A Testemunha Ocular do Crime

A Testemunha Ocular do Crime Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime

Pam 14/05/2021

5 estrelas da primeira à última página.
"A Testemunha Ocular do Crime" já começa tão bem que é impossível não ficar de cara preso na leitura. Um livro de crime que começa com uma testemunha vendo um assassinato em público, mas ninguém mais vê e depois não acham um cadáver? Claro que com ajuda da maravilhosa Miss Marple, é possível de se resolver tudo.

Falando em Miss Marple, aqui a astúcia e inteligência dela, pra mim, atingem o ápice até o momento. Ela, aliada agora da incrível Lucy Eyelesbarrow, consegue orquestrar uma estratégia impecável e brilhante para conseguir encontrar o corpo e o assassino. Eu adorei como ela deu um toque dramático em certas ocasiões, nossa Jane Marple é realmente a rainha de prever a natureza humana, sabe até como trazer mais surpresas deliciosas pro seu público.

O livro segue um ambiente bem clássico e maravilhoso de mistério: casarão no final da década de 1950, com uma família antiga, rica, porém endividada e cheia de personalidades curiosas e suspeitas. O tempo todo eu tentei adivinhar o assassino, no começo não suspeitei de ninguém, todos pareciam inocentes. Em seguida, fui achando que todos eram suspeitos (quem nunca?) até que, por fim, a revelação do assassino e do motivo foram mais surpreendentes do que tudo que eu poderia imaginar.

Esse é o 7º livro da Miss Marple e dá pra ver que o potencial da personagem e da Agatha Christie continuavam gigantescos.
Diego VF 14/05/2021minha estante
"Fui achando que todos eram suspeitos"
Até hoje eu só li um livro de investigação, e mesmo assim que já conheço esse sentimento. Da uma angústia do caramba, mas depois ver quem era o assassino esse tempo todo também dá uma satisfação...

Pam 14/05/2021minha estante
bem isso! nossa, eu sinto q leio tudo só pelo momento final onde todas as peças se encaixam kkk bom demais

Michela Wakami 08/12/2021

Decepcionante
Eu estava tão empolgada com o mistério, eis que surgem as resoluções, absurdas e desastrosas.
Fiquei muito frustrada, que desperdício de tempo.
Fabricio268 08/12/2021minha estante
Não lembro de ter lido esse livro. É raro um livro da Agatha Christie que decepciona.

Michela Wakami 08/12/2021minha estante
Fabrício,eu gostei da maioria dos que eu li.

Pri.Kerche 23/02/2024minha estante
Esse foi o primeiro livro da Agatha Christie que li. Tb achei fraquinho. Mas o q me chamou atenção foi a personagem Lucy. A autora diz que ela era inteligente e instruída, poderia até ter feito uma carreira acadêmica, mas preferiu trabalhar no ramo do serviço doméstico, exercendo funções de cozinheira e de governanta. Ela trabalhava por temporada, não se prendendo a nenhuma família e cobrava caro. No fim das contas ganhava mto mais do q se tivesse uma carreira acadêmica e entre um trabalho e outro curtia boas férias. Tb, as pessoas q a contratavam tinham traquilidade como nunca tiveram enquanto ela estava trabalhando. ?fiquei matutando e tirei 2 conclusões: 1. Serviço de casa é fogo e não é fácil se organizar e dar conta de tudo; 2. Parece desde sempre carreira acadêmica não é nada lucrativa. Já na época da Agatha era melhor ser governanta em casa de bacana kk

Michela Wakami 23/02/2024minha estante
Boa observação, Pri. ?????

Vênus_Alice 26/08/2023

A testemunha ocular de um crime
Quem imagina que ao andar de trem, passa outro indo na mesma direção e você se depara no vagão dele um homem estrangulando uma mulher?
O assassino não imaginaria que teria alguém vendo. Mas há uma testemunha ocular desse crime.
Ela tenta alertar, mas ninguém da muita ideia, parece improvável e ela é uma senhora.
Que bom que sua amiga acredita e elas vão hipotetizando o que aconteceu, até que contratam alguém para aquietar as suas mentes.
Quem é essa mulher? Quem a matou? E por que?

