A Promessa

Harlan Coben

Resenhas - A Promessa

Renata Rodrigues 05/08/2017

Harlan Sempre Surpreende
Para quem leu o livro anterior da série - O Medo Mais Profundo - o início de A Promessa vai ser bem interessante. Um tipo de "tempos depois". Costumo dizer que algumas pessoas tem um certo imã que atrai coisas ao longo da vida. E na vida do Myron não seria diferente. Ele sempre se envolve em algum caso interessantíssimos e o modo como ele age para solucionar as questões é o que nos prende no decorrer da leitura. Não irei dar spoilers - detesto isso -, posso afirmar que vale a pena dedicar-se a leitura deste livro. Se tratando do Coben, tudo é possível e muito, muito empolgante. Embora seja o 8° livro da série, quem ainda não teve o prazer de acompanhar as obras anteriores, pode ficar despreocupado. Ao longo da história você irá conhecer melhor os personagens e o papel de cada um no enredo. Não ter lido os anteriores não irá prejudicar o entendimento desta obra.
Indico este livro e espero que todos possam ter momentos maravilhosos ao lado da dupla Myron e Win.

Na Nossa Estante 17/03/2017

A promessa
Harlan Coben não precisa fazer uma promessa de que seus livros vão ser sempre intensos e surpreendentes, ele simplesmente faz com que isso aconteça naturalmente e novamente, em A Promessa todo o mistério, todos os motivos, todas as situações são realmente reveladas, sem que em nenhum momento em todas as 351 páginas eu tenha tido uma ideia sequer do que estava acontecendo realmente.

Desta vez o ex-astro de basquete e herói nas horas vagas, Myron Bolitar, dá uma festa em sua casa e no porão onde ele dormia quando adolescente, a filha de sua namorada, Erin, conversa animadamente com a filha da vizinha de Myron, Aimee Biel. Myron viu Aimee crescer e como está entrando em um “relacionamento sério” com Ali, mãe de Erin, ele se preocupa com uma conversa entre as duas que ele escuta quando está chegando ao porão. Neste momento, tomado pela preocupação, ele faz com que as meninas prometam ligar para ele em caso de problemas, qualquer problema, ele está disposto a ajudar, sem cobrar, sem perguntar e sem contar aos pais.

Ele não sabia que neste momento, no momento em que prometeu, teria esta promessa cobrada.

Algum tempo depois daquele dia no porão, Aimee Biel liga de madrugada para Myron e pede que ele a leve a um determinado local. É o que ele faz, ele até tenta perguntar o que está acontecendo para tentar ajudar, mas Aimee não quer dizer, ameaça ir embora e deixá-lo em um posto de gasolina, então ele faz o que Aimee pede.

Myron não contava com o desaparecimento de Aimee e além de ser o primeiro suspeito de ter desaparecido com a adolescente, ele tem que fazer outra promessa, encontrá-la! Nesta procura o protagonista acaba se deparando com o caso de outra adolescente desaparecida, Kate Rochester, que foi reconhecida por uma médica que estuda rostos, Dr. Edna Skylar. Kate tem um pai violento, uma mãe submissa e sua única ligação com Aimee é o caixa eletrônico onde as duas sacaram dinheiro antes de desaparecer.

É uma história complexa que envolve professores, namorados, pais e filhos e até amigos que têm sua admissão em faculdade recusada ou aceita dependendo da influência externa para aceitação, expondo assim que o sistema universitário dos Estados Unidos pode ter muito mais a ver com o poder e influência do que com estudos e notas.

Myron vai perseguindo dois caminhos, um que o leva ao amor depois de anos sozinho e outro caminho que o leva a descobrir o que aconteceu com Aimee e Kate. Somente lá na última página ele nos explica minuciosamente tudo o que realmente aconteceu e o leitor só pode admirar a criatividade de Harlan Coben em mais um livro genial!

Toda a evolução da história nos mostra um enredo muito bem elaborado, sem tramas soltas e Myron continua sendo uma personagem cativante. Excelente livro para quem adora um bom suspense.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/03/a-promessa-resenha-literaria.html

Jansen 21/03/2017

Diversão descompromissada
Uma médica que tinha capacidade de memorizar rostos, cruza no Metrô com uma jovem que estava desaparecida. Dias depois ela resolve comunicar às autoridades.
Por outro lado, Bolitar, protagonista do romance, faz uma promessa a uma adolescente, amiga da família sem saber das consequências que daí viriam.

Jovens desaparecidas estão deixando as autoridades preocupadas. O livro se desenvolve a partir dai. O final é interessante, aliás é o melhor do livro. O resto não tem muita novidade.

Geórgea 22/03/2017

A Promessa
O rosto de Katie Rochester está nos jornais. Os pais inconsoláveis aparecem na televisão implorando por qualquer informação. A polícia não tem tanta certeza sobre essa história, pois antes de sumir a garota, que é maior de idade, sacou uma quantia em dinheiro. As teorias sobre uma possível fuga de casa são óbvias. Após meses a doutora Edna Skylar avista a jovem, com um cabelo diferente e um visual repaginado de mãos dadas com um homem. Ao se aproximar, o pedido da jovem não deixa suspeitas: “não fale para ninguém que me viu”.

