Não Nascemos Prontos!

Não Nascemos Prontos! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Nascemos Prontos!

Pedro Santana 13/04/2024

Resumo do livro
Mário Sérgio Cortella é um convite à reflexão sobre a capacidade de aprendizado e adaptação ao longo da vida. Cortella argumenta que a imperfeição é uma característica humana essencial e que devemos estar sempre abertos a aprender e a nos transformar. Ele discute a importância de questionar, revisar e renovar nossas crenças e comportamentos. O livro é estruturado em textos curtos e provocativos que abordam temas como ética, filosofia, educação e a necessidade de um compromisso contínuo com o crescimento pessoal. Cortella defende que o processo de constante aprendizado é fundamental para uma vida plena e significativa, desafiando o leitor a nunca se acomodar na zona de conforto.

Luis1153 08/04/2024

O livro traz uma reflexão sobre a pressa do mundo atual, aceleração do cotidiano, falta de esperança das novas gerações e o sentido da amizade.

FLyrie 18/03/2024

Provocante!
Cortella cumpre muito bem seu papel de ser provocativo com as 31 histórias desse livro.

São leituras breves (Quase sempre duas páginas por "provocação") que sempre instigam o leitor a buscar por mais informações sobre o assunto por causar um certo incômodo. Não é uma leitura para quem busca um aprofundamento em tais assuntos, serve mais como uma ferramenta que "mostrará a direção".

Faz um pouco mais de um ano que acompanho as palestras do Cortella e sempre achei seu discurso fantástico e instigante, resolvi buscar suas obras literárias e comecei por essa. Acho que vale sim a leitura.

Lira24 17/03/2024

Reflexões
Achei interessante as provocações filosóficas, é algo que vem ao encontro do meu momento atual. Mas no geral, não foi uma leitura que me prendeu muito.

Janaina365 19/02/2024

Exige atenção
Alguns trechos são de fácil entendimento, outros exigem mais atenção
O fato de cada "provocação" ser descrita em poucas páginas ajuda a não ficar massante

ariari_decastro 12/02/2024

Dentre as ânsias da atualidade a de sentir-se pronto
De fato, cultivamos uma busca pelo momento certo, a oportunidade certa, a pessoa certa. No entanto a vida não está logo ali, ela mora no aqui e agora. O professor Cortella partilha diversas angústias e inquietações contemporâneas em um livro que deve ser degustado, lido e relido, refletido.

Laís 30/01/2024

Esse livro veio em um momento certo da monha vida. Ao se ver necessário a leitura de livros mais conteudistas me fazendo voltar para situações da minha vida. É enriquecedor ver como algumas reflexões se encaixam em determinadas situações que passo ultimamente e acredito que se voltar a ler futuramente, irei ter outros isigths com as mesmas provocações.
Abriu portas para novas experiências literárias com certeza!

Matheus.Bastos 24/01/2024

+1 do Cortella
Como disse na resenha que fiz do último livro do Cortella que li, o "ruim" de ler um livro do Cortella que não é o primeiro é que em muitos trechos você vai ter a impressão de já ter visto aquilo em algum lugar.
De qualquer forma, não deixa de ser um livro do Cortella, recheado de reflexões, com uma linguagem simples e fluida mas que consegue passar todo conteúdo para lhe deixar com a cabeça a mil.
Esse recebeu 4* só pelo fato de que, em alguns momentos, achei a leitura meio confusa, não muito fluida, algo que vc precisava reler umas 2/3 para entender a própria construção da oração.

Emanuele153 18/01/2024

Cortella é inspirador
O livro é, do início ao fim criado para te fazer refletir sobre a vida, assim como todos os livros de Mario Sergio Cortella. Ele faz colocações tão sinceras e verdadeiras, coisas que dificilmente paramos pra pensar naturalmente

Esse livro em especifico, como o próprio título já diz, fala sobre como estamos em constante evolução, como não nascemos prontos. E assim como o autor fala: que graça teria se já nascessemos prontos? Tudo seria recriação e redescoberta, nada seria novo...

Lopes Viana 24/11/2023

Leitura obrigatória
Aquela leitura obrigatória que nos liberta de algumas amarras que não sabemos que possuímos! Livro extremamente necessário.

Mariana Cunha 18/11/2023

Um livro inspirador
O livro nos traz uma bela reflexão sobre nosso desenvolvimento, como bem diz o título "Não nascemos prontos!"
Sempre estamos em busca de nos aperfeiçoamos em algo, mas também nos mostra o quanto estamos correndo nessa vida para isso, o que em algumas ocasiões está nos causando frustração, pois, sempre estamos com sensação de que precisamos de mais tempo para o trabalho ou para buscarmos algo para nossa vida que não seja o laser.
O livro é de fato uma provocação filosófica, ele nos mostra de forma nítida que se já nascermos prontos, a vida de nada teria graça, que o bom é estarmos em pleno desenvolvimento, buscando sempre resposta e conhecimento, mas sem a sensação de estar fazendo algo só para matar o tempo, mas sim, vivendo o tempo.

Kelvin Mosna 11/10/2023

"Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve" — Gato de Cheshire à Alice
Em suma, o livro do Filósofo e Professor Mário Sérgio Cortella, publicado em 2006, propugna trazer reflexões diversas. Essas meditações querem provocar o leitor para que ele se pergunte a razão de tudo o que o circunda. O autor almeja a rejeição ao comodismo, repugna o consumismo exacerbado e o uso abusivo de tecnologia. Para ele, o tempo, na atual fase da humanidade, é escasso em exagero. Essa afirmação, aliás, é muito bem explorada pelo Sociólogo Zygmunt Bauman em seus escritos sobre a liquidez mundana. O Filósofo provoca o leitor para a dualidade informação versus conhecimento, mormente nos dias atuais em que perfilhamos a era da informação, a sociedade pós-moderna. Enfim, a obra propõe incutir em nossas mentes o que a Filosofia espera alcançar: a autocrítica, a autoanálise e infindas reflexões incrivelmente frutíferas.

Marcos Aurélio 05/10/2023

Crônicas cotidinas com muitas referências
Cortella é um dos filósofos e escritores brasileiros que mais gosto.

Leio as crônicas ouvindo a voz do professor ecoando na minha cabeça. São textos do cotidiano que falam muito sobre, princípios, valores, moral.

As crônicas me dão asas, viajo. Às vezes entendo simplesmente, às vezes as referências me fazem sentir o peso do argumento, às vezes apenas acalmo e deixo fluir.

Leve e prazerosa leitura.

Maria Fernanda 24/09/2023

"A emoção do bom livro é tão imensa."
Ler os livros do Cortella é sempre muito prazeroso, a escrita é fluída e é como se ele estivesse falando dentro da minha cabeça.
Até o momento esse é meu favorito, cheio de conhecimento, muitas referências e citações interessantes. Cortella sabe cativar o que há de mais intelectual dentro de mim. Fiz questão de levar o máximo de tempo possível degustando cada capítulo.

Less 15/07/2023

Não nascemos prontos!
Por algum bom motivo este livro foi incrivelmente reflexivo. Aliás, essa é a ideia: provocações filosóficas.