Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

Sandra :-) 25/08/2010

Vale o quanto pesa
Como eu já havia lido os dois volumes anteriores (Os Pilares da Terra I e II) aos quais, teoricamente, a história de Mundo sem Fim se segue, resolvi encarar esse calhamaço de 940 páginas, depois de deixar o livro mofando um bom tempo na estante (precisa de boa dose de coragem pra encarar um livrão desses, vamos combinar).
Mas não me arrependi.

É um Romance Histórico e passa-se no século XIV na Inglaterra, cujo foco central é um vilarejo, o priorado de Kingsbridge.

A história mistura religião com poder e pecado, paixões com abnegações, medicina antiga e sobrevivência e mostra um rico panorama da Inglaterra medieval. São inúmeros acontecimentos e personagens que não permitem que o livro se torne cansativo.

É de louvar que um livro possa ser tão grande e com uma narrativa tão interessante que mantém o interesse do leitor até o fim (desnecessário dizer que estou falando de leitores que gostem de romance histórico).

Meu único senão ficou por conta de excessivas e desnecessárias detalhadas descrições sexuais. Acho que um erotismo iria bem e a sugestão das relações sexuais já estaria a contento. Não falo por puritanismo, mas sim porque o autor não precisava lançar mão desse tipo de expediente para prender a atenção e acho que isso acaba por empobrecer um pouco o trabalho.

Para quem gosta do estilo, uma dica: tome coragem, dê o primeiro passo e encare o livrão. Depois disso, deixe que ele se encarregue de fazer com que você não o abandone!

E não acho que precise ter lido os dois volumes anteriores para entender o livro. Em Mundo sem fim as referências aos personagens de Os Pilares da Terra são mínimas e não comprometem o entendimento. Mas para quem já leu, melhor ainda! :-)))
DIRCE 27/08/2010minha estante
Oi Sandrinha!
Adorei esta sua resenha.
E pensar que este livro ficou por semanas em promoção na net e eu nem liguei, pois achei que era um daqueles livros de aventuras fantásticas. Me dei mal.
Você pode me dizer se apesar do livro ser um "tijolão", pelo menos, as letrs são grandes?
É que já estou enfrentando os problemas de quem se encontra na iminência de me tornar SEX
(SEX agenária - risos)e letras miúdas são um problema, que não é resolvido nem como uso de óculos. Como não gosto de usar lupa...(risos)
Bjs.

SuKa 13/09/2010minha estante
hihihi, eu comprei esse livro faz um baita tempo em promoção no submarino, só agora eu tomei coragem pra ler, pq o numero de paginas assusta mesmo, estou bem no comecinho ainda, mas o pouco que li já fez com que eu ficasse bem curiosa e disposta a continuar a ler...

Mandark 01/02/2011minha estante
sua resenha me deixou ainda curioso para ler o livro! agora só falta grana para adquirí-lo... ou uma bondos aalma que me dê de presente... hehehe

Leprechaun 03/06/2011minha estante
As letras não são grandes, o espaçamento de linhas é pequeno e as margens em um espaçamento bom. Se você comparasse ele estaria dentro dos padrões de um livro de bolso hehe. Brincadeira, nem tanto, mas ele não é grande por artifícios, seu peso realmente é por conteúdo vasto.
Uma dica para livros grandes, que pelo menos eu já adotei algumas vezes, é de ler aos poucos enquanto lê com maior freqüência outros livros. Quase como se acompanhando várias séries de tv. Livros grandes são ruins de transportar, livros menores são melhores para o dia a dia(fila de banco, espera de ônibus, etc). Por isso sempre prefira livros divididos em várias volumes, evite aqueles de volume único por mais que pareçam imponentes.
Mas este livro é um dos melhores que eu já li, Ken Follet é um dos melhores escritores da nossa época e aconselho a guardar o nome dele.

otxjunior 14/12/2011minha estante
Pois é. Li este sem saber que era o terceiro volume de uma série e posso dizer com segurança que em nenhum momento precisei de conhecimento prévio para prosseguir na leitura. Boa resenha.

Lari 03/01/2012minha estante
olá
adorei sua resenha do livro e concordo em cada palavra. Se tiver coragem e relevar as questões "eróticas" do livro a companhia vale a pena (afinal ele tornou-se praticamente uma novela na minha vida, rsrs.
Parabéns pela resenha

Abraços

Ismael 03/12/2013minha estante
Estou terminando de ler o livro e posso dizer que adorei a história. Para quem ama o período medieval e os seus jogos de poder, política/religião e romance, é um prato cheio. Não se assustem com o tamanho do livro, pois o li em apenas 20 dias mais ou menos!

