Ela - O Mistério no Coração da África

Ela - O Mistério no Coração da África Henry Rider Haggard

Resenhas - Ela - O Mistério no Coração da África

Dafne 07/07/2011

Ela
Eu li esse livro há muitos anos atrás e fui publicar agora porque felizmente agora começaram a colocar informações deste livro nos sites e blogs. Quando eu li nem no Skoob estava cadastrado! [é, eu iria cadastrar, mas como eu não achava o resto das informações nos sites, pois eu não tenho o livro, acabei deixando de lado e não cadastrei].

O livro, que eu me lembre, não é nem um pouco entendiante, pelo contrário, ele é incrível. Como é uma adaptação, é fácil e muito rápido de ler.
A narrativa bem elaborada mostra novos horizontes ao nossos olhos, apresentando-nos um maravilhoso e incrível quadro desconhecido e nativo da África. Fora que tem o grande mistério a ser resolvido!8D

Resumindo: o livro é MUITO legal. E vale muito a pena ler.

Como é uma adaptação, provavelmente deve ter o original por aí, com a estória muito mais longa e o livro muito mais grosso e interessante.

O que aprendi com o livro: Sempre que embarcar numa aventura, tomar cuidado; nunca se deixar levar pela beleza.

Motivo da compra: Quem comprou foi minha mãe, ela só mandou eu ler depois que ela tinha terminado, e eu li e adorei. 8D''
anah_k 15/05/2013minha estante
Este livro realmente é muito bom, li há muitos anos, mal lembro a trama, mas ele foi a razão de eu gostar tanto de ler, a minha motivação. :)

Egberto Vital 18/03/2023

Minha leitura concluída dessa semana foi "Ela: Mistério no Coração da África". Um romance de aventura, escrito por Henry Rider Haggard no final do século XIX, adaptado para o Brasil por Werner Zotz. Passei a infância toda ouvindo Mainha falar desse livro e, posso dizer, ela contando a história é muito mais empolgante do que a própria obra, a forma como ela narra sua experiência com essa leitura dá mais brilho à narrativa do que as próprias páginas do livro.

A obra apresenta a história de Horace Holly, um acadêmico que, após a morte do seu melhor amigo, passa a ser tutor e guardião do seu filho, o jovem Leo Vincey. Com Horace, o pai de Leo deixou guardados uma caixa e um mistério, por conta disso o professor e o pupilo partem em uma expedição pela África em busca de respostas sobre o passado da família do rapaz.

A trama se desenvolve em torno do mistério d'Ela e sua verdadeira identidade, bem como dos perigos que cercam a cidade perdida. Ela é descrita como uma mulher extremamente bela e misteriosa, que rapidamente chama a atenção de Holly e Vincey. Além disso, a história apresenta um romance complicado entre Vincey e Ela, que é complexo devido à imortalidade da rainha e sua idade de mais de 2.000 anos, para Ela, Leo é a reencarnação do seu grande amado Kallikrates.

É necessário ler a obra com um distanciamento histórico, pois ela caricaturiza os povos tradicionais africanos a partir de uma visão eurocêntrica e que exotifica seus costumes e traços corporais, bem como traz passagens antissemitas, quando a protagonista vai descrever o povo judeu, lançando mão de estereótipos que hoje não usamos mais por serem violentamente inadequados, logo, ter noção do contexto de produção e publicação da obra é importante para evitar anacronismos interpretativos.

Em suma, a pesar de datada, é uma aventura emocionante e empolgante, que leva o leitor em uma jornada através da África, oferecendo uma visão rica e vívida da paisagem e da vida tribal do Continente, no entanto, a critério do pensamento contemporâneo, é necessário que seja lida com ressalvas.

Inlectus 24/04/2012

Uma boa leitura.