Uma Dose Mortal

Uma Dose Mortal Agatha Christie

Resenhas -

Carol.Alves 12/07/2020

Leitura obrigatória para que ama a Rainha do Crime
Poirot vai ao dentista e depois da sua consulta descobre que ele comentou suicídio... Mas será? Dentre os pacientes daquele dia, tinham ele, um banqueiro importante, um espião grego, uma missionária que voltara da Índia e um revolucionário americano. Bem, o espião é encontrado morto no hotel por overdose de anestésico. Ah, então o dentista cometeu suicídio após descobrir que medicou erroneamente seu paciente... Mas, será? Poirot está com a pulga atrás da orelha e decide por a massa cinzenta para funcionar... porque "uma vida " foi tirada e o fim não justifica os meios, uma vida não é melhor que a outra.

Vanea 06/06/2020

Segredos do passado
Nesse livro podemos ver que segredos do passado podem voltar a qualquer momento.
Uma trama típica do estilo Ágatha, em que vários personagens são suspeitos.
Como em todo livro com participação do detetive Hércules Poirot, ele, com suas anotações, vai desenrolando a trama e descobrindo fatos, mas nada é dito claramente até que, no final, "joga na cara do leitor e do assassino" toda a história de uma vez, deixando o assassino sem reação.

Marcia.Cruz 23/05/2022

Como sempre Aghata te prende de uma forma impressionante no livro. E ainda traz uma questão sobre etica, e corrupção

Kássio 04/07/2020

Intrigante
História com enredo intrigante que da vontade de ler tudo até descobrir as respostas.

William 21/03/2020

Temos um dentista que comete suicídio e depois um paciente dele morre devido a uma super dose de um medicamento aplicado por esse mesmo dentista enquanto consultava com ele. A polícia acredita que o motivo do suicídio foi que ele percebeu que errou em preparar a dose que foi aplicado no paciente levando posteriormente a morte. Mas Poirot, com seu faro, não acredita nessa versão e parte a procura da verdade. É uma história muito bem construída e aos poucos o leitor vai percebendo a verdade e como sempre, Agatha Christie consegue um final surpreendente.

Talita 02/08/2020

Como sempre, o assassino é quem lenos se espera.Agatha Christie sempre se garante.

Italo Ruan 20/08/2020

Muito interessante, cheio de política e mistério, o que torna a história ainda melhor!

shay 06/04/2024

Uma dose mortal
Ce's magnifiq...... Miss Marple é uma velhinha maravilhosa. Mas Hercule Poirot é simplesmente incrível. Sou mais do que fa.

voandocomlivros 08/05/2023

🦷 "Estou preocupado com a vida dos indivíduos. Cada um deles tem o direito de que a vida não lhe seja tirada."

"Uma Dose Mortal" nos entrega um Hercule Poirot mais humano, afinal, as pessoas têm medo. Alguns de escuro, outros de assalto, ou medo de avião, da morte... são infinitos os medos. Nosso famoso detetive belga, Poirot, tem medo de dentista. E é com esse medo anuviando os pensamentos de nosso protagonista costumeiramente tão centrado que iniciamos essa leitura.

Depois de algumas risadas, o enredo nos oferece a primeira morte, uma suspeita de suicídio, que acontece nesse mesmo consultório odontológico que expôs o desasossego de nosso herói.

Desconfiado que o acontecimento tenha sido na verdade um assassinato premeditado, Poirot parte para as investigações. Pelo caminho, o detetive se depara com outros crimes e até um desaparecimento.

Agatha Christie costumava ter mil ideias ao mesmo tempo e as organizava como anotações em seus cadernos. A ideia para esse livro surgiu quando ela ainda escrevia "Os Crimes ABC" e anotou brevemente: "homem sem pernas - às vezes alto, às vezes baixo. Idem - com dentes projetados e descoloridos, ou brancos e planos". Para nós, meros mortais, essa anotação beira ao incompreensível, mas era assim que ela trabalhava. E foi assim, que em alguns anos mais tarde ela começou a desenvolver suas "ideias de dentintas", fez pesquisa de campo visitando dentistas e foi elaborando melhor os pensamentos até sua criação final: "Uma Dose Mortal".

Outro ponto importante, que devemos atentar para uma melhor compreensão daquilo que a autora queria transmitir, é o contexto histórico em que o livro foi escrito. Era início da Segunda Guerra Mundial, algo que a autora tanto temia depois de ter vivido as barbáries da Primeira Grande Guerra. Viver outro horror com um medo diário de uma invasão alemã, faz com que seu personagem mais famoso reflita sua melancolia.

Ela lutou contra essa tristeza em que viveu, tentou deixar a história mais leve e divertida, mas está lá, o leitor não precisa ser tão atento para sentir o tom glacial se apoderando da história, e quando você sabe o porquê, aperta o coração.

Apesar de não ter entrado na lista de melhores leituras que fiz da autora, é com certeza um livro que me marcou e me aproximou ainda mais do mundo em que ela viveu.

Não recomendo como primeiro contato com a Christie, mas se você já conhece outras obras dela, só se joga. E uma dica: anota os nomes das personagens em um caderninho, porque ela foi bem criativa e não polpou ninguém da quantidade. 😄

🦷 "O Mundo é de vocês. Um novo céu e uma nova terra. Peço apenas que reservem, nesse novo mundo de vocês, um espaço para a liberdade e para a piedade..."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/uma-dose-mortal-resenha

Mari 21/03/2022

Tudo no caso foi extraordinário demais, com muitas possibilidades e caminhos, mas foi divertido ver Poirot confuso, e nesse livro o lado observador dele foi pra outro nível. Surpreendeu como sempre na conclusão.

Não é um dos melhores da Agatha, mas é bom, interesse, tranquilo e até mesmo divertido no início.

Pamella.Criisttina 11/10/2022

Dose mortal conta a história de um dentista que cometeu "suicídio" supostamente depois de aplicar uma (dose mortal) em um de seus pacientes.
Maaaas estamos falando de um livro da rainha Ágatha né, nunca tem nada simples nos livros dela kkkk esse não poderia ser diferente, simplesmente uma das maiores reviravoltas que já li em um livro dela ..
Leitura foi bem lenta , mas a culpa é inteiramente minha , que andei meio off de livros , infelizmente...
Porém acabei ele , e é incrível o jeito dela de nos prender em suas histórias ??

margaux.Castro 29/05/2023

Vá ao dentista regularmente !
Livro para quem gosta de uma teoria da conspiração e é fã da literatura policial/ detetive. Ah, e se você tem medo de dentista, sinta-se acolhido pela Rainha Agatha.

Arthur.Timotheo 26/06/2023

AMEI!!!!!!!!!!!! Leitura boa para começar a ler Agatha Christie.
Li este livro por curiosidade. Não esperava muito, já que na sinopse diz que o livro aborda temas como Segunda Guerra Mundial, que eu não gosto. (as próximas frases podem ser consideradas spoiler, mas não dizem o assassino nem coisas relacionadas ao crime, só sobre a investigação) Mas, além desses temas não serem abordados, gostei da forma como isso acontece, já que todo esse tema “político” era o caminho errado para a resolução do crime, o que é mencionado várias vezes. Amei o livro e todo o crime. Muito, muito bem cometido.

Marja 17/10/2023

Um bom livro. Não me prendeu tanto quanto os outros dela que li. Mas sem duvidas não esperava esse final. Ela sempre surpreende