A resenha da Sandra ficou muito bem colocada. Eu teria apenas 2 objeções ao livro, que repito, possui uma narração fantástica.

A primeira é que o livro é muito pessimista. Durante o texto, por mais apaixonante que seja, nunca acontece o que esperamos que acontecesse, mas sim aquilo que é o pior. Também noto que ficam algumas situações mal acabadas no decorrer da história, com conclusões implícitas.

A segunda objeção, é o excesso de erotismo em alguns trechos. Vou confessar que enquanto lia o livro que queria muito passá-lo para minha irmã ler, mas ela tem apenas 15 anos de idade. Mesmo sabendo que vivemos em tempos modernos e tudo mais, eu não tenho coragem de passar a ela para que leia, pois ficaria extremamente constrangido em razão das cenas explicitamente sexuais em alguns trechos da obra.

Mas no geral, o saldo é bem positivo. Não li Os Pilares da Terra, mas já é o próximo livro da minha lista de compras!

Charles 25/09/2014minha estante
Sou fã do Ken Follett, li Os Pilares da Terra ano passado, estou a procura deste. Quer vender?

Wagneroliveirrah 02/03/2023minha estante
Pra mim, um dos melhores livros que li na minha vida e já li muitos. Quando se trata de romances históricos, Ken Follett nunca deixa a desejar. Valeu a pena, tanto que o li em cerca de 2 semanas, porque você simplesmente não consegue parar.

Iara Pinto Quaresma 30/03/2024minha estante
Excelente livro, o li em apenas 7 dias, a resenha é perfeita. É realmente como se fosse uma novela, ficamos viciados!

Valesca.Castelani 20/01/2024

Impressionante
O livro começa com os protagonistas crianças, e vai se passando só longo da vida de cada um .Suas conquistas suas dificuldades. Intercalando com fatos históricos ao longo da vida em kingsbrieg.
Caris sem dúvida é uma mulher determinada e forte . Inteligente e uma heroína.
São muitas páginas mas ainda sim Deicha um gostinho de quero mais.

Janaina Edwiges 14/01/2022

Perfeito para quem ama romances históricos!
Uaaau, é sempre um prazer enorme mergulhar nas páginas de um romance do Ken Follett! Incrível como todos os personagens, protagonistas ou secundários, são bem construídos e nos tocam de alguma maneira, seja para inspirar amor, ternura, compaixão, raiva, ódio, aversão. Não importa o sentimento, arrisco dizer que é muito difícil encontrar um(a) leitor(a) que passe totalmente neutro(a) por esta história maravilhosa.

Mundo sem fim se passa na Idade Média, 200 anos após a construção da Catedral de Kingsbridge, evento acorrido no livro Os Pilares da Terra. Mais uma vez somos transportados para um mundo de conspirações políticas, intrigas religiosas, vinganças, disputas familiares e fortes paixões. É formidável como o autor nos permite ter acesso a todo um imaginário popular e mentalidade da época.

Neste romance, um personagem ainda mais devastador irá pairar sobre Kingsbridge: a Peste Negra!!! Essa terrível pandemia será capaz de alterar a vida na famosa cidade, mexendo com os destinos de todos os habitantes.

Pare tudo o que você está fazendo e comece a ler a série de Os Pilares da Terra. As chances de você se apaixonar por esta magnifica história são imensas! Os livros são verdadeiros calhamaços, mas não ficamos entediados em nenhum momento, pois o autor nem nos deixa respirar, cria um evento atrás do outro, que prendem totalmente a nossa atenção.
Fabricio268 14/01/2022minha estante
Vou ler, Janaína. Prometo rsrs. Ken Follett é sempre uma excelente pedida.

Carla Buffolo Altoé 14/01/2022minha estante
Lendo sua resenha está me dando vontade de reler! Livros incríveis.
Ainda tenho o 4º para ler, O Crepúsculo e a Aurora, não vou deixá-lo esperando por muito tempo kkk

Janaina Edwiges 14/01/2022minha estante
Vou querer ler seus comentário quando você for ler, Fabrício! Ken Follett é um escritor diferenciado mesmo. No estilo de espionagem, eu tenho aqui em casa dois livros não lidos dele: O buraco da agulha e As espiãs do dia D. Você conhece esses?

