Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes

Camila 03/04/2015

Coletâneas de Histórias de Sherlock Holmes
Comecei a leitura e logo no início me dei conta que este não é o que esperava, ao ler a introdução é explicado que trata-se de uma coletânea de histórias descobertas após a morte do autor, apesar de está implícito no título, só me dei conta a medida que fui evoluindo na leitura. Fiquei levemente decepcionada por que alguns textos tem a autoria questionada, mas em contrapartida tive a oportunidade de conhecer mais o autor. O responsável por reunir os textos, Peter Haining, teve o cuidado de contar um pouco sobre a vida e obra de Conan Doyle e explicar a história por detrás de cada aventura, explicando o contexto da obra e curiosidades sobre cada texto reunido e o motivo de ter sido lecionado, muito bom!

Ao todo são 12 histórias e mais 3 apêndices, além da introdução. Gostei da maioria, algumas poucas não me agradou, acho que talvez não tenha entendido bem. Os meus favoritos foram O mistério da casa do tio Jeremy, Alguns dados pessoais sobre Sherlock Holmes, O diamante da caroa, Uma morte espetaculosa e O mistério de Sasassa Valley. Ao longo do livro, foi comentado as fontes de inspiração do Sir Doyle, uma delas foi as aventuras do detetive Lupin escritas por Edgar Allan Poe! Já entrou na lista de desejados os livros sobre o detetive, junto com as histórias / livros de Conan Doyle: O cão de Backsville (na amazona o livro pode ser abaixado gratuitamente), a faixa malhada e as histórias sobre o principal vilão e claro a morte de Holmes, além da obra de A companhia branca, que o autor considera melhor que as obras de Holmes, o que despertou minha curiosidade.

Para finalizar deixo uma das citações que mais chamou minha atenção. Nela o autor explica por que matou Holmes: “Eu ainda era moço e estreava como novelista, e sempre reparara que a ruína de todo romancista que surge é provocada pela repetição. O público recebe o que gosta e ao insistir na repetição faz o escritor prosseguir até perder a novidade. Então o público se vira e diz: “Ele só tem uma ideia e só sabe escrever um tipo de história”. O resultado é que o homem se destrói, pois, a essa altura, provavelmente já perdeu a capacidade de se ajustar a novas condições de trabalho.” Isso vale não só para livros, mas filmes, séries, desenhos e demais obras que se estendem, perdendo o elemento que a torna tão interessante

Lais 21/03/2015

DOYLE,Arthur Conan.Aventuras ineditas de sherlock Holmes.L&PPOCKET.Porto Alegre.1997
Esse livro conta historias de um detetive que muito bom no que faz. Nele retrata 12 historias emocionantes (A verdade sobre Sherlock Holmes, O mistério da casa do tio jeremy, Bazar no campus,O caso do homem dos relógios, O caso do trem desaparecido, O caso do homem alto, Os apuros de Sherlock Holmes, O caso do homem procurado, Alguns dados pessoais sobre Sherlock Holmes,O caso do detetive mediacre, O diamante da coroa, O aprendizado de Watson).
Essas Historias são uma melhor que a outra, trazem prazer e enternece ao leitor. Fazendo com quem esteja lendo não queira parar. Arthur Ignatius Conan Doyle KGStJ, DL (Edimburgo, 22 de maio de 1859 — Crowborough, 7 de julho de 19301 ) foi um escritor e médico britânico, nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes2 , consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Foi um renomado e prolífico escritor cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.

Arthur Conan Doyle viveu e escreveu parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.

Suzanne 23/02/2014

Aventuras inéditas de Sherlock Holmes
No começo do livro é narrada um pouco da historia do autor Sir Arthur Conan Doyle com seu personagem Sherlock Holmes. Como ele criou o personagem e como o aposentou. Conan conta que Sherlock era tão real que quando resolveu aposentar o personagem recebeu varias cartas sendo censurando, e outras como se Holmes fosse vivo. Ele conta que escreveu a primeira aparição de Sherlock em Um Estudo em Vermelho, que escrevera na sua clinica enquanto esperava os pacientes. Nesse período, antes de começar a escrever, lia historia de detetives, mas não gostava muito, então resolveu escrever Sherlock Holmes. Ele queria um personagem único, com a capacidade de somente ao ver como a pessoa se vestia seria capaz de conhecer sua personalidade. E finalmente Sherlock ganhou vida nos teatros, participou de vários atos com o seu parceiro Dr. Watson.
No livro estão escritos doze aventuras inéditas de Sherlock, pois Conan as escreveu por insistência dos sherlokianos. Nessas doze aventuras Sherlock mostra como é único, com a sua capacidade de resolver os mistérios somente observando, e dando importância aos mínimos detalhes.
Achei muito interessante, aprendi a observar mais.

HD 03/06/2013

O livro para quem gosta de suspense é muito bom, pois o livro e repleto de histórias. Com a sua esperteza e inteligência Sherlock Holmes desvenda os mistérios. Muitas das histórias parece que não tem como saber quem fez o crime, mas Sherlock Holmes fica tudo mais facil, a histórias que não tinha criminosos agora tem. O cara é muito inteligente. eu não gostava muito de histórias de suspense mais agora depois que eu li, adoro esses tipos de gêneros.

Ildo 09/07/2011

meio chato
pegaram textos não publicados e publicaram. obviamente sem consentimento. percebe-se ao ler, PORQUE O CONAN DOYLE não os publicou. texto bruto, sem burilar.minha opinião. mas tem umas coisas interessantes, textos de peças com o personagem, textos do Conan Doyle SOBRE o personagem...legalzinho.

Jefe 02/09/2023

Livro é uma mistura de algumas histórias de Sherlock Holmes. Outras com personagens diferentes. Algumas boas outras nem tanto. Conta também com alguns textos do autor sobre a "vida" e a "morte" de Sherlock.

Duda 31/01/2024

Gostei de alguns contos um pouco mais do que outros, esse livro fala da trajetória da vida e da morte do Sherlock.

Fernanda Almeida 28/04/2024

Sherlock?
O livro se vende como histórias do Sherlock, mas tem entrevistas com o Conan, histórias sem o Sherlock. Não é um livro ruim, mas gerou uma quebra de expectativa.