Pacto Sinistro

Pacto Sinistro Patricia Highsmith

Resenhas - Pacto Sinistro

Marselle Urman 22/10/2014

Após um encontro fortuito entre dois estranhos num trem, vidas serão drasticamente mudadas...exceto talvez uma delas, que já caminhava a passos largos para a autodestruição.
Fiquei encantada com as descrições precisas e profundas das personagens, especialmente Charles Bruno. Uma criança mimada fruto de um casamento infeliz, um burguês hedonista entediado com a existência, com sérios problemas em relação à sua sexualidade e na relação com sua mãe. Psicologicamente fascinante.
Em meu primeiro encontro com a autora, me vejo surpreendida pelo clima claustrofóbico do romance, um torniquete no pescoço que se aperta devagar e constante; algo que só encontrei nos autores russos (Dostoievsky, Nabokov, Torpor). Aliás esse enredo é uma mistura de "Crime e Castigo" com "Dorian Gray" e ainda assim consegue ser original e absorvente.

Gostei muito.
Thammy 03/09/2019minha estante
Perfeita resenha. Concordo com o que você diz sobre ter tido a mesma sensação ao ler Crime e Castigo. Eu já sou fã da autora, mas a escrita dela sempre me surpreende.

Samantha 13/08/2013

O pacto que pode mudar sua vida
Talvez você odeie alguém. Eu sei que o termo 'ódio' é muito forte e tenho certeza que poucas pessoas realmente odeiem alguém. Muitas vezes usamos a palavra ódio de maneira errada, exagerada, tomados por algum sentimento negativo que brota em um momento de fúria.

Mas vamos imaginar que talvez você de fato odeie alguém. E talvez você queira que essa pessoa desapareça, que é um termo delicado para dizer que você QUER QUE ELA MORRA, pois você é uma pessoa equilibrada e não vai sair por aí matando pessoas. E também porque esse alguém um dia já teve seu amor, de certo modo você tem uma certa afeição por ela. Dizem por aí que há uma linha tênue entre o amor e o ódio.

Agora imagine que você casualmente comece a conversar com alguém. Sabe aquelas conversas que começam no metrô, normalmente sobre amenidades? Algumas pessoas ultrapassam as amenidades. Uma vez embarquei na Barra-Funda e desembarquei em Itaquera, ouvindo a história da vida de uma senhora. Para quem não é de São Paulo, os nomes que mencionei são estações de metrô que compreendem as extremidades da Linha Vermelha.

Então vamos supor que essa pessoa com quem você começou a conversar casualmente consiga de alguma forma, arrancar uma confissão sua. E essa confissão trata-se de seu ódio por alguém. A pessoa então admite que também odeia alguém e diz que identifica-se com seu problema e propõe um pacto de troca: você mata o desafeto dela e ela mata o seu desafeto.

O cenário de Pacto Sinistro é bem parecido com este que mencionei. Guy Haines é um cara inteligente e muito idôneo, natural de uma pequena cidade do Texas. Formado em arquitetura, tem 29 anos e está no início de uma carreira que será promissora, ao que tudo indica. Guy Haines casou-se com apenas 20 anos, provavelmente com a primeira namorada. Uma moça chamada Miriam. Devido a carreira de Guy, vão para Nova York. Lá Miriam, talvez entendiada com a vida de casada, trai Guy. Ele separa-se de Miriam, supera o trauma da traição e conhece uma encantadora mulher de família tradicional com quem pretende casar-se novamente. Mas, para o novo casamento acontecer, o divórcio entre Guy e Miriam precisa ocorrer. E aparentemente Miriam está enrolando Guy, tornando o processo do divórcio mais controlado.

Do outro lado, Charles Bruno. Um pouco mais novo que Guy, porém aparenta ser fisicamente mais velho. É um playboy boêmio, irresponsável e mimado. É a antítese de Guy. Os dois encontram-se em um trem e iniciam uma conversa. Charles odeia o pai e está interessado em sua herança. Durante aconversa, Guy acaba revelando os problemas que tem com a ex-mulher e a dificuldade de obter separação.

Os dois podem entrar em um acordo para resolver seus problemas, pelo menos aparentemente.

Lei mais no link abaixo.

site: http://meteoropole.com.br/2012/11/resenha-de-pacto-sinistro-patricia-highsmith/

Allan 16/04/2013

"A todas as virginias"
E assim começa o livro, com essa dedicatória sem mais explicações e se arrasta no mesmo tom de mistério e confusão, realmente é um livro sinistro, que desperta no leitor uma angustia ao longos das primeiras 100 páginas onde a autora vai pouco a pouco descrevendo seus personagens. Loucura, sensatez, um toque de filosofia, compõe a obra, a "história é simples. Dois estranhos se encontram num trem e, no correr de uma longa conversa, planejam dois assassinatos".
O livro ja se tornou filme e é um pequeno clássico dos romances políciais, não se enquadra nos padrões habituais do gênero , mas agrada se você gosta de um atmosfera de loucura, medo, angustia e incertezas nos livros que lee, esse tem de sobra. Minha dica é leia o livro e assista o filme de Alfred Hitchcock, é diverção na certa.

Gláucia 09/03/2012

Pacto Sinistro - Patricia Highsmith
Classificado como policial mas se você procura literatura policial tradicional vai se decepcionar. Os assassinos já são conhecidos logo na sinopse e a trama se inicia com o planejamento do crime. Dois estranhos se conhecem num trem e planejam matar os alvos um do outro, eliminando assim o motivo. Seria o crime perfeito. Um leva a sério, o segundo pensa se tratar de uma brincadeira.
O suspense aqui tem caráter psicológico. O medo de ser descoberto, a culpa, a perseguição, a tensão constante, tudo isso enfim provando que nem sempre a punição legal é o maior castigo.

Lelê 05/04/2011

Pessímo
Esse livro é muito ruim, não da para entender direito, mas é claro que essa é so a minha opinião. O livro não ficou muito bem escrito, claro que eu tambem não escrevo bem, mas eu não gostei do livro!
Abelhinha 28/04/2019minha estante
O problema foi a tradução, o livro original é sensacional

Marcos Nandi 07/11/2020minha estante
É a tradução

Fabio 01/08/2010

Livro clássico da autora. Já foi virou filme há algumas décadas atrás.

História gira em torno de duas personagens, Bruno e Guy. Suas angustias, culpas e loucuras. O livro me trouxe a mesma sensação do "Angustia" do Graciliano Ramos. Uma atmosfera pesada e prolixa.

A trama se arrasta e poderia terminar umas 80 páginas antes, mas se a intenção da autora era te incomodar, ela consegue.