estante
Hahahaha feliz de te ver empolgada desse jeitoooo

Gustavo616 20/07/2023

Sectumsempra
Penúltimo livro da saga, um dos mais importantes, O Enigma do Príncipe.

Logo após os eventos finais do livro anterior, as pessoas começam a acreditar em tudo o que Harry Potter disse ter presenciado ao fim da última prova do Torneio Tribruxo. A popularidade do garoto aumenta drasticamente agora que todos acreditam que ele é O Eleito, e Harry vai carregar esse peso por mais um ano letivo em Hogwarts enquanto se prepara, com auxílio de Dumbledore, para o que o aguarda.

Se em A Ordem da Fênix você começa a entender melhor a relação entre Harry Potter e Lorde Voldemort com muito mais profundidade e riqueza de detalhes, é aqui, em O Enigma do Príncipe, que Harry e os outros irão começar a ir atrás de formas para combatê-lo, mas para isso precisarão conhecer o passado do Lorde das Trevas.

Ainda que com menos páginas que o livro anterior, O Enigma do Príncipe ainda continua a ser um dos maiores, e novamente cada página sendo absolutamente necessária.

A partir de A Ordem da Fênix, as adaptações começam a perder mais da história dos livros, e com a adaptação de O Enigma do Príncipe não foi diferente. Novamente repetindo o que digo em tantas outras resenhas: É sempre complicado adaptar um livro tão rico em história em tão pouco tempo de tela. O filme não é ruim, muito pelo contrário, ele é excelente, mas deixa muita coisa dos livros de lado.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um livro que vale a pena cada página.
Aline MSS 23/07/2023minha estante
Eu gosto mto desse livro. Li ele na época q o ultimo livro ainda não tinha lançado. Tenho na minha mente até hj o desespero q senti ao finalizá-lo. É mto bom! ??

Gustavo616 23/07/2023minha estante
É muito bom mesmo, e dificilmente vou me esquecer daquele final. Livro perfeito!

San 28/07/2023minha estante
Mais perfeito se todos!

San 28/07/2023minha estante
Mais perfeito de todos!

iamdudis 25/03/2022

"Lutar, e recomeçar a lutar, e continuar a lutar."
É difícil dizer qual é o melhor livro da série, pois a cada volume tem a superar o anterior. Enigma do príncipe é um dos melhores livros e esclarecedor em várias formas, mesmo relendo novamente acabo por me surpreender por algum detalhe que não havia percebido, talvez pela influência dos filmes, infelizmente também é o pior filme da série, a adaptação não faz jus ao livro.

O livro inicia com um novo ministro da magia que diferente do antigo não deixa margem para erros. Harry Potter está com 16 anos e compreendendo seu papel contra Lorde Voldemort, também conhecendo pela primeira vez o amor (romance) e se encaminhando para o propósito de ser o Eleito. Hermione Granger e Ronald Weasley permanecem nessa aventura de segredos, luta e a esperança de dias melhores ao lado do amigo.

Reviravoltas acontecem a todo momento no livro, personagens que não tiveram espaço aprendemos a compreender melhor sua parte nesta história. Entendemos a motivação do Lorde das Trevas e um pouco de seus segredos, assim como também suas fraquezas. Esse volume também é marcado por perdas importantes e sentimento de impotência.

Alvo Dumbledore é o melhor personagem dessa série e sempre será e nada supera a importância e sua influência na luta contra as Artes das Trevas. A Escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts ainda resisti mesmo sendo alvo de cobiça e planos sombrios.

Paloma152 08/01/2022

Aqui o Harry apesar de jovem carrega toda a responsabilidade de matar o voldemort e acabar com os comensais da morte e com a morte do Dumbledore, mais uma pessoa importante sendo tirada da vida dele, retrata ainda mais tristeza pra vida do Harry e mais desejo de por um fim em todo o mal que existe no mundo bruxo, sendo o penúltimo livro dando por quase concluída a saga do bruxo Potter.
Richardy 08/01/2022minha estante
O MEU FAVORITO! Denso, caótico, cheio de segredos, revelador, triste, engraçado, o preparo para o gran finale: O MELHOR.

Alberto 19/05/2021

Um marco na literatura fantástica
O livro tem um ritmo lento, sem muita ação, envolto em mistérios e incertezas. Mas, na terça parte final, ele ganha uma certa tensão e culmina com um momento histórico em termos de personagens de fantasia. É bem emocionante e impossível de esquecer.
Andriele 19/05/2021minha estante
Meu favorito da saga! ??

Sah 19/05/2021minha estante
Amoo

Alberto 19/05/2021minha estante
Aquele momento ali perto do final é até difícil de ler. Emocionante mesmo. Ótimo livro. ?

Susie.Gameleira 19/05/2021minha estante
Estou ansiosa para ler!

Thallyta 20/05/2021minha estante
Justamente pelas incertezas e por todo mistério esse livro dá uma grande passo para o fim, com muitas descobertas levando Harry - e o leitor - a finalmente ligar as peças do quebra-cabeça. É o meu favorito.