Janaina Edwiges 14/01/2022minha estante
Verdade, Carla, os livros da série Os Pilares da Terra são fascinantes. Tá certa hahaha não deixa O Crepúsculo e a Aurora esperando por muito tempo mesmo não :) Já estou doida para ler ele também hahaha, mas tenho o 3º para iniciar primeiro, Coluna de fogo. Já estou com ele aqui, pretendo começar em breve, não quero demorar para concluir a série.

Fabricio268 14/01/2022minha estante
Janaína, li os dois. O buraco da agulha foi um dos primeiros livros dele que li. Excelente! As espiões do do D, li uma edição antiga publicada pela editora Rocco, com o título Jackdaws. Excelente ao dobro!

Janaina Edwiges 15/01/2022minha estante
Bom saber, Fabrício. Já estão aqui na minha lista de leituras!

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Mundo sem fim, Ken Follett – Nota 10/10
O autor nos brinda com mais um romance histórico incrível! O leitor se depara com o mesmo cenário de Os Pilares da Terra, a cidade medieval de Kingsbridge, mas passados dois séculos. O ponto de partida da trama é um acontecimento envolvendo quatro crianças e a morte de dois homens. O leitor acompanha a vida dessa dessas quatro crianças, a relação entre elas e os desdobramentos daquele fatídico dia que marcou as suas vidas para sempre. O contexto histórico é a baixa Idade Média, acometida pela peste negra, por guerras e conflitos políticos entre clero e nobreza. Com personagens muito bem construídos, Mundo sem fim é um livro intrigante, agradável e com uma base histórica primorosa. A edição da @editoraarqueiro, que dividiu as duas mil páginas da obra em um box com dois volumes, também está impecável! Leiam!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Páginas: 1.131

Ficção / história

Sobre o que achei:

1327 - 1361 d.c

"Mundo Sem Fim" é uma obra cativante e ambientado na Idade Média, o livro nos transporta para a cidade fictícia de Kingsbridge, onde somos apresentados a um intricado e fascinante panorama da vida naquela época. A narrativa entrelaça as vidas de personagens complexos e cativantes, enquanto eles enfrentam os desafios de uma sociedade repleta de intrigas políticas, conflitos religiosos e lutas pelo poder.

Follett tece uma trama rica em detalhes históricos, proporcionando ao leitor uma imersão completa na vida cotidiana daquele período. Além disso, o autor aborda questões atemporais, como amor, ambição, corrupção e, tornando a história ainda mais relevante e impactante.

Com uma trama cheio de reviravoltas deixando o leitor bastante envolvido.

Os personagens pelos quais mais torci: Merthin e Caris, Gwenda e Wulfric.

Personagem que mais me deixou irritado em todos os livros que já li: Ralph. Cruel, escroto e vilão! Houve outros, mas peguei ranço do Ralph.

Vcs precisam ler este livro!
E vcs já leram?
Marcelina6 25/03/2024minha estante
Olá, tenho uma dúvida. Esta edição de mundo sem fim de 2008 é um único livro?

Bastos 23/09/2023

Simplesmente espetacular, o livro é um puta novelaço cheio de reviravoltas e surpresas. Nele é abordado vários temas como machismo, hipocrisia religiosa e sexualidade.

Se tem uma coisa que o Ken Follet sabe fazer são vilões. Aqui não tem aqueles vilões que você gosta não, só tem aquele aquele tipo que você odeia e que dá vontade de entrar no livro pra poder matar os desgraçados.

Único defeito pra mim é que a história se prolonga além do necessário, podia ter umas 150 páginas a menos.

Nando Brekker 22/04/2023

Tao bom quanto Os Pilares da Terra
Tao bom quanto Os Pilares da Terra, com personagens ainda mais bem construídos e interessantes de se acompanhar;
O Ken consegue surpreender, revoltar, alegrar e entristecer em cada virada de pagina.
Eu li o livro dividido em duas partes e a segunda parte pode ser simplificada em dor, sofrimento, raiva e luto (deixa qualquer um a procura de atendimento médico depois de terminar haha).
Toda a abordagem sobre bruxaria, a peste, a medicina precária da época foi muito bem desenvolvida e "gostosa" de ler, o Ken Follett escreve muito bem.
Prontinho estou para o próximo livro nessa saga.

