Testemunha Ocular do Crime

Testemunha Ocular do Crime Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime

Vênus_Alice 26/08/2023

A testemunha ocular de um crime
Quem imagina que ao andar de trem, passa outro indo na mesma direção e você se depara no vagão dele um homem estrangulando uma mulher?
O assassino não imaginaria que teria alguém vendo. Mas há uma testemunha ocular desse crime.
Ela tenta alertar, mas ninguém da muita ideia, parece improvável e ela é uma senhora.
Que bom que sua amiga acredita e elas vão hipotetizando o que aconteceu, até que contratam alguém para aquietar as suas mentes.
Quem é essa mulher? Quem a matou? E por que?

Mais uma vez a querida Agatha nos fascina e nos surpreende!

Murilo 22/08/2023

Que delícia de livro.
Mais um livro da rainha do crime que me deixou preso e extasiado. Não consegui larga-lo nem por um momento. Definitivamente um dos meus favoritos da autora.

Ni 19/08/2023

Agatha Christie não decepciona. Amo essa estética de livro de sessão da tarde. Pode não parecer tão brilhante ou com grandes reviravoltas, mas tem o molho.

Isa 08/08/2023

Confesso que achei o final bem fraquinho, tava esperando uma coisa a mais mas de qualquer forma até que gostei.

minorelli 06/08/2023

Gostei muito da leitura. Recomendo a todos. Agora vou só terminar essa frase para dar os 100 caracteres e liberarem o livro para contar no desafio.

Gabs 06/08/2023

Maçante
Adoro Agatha, mas achei o livro bastante arrastado no começo e senti falta de maior participação de Miss Marple (os outros personagens não são tão carismáticos).
Por muito tempo não acontece nada na trama e eu custei a engrenar a leitura. O tamanho dos capítulos também não ajudou muito.
Definitivamente meu menos favorito de Agatha

Smilinguida 31/07/2023

A testemunha ocular do crime
Eu gosto das investigações feitas pela Agatha em seus livros, mas esse foi o pior livro da Agatha que já li. Eu tento, mas eu acho que nunca vou gostar de nenhuma investigação da Miss Marple. Achei muito arrastado, tinha tudo para ser bom, mas o fato de ser arrastado fez com que a leitura não fosse tão agradável. Demorei mais de dois meses para ler.

