Romance Moderno

Romance Moderno Aziz Ansari...

Resenhas - Romance Moderno

Agnaldo 14/05/2021

Tecnologia uma dádiva ou perdição
Excelente livro para quem as vezes se sente perdido nesse mundo repleto de informações e opções. O livro foi muito bem escrito e com grandes pesquisa e dados feito a fundo em vários países. Um das grandes mensagens do livro é passar pra gente que se queremos algo sério e duradouro, devemos buscar sair do suplefour e trivial, e nós aprofundar em algo sabendo que vão ter altos e baixos na vida e no relacionamento.

PERFIL DESATIVADO - NÃO SIGA 15/04/2016

É bem diferente do que costumo ler, porém muito interessante. É um livro, antes de mais nada, sobre pessoas e o modo como elas se relacionam e agem. Ele também me fez aprender várias coisas sobre outras culturas e até me fez mudar de opinião sobre alguns assuntos. Só não dou 5 estrelas, porque não chega a ser sensacional e esperava um pouco mais de humor.

Francisco 02/11/2016

Bom com os dados, ruim com a escrita
Tomei conhecimento por Aziz Ansari depois de assistir a fantástica série Master of None (Netflix), onde é roteirista e ator.

Encontrei o livro graças ao colunista de relacionamento e política Ivan Martins, que havia escrito sobre o tema e recomendado a leitura, além de indicar o texto do prefácio do livro que pesca o leitor.

O livro, através de estudos sociológicos, disserta e faz comparações das interações interpessoais e relacionamentos amorosas entre pessoas ao longo das últimas décadas e gerações. Ou seja, é um livro baseado em uma série de dados próprios e de outras publicações, sem os truncamentos do discurso científico, facilitando o entendimento do tema e cumprindo de forma competente ao que se propõe.

No entanto, apesar da escrita de Aziz na interpretação dos dados ser bem direta, simples, há uma interferência do lado cômico e talvez até inexperiente do autor que atrapalha a leitura do texto muitas vezes. Ele é um conhecido humorista, principalmente do stand-up, e parece fazer sucesso no meio, além de se aventurar em outras áreas do entretenimento. Tem uma ótima percepção, como é de se esperar de sua profissão, do cotidiano das pessoas e usa isso em seus espetáculos. Mas durante o livro não consegue imprimir essa pegada e 99% da suposta descontração falha miseravelmente. Outras falhas como uma certa desorganização de ideias e dos temas nos capítulos, também são notáveis.

Felizmente, nada disso tira o mérito da leitura e é um bom livro para introduzir os tópicos propostos ao publico alvo: todo mundo (rs).

VANESSA 26/10/2022

Conhecer alguém através de apps é a melhor escolha hoje?
Gostei bastante do livro, pois ele traz pesquisas a respeito do amor moderno, além de trazer estatísticas a respeito de como era antes.
Esse livro trás pesquisas de profissionais que estudaram sobre alguns assuntos em que são apontados pelo autor.
Antes as pessoas se relacionavam com gente da mesma rua, do mesmo bairro, através de amigos, famílias, trabalho etc. Hoje são pequenas as porcentagens de pessoas que se relacionam dessa forma.
O livro traz histórias reais com pessoas que fizeram parte de algumas pesquisas e entrevistas. Mostra como funciona o relacionamento em alguns países, como por exemplo no Japão. E traz uma reflexão sobre como os relacionamentos possuem seus altos e baixos como tudo na vida.
Indico esse livro para quem quer saber mais sobre como o relacionamento mudou com os anos e se isso afetou de forma positiva ou negativa com o uso de apps como por exemplo o Tinder.

Jaque 21/11/2020

Bom, mas nada que a gente não saiba
Eu acho que eu esperava mais. Mas talvez porque não é mais do que já sabemos (o que não invalida toda a pesquisa dele!!), afinal, estamos vendo e vivendo tudo o que ele fala no livro. Mas isso não torna o livro ruim (só as piadas dele que, sinceramente... não me impressionaram). Não parece chegar a uma conclusão, é tipo "thats what it is, folks". Mas ok, estamos vivendo e vendo no que dá toda essa coisa de "romance moderno". Mas algo em comum que pude observar em todos esses países que ele fez a pesquisa é que existe sim esse desejo de amar, se apaixonar, viver o recíproco... mas são tantas opções, tem também o "fear of missing out" e ficamos simplesmente perdidos. Não dá pra dizer também que antes era melhor que agora, ainda que os casais formados antes de nascermos ainda estejam juntos.

É uma temática que muito me interessa. Lerei outros títulos que abordam o mesmo tema como "Agonia do Eros" e "Amor líquido", certamente.