Mais uma vez a querida Agatha nos fascina e nos surpreende!

Ique 29/07/2021

Um dos melhores da Miss Marple
Testemunha ocular do crime foi uma grande surpresa para mim dado que não tinha ouvido falar muito dele e pelo fato de que ele não aparece em muitas listas de melhores livros da Agatha Christie. Além disso, embora goste da Miss Marple, as histórias onde ela aparece não são as minhas preferidas. Juntando tudo isso, pensava que Testemunha Ocular fosse só mais um livro divertido, mas me enganei.

Gostei muito da atmosfera que a autora criou, o que vai de encontro com muitas outras histórias: uma pessoa rica já com idade avançada que vai "beneficiar" os filhos com uma grande herança quando morrer. Adendo o fato de que tudo ocorre em uma casa bem grande onde todos os integrante da família podem ser suspeitos de uma morte.

A morte também é bem interessante dado que ocorreu em um trem e foi vista pela passageira de outro, que estava seguindo no trilho ao lado. Ninguém acredita na testemunha ocular deste crime (entendeu o título? hehe) até que Miss Marple ouve a história e decide investigar. Na verdade, Miss Marple fica nos bastidores uma vez que contrata uma pessoa (que é uma personagem incrível) para investigar o crime.

A questão é: o corpo pode estar na casa grande que citei e o assassino pode ser qualquer integrante da família. Qual o assassino? Qual sua motivação?

O final é simples e objetivo, ao mesmo tempo que é surpreendente e inesperado, gostei muito. É uma leitura rápida e descontraída que vai deixar o leitor curioso desde o primeiro capítulo.
Francielly 29/07/2021minha estante
Agatha sempre nos surpreende!

GuiCalvin 03/01/2023

Final surpreendente
Esse mistério me segurou até o final. Muito bom e surpreendente, vale a pena a leitura desse conto maravilhoso.

belligna 04/04/2023

Acho que esse foi o meu favorito da Miss Marple até agora. Que velhinha sagaz! A história é muito boa do começo ao fim. Realmente te prende. Os dialógos são ótimos, os personagens são interessantes (até os chatonildos kkk) e eu AMEI a Lucy! Ta aí uma personagem que eu gostaria de ver mais.. E CLARO NÉ:

(X) FUI FEITA DE PALHAÇA

Recomendo!

Lindalva 01/03/2022

Um final surpreendente
Este é mais um interessante, intrigante e envolvente livro da Rainha do Crime. Agatha Christie consegue fazer da leitura um passatempo atemporal e um entretenimento relaxante, muitas vezes melhor do que maratonar uma serie em qualquer streaming.

luizamprates 12/11/2023

Mais um da rainha do crime
Que me surpreendeu bastante. O final foi muito sagaz e adorei os personagens que foram aparecendo durante a trama. Criei uma teoria, mas no final estive errada e amei estar.
A escrita é maravilhosa e o livro prende o leitor até a resolução do assassinato - que naturalmente só ocorre nas últimas páginas.
Eu amo Agatha Christie e os livros dela me passam uma sensação de estar em casa.
A escrita é muito gostosa e os crimes sempre começam de uma maneira esquisita e criativa.
Recomendo muito, leiam sem medo!

Mateus 26/06/2010

Agatha Christie é minha autora policial favorito há muito tempo, desde que li O Caso dos Dez Negrinhos. Seus livros me deixam em transe da primeira à última página, fazendo com que eu me torne extremamente curioso para saber quem é o assassino ou o ladrão por trás dos crimes.

Com A Testemunha Ocular do Crime não foi diferente. Desde o primeiro capítulo, quando é narrada a viagem de trem de Elspeth McGillicuddy, onde ela vê um assassinato, me senti dentro do trem presenciando tudo o que acontecia. E quando vamos acompanhando as suspeitas de Miss Marple, foi como se eu estivesse à escuta. Já o momento em que Lucy Eyelesbarrow aparece é o ponto mais alto da narrativa. Agatha Christie mostra sua genialidade exatamente ao construir essa personagem, pois é a melhor e mais carismática de todos os livros que a autora já escreveu. Fiquei penalizado ao descobrir que Lucy nunca mais chegou a aparecer em outros livros. Se o contrário tivesse ocorrido, iria render excelentes obras.

