All American Boys

All American Boys Jason Reynolds
Brendan Kiely

Resenhas - All American Boys

carlos 30/08/2017

Rashad is absent again today
All American Boys conta a história de Rashad e Quinn. Rashad é um adolescente negro que foi ferido por um policial que achou que ele estava cometendo um crime quando não estava. Quinn é um garoto que passa a enfrentar sérias questões morais e sociais depois de presenciar um homem em quem ele confiou durante toda sua vida machucando um garoto de sua escola.

O que me motivou a ler esse livro foi ele ter sido recomendado pra quem gostou de The Hate U Give. Há grandes semelhanças na história, só que o incidente catalisador não é fatal, e por esse livro ser de dois pontos de vista, ele também mostra lado do policial branco que agiu injustamente contra um adolescente negro. Justamente por isso, ver o quanto o policial e sua família veementemente acreditavam que ele estava certo me deixou realmente incomodado e assustado com a realidade social na qual nós infelizmente ainda vivemos. Até quando "Ele só estava fazendo o trabalho dele" vai servir como justificativa pra atos racistas?

Desireé (@UpLiterario) 06/09/2018

Rashad is absent again today. (@Upliterario)
Rashad é um garoto normal que teve sua vida mudada para sempre. Quinn é o garoto perfeito que jamais diz ou faz aquilo que não é esperado dele. Um evento, um trauma, duas vozes e visões distintas sobre o mesmo ato. All American Boys é um livro sobre racismo e preconceito que precisa ser lido e discutido.
Rashad é um garoto negro, vítima de violência policial. Confundido em um suposto assalto, ele é agredido por Paul, oficial de plantão que estava próximo a uma loja de conveniência, e levado sob custódia. O garoto é internado em um hospital, com ferimentos no rosto, costelas quebradas e sangramento interno, enquanto vídeos e mais vídeos aparecem nos jornais, demonstrando a violência com que ele foi "detido". Estaria Paul apenas "fazendo o seu trabalho"? Quando a força policial deixa de ser proteção e passa para agressão?
”Never fight back. Never talk back. Keep your hands up. Keep your mouth shut. Just do what they ask you to do, and you’ll be fine.”
Uma leitura incrível e, infelizmente, ainda atual e, portanto, mais do que necessária. A forma como os autores trouxeram duas visões diferentes sobre a mesma problemática contribui e muito para a discussão e compreensão do tema. Enquanto uns sentem-se seguros, outros temem a proteção do Estado e isso é inadmissível. Assim como se calar em frente a todos os fatos que dia após dia assistimos ou lemos nos jornais.
”Sometimes, when people get treated as less than human, the best way to help them feel better is to simply treat them as human. Not as victims.”
Mais um livro maravilhoso que já deveria ter sido publicado no Brasil! Alô, editoras de YA, vamos trazer esse livro pra cá!

site: www.instagram.com/upliterario

Madi 07/04/2021

Uma leitura simples e bem fluída, mas com uma história impactante. Um tópico muito importante e relevante na atualidade.