Fernanda631 31/07/2023

A Testemunha Ocular do Crime
A Testemunha Ocular do Crime foi escrito por Agatha Christie e publicado em 4 de novembro de 1957.
Trata-se de uma história protagonizada pela detetive amadora Miss Jane Marple.
No início do livro somos apresentados a Sra. Elspeth McGillicuddy que após as compras natalinas entra em um trem para visitar sua amiga Miss Marple e quando o trem em que a Sra. McGillicuddy viajava diminui a velocidade e outro trem acelera, de sua janela ela acaba presenciando algo inimaginável.
Muito cansada do dia agitado, ela está olhando o entardecer do dia da janela do seu assento no trem das 16:54. Quando já é quase noite, o seu comboio cruza com outro trem que vem no sentido oposto. Enquanto observa as janelas que vão passando, ela fica reparando nos seus ocupantes até que, de repente, vê algo que a assombra instantaneamente: um homem estrangulando uma mulher. Apavorada e sem poder fazer nada, ela vê a vida fugir dos olhos da moça, mesmo que tudo tenha acontecido em uma fração de segundos.
Como uma boa cidadã, a Sra. McGillicuddy informa a polícia acerca do que viu, contudo ninguém acredita, pois nenhum corpo foi encontrado. Não obstante, Miss Marple, obstinada, acredita piamente na amiga Elspeth e decide procurar o corpo com a ajuda de Lucy Eyelesharrow.
Após confabular e sondar um pouco, ela decide enviar uma pessoa infiltrada para Rutherford Hall, onde mora uma família chefiada por um velho sovina e arrogante. Lucy Eyelesbarrow, encarregada de espionar a rotina de todos, começa a descobrir pedaços de segredos intrigantes que a fazem pensar que a mulher do trem tenha alguma ligação com eles. Tudo fica ainda mais estranho quando o corpo não identificado de uma moça aparece em um dos sarcófago da propriedade.
De fato, Lucy consegue encontrar o corpo de uma mulher em um sarcófago na casa da família Crackenthorpe, em Rutherford Hall. A família Crackenthorpe é uma família rica e como todos os ricos têm suas excentricidades. O Sr. Crackenthorpe, um velho ranzinza e avarento, e seus filhos: Emma, Alfred, Cedric e Harold, apresentam personalidades muito peculiares. De início o inspetor Bacon não desconfia que a família tenha algo haver com a morte da mulher desconhecida, mas por se tratar possivelmente de uma estrangeira a Scotland Yard entra em cena com o inspetor Dermot Craddock que, por sinal, é amigo de Miss Marple.
Pistas reais e falsas, omissões em depoimentos, fatos estranhos, investigações abrangendo várias hipóteses são lançadas no livro e o leitor é guiado por um intrincado e misterioso labirinto de pistas. O que de início pareceu uma morte desvinculada da família Crackenthorpe, toma contornos familiares, principalmente quando percebemos a ganancia e o desejo dos filhos de que o velho Sr. Crackenthorpe morresse para que pudessem se apropriar da herança. E como a própria Miss Marple afirma que uma morte sempre tende a gerar outras, outras mortes surgem dentro da própria família o que torna o quebra-cabeça, para descobrir o assassino, mais intrincado e emocionante.
Novamente Agatha Christie desenvolve personagens complexos, e trilha diversos caminhos para a investigação, não perde o foco e faz com que o leitor, instigado, dê um de detetive e tente, desesperadamente, descobrir o assassino. A linguagem e a esperteza de Christie conseguem envolver o leitor do começo ao fim do livro.
Um dos fatores que me fizeram gostar muito da história foi o fator da incerteza. A narrativa já começa com alguém testemunhando um SUPOSTO assassinato, essa pessoa NÃO TEM CERTEZA do que viu, e NÃO PODE PROVAR o que viu. Logo, existem muitas variáveis contra o que foi visto. Mesmo após um corpo ser encontrado em um local muito conveniente e que corrobora para a linha de raciocínio de Miss Marple, não se pode afirmar que se trata da mesma moça do trem. Logo, se tratam de dois crimes ou do mesmo acontecimento?
Outro fator é a suposta falta de conclusão. Parece que quanto mais fundo se entra nos segredos da família, mais parece que o crime do trem não foi real e que o corpo encontrado é apenas um incidente alheio a família. Cada prova encontrada tem uma contraprova que desmonta a teoria.
Ninguém sabe matar tão bem seus personagens como Agatha Christie e ninguém sabe encontrar um sentido para a morte de forma tão plausível como ela. O livro é envolvente e encantador, acredito que nem todos os leitores conseguem descobrir o assassino, mas em momento algum Miss Marple deixa a desejar, principalmente para aqueles leitores que são fãs de Poirot, não há frustração, apesar de que com Poirot a investigação se torna mais emocionante, pois ele vai atrás das provas, já Miss Marple segue outra linha investigativa.

Paula.MTerra 30/07/2023

A testemunha ocular do crime
Gostei muito!
Não é por acaso que os livros da A Christie são tão famosos! A leitura é totalmente viciante e o final nunca o esperado!
Recomendo pra quem gosta desse tipo de leitura.

Natalia917 29/07/2023

Nhé
Já pensei q não seria mt bom pelo nome(julguei muito confesso), mas durante a leitura a esperança ia crescendo um pouco, mas no final foi ruinzin msm, não tem o que fazer.
As investigações eram ótimas, os personagens envolventes e o crime parecia perfeito, mas o assassino e o motivo foram péssimos. Tanta grandeza e confusão na história pra ter esse desfecho, sério.
Recomendo por ser Agatha, mas não por tudo que reclamei, ela tem outros MT melhores, por isso o: 4/5 ?.

Sopa 25/07/2023

Como não gostar de um livro da Rainha do Crime?
Esse é o 21° livro que leio da Agatinha (apelido carinhoso dado por mim a minha autora favorita, Aghata Christie, que por acaso é quem escreveu esse livro, irônico não?) E toda vez eu me apaixono mais pela escrita e manuseio da história que essa mulher tem, oque ela faz é magia.Voce se prende até o última minuto e quer mais toda vez. E por fim eu imploro, com quem Miss. Eyesbrown fica no final? Diz que é o Bryan, POR FAVOR!

filipe.santos2 17/07/2023

O prazer de rever Miss Marple
Foi uma ótima surpresa me deparar com esse livro. A trama envolvente, o pedido por apenas mais um capitulo foram aspectos constantes na minha leitura. O protagonismo e destaque de figuras femininas torna o livro cativante. Lucy Eyelesbarrow é um achado precioso.
A clássica trama de um assassinato se entrelaçando com assuntos de herança familiar é o melhor. E a sondagem de Miss Marple sobre o caso é gratificante de se ler.

clara 14/07/2023

Miss Marple se superou!!
Eu geralmente tenho uma preferência pelos livros com o Poirot, mas eu amei esse aqui!!
tem de tudo e você fica realmente empolgando lendo, além de tentar resolver o caso, temos romances, intrigas familiares, esposas misteriosas e muito mais, é simplesmente perfeito ??