Desintoxicando a alma

Desintoxicando a alma Lucinho Barreto

Resenhas - Desintoxicando a alma

RyFarias 25/02/2021

Um alerta sobre toxidade
O pr Lucinho Barreto chama atenção nesse livro, de forma prática e com exemplos claros, para situações, sentimentos, emoções e atitudes tóxicas!
O alerta nessa geração de culto às aparências é que temos dado muito mais importância ao que é visível, mas transitório. E quase nenhuma atenção ao que é eterno, como nossa alma.
Recomendo a leitura leve e divertida.

Mark 30/04/2023

Raso e inconsistente!
Se eu pudesse descrever a minha experiência literária e minhas impressões sobre o livro de uma maneira geral, eu daria nota quatro.

O livro tem falhas de diagramação, alguns erros ortográficos (levando em consideração que quem fez a revisão do escrito foi o próprio Lucinho, e não um revisor de fato).

Mas eu acho que o ponto que mais me incomodou durante toda a leitura foi a argumentação extremamente rasa, ou na verdade, a ausência de argumentação. Em muitos trechos eu sentia que estava ouvindo uma conversa de mesa sem nenhum tipo de fundamento bíblico, teórico e/ou científico.

Em muitos outros momentos o autor simplesmente parece falar ideias que vem na cabeça dele de uma maneira nem um pouco elaboradas ou sequer bem desenvolvidas, de modo que muitas vezes me parecia um adolescente de 13 anos tentando dar uma aula sobre um assunto que ele parece não ter entendido. Além disso, ele perdeu excelentes oportunidades, em outros até deixou de lado a necessidade, de embasar biblicamente as suas definições sobre alguns tópicos. Já em outros aspectos ele também argumenta de maneira muito equivocada, trazendo o que parece ser uma compreensão superficial do texto.

Outro ponto que também me incomodou foi que ele traz várias temáticas que poderiam muito bem ser desenvolvidas e validadas com boas referências no campo da psicologia e sociologia, mas ele sequer faz alguma menção a algum tipo de teórico, ou sequer teoria que pudesse embasar aquilo que ele está falando. Já em outros momentos, ele traz argumentações completamente fúteis e rasas para tentar validar algum tipo de ideia maluca que ele tem na cabeça.

E para terminar de lascar tudo, por vários momentos ele cita pesquisas e resultados de pesquisas, mas em nenhum momento ele diz de onde, de que ano, e qual a fundamentação daquelas pesquisas; logo, a gente não tem como conseguir validar essa tentativa de argumentação que ele traz, pois são pesquisas que muitos momentos parecem ter sido tiradas do fundo da cabeça oca dele.

Por fim, para não dizer que o livro é uma completa desgraça bibliográfica, para uma pessoa recém convertida que não tenha nenhum tipo de conhecimento bíblico, ou então uma pessoa que vive no nível extremamente superficial de literatura e de argumentação, eu poderia dizer que esse livro pode trazer alguns comentários interessantes para sua vida, no que se refere ela filtrar com quem e/ou o que convive, e também a respeito da importância dela ler muito mais a palavra, e o que Deus diz a respeito dela, do que as outras pessoas.

Acredito que, para uma pessoa nessas condições, esse livro talvez até possa trazer alguma novidade que ela não conheça. Mas para uma pessoa que já tenha lido a Bíblia, e que principalmente se alimente com algo denso da palavra de Deus, e no campo da teologia principalmente, esse livro não passa de uma explicação rasa, superficial e esdrúxula de que 1 + 1 é igual a dois.

Vinicius.Anjos 29/03/2017

Bom, simples e prático.
Com o conteúdo? deste livro o autor conseguiu me ajudar a mudar alguns pensamentos ruins que tinha e também me ensinou como trocar pensamentos, sentimentos e palavras tóxicas pela Palavra de Deus.

Bruna3810 31/01/2024

Um livro que me fez relembrar a pessoa que eu não quero ser para os outros e que eu não devo tolerar andar com pessoas ou ter atitudes que me intoxicam, pois isso mata a nossa alma lentamente.