A bela e a fera

A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

HENRIQUE BREGONCI 30/04/2011

Antes de ler uma obra de Clarice Lispector
sempre ouvia praticamente o mesmo comentário:
'' Os livros de C. L. são ótimos, mas para
compreender o que ela diz, é necessário
um certo tipo de preparo psicológico! ''
Este livro, A Bela e A Fera, é composto de vários contos,
e pra ser sincero não entendi alguns. Dos poucos
que compreendi gostei mais do conto 'A BELA E A FERA
OU A FERIDA GRANDE DEMAIS', em que a bela , após sair de
um famoso salão de beleza, depara-se a um mendigo com
uma ferida na perna, pedindo esmola para matar sua
fome. Fica perplexa e com medo e reflete intensamente
sobre sua vida particular e socialmente. Conclui que ela
não era tão diferente do pobre homem. Haviam vários fatores
que os aproximava, que os tornavam iguais. A unica diferença
é que ele era pobre e ela uma mulher muito rica.
Em relação aos outros contos, penso que não tive
imaginação suficiente, ou a preparação psicológica de que
tanto me falavam!
Lu 06/05/2011minha estante
Adoro Clarice

Larinha 06/05/2011minha estante
Os textos delas são perfeitos

HENRIQUE BREGONCI 06/05/2011minha estante
=)

difibarra 14/12/2011minha estante
É a primeira vez que vou ler Clarice Lispector, e a milha escolha pelos comentário foi exatamente A Bela e a Fera...só sei se estou preparada psicologicamente. Espero gostar.

HENRIQUE BREGONCI 23/04/2013minha estante
Deveras é necessário estar preparado psicologicamente..
boas leituras, aproveite e explore ao máximo
clarice lispector !

taypyx 03/02/2024

Um bom começo para a entrada na literatura de clarice lispector

"E a magia essencial de viver ? onde estava agora? Em que canto do mundo?"

Mi-sun 16/01/2024

Maravilhoso
É uma coletânea de contos póstumos de diversos anos da autora, eu achei simplesmente maravilhoso, mas a leitura de difícil entendimento

Daniel1841 16/08/2022

Uma boa pedida para conhecer Clarice
Este apanhado de contos foi organizado postumamente. E olhem, aqui a contista Clarice, nos presenteia com um conto melhor que o outro. Os contos mais marcantes, ao meu ver:
- História interrompida
- Obsessão
- A fuga
- A bela e a fera ou a ferida grande demais

Se você tem receio da escrita de Clarice (o que não deveria ter de jeito nenhum, por puro preconceito... experimentem autores, especialmente os nossos), leia essa coleção de contos, são todos acessíveis e com aquelas "cutucadas" que só Clarice sabe nos dar.
Que venha o próximo de Clarice!

Evy 18/03/2020

"Cada pessoa é um mundo"
“Cada pessoa é um mundo, cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve; só se olha para o mundo alheio por distração, por interesse, por qualquer outro sentimento que sobrenada e que não é o vital; o “mal de muitos” é consolo, mas não é solução”.

O que falar da escrita dessa mulher maravilhosa? Qualquer coisa que eu diga já virou clichê e eu já sou suspeita porquê sou muito fã. Esse livro foi publicado postumamente e é uma coletânea de oito contos que foram escritos em duas fases bem diferentes da vida da autora. Seis contos entre 1940-41 e nos apresenta a escrita de uma jovem aflita de 14 anos que começa a inventar histórias e escrever seus contos e os últimos dois de 1977, pouco antes de sua morte. Todos eles revelam personagens mulheres procurando entender o sentido de suas vidas.

De nossas vidas, porque Clarice escreve a gente. É impossível não se encontrar em algum pensamento, em alguma frase, em uma das inúmeras situações que ela nos descreve tão brilhantemente. E mesmo que você não se encontre, ou não tenha passado pelo que ela está descrevendo, aquilo te faz refletir de uma forma profunda. Na minha opinião é justamente isso que assusta na literatura dela. Clarice faz você mergulhar em reflexões que talvez você não esteja ainda preparado pra fazer, ou que simplesmente não queira, mas não tem muita escolha. Se abriu o livro, não tem mais como voltar atrás. Palavra por palavra ela te puxa pra dentro e quando você vê já está se questionando de muitas coisas.