Myron Bolitar agora leva uma vida diferente. Superando antigos relacionamentos, problemas com a empresa e a distância do filho, que ele conheceu há pouco mais de sete anos, ele segue sua vida. Sempre com o seu fiel e excêntrico escudeiro Win, ele procura preencher lacunas que ainda existem nos seus dias e enterrou esse complexo de tentar ser sempre o herói que vai ao resgate dos indefesos. Certa noite ele ouve duas belas e jovens adolescentes conversando no porão de sua casa e movido por algo que não sabe explicar, pede para que elas o chamem quando estiverem com qualquer problema, sem perguntas.

“Por favor, escutem, está bem? Se algum dia estiverem numa encrenca, se saírem para beber, se seus amigos estiverem bebendo, se vocês estiverem chapadas ou doidonas ou sei lá o quê… Prometam que vão ligar para mim. […] Não vou fazer nenhuma pergunta. Não vou contar aos seus pais. É a minha promessa.”

Passados alguns dias, às 2:17 ele recebe um telefonema de uma das jovens que estavam no seu porão. Ela parece nervosa e pede para que ele a busque em determinado local da cidade. Ao chegar ela solicita para que ele a leve até a casa de uma amiga e o mais importante, que ele não conte nada para ninguém. Seguindo com sua promessa ele faz tudo que é pedido e, após o desaparecimento dessa jovem também, as suspeitas recaem sobre ele.

A jovem, Aimee, refez os mesmos passos da outra garota desaparecida. Seria tudo uma grande coincidência? Essa jovem também fugiu de casa como suspeitam os policiais do outro caso? Alguém a sequestrou? Ele não pode simplesmente desaparecer. Nesse momento, Myron, entra numa corrida perigosa, sempre com a ajuda de seu parceiro Win, em busca da garota e da verdade por trás de todos esses desaparecimentos.

Minha Opinião

Harlan nunca decepciona. Com uma escrita fluída e diálogos envolventes, o autor conduz o leitor de maneira branda. Nessa história cheia de reviravoltas ele traz todos os elementos necessários para fazer com que fiquemos sempre cheio de dúvidas até a última página. Como já é clássico do autor, o final é sempre surpreendente e faz uma revelação estarrecedora que jamais imaginamos.

Tenho um carinho especial por Myron Bolitar. Sempre com uma resposta pronta, carregado de determinação e um grande coração, ele mostra que é possível desvendar até os maiores mistérios que parecem sem solução. Ao perceber que havia errado e colocado em perigo alguém que ele amava, ele não mede esforços para correr atrás de respostas. Sempre com um bom humor e raciocínio rápido, ele age principalmente movido pela emoção, pois seu senso de altruísmo é maior que os perigos que ele precisa enfrentar. Já havia lido outro livro em que ele também era o personagem principal e isso foi algo que ficou marcado em mim desde a primeira vez.

“O homem tinha olhos pretos, daquele tipo que via tudo com a mesma falta de emoção: um ser humano, um cachorro, um armário, uma cordilheira. Nunca mudavam, não importando o que vissem, não importando que horror ou deleite estivesse à frente.”

Além de ser uma excelente história, daquelas que entram no submundo e mostram o lado mais violento e sádico do ser humano, a forma com que ele e Win se relacionam é espetacular. O livro flui tão rapidamente que parece um filme, conseguimos visualizar os personagens como atores e cada passo que é dado por eles. Seguimos as pistas e nos decepcionamos quando encontramos um beco sem saída. Quebramos a cabeça tentando juntar esses fragmentos e, por vezes, duvidamos de algumas pessoas que estão envolvidas. Nada parece ter sentido e confiança passa a ser uma palavra muito delicada nessa trama.

O livro foca muito nas relações entre pais e filhos. Principalmente na proteção, por vezes exagerada, que os pais empregam. Tratando também da confiança que precisa existir entre os dois lados. E de como, por muita vezes, os jovens são inconsequentes. Essa história apresenta os dois lados da moeda. Tanto os erros cometidos pelos pais, quanto os que são cometidos pelos filhos.

Teorias passam a ser formadas, ligações ameaçadoras, violência, drogas e um mundo diferente do que estamos acostumados entram para apimentar essa história. Tudo parece girar na mesma roda, mas não conseguimos achar a conexão que liga todos os fatos. Várias pistas são dadas e embora façamos um mapa mental, fica extremamente difícil encontrar um meio de interligar tudo. O final é incrível. Quando eu achava que tinha todas as respostas, Harlan veio e mudou todas as perguntas.

site: http://resenhandosonhos.com/promessa-harlan-coben/

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

A Promessa é mais um livro eletrizante de Harlan Coben.
É impressionante como este autor consegue criar tantas armações, desenvolver personagens complexos e no final de tudo, amarrar as pontas e ainda nos surpreender com um final in-crí-vel!

