A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

Leonardo Bezerra 21/12/2022

Nunca vi uma contista tão maravilhosa quanto essa mulher!! Cada conto mostra uma nuance diferente da escrita dela e me vi envolvido até nos que não sei exatamente se entendi da forma que deveria.

Isa 10/01/2023

?A coragem de ser o outro que se é, a de nascer do próprio parto, e de largar no chão o corpo antigo. E sem lhe terem respondido se valia a pena.? Livro sensacional! A escrita da Clarice sempre muito subjetiva que nos faz ficar refletindo por horas um conto com 5 páginas. Vale muito a pena, cada vez que releio esse livro ele me toca de uma maneira diferente. Ótimo para quem ainda não leu nada da autora

Maria4494 22/04/2023

Não faz muito meu estilo de livro e por isso não me conectei tanto a história, porém de modo geral como todos os livros da Clarice é muito bem escrito e cativamente, a maioria dos contos são incríveis, apenas um ou outro que achei um pouco chatinho.

Thamires 16/05/2023

"procuravam-se cansados, expectante, forçando uma continuação da compreensão. O ideal os sufocava..."

Sophi 01/06/2023

Clarice é sempre uma viagem
Meu conto preferido desse livro foi o ovo e a galinha, embora eu tenha demorado pra ler o livro todo.
O posfácio foi muito bom, além de bem escrito te faz pensar como a clarice era genial, mesmo que a gente não entenda muita coisa durante os contos, no posfácio temos algumas dicas e te faz querer ler tudo de novo.
Clarice é o tipo de autora que toda vez que pegarmos pra ler vamos achar algo diferente na perspectiva do momento.
Eu gosto dos livros de contos da clarice, esse foi o segundo que li, pretendo pegar um romance dela agora.

vaporbarato 08/06/2023

Esse livro tem alguns contos mais complexos, eu aposto que se fosse uma edição mais antiga eu não ia entender um bocado de coisa. Como todo livro de Clarice que eu leio eu demorei de terminar porque tem que ter uma disposição para ter uma melhor compreensão - no meu caso.

thais 31/07/2023

Como sempre, foi um prazer enorme estar imersa nesse mundo de poesia em prosa da clarice. um livro incrível com contos que encantam do começo ao fim

Giovanna 02/09/2023

Reflexões
Meu primeiro contato com a autora e a escrita de fato. A escrita é bastante complexa, então eu fiquei um pouco confusa para entender. Os desastres de Sofia, a legião estrangeira, tentação e viagem a Petrópolis foram oque mais gostei.

Maria 12/09/2023

Melhor que li da clarice até agora e, mesmo vendo muito sentido nas suas palavras, acho que daqui uns anos vai ser bem mais identificável

Jade8 15/11/2023

Livro bom, mas a leitura nem tanto?
Achei o livro ótimo, mas não foi uma leitura agradável para mim. Muitas vezes não entendia o que estava escrito e lia várias vezes o mesmo parágrafo, sem contar que era fácil de devagar para outros pensamentos em minha mente. É um livro difícil, que exige um certo conhecimento com o tipo de escrita da autora, o que não é meu caso, todavia o livro contém contos interessantes.

Icaro.Morbeck 22/11/2023

Clarice ressignifica palavras
Pode levar um certo tempo para se adaptar ao estilo de Clarice Lispector, mas este pequeno volume já faz isso muito bem. As palavras e coisas perdem seu significado material, palpável, alcançando dimensões incorpóreas, explorando os conflitos mais íntimos da pessoa humana.

Me admira os contos onde a escritora aborda a precariedade das comunicações humanas, a solidão do indivíduo na sociedade, ou os anseios de uma vida que poderia ter sido, familiar para tantas outras pessoas. Os incríveis ?ses? da vida ganham clareza através das palavras de Clarice.

No entanto, preciso dizer: Me surpreendi ao ver uma entrevista da escritora, em que ela dizia que, ela própria não entendia o conto ?O ovo e a galinha?. No fim deste, eu tentei reler alguns capítulos para extrair algum significado, mas não! Talvez este conto seja mais uma das perguntas da vida que seguirão sem resposta.

anabeatrizzpe 27/11/2023

Achei meio triste
Acredito que o objetivo do livro realmente seja a reflexão, com temas e histórias que nos levam ao desconforto e melancolia.

Bia.teca 28/11/2023

- Os desastres de Sofia (não consigo normalizar 2?)
- A repartição dos pães ("o pão é amor entre estranhos", sentiram fome quando se estranharam 4,5?)
- A mensagem (é ok 3?)
- Macacos (é ok 3?)
- O ovo e a galinha (meu conto favorito, amei as analogias e referências, Clarisse foi inteligentíssima nessa 5?)
- Tentação (não é só sobre cachorro e garota ruiva.... 4?)
- Viagem a Petrópolis (muito triste mas gostei bastante, pobre Mocinha 4?)
- A solução (amo um suspense com vingança e assassinato kkkk, meu segundo conto favorito 5?)
- Evolução de uma miopia (não gostei 2?)
- A quinta história (basicamente ela queixou-se de baratas kkkkkk 3,5?)
- Uma amizade sincera (senti uma vibe meio conto lgbatqiap+ , tô certa ou só buguei mesmo? Não sei se Clarisse escreve isso. Enfim 4?)
- Os obedientes (não gostei 2?)
- A legião estrangeira (meu terceiro conto favorito com certeza, bem triste mas amei 5?)

Rebeca 02/12/2023

Amei
No início eu demorei para me acostumar com a escrita dela, mas assim que peguei o jeito, passei a admirar muito. Não é atoa que Clarice Lispector é um dos grandes nomes da literatura brasileira.

letiiii 08/12/2023

É oficial, eu ODEIO contos. Machado de Assis me traumatizou com Papéis Avulsos. Mas ?A Solução? me tocou de uma forma inexplicável e, meu deus, existe um eu antes e um eu depois de ter lido. ?Uma Amizade Sincera? e ?Os Desastres de Sofia? também me marcaram.

A Clarice é uma mulher genial, e eu quero ler outro livro dela (que não seja de contos ?)