O último conto em específico é simplesmente sensacional e me lembrou muito um outro conto dela chamado Perdoando Deus que me marcou profundamente. O conto deste livro, que dá o nome ao livro, se intitula: "A Bela e a Fera ou a ferida grande demais" e trata do encontro de uma socialite com um mendigo ferido em Copacabana que faz com que ela faça uma relação entre a ferida aberta do mendigo e o quanto ela era real, com ela mesma e o fato de que não passava de uma mentira encoberta de jóias e maquiagem desfilando em salões escondendo um imenso vazio, sua ferida. Clarice é magistral! E sabe muito bem usar as palavras e nos fazer refletir sobre o que realmente importa.

Fecho essa resenha, com mais uma citação desse livro que recomendo demais a leitura, como todos de Clarice:

"Tudo lhe perdoo, tudo perdoo aos que não sabem se prender, aos que se fazem perguntas. Aos que procuram motivos para viver, como se a vida por si mesma não justificasse”.

Kami34 02/10/2023

Clarice lispector é arte! clarice lispector é sentimento!!! esse livro é extraordinário e o conto "a bela e a fera ou a ferida grande demais" se tornou um dos meus favs. muito bom, recomendo demais

Rodrigo 24/01/2022

Contos e seus encantos
Clarice é a rainha dos contos e isso fica claro nessa coletânea sensível e tocante.
Texto a texto vamos descobrindo nuances de uma escritora que sabe tocar a alma humana.

Jorisdana 17/09/2021

Que brisa
É uma grande nóia. Mas como eu já sabia que Clarice era assim já vim preparada. Tem que ler devagar e absorvendo senão a gente não entende NADA. Mas apesar disso ela trata de assuntos muito sérios com um ar muito introspectivo e, claro, cheio das epifanias né, adoro isso.
É uma leitura rápida, leve, vale a pena, gostei, vou ler mais dela.

Robson68 18/07/2022

Contos profundos
Que interessante é ler e adentrar no mundo de Clarice Lispector, muitos já haviam dito que seu forte é o conto e esse livro comprova isso. Vivi tantas mulheres complexas, outra simples, outras dependentes, mas também vivi, por meio de seus contos, homens delirantes ou bêbados. Fato é que Clarice escreve como lhe aprouver, escreve como vem à mente e isso torna seus contos intencionalmente densos sobre o pensamento humano. Gostei. Seguirei conhecendo-a ainda mais.

Duda.Araujo 15/02/2024

Primeiro livro que leio dela e gostei muito, a linguagem dela é bem tranquila de entender.
Os contos do meio do livro eu não gostei muito mas ainda sim é uma coletânea muito boa

nkog.neato 27/03/2021

Recomendo!
Não sei se a minha idade me limita, mas eu não consigo entender a profundidade nas obras de Clarice. Adoro a forma como ela escreve, adorei esta obra, mesmo assim não consigo compreende-la. Um dia, quando estiver mais velha, vou dar uma segunda chance para este livro.

DIRCE 07/06/2010

Era uma vez...
Era uma vez uma jovenzinha que tinha o dom de, como uma “vampira”, sugar, de absorver toda energia da “alma” feminina e, como não lhe era possível guardar para si todas emoções, angustias, anseios capturados, encontrou um meio apaziguar a sua "alma" : A ESCRITA.
Resultado: a jovenzinha escreveu 06 lindos contos que falam sobre a necessidade que a mulher tinha de se “libertar”, das suas necessidades de conquistas e dos anseios de uma adolescente.
A menina cresce , na verdade, se “agiganta” e, como escrever lhe era vital, escreveu Romances, Contos, Crônicas e Livros Infantis.
Bem próximo da sua morte escreveu 02 Contos, Contos estes, que figuram juntamente com os 06 Contos escritos na juventude no livro a Bela e a Fera, livro, que acabo de ler e AMAR.
De todos os contos constantes nesse livro os que mais me tocaram foram: Gertrudes pede um Conselho (penso que me vi menina, na menina Gertrudes - a Tuda ) e a Bela e a Fera ou Uma Ferida Grande Demais, conto que deu o Título ao livro, e que por ser uma denúncia social “rasgada” e escancarada me tocou de forma contundente.
Valeu muito, valeu muito a leitura desse livro, mas recomendo somente aqueles que apreciam a escritora Clarice Lispector.

Leticia 16/04/2020

Clarice
Eu sinto a profundidade de Clarice e sinto também a complexidade dela e de seus escritos... Uma obra prima!

Salino 27/07/2022

Escrita divina
Lispector escreve de uma forma singular, realmente. Independente do que falam dela, conseguiria identificar um conto seu mesmo sem entendê-lo. Tem um ?quê? de reflexão existencial e, desde uma simples conversa no bar até um diálogo entre uma mulher rica e um homem pobre, Lispector tira disso grandes situações que são necessárias horas e horas para pensar - e isso é incrível!