Tudo no livro se mostra impecável, todos os personagens são bem construídos e a história é extraordinária. Com uma narrativa tão boa assim, esperava um super final, como em Assassinato no Expresso do Oriente ou A Casa Torta. Pensei que iria ocorrer uma grande reviravolta ou uma grande inovação, mas não foi bem isso o que aconteceu. Agatha Christie era capaz de escrever algo melhor, e achei que ela deixou um pouco a desejar. Mas o final não foi ruim, só bastante normal. A Testemunha Ocular do Crime é um excelente livro, e talvez possua o melhor desenrolar de todos os livros da autora.

Meu querido eu sou leitorað 21/04/2021

Fui feita de trouxa mais um vez
Esse foi o "primeiro" livro com a miss marple que eu li, já tinha lido um há muito tempo mas eu não lembro de nada kkkkkkk. Eu achei esse livro incrível, a escrita da agatha e muito direta e bem construída e jeito que ela vai construindo a história é sensacional, ela vai jogando pequenas informações ao longo do livro que, se você for lerdo igual eu, você nem vai perceber, mas como em todas as histórias dela nada e ninguém tá ali por acaso, todo o personagem e tudo o que acontece no livro vai ter um propósito, ou para te enganar ou para se juntar nas pistas do caso, provavelmente vai acontecer alguma coisa que você ache irrelevante, mas acredite, não é. Amei a miss Marple demaiss da contaa, ela é aquela velhinha fofoqueira maravilhosa e sensata hahaha Como todoss os outros livros, foi uma leitura muito fluida e rápida de acompanhar, e como sempre me enganou direitinhoo. Recomendo muito, principalmente para quem nunca teve nenhum contato com a Miss Marple.

Layla.Ribeiro 18/08/2021

Para quem gosta da Ágatha ou de livros de detetive esse é um ótimo livro , ele deixa você bem curioso para saber quem é o assassino e por isso é rápido e fluido de ler. O único problema que tive foi no início com a linguagem, mas ao decorrer da história se acostuma. Não foi um: ooooh ?, mas gostei do desfecho.

Nataly 24/01/2022

Hj eu tô pro crime
Eu tinha tanta certeza de quem tinha sido e errei feio.

Escrita envolvente demais. História interessante, bem desenvolvida e curtinha. Dá pra ler em 1 dia, eu que enrolei pra acabar.

A rainha do crime pode vir a ser minha escritora favorita.

Vou ler 'Os Crimes abc' em seguida.

leiturasdaursula 19/04/2021

É muito eletrizante!
Eu gostei muito desse livro, muitos personagens, fofocas e conspirações! Aqui uma senhora presencia um assassinato no trem e adivinha quem é a amiga para quem ela conta o ocorrido? Ms Murple haha amei e tbm amei que a Ms Murple contrata a Lucy, uma moça bem astuta, para auxiliar ela!

Elyene 12/01/2022

Um chá com Miss Marple
Temos que começar estabelecendo que sou, sem vergonha alguma, cadelinha do Poirot. Esse é o segundo que leio com a Miss Marple, mas esse com certeza faz mais juz à senhorinha agradavelmente fuxiqueira que ela é (o primeiro foi do Corpo na Biblioteca...). Gosto de como ela casa com a imagem que eu faria da própria Agatha Christie (mesmo que nem seja real), faz com que eu crie mais carinho pelas duas! Quanto ao mistério em si... começa parecendo bem sem pé nem cabeça, sem sentido algum. O que torna Agathinha mais genial ainda é fazer essa história ter funcionado no final. Claro, tem um ponto ou outro que parece um tanto forçado, algumas suposições principalmente, o que não estragou a diversão (custou umas estrelinhas, no entanto). Não está entre os melhores que li dela, mas vale a experiência!