Pequenas catástrofes

Pequenas catástrofes Pablo Capistrano

Resenhas - Pequenas catástrofes

Jaime.Azevedo 15/06/2018

Deuses psicodélicos
Pequenas catástrofes, de Pablo Capistrano, é um livro singular: um Thriller filosófico e farmacêutico que surpreende a cada virada de página.

A trama acompanha o protagonista, alter ego do autor, no reencontro com um antigo colega de classe, Demian, que lhe apresenta um culto (o projeto Zaratustra) baseado em uma droga misteriosa, o tetrapharmakon. A trama passa por Natal, pela Europa, por divagações filosóficas sobre o destino da deusa Atena (uma passagem muito legal, com uma pitada de Gaiman) sem nunca ficar chata ou intelectualmente pedante. Tudo no livro é orgânico, flui bem, em um estilo seguro e muito bem trabalhado para parecer simples apesar dos temas complexos - algo meio filosofia pop. Várias referências musicais, históricas e filosóficas estão espalhadas pelo livro, como uma narrativa subterrânea que o leitor mais curioso pode explorar.

O enredo é bem planejado e surpreendente, com um grande final. Não foi à toa que a Rocco republicou o livro depois, nacionalmente. Uma obra incrível, que consegue evocar uma aura perfeita de aventura, psicodelia e loucura.
Rafael 08/07/2018minha estante
Eu devorei o livro inteiro hoje e não esperava nada de nada dele. Porque eu só havia lido a primeira página na biblioteca em que peguei emprestado e achei interessante. Nossa, muito bom. Muito bom.

Matheus Lopes 02/01/2023

Pequenas Catástrofes
Pequenas Catástrofes me parece um livro despretensioso. A sensação que ficou foi de um livro sem roteiro, que foi se desenrolando ao longo do processo criativo através de reflexões do autor.

Quanto aos pontos positivos, a primeira parte em especial é fantástica. São profundas as reflexões pessoais que giram em torno do protagonista, de sua relação com o mundo, com o processo criativo, com sua história, com a filosofia.

De negativo, a "falta de roteirização" me deixou com uma sensação de falta de norte. O livro passa de uma narrativa pessoal biográfica para ficção científica e, ao fim, para um certo suspense (talvez thriller, conforme outra resenha) tudo de forma um pouco desordenada a meu ver.

Por fim, me pergunto até que ponto há algo de autobiográfico no livro. Além disso, o excesso de micronarrativas (crônicas?) traz um perfil próprio para a escrita, mas que pode acabar se distanciando demais da realidade ou do eixo da estória - o que, claro, não precisa ser o objetivo do escritor.

No geral, uma boa leitura.

Dri Menezes 22/10/2009

Surpreendente.

Vick 18/03/2023

Pequenas catástrofes, grandes reflexões
Tive o prazer de ver o Pablo falando sobre esse livro em uma palestra que tive, e quando ele comentou sobre a inspiração e a história, fui prontamente atrás de achar a obra.

Acredito que por se passar na minha cidade, foi muito mais prazeroso enteder as referências e me imaginar nos ambientes. Mas, o autor expande esse comodismo, nos levando a mais lugares com descrições na medida.

Achei o "plot" da história fantástico, cheguei a pesquisar se aquele ocorrido tinha sido verdade ou não.

Além do final, todo o decorrer do livro foi uma experiência muito reflexiva, lia duas páginas e passava 10min refletindo sobre as perguntas que ele mesmo tratava de responder.

Um "ecstasy" absurdo com a leitura.

Tata 05/03/2024

Esperava mais do final. Achei que o autor iria surpreender com um final que ninguém estava esperando, mas ele foi pelo "óbvio". Achei bem interessante grande parte do livro, apesar de ter elementos na narrativa que ele colocou sem utilidade alguma

Drielly21 20/03/2024

O quê inspirou esse livro?
Devo confessar que muitas vezes a leitura desse livro foi torturante, por ele ter muito conteúdo em um pouco espaço de tempo, muitas horas ele ficava cansativo e confuso. Mas em geral, o que mais me deixou interessada sobre esse livro foi a genialidade do escritor em demostrar tanto conhecimento, e fazer o leitor ao terminar o livro, debater sobre o que foi lido e tentar assimilar cada referência utilizada ao escrever o livro. E querendo ou não, a história é bem previsível, mas deve dá a chance de ler ele pra tirar as próprias conclusões e também procurar entender as referências de vários conhecimentos de ensino.