Carolina 10/07/2016

À procura do amor
O autor faz um excelente trabalho ao relatar de forma bem humorada e baseado em pesquisas da área, como funciona o nosso critério na busca de um relacionamento com ajuda da tecnologia.

A conclusão é que cometemos muitos erros, como filtrar excessivamente um determinado perfil ou ainda pior quando evitamos o contato pessoal - o que é determinante para constatar a sintonia. Também sofremos muito com a espera interminável de uma resposta à nossa mensagem ou falta dela. Mas a rejeição continua sendo o maior medo dos entrevistados, seguido da traição.

Não existe fórmula para encontrar o relacionamento perfeito. As tentativas são inúmeras e a tecnologia está ao nosso favor. Cabe cada um fazer um equilíbrio entre mundo virtual e o real na busca de um parceiro ideal.

Lucas Abraão 16/07/2016

Uma leitura interessante.
Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Skoob e à editora por terem enviado gratuitamente o meu exemplar que ganhei participando das cortesias que o lindo do Skoob oferece. Muito obrigado, gente. Vocês são demais!!!
Agora sobre o livro, bom, eu não sou muito versado quando se trata de não ficção, mas, pra uma leitura que não estou acostumado, vi-me gostando muito dessa obra.
O tom é descontraído e engraçado, ao invés da enxurrada de dados sem fim, nomes, obras, datas, etc. Várias vezes me vi soltando sonoras gargalhadas ao ler alguns trechos e, por mais que esse livro não seja um livro de auto ajuda, há vários conselhos e dicas muito úteis, além de reflexos comportamentais infrutíferos que enxerguei em mim mesmo que pretendo mudar. Definitivamente esse livro acrescentou algo a minha vida e me mudou.
É uma leitura dinâmica (já que a obra conta com vários gráficos, imagens e até mesmo prints de tela) fácil e pouco cansativa.
Recomendo para todos os solteiros que queiram aprender um pouco mais desse ambiente virtual que nos cerca, provavelmente você irá aprender algo novo e dar boas risadas.

Wallace17 10/01/2021

Dá um match!
O livro Romance Moderno: Uma Investigação Sobre Relacionamentos Na Era Digital, do ator, diretor, roteirista e escritor Aziz Ansari e do sociólogo Eric Klinenberg é excelente. Juntos, eles desenvolveram um projeto de pesquisa interessante. Na minha experiência de leitura, posso dizer que foi como estar num boteco contando é ouvindo sobre as histórias malucas de encontros e flertes amorosos via "tinder's da vida".

"O excesso de opções pode levar à indecisão ou à paralisia". Vejam esta citação da pesquisadora Sheena Iyengar. Se num passado não muito distante (dos nossos
avôs e avós) as pessoas tinham um número limitado de pretendentes amorosos. Hoje em um único dia “conhecemos” 50, 100 pessoas no Tinder, Face, Insta pela tela dos celulares. Aziz relata no livro que uma mulher que estava indo para o primeiro encontro e no caminho porém, ela ia avaliando se encontrava alguém “melhor” no Tinder, hahaha. O livro apresenta, pesquisas, entrevistas, compara dados. Existe uma gama de assuntos que interligam-se para explicar esse fenômeno dos algoritmos que buscam a nossa alma gêmea.

Vale uma nota importante aqui: o estudo foi conduzido nos E.U.A, com pessoas majoritariamente brancas, de classe média e com ensino superior, numa época em que a internet ainda não era tão pulverizada igual aos dias atuais. Outros livros devem ser consultados, de outras culturas, com outras perspectivas, incluindo uma diversidade das pessoas analisadas e também de quem escreve, consultar estudos de mulheres, LGBTQIA+, existem diversos ângulos que podem ser observados. Por isso é sempre bom lembrar “Muitas histórias importam” já dizia Chimamanda.

site: https://www.instagram.com/p/CJH1gxmHR0U/

Biblioteca Álvaro Guerra 16/02/2023

Durante anos, a comédia stand-up de Aziz Ansari tem discutido os romances modernos. Mas em Romance Moderno, o livro, ele decidiu levar o assunto a outro nível. Ele se juntou ao sociólogo Eric Klinenberg, da Universidade de Nova York, para desenvolver um projeto de pesquisa que se estendeu de Tóquio a Buenos Aires, passando por Paris, Doha, e Wichita. Eles analisaram dados comportamentais e fizeram extensas entrevistas com centenas de pessoas. Criaram um fórum no site Reddit, onde conseguiram milhares de respostas. Contaram com auxílio dos mais renomados pesquisadores sociais. O resultado é um livro único, em que o humor irreverente de Aziz é veículo para pesquisas sociais inovadoras, para um tour do nosso universo romântico como nunca antes visto.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788584390199

Portal JuLund 12/05/2016

Romance Moderno, @EditoraParalela
Romance Moderno é o oposto de tudo que li até hoje, achei que seria mais um livro cientifico, como Amor Liquido, que narra o amor instantâneo e instável que vivemos hoje, onde nós conectamos, nos relacionamos por veículos digitais que nos dão o poder, de num simples clique, desconectar e não Aziz brinca as situações, se aproveita com maestria da experiência do Stand-up.

