Suave é a Noite

Resenhas - Suave é a Noite

1 | 2 | 3 | 4

Michaâ¤ï¸âï¸ 16/04/2023

Suave é a noite #2
Foi uma leitura muito confortável, a escrita não fica cansativa, em grande parte da história me sentia dentro da época. Sinto que essa história se torna tão boa por ser de certo modo biográfica e particular, é nítido que alguns os principais personagens masculinos Abe North e Dick Diver tem os aspectos do autor, é impossível não se envolver no drama dos personagens. Nessa história todos cometem erros, é impossível você ver um personagem totalmente inocente.
A ruína do casamento dos Divers é o principal tema do livro,a dinâmica do casal é uma relação entre pessoas controvérsias, Dick gostava de se envolver de jeitos diferentes de Nicole. Em certo momento os dois pararam de insistir no casamento e só terminaram o casamento, depois claro de muitas tentativas.
A relação e construção dos personagens é puramente da época de como os homens retratavam as mulheres, por exemplo a submissão de Rosemary e a insistência de Nicole com todos os motivos dela.

ana 07/03/2023

Interessante, porém muito lento.
apesar de não ter entendido exatamente o ponto final que a historia queria me levar durante a leitura, o desenvolvimento se tornou a peça central do livro. entretanto, devido as descrições e talvez pela minha falta de interesse pela história, ele se tornou muito lento, especialmente na segunda parte.
achei que faltou aprofundamento no desenvolvimento do Dick, mas amei conhecer Nicole que, na minha opinião, é a personagem mais interessante, com várias facetas a serem lidas e conhecidas.
acho que este é um livro que precisarei reler algum dia para absorver mais do que fitzgerald quis contar aqui.
gostei do desfecho final!

?????? + ??/2

Sid Dantas 26/02/2023

Só faltou a leitura ser suave?.
Nossa, foi com muito custo que eu terminei esse livro. Me peguei largando esse livro diversas vezes, me perdendo em diálogos por total falta de conexão do meu cérebro com a história. Mas eu disse que ia até o fim.

Por que? Porque é um clássico, porque eu tenho o livro físico e queria ler e me desfazer. Mas no final isso é uma perda de tempo. Acho que tinha esperança que a história me prendesse.

É o terceiro livro do Fitzgerald que leio e o meu favorito de longe ainda é O Último Magnata.

thery 30/01/2023

História um tanto parada, mas bastante boa
Acredito que "Suave é a Noite" seja um livro bastante difícil de se definir.
Demorei muito para terminá-lo, mas não pela leitura ser enfadonha, mas sim por (questões da vida) ter perdido o hábito da leitura no ano anterior... No entanto, sempre que pegava o livro, conseguia devorar inúmeras páginas na maior facilidade!
A história é bastante parada, mas te possibilita acompanhar a evolução e derrocada dos personagens. Nad pequenas histórias, contadas dentro da principal, Fitzgerald aborda as subjetividades nas relações entre europeus e norte-americanos, e preenche o enredo com uma imensa riqueza...
Que o homem sabia escrever muito bem, ninguém pode negar. E que ele foi corajoso em se expor ao usar sua própria vida e relacionamento como inspiração, também!
Infelizmente, o livro é recheado de alguns comportamentos problemáticos, mas não tem como saber se eles foram colocados para expor possíveis "atitudes ruins" da aristocracia da época ou apenas de maneira vazia, replicando um comportamento habitual para tornar a imersão do leitor mais fiel...
Em suma, gostei bastante! Tive uma boa primeira impressão da escrita do Scott.
13marcioricardo 30/01/2023minha estante
Estava aguardando sua resenha desse livro ??

thery 08/02/2023minha estante
ahahaha que meigo!

jessicalimao 18/06/2022

SOU UMA PESSOA INCULTA
Só pode, porque quando eu escolhi este livro eu li as resenhas e...opa, será legal. Mas eu senti um vazio nessas pessoas, tentei enxergar a questão biográfica que tinham apontado, a história coisa que achei com valor foi a da moça que tinha se curado, porq o resto eu só achei...RICO FAZENDO RIQUICE

Lari 09/05/2022

Polêmico
Sem dúvida a palavra que mais define esse livro, na minha opinião, é polêmica, em todos os sentidos. Ele é polêmico em questões preconceituosas, em sua própria história (por ser lenta e ao mesmo tempo não ser) e principalmente em seus personagens.
Um romance autobiográfico, em certo nível, com uma história bem complicada. Acredito que existam diversos pontos de vistas sobre a obra. O meu ponto de vista foi bem simples: enxergar toda a obra como um crítica profunda e real a sociedade (daquela época e desta, que mesmo praticamente 100 anos depois segue em um caminho parecido), o dinheiro compra tudo, até amor. A futilidade reina na superfície,mas ao fundo vemos enormes problemas de saúde mental pouco discutidos a fundo realmente, tendo em vista, que era "coisa de doido". Ética é uma palavra inexistente. Fidelidade também, tantos nos relacionamentos (todos) quanto nos ideais, aparentemente até nos países.
A escrita é impecável e fluida. O livro tem 3 partes, sem aparente cronologia entre si, sem grandes surpresas ou objetivos e ainda sim é absolutamente viciante.
Por fim, decide vê-lo todo como uma crítica,preferindo pensar que o autor não pensava realmente daquela forma e aquilo era mera exposição do ridículo daquele modo de vida (provavelmente o autor pensava daquele jeito preconceituoso mesmo,mas tudo é questão de ponto de vista).

Renatita 05/02/2022

Nem sempre o prefácio entrega a real experiência de ler a obra. Talvez eu que esteja endurecida, mas não consegui achar que foi uma leitura de qualidade.

É inegável que F. Scott Fitzgerald sabe escrever, no entanto, a leitura ficou enfadonha para mim e o prazer da leitura se tornou obrigação de terminar de ler.

Uma pena.
jessicalimao 15/05/2022minha estante
Pra mim está parecendo apenas rico fazendo riquice kkkkkk

Renatita 22/05/2022minha estante
É, @jessicalimao, pode ser mesmo essa completa falta de identificação.

Zelda 30/01/2022

Mais uma página do diário do Fitzgerald
Há no livro alguns temas que também são tratados em outros livros do Fitzgerald, como classes sociais, infidelidade, alcoolismos e machismo, mas principalmente é falado sobre a ideia do herói salvador com a necessidade de ser reconhecido como tal, e quando as coisas mudam e passam a dar errado para essa figura, a culpa é transferida. É mais um livro ?autobiográfico? do Fitzgerald que com certeza vale a pena a leitura pelos questionamentos que podem ser retirados.

Gladston Mamede 02/12/2021

Não é o meu tipo de livro. Não é. Completei por disciplina mas as ganas de largar foram muitas em quase toda a leitura.

Guilherme Felipe Agapto 24/10/2021

UM TRATADO DE COMO ERA A ÉPOCA ANTES DA CRISE DE 1929
O casal Dick e Nicole são bem menos que um casal feliz. É um casal de aparências, no qual Dick trata apenas por dinheiro e por ela ser uma esquizofrênica, ele trata a como uma paciente, mas nunca como uma esposa. Tem filhos, mas muitas traições e é um reflexo da decadência cultural norteamericana, que começou antes da decadência financeira. É um livro que trata como poucos o ápice da era do jazz.

1 | 2 | 3 | 4