Eu poderia terminar esta resenha aqui, pois quem conhece as outras obras de Coben, já sabe do que eu estou falando! 😘

A combinação de suspense com uso da tecnologia traz uma aventura empolgante. E vale comentar que este livro foi escrito em 2006. A Promessa também traz uma boa dose de drama, ao envolver adolescentes sequestradas na trama e o desespero de suas famílias. O que pode parecer simples acaba por se tornar uma grande bola de neve, complexa, eletrizante e com várias histórias paralelas que podem – ou não, estar interligadas.

A narrativa é absolutamente fascinante, prende a atenção do leitor. E a cada novo passo na história, parece que tudo se enrola ainda mais, ficando difícil encontrar uma solução. São muitos segredos escondidos, numa trama sombria e devastadora.

Uma pena que eu não comecei a leitura da série Myron Bolitar pela ordem certa, para poder acompanhar a evolução deste personagem. No entanto, noto que em A Promessa, temos um Myron ainda mais seguro de si e cativante e que me agradou muito mais, do que na leitura anterior (O medo mais profundo). Os quatro livros que eu devorei até hoje, me trouxeram imensa alegria. A cada nova leitura, me apaixono mais pelo autor Harlan Coben! 💜

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Conchego das Letras 24/03/2017

Resenha Completa
Olá, leitores! Hoje trago para vocês a resenha do oitavo livro da série Myron Bolitar, do escritor Harlan Coben.
Eu não li os livros anteriores, mas pesquisei a respeito e acredito que essa pesquisa me deu respaldo o suficiente para realizar a leitura sem nenhuma dificuldade.

O livro A Promessa traz um Myron mais maduro, tentando um relacionamento com uma mulher que é mãe de dois filhos, Ali. É na festa de apresentação de sua namorada que tudo começa.
Myron escuta uma conversa entre as adolescentes Aimee e Erin, filha da sua atual namorada, onde elas falam sobre andar de carro com pessoas bêbadas.Tentado a bancar o herói, Myron as faz prometer que não importa onde estejam, nem que horas sejam, irão ligar para ele caso aconteça alguma coisa nesse sentido e ele irá buscá-las, sem fazer questionamentos, para que voltem seguras para casa. Ele as faz prometer que não entrarão novamente em um carro com uma pessoa bêbada no volante, o que podemos até considerar uma exigência coerente, visto o perigo de tal atitude.

Depois do casamento de sua amiga e colega de trabalho, Esperanza, Myron recebe um telefonema de Aimee Biel pedindo para buscá-la na rua 52 em Manhattan e, pelo tom de voz dela, Myron percebe que está nervosa. Lembrando-se de sua promessa, ele vai ao encontro da jovem... Só não sabia que aquela seria a última vez que veria Aimee.

Com o desaparecimento da garota, Myron se torna o principal suspeito (óbvio!) e terá que ser sagaz para convencer ou provar que não tem culpa.

Em paralelo, Edna Skylar, uma médica viciada em análise de rostos, encontra-se com uma garota desaparecida chamada Katie Rochester, que lhe pede para não contar que a viu (mas hein?). No início, a mulher prefere deixar para lá, porém, alguns acontecimentos a fazem reconsiderar e entrar em contato com a polícia.

O que o desaparecimento de Katie tem em comum com o de Aimee? Aparentemente, apenas que ambas tinham 18 anos, entraram para a faculdade e... usaram o mesmo caixa eletrônico na rua 52 para sacar dinheiro antes de desaparecer - detalhe que leva a polícia a questionar: será que elas realmente desapareceram ou apenas fugiram de casa?

Apesar de conseguir adivinhar praticamente todo o enredo, o final me surpreendeu e isso me fez ficar um tanto mais satisfeita, pois ele compensou todo o resto do livro. Achei a premissa um pouco "maluca", afinal, assim que li as condições da promessa, já pensei: Myron, você acabou de dar um tiro no pé.

No mais, gostei de como se desenvolve o desfecho. Foi bastante inteligente e acabou quebrando minha linha de raciocínio. Outra coisa bacana é que o livro apresenta, ainda que bem de leve, uma crítica ao estilo de vida americano e essa sacada foi muito boa. O autor, por já ter muita familiaridade com os personagens, apresenta bastante segurança para criar as cenas entre eles.

O núcleo cômico do livro é relevante. Gostei muito da personagem Big Cindy, assim como da cena em que eles devem entrar em uma boate *não contarei o porquê* e ela vai de macacão branco extreme colado... Foi hilária!

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/03/resenha-promessa-harlan-coben.html#more

@biaentreleituras 29/03/2017

Durante uma festa em sua casa, Myron ouve uma conversa entre a filha de sua namorada e a melhor amiga dela. O assunto dessa conversa o fez lembrar de uma ocasião em seu passado que teve um fim trágico; tentando impedir que as coisas se repitam e preocupado com as garotas ele faz com que elas prometam que ligarão para ele caso precisem. Sabendo bem que nem sempre os jovens procuram os pais quando as circunstâncias não são boas, Myron garante que não fará questionamentos e não falará com os pais delas, apenas deseja a segurança das duas.