Carlos.Cauas 13/03/2024

Ken Follett sabe do que o leitor precisa.
É uma enorme satisfação terminar um livro assim. Falo pelo dois volumes e confesso que após ler Os Pilares da Terra estava bastante ansioso para voltar a Kingsbriged, porém demorei para entrar na história a me envolver com os personagens, diferente de logo, em O Mundo Sem Fim o Ken Follett foi me cozinhado em fogo baixo e a leitura estava sem emoção... até que entrou em cena o capítulo 10 e passei a me envolver com os nossos quatro personagens apresentados no início do livro ( vivenciando um acontecimento e um segredo que o Follett vai segurar até os últimos capítulos (.

Os quatro personagens vão criando laços com outros e vai ocorrendo uma crescente de pessoas que aos poucos vamos nos envolvendo e vai e volta temos nos quatro personagens no meio delas. Como falei, o divisor de águas da leitura foi o capítulo dez, nele o Follett chegou no meu ouvido e disse: " é por essas coisas que você está lendo? Então toma." Foi uma enxurrada de acontecimento uma atrás do outro fazendo-me envolver com os personagens. Amar eles e amar odiar outros a ponto de não querer nada de ruim aconteça nem com os ruins. Ken Follett acerta mais uma vez com o lado cruel do ser humano e para complicar mais ainda estamos no período da Peste Negra e passar pelo que os personagens vivenciar e lembrar o que foi passado entre nós com a Covid foi bastante assustador.

A história é uma grande novela que consegue nos prender a cada capítulo e ao final senti uma satisfação por ter tido uma oportunidade de viver um período devastador da nossa história, esse sim é o grande triunfo do livro, nos fazer viver o passado, viajar pelas páginas e aprender história nos divertindo.

Ka Castoldi 05/09/2009

Mundo Sem Fim é, para mim, uma análise do ser humano medieval, mas que continua tristemente atual.
Hoje podemos não resolver nossos problemas com as espadas, porém encontramos outros modos igualmente violentos.

Caris e Merthin tiveram um amor que é um verdadeiro exemplo do amor que resiste a tudo. Resistiu a mentiras, ao tempo, a a peste, ao convento e proincipalmente resistiu a determinação de Caris em ignorá-lo.
Ralph é um guerreiro´, não no bom sentido da palavra. Podemos vê-lo como síntese da vilania humana. Egoísta, maldoso, cruel, sanguinário. Personagem raro de se ver hoje em dia.
Já Gwenda... Ela me conquistou, admito. Uma mulher que ama. Ama sua família (e rouba por ela). Ama seu marido (e se entrega a outro por ele). Gwenda errou muito... Mas errou movida pelo amor. É óbvio que não justifica. Mas motiva.

Ken Follet criou uma obra histórica pra entrar pra história (não resisti ao trocadilho). Seus personagens são tão ricos, mesmo aqueles considerados secundários, como Godwyn e Griselda!

Aprendi muito sobre a peste que destruiu a humanidade na Idade Media. Porém aprendi ainda mais ainda sobre a peste que continua desolando a humanidade: a sede de poder.

