Fora de série - Outliers

Fora de série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

read.to.stars 16/12/2023

Chato demais, dava preguiça de olhar, usava ele pra pegar no sono. mas passei na prova então tá top.

alex_fsi 10/12/2023

Não, o sucesso não é puro esforço
É um livro que instiga e, ao mesmo tempo, alivia aquela pressão que a sociedade nos faz por não sermos um sucesso tremendo.

O autor trás uma análise detalhada do que estava por trás do sucesso de grandes nomes, como Jobs, Gates e outros, e demonstra que o esforço não foi e continua não sendo o único fator para se alcançar um grande sucesso.

Porém, nos mostra que, sem o esforço e disciplina, não importam as oportunidades, não é possível crescer. Ao mostrar também o que favoreceu alguns destes grandes nomes e o que atrapalhou grandes candidatos ao sucesso (e que não conseguiram), nos dá uma luz do que podemos buscar e tirar do caminho pra conseguir chegar mais próximos das nossas ambições.

Ele não tem a pretensão de ser um livro motivacional, mas trás relatos bem ponderados sobre sucesso em diversas épocas.

Felipe.Mello 30/11/2023

Esse não é um livro de auto-ajuda
Deixo aqui dois trechos finais do livro que resume o resume bem:

?Advogados celebridades, prodígios de matemática e empresários de software parecem, à primeira vista, estar fora da experiência comum. Mas não estão. Eles são produtos da história, da comunidade, das oportunidades e dos legados. Seu sucesso não é excepcional nem misterioso. Baseia-se numa rede de vantagens e heranças, algumas merecidas; outras, não; algumas conquistadas, outras obtidas por pura sorte - todas, porém, cruciais para torná-los o que são. O ?outlier? no fim das contas, não está tão à margem assim.?

?Essas foram dádivas da história à minha família - e se os recursos daquele comerciante, os frutos daquelas greves, as possibilidades daquela cultura e os privilégios daquele tom de pele tivessem sido estendidos aos demais, quantas outras pessoas estariam vivendo agora uma vida de realização, numa bela casa na montanha??

Yuri Nascimento 22/11/2023

Um livro interessante
Tem abordagens bem próprias, estende um pouco em suas explicações. Mas num geral é um livro que tem seus pontos positivos e negativos como qualquer outro. Boa leitura, mas é preciso ler com uma bagagem e uma visão de mundo mais madura.

Davi 12/11/2023

O autor se propõe nesse livro a levantar a tese de como pessoas alcançam o sucesso. E o interessante é o caminho que percorre para comprovar sua tese. Idade, étnia e data de nascimento são alguns dos fatores que Malcolm usa para validar sua idéia.

Amanda2662 02/11/2023

Como alguém ou algo torna-se fora de série
Confesso que eu esperava que esse fosse um livro com histórias motivacionais sobre pessoas extraordinárias e seus feitos. Contudo, a leitura conduz o leitor a um raciocínio um pouco mais crítico que eu não esperava ver: pessoas fora de série sempre estão por trás de todo um contexto, especialmente de um contexto de oportunidades e de vantagens totalmente arbitrárias. Há aquela frase de que sucesso é quando a preparação encontra a oportunidade e, de forma similar, a mensagem desse livro parece ser: "O sucesso ocorre quando as circunstâncias certas encontram a oportunidade". Também gostei da parte relacionada aos supremos "outliers" ou "gênios": é interessante pensar que o quociente de inteligência seria relevante até os 120 pontos e que os pontos adicionais não se converteriam em vantagem no mundo real, ou seja, basta ter o suficiente e, a partir daí, outros pontos serão levados em consideração, já que intelecto e realização estão longe da correlação perfeita (como mostra o estudo de Terman). A parte sobre a criação dos filhos: "cultivo orquestrado" e "realização do crescimento natural" também chamou minha atenção. Para mim, a primeira parte do livro foi a mais interessante: a segunda parte seguiu a linha da primeira no sentido de continuar discorrendo sobre exemplos fora da curva, contudo, não me prendeu tanto assim.