Três semanas se passaram até que Aimee Biel o procurasse, era madrugada e ela parecia desesperada. Myron vai ao seu encontro e quando chega percebe que ela esteve chorando. Ele tenta descobrir o que aconteceu mas ela recua e quase vai embora, então ele diz que vai cumprir com a promessa e não fará perguntas. Myron segue para o endereço que ela indica, onde a rua é deserta, a casa parece não ter ninguém e Aimee não aceita que ele a leve até a porta. Ele fica no carro enquanto ela desaparece nos fundos da casa e essa foi a última vez que a jovem foi vista.

Quando as investigações começam, a polícia encontra a ligação de Aimee para Myron e ele se torna o principal suspeito. Sem ter a mínima ideia de por onde começar, Myron vai atrás de Aimee por conta própria, ele teme pelo que tenha acontecido com ela e quer encontrá-la antes que seja tarde demais. Como sempre, Win, seu amigo fiel e inseparável, vai dar total apoio ao Myron e estará com ele nos momentos mais críticos. Além de Win, Big Cindy e Zorra também aparecem para contribuir da melhor maneira possível, cada um ao seu estilo.

Paralelamente ao desaparecimento de Aimee, acompanhamos outro caso parecido. Katie Rochester, uma jovem de dezoito anos, foi dada como desaparecida pela família mas a polícia acredita na hipótese de que ela tenha fugido. O que reforça essa ideia é o fato dela ter feito um saque em um caixa eletrônico antes de desaparecer e algum tempo depois ter sido vista andando livremente ao lado de um homem. A pessoa que a viu afirmou que ela não parecia estar sendo obrigada e nem que pedia socorro de alguma maneira, pelo contrário, Katie pediu que ela não dissesse nada.

Myron acredita que tenha alguma ligação entre os dois casos, não apenas pelas duas meninas estudarem na mesma escola, mas também por terem feito saques no mesmo caixa eletrônico antes do desaparecimento. Conforme avança em suas investigações, Myron vai descobrir uma série de segredos e vai se deparar com verdades assustadoras. Será que ao descobrir que as pessoas que amamos podem não ser tão inocentes o amor permanece o mesmo? Em A Promessa, Harlan Coben nos mostra uma trama em que nada é o que parece e tudo está interligado.
Minha impressão
Leia mais no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2017/03/resenha-promessa.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Kamila 29/03/2017

Que decepção
A Promessa é o oitavo livro da série Myron Bolitar e desta vez ele vai prometer umas coisas complicadas a duas jovens, que são as filhas de sua namorada e de sua amiga. Um certo dia, ele encontra essas moças conversando em seu porão. Elas falavam sobre garotos, festas e álcool. Myron, querendo ajudar (algo que é normal em sua vida), oferece ajuda a elas, caso algum dia estivessem em apuros. Para que elas tivessem total confiança, ele promete que, caso elas liguem, ele não fará nenhum tipo de pergunta.

E isso realmente acontece. Uma das meninas, Aimee Biel, que é filha de uma amiga de longa data de Bolitar, liga para ele, pedindo que a leve num certo endereço. Depois que ele cumpre sua promessa, a garota é dada como desaparecida. Porém, alguns meses antes, outra garota sumiu, em modus operandi parecido com este: garota maior de idade, faz saque num caixa eletrônico (o mesmo nos dois casos). E Myron acaba sendo considerado o principal suspeito do desaparecimento de Aimee. E o que era pra ser um caso de procura, acaba se tornando uma busca pela verdade.

Adoro romances policiais, então não ler Harlan seria algo estúpido de minha parte. É o quarto livro dele que leio – segundo sobre Bolitar – e infelizmente, ele me decepcionou. Comecei a leitura com altas expectativas, que não foram superadas. Aliás, nem parece que foi ele quem escreveu, de tão modorrento que é.

A leitura foi muito arrastada, mesmo eu já tendo reclamado de ter lido vários policiais em um curto espaço de tempo, esperava mais deste livro. E não, o fato de ter lido vários do gênero em seguida não ia atrapalhar esta leitura, até porque eu li premissas bem diferentes, situadas nos mais diversos lugares, como São Paulo, Estocolmo e Reykavik. Parece que temos mais do mesmo, Bolitar roda, roda, roda e não sai do lugar, muitos detalhes – muitos mesmo – e a história não parece avançar. O que é uma pena, porque Coben é mestre em fazer prender os seus leitores, só que, desta vez, parece que ele perdeu a mão.

Já a Arqueiro está de parabéns pela edição. Solicitado em parceria, a capa condiz com a trama e adorei o título escrito em rosa – na minha estante vai combinar com o "O Medo Mais Profundo" (resenha aqui), cujo título está escrito em azul e também é uma história com Myron, mas muito melhor.