DIRCE 07/02/2013

Para Gostar de Ler
Geralmente, os livros vão ao nosso encontro, mas Mundo Sem Fim escapou pelos meus dedos inúmeras vezes (apesar das suas quase 1000 páginas), até que no final do ano, cedendo a minha compulsão a de comprar livros - acabei adquirindo, dentre outros, um exemplar desse fujão. Fujão e USURPADOR de horas de sono. Deve ter deve ter sido culpa da Caris: provavelmente, ela fez uso de alguma bruxaria, não vejo outra explicação para eu ter ficado tão encantada por esse livro como fiquei.
Na remota Idade Média, mais precisamente no século XIV, conheci Caris uma personagem apaixonante que irá figurar,ao lado do pequeno Oscar( " Extremamente alto, Incrivelmente perto), do vingativo Heathcliff (" O Morro dos Ventos Uivantes") do incompreendido Jean Valjean ( !Os Miseráveis") na galeria das minhas personagens inesquecíveis. Caris e outras 3 crianças: Gwenda, Merthin e Ralph são o ponto de partida de uma história com um desenrolar frenético, na qual predominam jogos de poder, conspirações e paixões. Cenas fortes, que beiram a obscenidade, também se fazem presentes, mas que mais a frente se justificam, pois o que seria um mero detalhe, na verdade, é o elemento preponderante que vai mudar o destino de Caris e do Condado de Kingsbridge.
Não irei me estender falando sobre a história em si porque quase 1000 páginas requerem um exteeeenso comentário, mas preciso dizer que, tempos atrás, havia uma Coleção de livros chamada Para Gostar de Ler destinados aos não adeptos da leitura. Então... eu acredito que se Mundo Sem Fim fosse lançado no estilo em que eram os livros dessa Coleção, muitos jovens que não possuem o hábito da leitura passariam a apreciá-la e, quem sabe, passariam a apreciar até História, pois estudar a Idade Média, conhecer o Regime Feudal por meio de um delicioso enredo seria muito prazeroso. Confesso que desconheço se Mundo Sem Fim é fiel à História, mas acredito que seria uma forma de despertar o desejo de conhecer esse período conturbado e tenebroso.
Preciso dizer ainda que livros nos quais predominam conspirações, tramas e jogos de poder me desagradam profundamente,porém, Mundo Sem Fim, quer seja pela bruxaria da Caris, quer seja pelo brilhantismo do Ken Follett, que conseguiu iluminar a malfadada Idade das Trevas com seus personagens e com um ótimo enredo que culminou em um final esperançoso e apaziguador, muito me me agradou. Agradaram-me personagens encantadores como a amorosa e lutadora Gwenda, a amorosa mas pragmática Caris, o competente e "pobre" Merthin e alguns coadjuvantes. Mas como toda boa história é feita de "mocinhos" e vilões, não podiam ficar de fora personagens execráveis como o covarde e ambicioso Godwyn, o aparente medíocre e inofensivo Philemon e o detestável Ralph - será que me esqueci de algum? Dá para não se deixar enfeitiçar? 5 estrlas.
Sandra :-) 07/02/2013minha estante
Viu só como esse grandalhão vale a pena? rsrs
Adorei o USURPADOR de horas de sono... é exatamente o que ele é :D
Beijo!

Marta Skoober 27/02/2013minha estante
Livro usurpador de horas de sono é tudo de bom.

Helder 17/04/2013minha estante
Ken Follett é autor de livros Usurpadores de horas de sono. Se ainda nao leu, procure os Pilares da Terra, que conta a estória antes de MUndo Sem Fim. E qdo se cansar da Idade Media, venha para o seculo XX, com as 900 paginas de Queda de Gigantes, ou comece com livros menores e magnificos, como Buraco da Agulha, Chave de Rebecca e Triangulo.

newton16 30/09/2014minha estante
Mas Dirce, O MUNDO SEM FIM é a sequência de OS PILARES DA TERRA. Você já leu o primeiro?

DIRCE 10/10/2014minha estante
Oi newton,
Eu li sim " Mundo sem fim" sem ter lido os Pilares da Terra, mas, pelo que sei, isso não compromete muito a leitura dos Pilares. Eu tenho Os Pilares...mas como é volume único, não me animei muito a lê-lo, até o momento, porque é bem incômodo segurar o tijolão.

FEbbem 14/02/2011

Não Há Mal que não tenha Fim!
Depois de fechar a boca de espanto e perceber a maravilha que havia comprado pela bagatela de R$10,00 veio o sentimento mais pesaroso: - o medo.
O medo diante aquelas 1.000 paginas (941 para quem aprecia a matemática exata), capazes de manter a distancia os leitores dos livros de auto-ajuda.
Mundo Sem Fim é bem aquilo que tanto temem os que não possuem o habito da leitura, é um livro grande, pesado e escrito em fonte tamanho 10.
Se isso já não bastasse, o livro ainda narra uma historia datada do século XIV.
Mais não foi por nenhum desses motivos que ele ficou por um bom tempo encostado com tantos outras na minha estante, mas isso também não vem ao caso.
Todavia, no começo de 2011 decidi que chegou a hora de libertar este gigante outrora adormecido, que passara tanto tempo enclausurado, era a hora de encará-lo de frente e torná-lo companhia dia e noite, em filas de bancos e bancos de praças.
Mundo sem Fim se passa no Priorado de Kingsbridge, 200 anos depois dos acontecimentos do livro de mesmo autor intitulado “Pilares da Terra”, não será nenhuma crime cometer o mesmo erro e ler um antes do outro. A história tem inicio quando quatro crianças se reúnem por obra do acaso e testemunham um crime do qual eles juram guardar segredo pelo resto da sua vida. O fato serve para que de inicio a narrativa sobre suas histórias e não tendo outro valor de vital importância.
Caris, Gwenda, Mertin e seu irmão Ralf, são os protagonistas da trama, suas historias e conquistas são contadas em torno dos 40 anos em que se passa a historia e nesse ponto em que se firma a sabia “mão” de Ken Follet seus personagens são riquíssimos e muito bem criados, com suas manias, trejeitos e ganâncias.
Follet mescla de forma muito sabia a autoridade imposta pela igreja e toda a sua falsa modéstia diante a ignorância, poderia muito bem ser taxado como livro adulto, não só pelo fato do autor tratar de sexo, homossexualismo e pedofilia em tempos já remotos, com todos os seus detalhes picantes, mas também pela violência cruel e excessiva imposta sob o nome do rei assim como sob o nome da igreja.
Os nervos chegam a ficar a flor da pele diante a tanta maldade inserida na trama, chegando ao ponto de você sentir um cansaço diante a duvida se o bem há de vencer no final.
Um prato cheio para quem tem uma queda pela idade media, dotado da beleza medieval com suas catedrais, condados reis e rainhas, a historia é repleta de intrigas, conflitos e chantagens, ingredientes perfeitos para uma novela mexicana, talvez faltando apenas para isso um nome composto do tipo Eduardo Afonso.
Mas o livro é mais que isso é de uma riqueza ínfima no que se refere ao caráter humano e sua fragilidade, denuncia como valores e conceitos podem ser facilmente derrubados em busca do poder e do prazer sexual. E de forma sucinta nos da à esperança diante ao que ilusoriamente nos parece impossível.
Luiza 26/02/2011minha estante
Não há como não querer lê-lo depois dessa resenha tão extraordinariamente bem, feita.

