Minha lição de fé

Minha lição de fé Waldir de Lazzari...

Resenhas - Minha lição de fé

Lê Golz 10/04/2016

Inspirador
Minha lição de Fé é um lançamento da Primavera Editorial e a história de vida de Waldir de Lazzari, um grande compositor da música sertaneja brasileira. Essa obra nada mais é que uma autobiografia emocionante, onde ele narra juntamente com Carlos Magalhães, sua trajetória e superação.

Como não poderia ser de outra maneira, temos uma narrativa em primeira pessoa, onde Waldir narra desde seus primeiros anos de vida, o momento do acidente, até os dias atuais. Vamos conhecer como era sua vida no Paraná, seu local de origem, onde desde pequeno aprendeu a se virar para ajudar sua família. Conforme a leitura avança, é fácil criarmos uma simpatia por ele. Órfão de pai e sendo ainda uma criança, ele não excitava em ajudar sua mãe de todas as formas. Aos 15 anos, Waldir decidira ir para São Paulo e lá foi melhorando aos poucos a vida da mãe. E aos 23 anos, em 1987, sua vida mudou completamente quando em uma inocente partida de futebol, ele perdera seus movimentos para sempre.

Desde as primeiras páginas o leitor irá perceber a simplicidade com que Waldir nos relata sua história. É uma narrativa simples, leve e cheia de sentimentos. O que mais gostei foi que essa escrita singela mantém ainda mais o leitor próximo ao protagonista, como se estivéssemos em uma conversa.

Além dessa autenticidade que a obra nos passa, é possível levantar muitas reflexões. Nós, em nossa situação atual, nunca imaginamos que algo parecido poderia acontecer conosco. A vida de qualquer pessoa pode mudar em questão de segundos, como aconteceu com nosso autor, e nos deixar em uma cadeira de rodas para sempre. Ver a vida pelos olhos de Waldir é completamente diferente, como se apenas fosse possível darmos valor ao que temos hoje, depois que perdemos. No momento da leitura é fácil, ao menos tentar, nos colocarmos no lugar de um tetraplégico tão jovem, com sonhos ainda não realizados e que precisa aceitar sua condição.

O que Waldir quis passar nesse livro foi justamente essa vontade de viver que ele reaprendeu a sentir. Os primeiros meses depois do acidente foi de completa aceitação, e em diversos momentos ele só desejava morrer. Não entrarei em detalhes quanto aos acontecimentos após seu acidente, a fim de não tirar as surpresas que o leitor terá. Mas uma coisa posso afirmar: ver até onde Waldir chegou depois de aceitar sua condição foi deveras emocionante. O livro faz um relato também das pessoas importantes que surgiram em sua vida e como ele chegou a ser um reconhecido compositor da música sertaneja.

"Sempre que diminuímos o tamanho no nosso sonho para que ele possa caber dentro da nossa realidade atual, esse sonho por certo deixará de existir em nossa mente e não se materializará." (p. 82)

Quanto à diagramação está simples e perfeita. A fonte está em tamanho ideal e confortável. A capa é muito representativa e amei também os detalhes em cada início de capítulo, além das fotos ao final do livro. A revisão possui um ou dois erros, mas que em nada atrapalham o andamento da leitura.

Gostei tanto do livro que desejei mais detalhes em algumas passagens, e senti que minha curiosidade seria mais saciada se ele tivesse descrito um pouco mais alguns acontecimentos após o acidente, pois como vemos, o livro possui poucas páginas e, portanto, temos um relato sucinto de sua história. De qualquer forma, é um livro leve e que facilmente pode ser lido em um dia. Minha lição de Fé é uma obra tocante, com uma história incrível de superação e que vale muito a pena ler. Dificilmente agora, vou ouvir algumas músicas sertanejas compostas por Waldir, e não recordar sua trajetória.

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/03/resenha-minha-licao-de-fe.html