Antes que me crucifiquem, Harlan não perdeu uma fã, pelo contrário, vou continuar lendo mais dele sim, mas A Promessa não foi um livro que me convenceu, e fico chateada porque acompanho o trabalho dele e nem preciso dizer, mas ele é ótimo no que faz! A propósito, se você conhece mais obras dele, pode me indicar!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2017/03/resenha-promessa.html

Lilian 19/04/2017

RESENHA #109 - A PROMESSA
Sou um pouco suspeita para falar dos livros de Harlan Coben, pois amo sua escrita e as histórias intrincadas criadas por este autor, mas devo admitir que este, em especial, me deixou muito animada e mega satisfeita. Apesar de tratar-se de uma série de livros, a leitura separada deste não prejudicou em nada o entendimento da história, depois acabei pesquisando e vi que ele faz referências à fatos ocorridos em livros anteriores, mas ainda assim, nada que prejudicou a leitura.

"Ele aprendera a lição.
Não se meta onde não deve."

Começamos com um pouco da história de Bolitar, sabemos um pouco de um relacionamento vivido por ele e entramos no começo da trama: a conversa que ele escuta entre duas adolescentes que o instiga a oferecer ajuda. Aquelas meninas pareciam perdidas, contando histórias sobre bebidas e garotos então, no impulso, Myron as convence a lhe prometer que ligariam se estivessem em alguma encrenca, qualquer hora, qualquer dia, e ele as ajudaria.

"- Por favor, escutem, está bem? Se algum dia estiverem numa encrenca, [...] prometam que vão ligar para mim. Eu vou pegar vocês onde estiverem. Não vou fazer nenhuma pergunta. Não vou contar aos seus pais. É minha promessa. Levo vocês aonde quiserem ir. Não importa que horas seja. Não importa se estiverem longe. Não importa se estiverem chapadas [...].
- Prometam.
E um instante depois - o último 'e se' - elas prometeram."

Acontece que sua promessa acabará se tornando algo muito sinistro, pois quando, em uma noite qualquer, Aimee Biel lhe liga pedindo ajuda, as coisas nunca mais serão as mesmas. Exatamente três semanas depois, Myron vai até onde Aimee se encontra, desesperada e sozinha e lhe ajuda. Ela parece estar chorando e ele busca saber mais sobre o motivo daquela ligação tarde da noite, mas Aimee acaba se desesperando e não lhe conta nada.

Ele a deixa em uma rua escura, na última casa e sorri dizendo estar bem, que poderia lhe deixar ali. Mas algo parecia extremamente errado. Ou seria somente mais uma coisa da cabeça de Myron?

"Nos dias seguintes, quando Myron pensasse naquele momento, no modo com Aimee sorriu, acenou e desapareceu na escuridão, perguntaria a si mesmo o que tinha sentido. Será que fora alguma premonição, uma sensação, algo inconsciente avisando-o de que havia algo estranho?"

Aquela foi a última vez que Aimee foi vista. Depois disso, ela é dada como desaparecia e, por ironia do destino, Myron foi a última pessoa que esteve em contato com ela e acaba se tornando o principal suspeito do desaparecimento. Como provar sua inocência?

Em uma busca contra o tempo, Myron irá perseguir as pistas deixadas por Aimee e descobrir o paradeiro dela, tanto para provar sua inocência, quanto para devolver a adolescente aos seus pais que, desesperados, acabam lhe culpando também pelo desaparecimento.

Nessa busca, ele conta com ajuda de Win, um amigo muito inseparável e que eu particularmente gostei muito, apesar de seu jeito meio estranho. Os dois são muito mais do que aparentam e eu me surpreendi com o que eles sabem fazer!

As coisas dificultam quando outro desaparecimento é ligado com o de Aimee, o de outra adolescente chamada Katie Rochester. Ambas estiveram nos mesmos lugares e em circunstâncias parecidas, apesar de a polícia considerar este caso em específico um mero caso de fuga do lar. Existe, de fato, ligação?

"Quanto a fazer Aimee e Erin prometerem ligar para ele... foi diferente. [...]
Você só precisa sobreviver à adolescência. Só precisa passar por ela.
Talvez fosse apenas isso que deveria ter dito às garotas."

Muitos segredos vão sendo revelados e perigos encontram o caminho de Bolitar, nada é o que parece e ele teme pela vida de Aimee. Se pessoas perigosas assim estão envolvidas, qual a probabilidade de ela ainda estar viva?

"Havia um motivo para Aimee Biel querer ser deixada naquela rua. [...] Havia um motivo para ela escolher aquele caixa eletrônica. E havia um motivo para ter escolhido aquela rua sem saída."

Como sempre, os livros de Harlan nos trazem uma perspectiva em terceira pessoa, alternando entre várias pessoas que vão soltando pequenas pistas de como estão envolvidas e onde aquilo tudo irá parar. Nada é esperado e nos surpreende a cada instante. Eu apostava minhas fichas em uma pessoa, mas houveram muitas reviravoltas e me surpreendi com o final, o autor nos faz acreditar em algo e a emoção é constante, simplesmente uma leitura emocionante.