Manini 24/07/2012minha estante
Mas porque você deu 3 ao livro?

Juliana 08/04/2013minha estante
Também não entendi o porquê do 3... pela sua resenha, parece ser um livro maravilhoso!

Nany Sousa. 30/03/2021

Magnífico e surpreendente como sempre!
Meu primeiro livro do Ken Follett foi ?Os pilares da terra?, amei e quis conhecer mais sobre o autor. Adoro suas histórias pois sempre tem reviravoltas inesperadas. É ? em cima de ?. Adorooooo. Sem conta a época que se desenrola a história. História tipo medieval me fascina. Indico demais tanto o livro quanto o autor. Agora partiu ?Coluna de fogo? pra vê o fim dessa saga! ??????

Silvia363 25/04/2022

Segue o estilo de Pilares da Terra, mas um pouco inferior
A história se passa no Priorado de Kingsbridge, cerca de 200 anos após a história de ?Pilares da Terra?, seguindo o mesmo estilo de narrativa, acompanhando os personagens durante suas vidas. É impossível não fazer a comparação com o primeiro livro da saga. Com o início um pouco mais lento, achei que esse demora um pouco mais pra conquistar a atenção e que o final também é um pouco enrolado? ficam extendendo muito em algumas coisas que, na minha opinião, poderiam ser mais sucintas. De toda forma, o estilo de escrita e a forma de detalhar a vida das pessoas na época é encantador e sem dúvida merece uma ótima recomendação !

Celina 26/06/2021

Maravilhada!
Segundo livro que leio desse autor e estou apaixonada! Não sei como vivi até agora sem conhecer a escrita de Ken Follett! ?
Estou encantada com tudo! Escrita fluída e envolvente. Por mais que seja um calhamaço, não cansa, não se arrasta, não entedia.
A história é um épico clássico medieval cheio de tretas, reviravoltas, violência, paixão, amor, sexo, corrupção, escrotidão... E eu poderia ficar aqui escrevendo linhas sem fim sobre tudo que rola no livro. É assunto que não acaba! Uma aventura!
Só tenho elogios!
Não ficam pontas soltas. O final de cada personagem é justo e certo.
Amei??
Denise 26/06/2021minha estante
Também adoro

Francisco M. 25/12/2023

Um romance épico com várias reviravoltas
Gostei muito desse primeiro volume das do segundo livro sobre as Crônicas de Kingsbridge... Follet mostra uma genialidade ímpar para criar cenas cômicas e ao mesmo tempo tensas no intervalos de poucas páginas .. não saberia classificar esse romance como drama ou suspense.. mas é um otimo livro que nao precisa ser lido o primeiro livro da serie para entender esse.. se bem que tem referencias....Follet sabe bem como descrever a idade média com maestria.. fez me sentir dentro de Kingsbridge .. e gosto dessa sensação de imersão que o livro dá a você isso torna a leitura muito prazerosa sem ser cansativa...