Veremos narrações de encontros hilárias, a explicação da escolha do tema do livro por si só já é boa, Aziz diz ter saído com uma mulher e depois trocado telefone, dias depois mandou uma mensagem no whatsap a convidando para um show, quando…

Continue lendo no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/romance-moderno-editoraparalela

Raquel Comunale 13/09/2016

O comediante Aziz Ansari e o sociólogo Eric Klinenberg se juntaram para desenvolver um projeto de pesquisa sobre relacionamento (e todas as nuances) na atualidade. Os dois criaram um fórum temático na internet e reuniram grupos de discussões em várias cidades como NY, Tóquio e Buenos Aires para chegar a um conteúdo curioso e engraçado. Aziz traz situações muito conhecidas da nossa rotina junto com estudos feitos por psicólogos e gurus do amor. Juntando histórias reais e dados científicos o livro aborda vários assuntos que com certeza todo mundo já vivenciou. Separei abaixo os pontos que mais chamaram minha atenção.

Passado X Futuro
Antigamente a probabilidade de você casar com um vizinho ou amigo da família era basicamente de 99%.
Sem todas as tecnologias que temos em mão era praticamente impossível conhecer (e manter contato) com pessoas distantes.
Hoje em dia, com o celular, temos a possibilidade de fazer uma chamada de vídeo com alguém que está em outro país.
Antigamente a media de casamento oscilava entre 20 e 23 anos por questões práticas: estabilidade financeira, aceitação social, pressão familiar.
Hoje em dia a media gira em torno de 27 e 29 anos, ou seja, os jovens adultos, na sua grande maioria, preferem se dedicar a faculdade e trabalho para só depois avaliarem a possibilidade do casamento.

Telefone, mensagens e ao vivo
Hoje em dia com os smartphones praticamente boa parte da interação é feita por mensagens de texto.
E isso é um padrão para tudo: conhecer alguém, conhecer alguém ainda melhor, entrar em um relacionamento sério e até mesmo terminar com esse alguém.
As mensagens de texto se tornaram a forma de comunicação número 1 da maioria dos adultos e, possivelmente, na próxima geração isso vai aumentar ainda mais.
O grande dilema disso é que jamais será possível conhecer alguém 100% somente trocando mensagens. Além disso é muito importante avaliar quando a troca de mensagens se torna tão compulsiva que os envolvidos se esquecem da possibilidade de se encontrar ao vivo para ter uma experiência mais real.

Regras para envio de mensagem
A ciência da troca de mensagem chegou ao pouto crítico de algumas pessoas terem regras próprias antes de responder alguma coisa:
- Não responder imediatamente pra não parecer desesperado.
- Só enviar uma segunda mensagem quando a primeira tiver sido respondida.
- A quantidade de caracteres na mensagem de resposta deve ser parecido com a quantidade da mensagem recebida (!)
- Nunca seja a última pessoa a enviar uma resposta na conversa (!)

Seja objetivo ao abordar alguém
Uma das coisas mais irritantes quando estamos conhecendo alguém é aquela troca de mensagens que nunca leva a lugar nenhum.
Uma vez que tenha chegado a conclusão (seja sozinho ou com ajuda de alguém) de que a pessoa não é um assassino em série ou psicopata o ideal é marcar um encontro pessoalmente para, aí sim, começaram avaliar se vale a pena tentar alguma coisa ou seguir em frente.
Ao tomar essa decisão é importante ser objetivo na hora de convidar alguém. Basicamente é o seguinte:
ERRADO: E aí, vamos fazer alguma coisa qualquer dia desse?
CERTO: Oi. Que tal irmos ao {restaurante, cinema, teatro, bar} na quarta às 18h?
Não é garantido que a pessoa vai aceitar mas só de ter uma data/hora definida já dá pra se ajustar de acordo com a agenda da pessoa e tornar o encontro uma realidade.