"Eles sabem, pensou Myron. [...]
Não tinha cumprido sua promessa.
Não tinha trazido a garotinha deles de volta para casa.
A garotinha tinha ido embora."

Quanto à diagramação, novamente a editora fez um trabalho ótimo, temos páginas amarelas, letras em bom tamanho, sem erros de revisão ou gramática, além disso a capa é linda e traz um 'quê' de mistério muito bom. Simplesmente adorei.

Recomendo a obra para os amantes de um bom suspense policial, lhes garanto que não decepcionará e irá lhe proporcionar ótimos momentos, com muita tensão, por sinal, haha!

site: http://www.leitorasvorazes.com.br/2017/04/resenha-109-promessa.html

Suzane | @memoriasdeumaleitora 21/04/2017

Essa promessa foi seu grande erro...
Eu sou apaixonada por romances policiais, e quem é o rei deles? O maravilhoso Harlan Coben! E voltamos a mais uma história do famoso Myron Bolitar.

O livro começa contando a história de Katie Rochester, uma jovem que simplesmente sumiu de casa. Mas a polícia não está muito preocupada com ela, afinal ela tem 18 anos e sacou dinheiro antes de sumir, a hipótese mais aceitável é que ela tenha fugido, e com o pai que Katie tem, isso não seria nenhuma surpresa. Eu comecei achando que o sumiço de Katie seria o tema central do livro, e eu estava enganada...

A história acontece 6 anos após Detalhe Final e logo após O Medo Mais profundo, algumas coisas mudaram, Myron não mora mais com seus pais e ele conseguiu esquecer Jéssica, sua ex namorada fascinante e agora está saindo com Ali, uma viúva com dois filhos e que está conquistando a confiança em si mesma agora.

Em uma festa Myron vê Aimee e uma amiga conversando em seu porão sobre festas em que voltavam com amigos bêbados, e isso despertou em Myron seu lado herói, então ele faz elas prometerem que ligariam para ele se precisasse de qualquer coisa e prometeu em troca que as ajudaria sem perguntar nada, e essa promessa foi seu grande erro...

Aimee Biel liga para Myron em uma madrugada pedindo carona, por sorte ele está perto de onde ela se encontra e conseguiu chegar lá com rapidez, mas Aimee parece muito abalada, não estava bêbada, mas estava nitidamente nervosa. Myron está pronto para leva-la pra casa, mas ela o pede para deixa-la na casa de uma amiga, Myron tenta fazer perguntas mas ela simplesmente fica ainda mais nervosa e ele resolve apenas cumprir com sua promessa. Porém, essa decisão custa o desaparecimento de Aimee, e o último que a viu foi Myron...

Aimee é filha de Claire, melhor amiga de Myron, então a conhece desde criança e a culpa por não ter a protegido direito o consome, como pode ter a intenção de cuidar dela e simplesmente a deixar num lugar desconhecido? Como pode não prestar atenção em seu abalo? Como pode não ficar lá vigiando, para ver se ela realmente estava segura?

E como se não bastasse tudo isso, Myron é um dos principais suspeitos pelo desaparecimento de Aimee e também de Katie (lembra aquela que eu contei lá no começo?), afinal era um homem oferecendo ajuda a jovens bêbadas, isso soa como alguém querendo se aproveitar da vulnerabilidade delas... mas a coisa estava distorcida. Além de tudo o sumiço das suas tinha muita coisa em comum.

A polícia simplesmente não está fazendo nada de útil, então Myron resolve investigar por conta própria. Aí pronto, muitos questionamentos passam pela sua cabeça. O que Katie e Aimee tem em comum? Porque as duas sumiram na mesma época? Onde era o lugar que Myron deixou Aimee? E quanto mais você lê, mais coisas são reveladas, mais personagens entram na trama, mais peças aparecem e seu quebra cabeça fica muito mais complicado de se montar. Você começa a criar várias suposições, e no fim não é nada do que você pensou!

Não podemos deixar de citar também personagens maravilhosos de outros títulos que aparecem lindões nesse volume, Win, seu amigo fiel que está lá para dar uns tiros se forem necessários, além da fiel Big Cindy e da maravilhosa Esperanza.

Harlan é rei em criar tramas envolventes, mistérios bem amarrados e que te fazem ficar louca com os parafusos soltos. E além de tudo Myron é um personagem maravilhosamente sarcástico, ele consegue deixar qualquer situação, por mais tensa que seja, leve e divertida... Ele está ali, prestes a morrer e fazendo piada, MYRON ME ENSINA!!! hehe. Além de tudo isso, A Promessa aborda temas importantíssimos como violência doméstica, tráfico de drogas, aborto e prostituição, só comprovando o que eu já disse, HARLAN É REI!

site: http://www.memoriasdeumaleitora.com.br/2017/04/resenha-promessa-harlan-coben.html

Thunder Wave 22/04/2017

Resenha: A Promessa- Harlan Coben
Harlan Coben é famoso por sua série de livros do protagonizada por Myron Bolitar. Sempre cheias de mistérios e reviravoltas, as aventuras do divertido detetive conquistam rapidamente o leitor.