Inae 27/11/2021

"Esse livro pertence ao Príncipe Mestiço" ?
Sem dúvidas o melhor livro da saga, é triste ver o que fizeram com o filme que tinha tudo para ser o melhor.
Achei que nenhum livro iria superar o meu amor por Prisioneiro de Azkaban mas esse me surpreendeu demais. A história do Voldemort é totalmente desenvolvida aqui. O passado e o passo a passo que ele construir até chegar nos dias de hoje é totalmente explicado e eu achei a história perfeita.
Confesso que não consigo gostar de jeito nenhum do Snape, me desculpem mas não dá.
Enfim esse é o livro perfeito. ?

bloodinthewine 27/08/2021

enrolei três meses pra terminar esse livro porque os capítulos iniciais eram tão chatos que me dava preguiça de ler. realmente só começou a me prender, a ficar bom mesmo depois dos cinquenta por cento e eu devorei os últimos setenta por cento. gostei demais de ver que a gina apareceu mais nesse livro e o desenvolvimento da relação dela com o harry. esse final que eu ainda não digeri e acho que nem vou e agora tô com mta raiva do snape, é isso

m.cIara 05/02/2024

Sutileza na abordagem.
Este é meu livro favorito absoluto de toda a série. É tão obscuro em alguns lugares, na verdade bastante assustador, mas os flashbacks do passado em que aprendemos tanto sobre Voldemort ou devo dizer sobre Tom Riddle são absolutamente absorventes. Tudo parece estar em risco aqui e você simplesmente não sabe o que vai acontecer a seguir, nada nem ninguém parece mais estar seguro. Há também um toque de romance, e não apenas para Harry, o que ajuda a aliviar as coisas, mas a tensão neste livro é palpável e realmente não é algo que você possa controlar. É um livro robusto, mas consegui fazê-lo em um fim de semana e fiquei querendo mais. Há tantos enredos neste e o ritmo acelerado não diminui da primeira à última página. Quanto a novas reviravoltas e revelações completas, bem, há mais do que você pode imaginar.

Maygeek7 29/07/2022minha estante
Snape é meu personagem preferido ??

lanna :) 09/08/2022minha estante
ótima resenha!!!

DANILÃO1505 09/08/2022minha estante
Valeu! @Ianna :)

Michela Wakami 19/07/2022

Uma explosão de emoções.
Terminei esse livro, ansiosa para o próximo.
Estou com muitos pontos de interrogações e quero muito saber as respostas.
Vanessa 20/07/2022minha estante
?? tbm amei esse

pizarrel 20/07/2022minha estante
Ahhhh, HP! Minha saga conforto. ??

Paloma 20/07/2022minha estante
Ele é tão bom ! Amei.

Pedro.Henrique 09/02/2022

"Esse livro me destruiu , 5 estrelas kkkkk"
Que livro bom
A escrita é maravilhosa, JK Rowling escreveu esse livro pra ser perfeito!
Você não lê, você engole esse livro
A profundidade dos personagens, Severus Snape é o personagem mais profundo da saga
A forma com que ele age é incrível!
Esse livro é o meu favorito da saga!
Que magnífico
Chorei duas vezes! Uma de alegria outra de tristeza
Vini 09/02/2022minha estante
Inacreditável, acabei de ler o livro e discordo totalmente. Muito decepcionado com este livro justamente por ser bem mal escrito. Os acontecimentos são bons, mas como acontecessem....

mariana 09/02/2022minha estante
o melhor da saga!

Tati Bertoldo 12/08/2021

O Enigma do Príncipe
Inacreditável! Esse foi o livro mais surpreendente que li do universo Harry Potter. Cada detalhe contado da vida de Tom, cada dica aceita do Príncipe Mestiço, tudo é incrível. Com uma pitada de romance adolescente oque fez eu amar ainda mais esse livro.

leticia.lacerda. 19/10/2023

Socorro
Deveriam ter usado o livro como roteiro para o filme
A personalidade da Gina foi dessa para uma melhor
E CADÊ A HISTÓRIA DA FAMÍLIA GAUNT EU A BATALHA DA TORRE DE ASTRONOMIA
Rayssa 19/10/2023minha estante
simplesmente o maior da saga, digo c tranquilidade

Karol ou Ka 19/10/2023minha estante
Cara, a Gina é muito desvalorizada no filme. Aproveitaram a personagem muito mal

Rayssa 19/10/2023minha estante
simmmm, nossa chega da raiva. ela parece uma figurante nos filmes, até a lila que teve destaque tem mais presença que a gina

Isabela1676 19/10/2023minha estante
A adaptação desse livro é de pedir scr, nss eu nunca vou me conformar com oq fizeram com a Gina, logo ela q tem uma personalidade tão forte e marcante, ela é uma das melhores personagens femininas q eu já li, e eu tbm detesto a forma como colocaram o velório do Dumbledore

GiiMelo 19/10/2023minha estante
Vale a pena ler a saga se eu já gostei dos filmes?

Maria 19/10/2023minha estante
Gii Melo Leia vale super a pena é muito bom

Isabela1676 19/10/2023minha estante
Gi, na minha opinião vale sim, eu amo os filmes mas lendo vc pode saber de fato como são alguns personagens e etc, se vc gostou dos filmes q foram mal adaptados as chances de vc gostar dos livros tbm é grande, recomendo dms

leticia.lacerda. 19/10/2023minha estante
Gi , recomendo MT vc ler os livros aprofundam bem mais a história principalmente em Enigma do Príncipe

Leitura e . 07/07/2021

@leituraeponto
Finalizado!!

Logo posto no Instagram? segue lá

@leituraeponto

? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?