SPAM do amor
Por incrível que parece homens que utilizam redes sociais ou aplicativos de relacionamento sabem que enviar mensagens genéricas em massa retorna mais respostas que se dedicar a um perfil específico e enviar uma mensagem extremamente elaborada.
Na prática é melhor mandar um "Oi, tudo bem?" para 50 mulheres pois obviamente terá mais chances de resposta do que uma mensagem no estilo "Olá, vi que você gosta de Senhor dos Anéis. Nunca fui muito fã da Leia mas adorava o Chewbacca" para somente 1 mulher.

Satisfazedor X Maximizador
Um maximizador sempre vai querer ter a melhor experiência após tomar uma decisão.
Ex: Se um maximizador decide comprar um armário ele vai se dedicar horas na busca pelo armário perfeito, pensar em todos as vantagens possíveis e tomar essa decisão mas, ainda assim, ter a sensação de que tem um "Armário Mais Incrível do Mundo" em algum site que ele não encontrou.
O satisfazedor é o cara que aceita a opção mais rápida para o que ele procura.
Ex: Se um satisfazedor decide pedir uma pizza ele vai procurar qualquer uma, pedia a pizza e comer. Simples assim.
O grande problema é que, devido a toda a tecnologia que temos em mão, a sociedade está cada vez mais no perfil de maximizador.
Queremos os melhores restaurantes, os melhores hotéis, as melhores praias para tirar foto, os romances para incríveis e, o pior, geralmente temos a sensação de que a nossa escolha não foi a mais acertada pois com certeza existe uma restaurante, hoje, praia ou amor mais incrível em algum lugar do mundo.

Homens Herbívoros no Japão
Basicamente uma parcela da população masculina decidiu que não quer se relacionar com uma mulher.
Eles basicamente estão mais preocupados com os estudos e trabalhos do que em encontrar uma namorada.
A justificativa para isso são várias:
- A economia anda muito complicada e historicamente isso traz uma queda de confiança nos homens pois, obviamente, ficará mais difícil assumir um compromisso familiar sem uma renda apropriada.
- Os homens estão saindo da casa dos pais cada vez mais tarde, ou seja, estão totalmente acostumadas com o colinho da mamãe.
- Na maior parte do país meninos e meninos são separados durante a infância e até mesmo na faculdade. Eles não estão acostumados a lidar com alguém do outro gênero.
- Paralelo a isso as mulheres estão cada vez mais fortes e em busca de espaço no mercado de trabalho e autonomia financeira.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Henrique_ 24/11/2017

O livro é um estudo analítico sobre uma série de pesquisas relativas às estratégias contemporâneas de se encontrar um par amoroso. Com linguagem convencional e tiradas de humor, são apresentados muitos dados e estudos de casos comparativos. Há uma ou outra abordagem que o leitor pode se identificar, o que torna a leitura mais interessante. No geral, foram confirmadas minhas impressões a respeito das diferentes formas de relacionamento na contemporaneidade. Dou três estrelas porque a leitura não fluiu, seja pelo excesso de dados sem uma análise mais aprofundada, seja porque os estudos/apresentação de casos muitas vezes ficavam perdidos no contexto geral em que foram apresentados. Por outro lado, é um livro que vale a pena ser lido e em que podemos refletir a respeito de nosso comportamento social na era virtual.

Bruno Garcia 16/04/2018

Comportamento Romântico na Era dos Aplicativos
Se você já esperou resposta para mensagem enviada após um encontro romântico e foi ignorado, saiba que não estamos sozinhos no amor nos tempos digitais. Aziz Ansari, da genial Master of None, também passou pela universal experiência e observou esses comportamentos contemporâneos moldados por novas tecnologias. Depois de abordar o tema no seu stand-up e no episódio “First Date”, da segunda temporada da série, ele decidiu se aprofundar no assunto. Para isso, se uniu com Eric Klinenberg, sociólogo especialista em cultura urbana e mídia, em um projeto ao redor do mundo e de volta ao tempo para estudar as relações amorosas no mundo moderno através de seu olhar bem humorado. O resultado da pesquisa é o livro Romance Moderno – Uma investigação sobre relacionamentos na era digital.

site: http://iradex.net/13745/caca-aos-fatos-romance-moderno/

Vinicius 31/10/2018

Leitura leve, engraçada e extremamente interessante
O autor, apesar de comediante, fez várias pesquisas e escreveu o livro apoiado por vários estudiosos do assunto. Com isso nos mostra como a tecnologia está mudando a forma de pensarmos, nossas noções de expectativas, satisfações pessoais, etc. Tudo isso com um leve toque de comédia que cai muito bem ao tema, evitando que este se torne maçante.

Recomendo demais!!