A Promessa é o oitavo volume dessa série, onde Myron comete o erro de fazer uma promessa para a filha adolescente de sua amiga de infância, Claire, e acaba se metendo em uma complicada encrenca. Após ouvir Aimee e sua amiga comentando sobre festas em que voltaram para casa bêbadas, de carona com amigos mais bêbados ainda, Myron se desespera e acaba pedindo para as garotas ligarem pra ele quando precisarem de carona, prometendo não falar nada para os pais delas.

Acontece que Aimee usa essa oferta para algo muito mais sério e em uma madrugada liga para Myron pedindo sua ajuda, agindo misteriosamente, a garota pede para ele levá-la na casa de uma amiga, mas no dia seguinte desaparece. Myron então resolve investigar o paradeiro de Aimee, fazendo para a mãe dela o que pode ser mais uma promessa que não poderá cumprir…

Quem já leu qualquer livro de Harlan Coben sabe como a narrativa informal do autor deixa a leitura mais leve. Os momentos de alta tensão são quebrados com um comentário irônico de algum personagem ou uma situação cômica, mas sem perder o suspense. Em A Promessa, o autor consegue surpreender no desfecho, dando pequenas pistas de quem é o verdadeiro culpado. Admito que eu percebi essa dica, porém foi por pura sorte, uma palavra apenas me chamou atenção e consegui ligar os pontos. É assim que Coben trabalha.

“O HOMEM PLANEJA E DEUS RI”

A trama se passa 6 anos depois de Detalhe Final e após os acontecimentos de O Medo Mais Profundo, por isso quem está familiarizado com a vida de Myron vai notar como tudo mudou. Seus pais se mudaram e quem está na casa agora é apenas ele. Esse salto no tempo foi essencial para a carga dramática da história, visto que explora muito a relação entre pais e filhos e Myron precisava de uma experiência paternal para se envolver completamente nessa tensa situação. É engraçado como Harlan transforma todo o ambiente de acordo com a premissa atual de sua obra, nessa, por exemplo, praticamente todos os envolvidos estão com filhos.
Veja mais no link.

site: https://www.thunderwave.com.br/resenha-a-promessa-harlan-coben/

Gramatura Alta 26/04/2017

Resenha feita por SASKIA, a convite do GETTUB ;)

A PROMESSA conta a história do desaparecimento de Aimee Biel, uma jovem de 18 anos, com um futuro promissor, prestes a entrar na faculdade Duke, que tem dom pra música, uma garota normal. Tudo começa com Myron Bolitar, ex-jogador de basquete, que tem o costuma errôneo de se meter em situações difíceis por acreditar que deve sempre proteger e ajudar alguém. E foi numa dessas situações que Myron se meteu, quando ouviu uma conversa de duas garotas no seu porão.

Aimee Biel, filha de uma amiga de infância, e Erin Walder, filha da sua atual namorada. Na conversa, Aimee diz ter entrado no carro do namorado quando o mesmo estava alcoolizado, levando Myron a lembrar de diversas histórias da sua adolescência, assim acaba entrando na conversa, dá seu número e pede que elas lhe liguem caso precisem de ajuda ou carona a qualquer hora da noite.

Até ali nada perturbava Myron, nada até o dia que recebeu a ligação, e Aimee Biel está apavorada. Naquele momento, ele foi acometido pela sensação de que algo extremamente errado estava acontecendo, mas prometeu a ela que não perguntaria nada e nem contaria aos seus pais. Ele prometeu. Levou-a até onde ela pediu e Aimee sumiu dentro da casa.

Um dia depois, Aimee Biel está desaparecida, e Myron Bolitar é o maior suspeito.

Após ser interrogado e levar os policiais a casa que Aimee pediu, os policiais descobrem uma ligação com Aimee e Katie Rochester, outra desaparecida que acham ser uma fugitiva.

As duas utilizaram o mesmo caixa eletrônico, Myron sabe que isso não pode ser coincidência, e alega não ter feito nada. Mas ele prometeu a Claire, amiga de infância e mãe de Aimee, que a traria de volta pra casa, e ele iria cumprir sua promessa.

Afinal, Aimee Biel fugiu ou foi sequestrada?

A história é extremamente instigante e bem desenvolvida, há mistérios, teorias e fatos novos a cada página, formando uma trama cheia de peças para o leitor tentar montar.

A leitura é leve, fluída e muito envolvente, te surpreendo muito, porque você espera algo completamente diferente do que ele te propõe, e você acaba mergulhando num mar de teorias até a última página. A narração é descritiva na medida certa, o suficiente para deixar em aberto sua imaginação, te deixando livre para examinar cada pista. Os personagens são bem construídos, fazendo-se possível a associação de seus atos com seu passado e presente, apresentando bastante coerência.

