Shogun

Shogun James Clavell

Resenhas - Shogun

Frida 07/04/2021

Para conhecer a cultura japonesa samurai
Indico muito a leitura pra quem tem interesse em conhecer a cultura japonesa por volta do século XVII (em especial a samurai)!
Acho muito interessante refletir, depois da leitura, sobre como a religião está intrinsecamente ligada à moral de uma sociedade, e como isso influencia no comportamento das pessoas. Ou ainda sobre situações atuais que tem fortes influências da mentalidade militarista japonesa.
Agora, vou falar sobre os pontos negativos da obra. Primeiro, os capítulos são bem longos e não terminam com algum "gancho" pro próximo. Ademais, no geral, a história não tem um bom ritmo, e por esses motivos eu demorei bastante pra ler o livro, ele não me "viciou", não fiquei curiosa pra ver como iam se desenrolar os acontecimentos. Apesar disso, em certos momentos, eu ficava encantada com a história, achava realmente sensacional. Enfim, foi meio uma montanha russa de emoções durante a leitura.
Um último detalhe é sobre os diálogos, eu fiquei extremamente confusa sobre quem estava falando o que, mas isso também pode ter sido um problema da versão digital do livro que eu li.
Enfim, pra complementar, recomendo muito o documentário "A Guerra dos Samurais" da Netflix. Os eventos narrados lá se passam antes dos eventos do Xógum, mas não dão nenhum spoiler.
Amanda 06/04/2022minha estante
Você tem recomendação de outros livros com temática samurai?

SOTRATI 01/08/2022

Visão Européia do Japão de 1600
O autor apresenta a história pré batalha de Sekigahara através dos olhos de um navegador inglês. A riqueza de detalhes do cenário e dos rituais diários japoneses dá época e o estranhamento com o estilo de vida europeu, utilizando as movimentações políticas e militares, com suas traições, alianças e estratagemas é o ouro desse livro.
A escolha dos momentos prévios da batalha é um enorme acerto. Outro ponto a se destacar é a grande quantidade de personagens femininas fortes e importantes para a saga, sendo apresentadas invariavelmente como excelentes estrategistas e as manipuladoras dos homens que detém as posições de destaque.
Talvez o ponto fraco seja a superioridade dos dois personagens principais, Blackthorne e Toranaga em relação aos demais. Por vezes são quase super heróis frente às pessoas comuns, o que enfraquece um pouco a questão histórica do romance.
O enredo é muito bem urdido, as escolhas para as resoluções dos problemas são quase sempre inteligentes e verossímeis, e, o mais importante, o romance prescinde de conhecimento prévio da ocasião histórica para poder ser desfrutado e entendido.
Enfim, vale muito a pena dedicar-se a esta obra que se mostra satisfatória em muitos e diversos níveis.

Dailton 16/03/2015

Muito boa leitura
Li este livro há muito tempo. Mas me recordo de ter percorrido muito rapidamente toda a longa aventura que começa com a chegada da tripulação de uma caravela ao litoral do Japão, ainda na era dos shogunatos, uma espécie de feudalismo existente no seculo 17. Além de muita aventura, mostra o choque de duas culturas e os fascinantes valores japoneses.

Galo Doido 14/08/2012

Boa leitura!!!
Gostei muito. Pena que a versão que li tenha a continuação. Estou aguardando.

Fimbrethil Call 03/09/2016

Absolutamente ótimo!
Simplesmente brilhante. O contraste chocante entre a Europa do século XVII e o Japão. É impressionante como a Europa devia ser nojenta! Uma imundície, pessoas fedendo. O personagem principal precisou levar um golpe de cartê pra tomar banho, porque ele se recusava!

marcosm 16/11/2017

Never really took off
I'm confused about this book. It wasn't boring but... I was never really into it and I can't really explain why. The characters promise too much, but to me, they never delivered. I couldn't relate to any of them or cheer/fear for their fate. Clavell repeatedly uses the same tricks, going back in time to explain how a situation was resolved. Also changing the narrative to the line of thought of a character, many times in a confusing way. The pace is so slow throughout most of the book and yet fails to build a crescendo for the 'big finale'.

Tefis 07/01/2021

Um excelente livro, que junto com a obra Musashi podem criam um excelente paralelo da visão cultural japonesa, no caso de Shogun pelos olhos de um estrangeiro.
Os personagens são extremamente cativantes, e alguns com habilidades políticas inimagináveis.
É uma ótima leitura, um pouco longa, mais bem instigante durante todo o enredo.

Myrla.Garcia 09/05/2024

Incrível
Nunca pensei mergulhar tão fundo na cultura japonesa. Conheci através da série e certeza que irei ler outros livros.