O avarento

O avarento Molière

Resenhas - O avarento

Vic 25/11/2021

Molière e sua sagacidade
Esse não foi meu primeiro contato com Molière, mas diria que foi o que eu mais me permiti. Tenho pouca experiência com a leitura de peças, entretanto isso não foi um problema, muito pelo contrário, senti que me acrescentou muito como leitora.

Bom, sobre a obra: Molière é de uma sagacidade genial, uma inteligência perceptível e suas peças têm muito desses característicos. Ao ler O avarento percebi diversas semelhanças com algumas peças do nosso já saudoso Ariano Suassuna, que foi brilhante em toda a sua obra.

A sátira presente em sua escrita é um traço marcante e muito valoroso, sem falar nas reviravoltas surpreendentes, que faz com que você tenha a impressão de estar lendo algo da atualidade, mesmo que a peça seja do século XVII. Vale mencionar que o fato de ser uma peça deixa a leitura mais fluída, bem dinâmica. Eu recomendaria facilmente para qualquer um, pelo mesmo que como uma tentativa de algo novo.

Mama 01/05/2020

Um livro para rir
Estava com uma ressaca literária e Molière conseguiu me arrancar dela. Harpagão, velho avarento, consegue fazer qualquer um rir com suas mesquinharias. Uma leitura leve e boa para se distrair.

Matheus.Lopes 23/09/2020

Essa foi a minha primeira peça que eu li de livre e espontânea vontade e posso dizer que foi surpreendente. O formato é muito diferente do que estou acostumado e propiciou uma experiência e uma construção da história muito diferente do que estou habituado poia cada cena me transportava para a platéia. A peça é cômica e muito tranquila de ler, sem dúvidas procurarei ler mais peças. Boa leitura e defendam o livro.
anita 27/09/2020minha estante
que legaaaal

Leozinho 28/09/2020minha estante
fofo

Henrique Fendrich 14/06/2020

Uma peça deliciosa, muito viva, cheia de humor, intrigas e desentendimentos, em uma linguagem bem acessível e com um “antepassado” do Ebenezer Scrooge que ainda dialoga bastante com o nosso tempo.

Paulo1376 05/04/2024

Excelente peça de teatro, ela através do cômico expõe o caráter ridículo e vil do ser avarento. A avareza de Harpagão é tão profunda que chega a ser até hilário.

Lívia 08/05/2022

Gostei
Muito bom, mas achei o final mal desenvolvido

?Quem, na sua opinião, é mais criminoso: quem compra um dinheiro de que está precisado, ou quem rouba um dinheiro que não lhe faz falta??

Wolsey 12/07/2021

Me diverti!
É uma peça, então temos que ser condescendentes com a forma em que é escrita; totalmente em diálogos. Mas, ainda assim, é muito fácil de ler.
O texto carrega uma crítica social impressionante, considerando que foi escrita em 1668, e é bem divertido, com situações ridículas e complicadas. O desfecho tende ao fantástico e improvável, mas faz parte do espetáculo.

May @maynemet 15/06/2020

Engraçada
Adorei a comédia. Primeira peça que leio. Ver a avareza de Harpagao e como trata seu dinheiro como se fosse uma pessoa da família foi hilário.

Aline 05/06/2020

Divertidíssimo
Uma típica comédia pastelão cheia de situações engraçadíssima

Maumau 15/12/2022

Me salvou da ressaca
Nessa peça, Molière consegue demonstrar seu talento enorme com atos e cenas que causam um deleite enorme ao serem desfrutadas. A história é muito fluida, no sentido de todos os eventos serem o fim de um acontecimento mas, ao mesmo tempo, darem um gancho para o próximo. O desenrolar das situações, os amores que se entrecruzam, os conflitos de pai e filho, as alianças contra os casamentos desprovidos de amor, tudo isso dá uma aura muito gratificante à peça e, principalmente, aos personagens, virtuosos em sua maioria ? com os poucos que não o são despertando em si uma intriga icônica.
Além disso, surpreendentemente consegui me escaldar em gargalhadas durante alguns momentos da peça, o que é louvável para uma obra tão antiga. O humor crítico de Molière, no qual desponta a história do avarento Harpagão com seus apaixonados filhos Cleanto e Elisa, é adorável.

Filino 15/02/2018

Uma divertidíssima obra-prima
Molière brinda-nos com uma peça leve, permeada por tipos marcantes e diversos temas numa só obra. Conflitos amorosos, interesses, fuxicos... tudo isso faz parte d'O Avarento. Uma leitura bastante agradável - e indispensável para os amantes de teatro!

Leandro 13/02/2021

Divertida comédia de costumes do Moliere, que consegue fazer um bom jogo de diálogos.
Apenas achei o final abrupto e sem conexão com o que havia então sido construído, quase um deus ex machina.

Daniel.Cardoso 31/08/2020

O avarento
É uma leitura diferente por se tratar de uma peça, rápida e de fácil leitura o
avarento nos prende com as suas falas.

Sarah 28/02/2015

Maravilhoso
O livro é esplêndido, a criatividade, a linguagem, a perspicácia do enredo é emérito. Ilustre Moliére como leitora ria durante a leitura. Recomendadíssimo.

Ribeiro 14/02/2022

O riso solto
Essa peça de Molière é fantástica. O personagem Harpagão representa a mesquinharia e a cada cena em que o mesmo aparece rimos bastante por conta do seu amor desmedido ao dinheiro. A forma como o dramaturgo apresenta os costumes da época e isso ainda é bem atual. Em determinadas situações Harpagão causa repulsa por conta dessa sua relação com o dinheiro e em outros momentos rimos por conta desse mesmo motivo.

Uma leitura super atual e fascinante da sociedade e seus hábitos.