A PROMESSA é um livro que mostra ao leitor que nem tudo é o que parece, levando-o de uma maneira leve, mas real, ao centro de problemas familiares da vida moderna.

site: http://www.gettub.com.br/2017/04/a-promessa.html

Ale_Oliveira_Faria 22/05/2017

Um livro de suspense típico do Harlan, com mistério, humor e tudo que a gente tem direito.
Final surpreendente, em momento algum desconfiei do autor do sequestro.

E. Dantas 02/05/2009

Ação e dialogos
Conheci o Coben agora através desse último livro lançado, "a promessa" e tudo que eu tenho a dizer é :

É!

O cara é bom e pronto, e o livro é excepcional. Ação e dialogos é a regra de Coben, você não descansa um segundo sequer. O herói-urbano-sem-capa-pseudo-famoso Myron é só mais um cara, como eu e você, porém com as companhias certas e um humor sarcártisco que te faz ler sempre com um sorrisinho de lado.

Ha quem diga que a trama deixa a desejar, e pode até ser que deixe, mas o charme e a individualidade de cada personagem são ofuscantes à qualquer outra pauta.

Indicadíssimo!

Beijos e inté!

OBS: Se você curtiu "a promessa", leia "Velocidade" de Dean Koontz.

Felipe Miranda 31/05/2017

A Promessa - Harlan Coben por @Ohmydogestolcombigods
Depois de 11 livros lidos, o que eu ainda posso dizer sobre Harlan Coben que ainda não tenha mencionado em alguma resenha ou post dessa internet? Alguns defendem que o autor se repete, mas isso não faz sentido. Ele tem uma fórmula, um jeito de entreter ao misturar investigação policial com suspense e romances psicológicos. Cada obra é única por desafiar a lógica. Por desafiar a nossa capacidade ou a falta dela. Eu nunca consegui descobrir o desfecho de um livro dele antes de virar a última página.

Os personagens de Coben não são construídos para solucionar crimes ou sofrer por eles, são pensados para existir além de cada enrascada e perseguição. Eu me apego a eles. Admito que, no começo, dei preferência às histórias fora de séries. Depois que conheci Myron Bolitar, Big Cindy e Win mudei de ideia. Ansiedade é o que me define a cada título inédito divulgado. São 70 milhões de livros vendidos no mundo. Milhões de pessoas enfrentando noites em claro a cada página virada do mestre.

Myron Bolitar foi um grande astro do basquete até que um acidente de percurso o transformou numa quase lenda. Hoje ele vive assessorando astros em ascensão, ancorado na fama que possui. E mais que isso, ele é bom. É talentoso, perigoso e já entendeu que às vezes é preciso matar alguém para que a vida siga de um jeito minimamente normal. Não que ele tenha escolha, ele geralmente é um alvo. Ou acaba envolvido com alguém que seja um alvo. Em mais um episódio da série que conta a sua vida, Bolitar é o suspeito número um do desaparecimento de uma garota de 18 anos. Não uma garota qualquer. A filha de uma das suas melhores amigas.

Assombrado por fantasmas do passado ele acabou fazendo uma promessa. "Me ligue sempre que você estiver em apuros. Sempre que estiver sozinha com alguém bêbado dirigindo", ele dissera. E na primeira oportunidade Aymee ligara para ele. Às 2h da madrugada. E desde que Myron a deixara na casa de uma suposta amiga, ela desaparecera sem deixar rastro algum para atrás. Câmeras de segurança de um caixa eletrônico ligam Aymee a outra garota desaparecida há mais de três meses. Ambas maiores de idade. Teriam fugido? Quando a aparente ligação entre as meninas vaza para a família das vítimas um inferno se instala. Amor justifica tortura e sangue derramado?

O mais interessante das histórias do Coben é que há sempre uma justificativa para os crimes cometidos. Não que ele queira dizer que "hey, tudo bem sequestrar, matar ou roubar se o propósito final for bom". A única coisa que ele transpira na sua escrita é humanidade. Ele grita que qualquer um de nós pode acabar sendo vítima ou agressor. Vítima ou culpado. Porque a vida não é tão simples como parece e conspirações não são coisas que existem apenas na TV. Há sempre um segredo, um elefante no meio da sala ou um telefonema restrito. Há sempre uma saída, um jeito certo de fazer as coisas, uma solução em maio ao caos. No fim das contas é tudo questão de escolha. Que se escolha sair de um relacionamento abusivo, que se escolha a faculdade dos sonhos, que se escolha mudar de vida mesmo com o medo latejando nos ouvidos.

Narrativa em primeira pessoa, diálogos afiados e reviravoltas até a última página. Coben desvenda o maior mistério umas 100 páginas antes do fim e ainda assim consegue desfazer tudo que resolveu num desfecho de deixar qualquer um com a pulga atrás da orelha.

site: http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2017/05/resenha-promessa-harlan-coben.html