Frasson 12/10/2023

Uma das melhores leituras desse ano, com certeza indicaria. Traz uma nova visão sobre o fator sorte, mudou algumas crenças e me fez questionar algumas coisas!

dnascif 04/10/2023

Interessante
Fala muito bem sobre o tema, usa muitos exemplos para confirmar suas teses, o título pode enganar um pouco, mas o conteúdo é bom e interessante

Carol Souza 27/08/2023

Gostei muito da forma como o autor trata a ascensão de grandes nomes, e como ele consegue comprovar que aquelas pessoas são fruto de várias circunstâncias e não apenas de um talento fora do normal.

Rebecca.Algauer 01/08/2023

Fora de série
Como momentos, períodos determinantes podem fazer a diferença para alguém se tornar um ser humano fora de série?
Não basta ser apenas excepcional, muitas vezes a hora e o lugar certo, fazem uma enorme diferença.

Fernanda.LeAncio 05/07/2023

Os pontos que ficaram como mais relevantes desse livro foram: 1) o estudo que disse que para se obter excelência em determinado ponto (assunto) são necessárias 10.000 horas de prática. Não importa se você tem talento natural ou se é só dedicado, quanto mais você praticar, melhor você vai ficar. Isso não significa que será fácil.... 2) o ambiente em que você está inserido ou a cultura de onde você se origina (família, cidade) são importantes para determinar como você lidará com as dificuldades ou necessidades de crescimento pessoal e profissional. Sendo assim, fortaleça seu subconsciente e identifique suas crenças sabotadoras.

Eichelberg 26/06/2023

Fora de série - Outliers
Um livro muito bom de leitura fácil porém com muitas informações e conteúdo.

[...] o sucesso segue uma rota previsível. Os bem-sucedidos não são os mais brilhantes. [...] o êxito não se resume à soma das decisões e dos esforços individuais. Trata-se de uma dádiva. Os vitoriosos são aqueles que receberam oportunidades - e que tiveram força e presença de espírito pra agarrá-las.

Gustavo Mahler 18/06/2023

Pelo fim do romance sobre meritocracia
As pessoas gostam de criticar a dificuldade do outro, ao alcançar determinado status social ou conquista profissional, utilizando-se sempre do mantra : seja esforçado que vai dar certo. Mentira? Não, mas a conquista de um indivíduo não está calcada apenas em seu esforço pessoal, mas nas oportunidades que vão surgindo somando-se ao seu espírito e força de vontade.

Eu gosto muito da escrita do Gladwell, com aquela pegada jornalística e ritmo fluído, consegue-se devorar em pouco tempo um obra singular e instigante.

Rodrigo946 10/06/2023

Fora de Série
Em uma linguagem simples e utilizando-se de situações históricas, o autor nos leva a pensar sobre os principais fatores que levam um ponto a estar fora da curva, seja esse ponto uma pessoa de destaque no mundo ou até mesmo um acidente aéreo inesperado. Excelente leitura.

Kevin Araújo 23/05/2023

Curti bastante.
O autor nos trás uma ideia de quem nem tudo o que acontece ou aconteceu na vida de diversos "outliers" são necessariamente por conta deles serem diferenciados ou acima da média, a idéia do livro é nos mostrar que o sucesso advém de vários fatores que na maioria das vezes nem se quer passar pela nossas cabeças, como por exemplo o dia do seu nascimento, o ano, a suas origens, a década em que vc nasceu, enfim são muitas as variáveis que podem favorecer ou não alguma pessoa, além da teoria das 10 mil horas que é muito boa.

O autor nos dá diversos exemplos de pessoas que são consideradas acima da média e que foram "favorecidas" por algumas dessas variáveis, eu realmente curti muito a leitura.