O Inverno da Guerra

O Inverno da Guerra Joel Silveira




Resenhas - O Inverno da Guerra


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Janarybd 24/01/2020

MINUTO LEITURA: Inverno na Guerra
Toda vez que tratamos a respeito da Segunda Guerra Mundial, temos muitos conceitos bem estabelecidos do que foi aquele momento para a história da humanidade. Atualmente, muito disso vem dos filmes que retratam o conflito. E poucos, ou quase nenhum, desses materiais trazem a visão brasileira sobre a guerra ou a participação dos pracinhas – que é a denominação dada aos soldados brasileiros que lutaram em solo europeu durante essa guerra. Mas o implacável inverno italiano entre os anos de 1944 e 1945 foi muito bem registrado e narrado por um jornalista brasileiro que permaneceu meses ao lado dos soldados, convivendo com eles todos os horrores das batalhas.

Joel Silveira é um dos maiores nomes do jornalismo nacional e um dos que mais recebeu prêmios, escrevendo diversos livros e para muitos jornais, sobre assuntos que foram da política à correspondência de conflitos. Em “Inverno da Guerra”, o jornalista selecionou seus melhores textos escritos enquanto acompanhava a Força Expedicionária Brasileira na Batalha de Monte Castelo, que abriu caminho das tropas aliadas no norte da Itália quebrando a linha ofensiva da Alemanha Nazista.

A escrita sincera e rica em detalhes produzida por Joel Silveira consegue transmitir as agruras dos tempos de guerra, que segundo ele tem cheiro de sangue velho e óleo diesel. Para os brasileiros, nada acostumados ao frio, permanecer longos dias cercados pela neve era difícil, mas estar sob o fogo inimigo incessante e precisando de abrigo frequente contra as bombas era um sentimento terrivelmente pior. E nesse ponto, os jornalistas que cobriram a guerra, estiveram na mesma situação, lado a lado com os soldados. Por isso, quando falava do conflito, Joel sempre dizia que, diferente do que comentam, não foi um passeio brasileiro. Cruel, mas um rico detalhe da atuação do Brasil.


site: https://open.spotify.com/show/4XvoicRkdBr5n6J9uMqqNW?si=g0wlr98YTUCjkZJ0x-Mm_w
comentários(0)comente



Geovanne.Cantareli 28/09/2017

Relatos de um correspondente de guerra
Joel, escreve de maneira fluida e interessante alguns momentos mais marcantes que viveu como correspondente de guerra na frente brasileira na Itália.
O autor não se atém em detalhar minuciosamente as ações dos pracinhas brasileiros, mas faz um apanhado do que viu, ouviu e viveu durante seus 9 meses na frente brasileira.
O título faz jus aos momentos que ele passou por lá. E como o próprio autor diz: "não foi um passeio".
comentários(0)comente



Eros 09/12/2016

Um testemunho histórico!
Joel Silveira, correspondente brasileiro na Segunda Guerra Mundial, narra por meio de crônicas, sua passagem no Teatro de Operações da Itália, onde se bateu a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Com um verbo coloquial e emotivo, propicia ao leitor uma proximidade com as agruras do combate e as tenções da guerra. Uma ótima narrativa de alguém que foi testemunha histórica do maior conflito bélico da humanidade.
comentários(0)comente



Guilherme.Chaves 31/12/2015

"Não foi um passeio"
O livro de Joel Silveira detalha através de seus relatos a vivencia na segunda guerra mundial, a campanha brasileira na Itália onde em uma leitura leve e fácil de entender nos sentimos parte da história sendo contada.
comentários(0)comente



Allysson Falcon 30/03/2013

Sensacional a coletânea de reportagens de Joel Silveira como correspondente de guerra, durante a campanha da FEB na Itália, entre 1944 ao fim do conflito em maio de 1945.

Diário de bordo de uma grande aventura, que foi também triste, por testemunhar o sofrimento de milhões durante o maior conflito da história.
comentários(0)comente



Felipe B. Cruz 17/02/2009

Grande jornalista
Joel Silveira foi um dos poucos jornalistas brasileiros que podem ser considerados GRANDES. Neste livro ele republica reportagens que fez durante o período em que esteve no front italiano durante a Segunda Guerra Mundial. Tem uma reportagem que é brilhante, quando ele fala do final da guerra e do início da primavera na Itália.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR