O MUNDO DE QUATUORIAN ebook

Cristina Pezel
Cristina Pezel

Resenhas - O MUNDO DE QUATUORIAN

Kah 14/09/2022

Em ressaca absurda que não me permite ler absolutamente nada só que tenho em mera ou vontade, tenho recorrido aos audiobooks não narrados por voz eletrônica, e entre esses, descobri esse livro.

A experiência foi boa, a história passa rápida e apesar do apelo ao triângulo amoroso(coisa que não suporto em livros pois sempre dão fim trágico ou de coração partido para a segunda pessoa), me apeguei aos personagens.

Valeu demais ouvir e acompanhar

tícia. 03/08/2021

Um belo mundo de fantasias, adorei demaaais cada detalhe bem pensado desse livro. Mas confesso que a arquitetura do mundo me prendeu mais que a história em si..

Quennick 10/06/2021

Blog Eureka Mundo
Neste livro vamos conhecer um universo original, repleto de detalhes, rico em criaturas e personagens fortes e, ainda, esse livro é dono de uma trama muito envolvente. Somos apresentados três jovens, cada um com uma qualidade marcantes, enquanto acompanhamos o crescimento e desenvolvimento deles também nos deparamos com os personagens secundários. Mas como uma boa fantasia, algo deveria acontecer e ser essencialmente realizado pelos nossos personagens principais, nesta caso uma revelação feita há mil cento e onze anos pode ser nossa primeira pista sobre o mal que estar tentando acabar com o mundo de Quatuorian. Não somente essa profecia, que nos narra também sobre um imperador milenar, mas a chegada do vilão as quatro terras, instalando o terror e o caos. Porém, quando pensamos que tudo poderia melhorar e finalmente uma esperança surge, o pior ainda estaria por vir. Será que os heróis conseguirão achar uma saída e salvar as quatro terras? Isso vocês terão que descobrir conhecer esse livro.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/06/o-mundo-de-quatuorian-cheiro-de.html

Pedro 19/01/2021

Um potencial a ser explorado
Ultimamente, eu tenho me empenhado em valorizar mais e conhecer a literatura nacional. Mas, isso não significa que eu deva dar apenas elogios.

Primeiramente, preciso deixar claro que esse é um bom livro. A autora demonstra ter um carinho enorme pelo universo que ela criou aqui. Temos um mapa e até um apêndice explicando termos desse mundo, detalhes que mostram um grande zelo. O mundo, inclusive, é criativo mas ainda familiar. Há uma inspiração ?medieval?, mas sem que o livro pareça ser mais uma fantasia com ambientação nessa época. Na verdade, eu tive uma imagem de algo mais campestre que medieval mesmo.

Enquanto o mundo é a melhor parte, preciso deixar umas críticas sobre o resto. Os personagens não têm personalidades marcantes ou carismáticas. Acompanhamos eles crescerem e mesmo assim eles não parecem ter nenhum traço forte de personalidade. À medida que lia, eu não me vi torcendo por eles ou nada do tipo.

A forma que a história foi escrita também não me agradou muito. Temos capítulos bem curtos que, se por um lado mantém a história fácil de acompanhar em curtas sessões de leitura, por outro a deixam fragmentada demais. Temos pequenos arcos que servem para compreender o mundo melhor, mas são resolvidos rápidos demais, antes mesmo que fiquemos instigados pela narrativa.

Em síntese, foi uma leitura leve sobre um mundo interessante e concebido com muito carinho, mas que falhou em ter personagens e enredo cativantes. Eu ainda pretendo ler o volume 2, já que esse foi apenas uma introdução do conflito que (espero) ser desenvolvido no segundo livro. Mas essa foi uma introdução que pode desencorajar muita gente.

Crônicas Fantásticas 14/09/2020

O Mundo de Quatuorian: Cheiro de Tempestade
Resenha por Brena Gentil

Título: O Mundo de Quatuorian: Cheiro de Tempestade / Autor: Cristina Pezel / Editora: Mundo Uno / Gênero: literatura juvenil & ficção brasileira / Páginas: 300 / Ano: 2017

O Mundo de Quatuorian é composto por dois livros, e no primeiro deles, Cheiro de Tempestade, somos apresentados aos três personagens principais – Teriva, Vinich e Julenis – e a participações desses diante uma profecia. Os coadjuvantes não ficam de escanteio, cada um tem personalidade marcante e papel fundamental nos acontecimentos. Tem também um antagonista, vilão clássico e previsível, mas que dá uma sacada genial no final… adorei.

A obra é dividida em:

Prólogo
Parte I – Sob Sóis e Luas
Parte II – Cheiro de Tempestade
Epílogo

Somos apresentados ao Códice dos Mestres e à nomeação do novo Imperador. Nesse códice há a história do mundo e de uma profecia prestes a ocorrer.

Então conhecemos com mais afinco o mundo de Quatuorian, o nascimento dos nossos queridos personagens principais, a infância deles e a como eles se conectam… Essa conexão é muito divertida e natural, como obra do destino, de uma profecia…?

Há um ritual, o Puro Vitae, onde as crianças são testadas e depois, escolhidas para irem aprender mais em Gnária, que se assemelha a uma escola de magia, onde também aprenderão mais sobre seu povo e mundo. Durante essa jornada, vários elementos da profecia aparecerão, e teremos um amadurecimento rápido dos personagens, além de um triângulo amoroso.

Através do percurso entre infância e adolescência dos protagonistas e de seus mestres, adentramos numa nova cultura e num sistema de magia que lembra skills de MMORPG; além de conhecermos várias criaturas mitológicas criadas pela autora. É um livro com teor de fábula, com ensinamentos e reflexões que vão agradar ao público juvenil. Os adultos também ganham com essa experiência, pois tudo é mostrado de forma muito inteligente.

As poucas páginas da obra são muito ricas, e nos mostram com perfeição um mundo totalmente novo, com sistemas político, financeiro e social próprios, sistema de magia, fauna, flora, culinária… e tempo, medido por sois, sois-azuis, e assim em diante. Aqui eu destaco a capacidade de verossimilhança da Cristina Pezel, pois não basta criar uma alta fantasia, ela tem que ser coerente com a vivência dos leitores. E caso precise, há um apêndice que explica toda essa inovação, além de oferecer um guia dos personagens.

Devo destacar também o cuidado que a editora Mundo Uno teve, qualidade do exemplar, físico com capa e folhas impecáveis, além de ilustrações e revisão primorosa.

Esse livro me deixou com o gostinho de ter um Kátigo de estimação e ansiosa para ler o final da estória.

Você também pode adquirir na Amazon ou na loja virtual da autora.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2018/10/29/o-mundo-de-quatuorian-cheiro-de-tempestade-1/

Kahh 30/05/2020

Quanto maior sua expectativa maior será a decepção!!!
Depois de ver tantos falarem bem sobre o livro, e com incrível ele é, as espectativas estavão grandes, mas fiquei super decepcionada, apesar da escrita da autora ser muito boa, e o mundo que ela criou ser interessante, não passa disso, não há grandes acontecimentos na história, nem mesmo em parte mais filosófica, por se tratar de fantasia, não acontece nada de mais, foca mais na vida do cotidiano, os momentos que pareciam que grandes acontecimentos ocorreriam acabavam antes mesmo de começar, os personagens não são cativantes, o personagem Teriva apesar da história girar em torno dele, parecia mais um personagem secundário, ele é um bom garoto sem nada muito interessante, sem uma personalidade marcante, assim como seu amigo, teria sido melhor se a autora tivesse focado na Julenis, os momentos que ela aparecia eram o que dava um pouco mais de emoção, uma personagem que tinha muito o que aproveitar mas foi poucos os momentos que ela esteve presente, sendo que ela fazia parte do trio profecia. Achei que seria uma jornada cheia de aventuras, mas infelizmente foi mal aproveitado, não sei se no segundo livro será explorado sobre a profecia, a aventura e os poderes dos 3 jovens, mas sinto muito desmotivada a continuar.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 10/05/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A história é narrada em terceira pessoa e se passa no fictício mundo de Quatuorian, onde há mais de uma lua e um sol no céu e os habitantes tem algumas habilidades especiais como mover objetos com a mente, fazer luz, etc. Quatuorian é governado por um imperador e dividido em quatro terras: Probatus, Crystallos, Jucundus e Caldária, cada uma tem seu Mestre Tetrarca. Lá, o tempo não é medido em anos, mas sim em sóis-azuis (um sol azul equivale a um ano). É um lugar aparentemente pacífico, mas a paz de Quatuorian começa a dar sinais de estar ameaçada com o surgimento de criaturas há muito consideradas desaparecidas.

É em Probatus que vive Teriva, um garoto de mais ou menos nove anos. Ele tem um melhor amigo chamado Vinich, que é um pouco atrapalhado. Juntos, eles estudam com Mestras para entrar na Estação Gnária quando se tornarem adolescentes. Teriva pensa em dar prosseguimento aos estudos indo depois para o Castelo Branco em Crystallos, onde pode ser escolhido como um dos guardiões de Quatuorian. Os garotos conhecem Julenis, que tem mais ou menos a idade deles e veio de Jucundos, uma garota bonita e que guarda alguns segredos.

Enquanto acompanhamos o crescimento dos três, suas questões familiares e as fases de aprendizado pelas quais Teriva, Vinich e Julenis precisam passar até se tornarem adultos, também vamos presenciando fatos que não deveriam estar acontecendo em Quatuorian, mostrando que alguém está tramando um grande plano que pode mudar a vida dos habitantes daquele mundo, e essa mudança não será para melhor! Os três amigos descobrirão que vão ter um papel importante para impedir que esse plano se concretize.

Eu só via comentários positivos sobre "O Mundo de Quatuorian" e finalmente tive a oportunidade de ler a história, e lhes digo que o livro é mesmo tão fantástico como dizem e merecedor de todos os elogios que recebe!

O fato de a autora ter criado um mundo próprio, com regras, astros e animais diferentes pode ser confuso num primeiro momento para alguns leitores que não estão acostumados a ler livros de fantasia nesse estilo (confesso que para mim era difícil ficar lembrando sempre que sol-azul era o mesmo que ano), assim como os nomes do grande número de personagens secundários podem ser difíceis de gravar. Mas passado esse estranhamento inicial, que certamente não acontecerá para quem já está acostumado com leituras do tipo, só resta o encantamento com a trama fantástica.

Uma das coisas mais legais do livro são as "camadas" que ele tem. Em parte dele, temos uma leitura muito agradável onde acompanhamos a vida e o crescimento de três personagens adoráveis, com seus aprendizados em "escolas" diferentes, e a autora nos mantém curiosos para saber mais sobre eles e suas capacidades. Ao mesmo tempo, como pano de fundo, temos a ameaça a Quatuorian. Teriva, Vinich, Julenis e a maioria dos outros personagens não sabem quem é o grande vilão da história, nem imaginam que o perigo está tão perto, mas nós, leitores, vamos descobrindo aos poucos, e é impressionante quando nos damos conta de todos os detalhes do plano de Vorten e da extensão de suas artimanhas em busca de poder.

A escrita da autora é ótima e os capítulos são curtos, proporcionando uma leitura fluida. É fácil imaginar os cenários descritos. O enredo nos prende na curiosidade pelo que virá a seguir. Os personagens são bem construídos; falando especialmente do trio principal: Teriva era um menino muito bom e não perde sua bondade ao crescer, Vinich parecia o alívio cômico do trio mas se revelará bem mais do que se espera, e Julenis é admirável e inteligente; os personagens secundários também são interessantes, como os outros alunos, os mestres, e temos até um gigante! Já comentei no blog que tenho certa dificuldade com histórias onde acompanhamos os personagens da infância à vida adulta, talvez por me apegar demais a eles como crianças e ser difícil vê-los crescendo (só por curiosidade: personagens desmemoriados, sonhos e anjos também não funcionam muito para mim), mas em "O Mundo de Quatuorian" o crescimento dos personagens e a passagem de tempo não me incomodou nem um pouco.

A edição segue o ótimo padrão da Mundo Uno. A capa traz uma ilustração que tem tudo a ver com a história (além do azul que amo!). As páginas são amareladas. A diagramação tem margens e espaçamento de bom tamanho; num primeiro momento as letras me pareceram pequenas, mas não foram desconfortáveis para a leitura, há um mapa de Quatuorian no começo (mostrei no vídeo do início da semana), além de algumas ilustrações lindas de personagens e cenas. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

No início de "O Mundo de Quatuorian: Cheiro de Tempestade" há um prefácio, com o qual eu concordo totalmente, falando sobre livros fantasia e citando alguns dos mais conhecidos, como os do J. R. R. Tolkien, As Crônicas de Nárnia, Harry Potter e Guerra dos Tronos; o livro da Cristina Pezel não é uma cópia de nenhum deles, mas consegue se equiparar a todos os best sellers /clássicos mencionados, sendo um excelente livro de ficção fantástica recomendado para leitores de todas as idades! A história é muito bem pensada, amarrada e complexa no sentido de que Quatuorian tem inúmeros detalhes e características próprias, tornando até difícil escrever essa resenha sem correr o risco de errar alguma definição, mas fiz o meu melhor. Enfim, fica a minha recomendação de leitura para quem procura uma ótima fantasia nacional.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/05/resenha-livro-o-mundo-de-quatuorian.html

Vanessa Boedermann 22/07/2018

O Mundo de Quatuorian | Blog Corredora Literária
Cristina Pezel criou magistralmente fauna, flora, poderes mágicos, política, moeda e o tempo (de acordo com os sois e luas) em O Mundo de Quatuorian.

O livro é dividido em Prólogo, Parte I - Sob Sóis e Luas, Parte II - Cheiro de Tempestade, Epílogo e Apêndice (não o leia antes do livro todo para não levar alguns spoilers, rs); lá tem o guia dos personagens, organização político-administrativa, termos e moedas. Os capítulos são bem divididos e a leitura fluiu com facilidade.

Na primeira parte do livro, conhecemos a história de Quatuorian antes mesmo do nascimento dos nossos protagonistas. Depois acompanhamos a história individual de Teriva, Vinich e Julenis (a garota da turma) desde sua infância até o momento em que eles se cruzam formando um laço de amizade até a juventude.

Em Quatuorian as crianças são testadas no rito Puro Vitae. Dentre elas, sairão as crianças da profecia (as cenas são mágicas, lindas, diga-se de passagem). As escolhidas são enviadas na idade correta para os grandes mestres para desenvolverem suas habilidades na Estação Gnária, que é uma escola de orientação dos jovens de Quatuorian. E coisas muito estranhas acontecem quando os jovens estão em sua jornada... criaturas estranhas aparecem...

Paralelamente a estes núcleos, temos Vorten, nosso antagonista, cruel e misterioso, tramando, torturando pessoas, animais e fazendo coisas horripilantes...

A jornada do herói aqui nesta obra é feita magicamente pela autora, ela elaborou um mundo completamente peculiar. As cenas são ricas em detalhes e muito bem descritas. Inclusive, as cenas das refeições me deixaram com aquela vontade de comer o prato que os personagens saboreavam.

O personagens são cativantes e até mesmo os animais ganharam espaço dentro do meu coração! E tem cada ser incrível!

Ao chegar no final do livro, veio aquele plot twist e fiquei de cara olhando para ele indignada. Desde então, estou curiosíssina para saber como tudo irá se desenvolver.

Vou falar desta edição que está linda! A capa é chamativa e dentro há um mapa para ajudar na imersão, há também ilustrações dos personagens. Quando recebi meu livro, ainda ganhei chaveiro, botom, marcadores e um guia de referência.

O Mundo de Quatuorian é uma história cativante e envolvente. Para você que ama literatura fantástica, este livro é essencial para ter em sua estante!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com
Débora 01/09/2019minha estante
Onde vc comprou e recebeu todos esses brindes?? Tbm quero!

Vanessa Boedermann 02/09/2019minha estante
Foi no lançamento do livro

Nu e As 1001 Nuccias 03/07/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias
"Ele não era mais o Imperador. Tudo porque seu tempo... seu tempo não era ainda."

Pois é! Um livro que já começa com esse lacre de citação...! O Mundo de Quatuorian é uma fantasia épica sem igual. Não a primeira na literatura nacional, claro, mas a primeira que eu vejo com um bom embasamento, verossimilhança e vocabulário. Tudo muito digno e agora eu vou explicar:

Em Cheiro de Tempestade, o volume 1 dessa saga, somos apresentados aos personagens desde sua infância, quando ninguém em Quatuorian espera o perigo, até o auge da juventude, quando o perigo é iminente e letal. Quatuorian é um Império, dividido em 4 grandes Terras: Crystallos, Jucundus, Protatus e Caldária. Cada região possui características próprias muito bem descritas na narrativa, além de animais e plantas exóticas criados especialmente para compor o mundo surgido na imaginação da autora. Ao longo da leitura ficamos familiarizados com os costumes, história, política e cultura do povo de Quatuorian, que vão desde a mensuração do tempo em quantidade de sóis (e são 4 sóis diferentes que só aparecem juntos a 1.111 sóis-azuis, mais ou menos 1.111 anos), até rituais de definição de poderes especiais, como as crianças vitae.

No Códice dos Mestres, o livro que reúne a história do mundo, há uma profecia milenar que, após análise dos sinais pelos Mestres e pelo Imperador, está prestes a se realizar. Nem preciso dizer que isso equivale a um grande perigo se aproximando! E para lidar com esse perigo, jovens com grandes poderes são reunidos. Teriva, Vinich e Julenis se conhecem em diferentes fases da vida, mas se encontram como se o destino os quisesse juntos. A amizade, os estudos e aventuras, além de amor, se fazem presente.

A gama de personagens é grande e variável, afinal, é um mundo deles. Mas calma, não entrem em pânico! Há um complemento ao final do livro que enumera termos e personagens citados. E... não possui spoiller!! Você pode ler todas as definições várias vezes que não afeta suas surpresas durante a leitura.

Sendo muito sincera, amei! Não só a história em si é boa, mas a leitura é fluida e enriquecedora. Cristina é fluente em português como poucos, tendo um vocabulário extenso e não enfadonho. As descrições de cenas de ação e dos seres são impecáveis, tão bem feitas que nos dão clareza e liberdade ao mesmo tempo.

Notamos claramente a influência de autores clássicos, como Tolkien, na construção do universo de Quatuorian. Entretanto, influência não significa uso de seres idênticos. Cris criou os seus próprios seres, sua língua, seu mundo todo. E a beleza disso é a tal verossimilhança que torna o livro crível, real para nós. Nenhum é tão absurdo que não podemos imaginar.

Junte a isto uma beleza de edição: uma das melhores revisões do mercado! Ilustrações dos personagens, de algumas cenas impactantes e um mapa de Quatuorian feito pela própria autora. A capa em tons de azul e roxo representa o mundo e uma cena perfeitamente. E não, não é um dragão na capa! Só lendo pra descobrir que animal é esse!

Se continuar, terei elogios até o final do ano. Agora, só posso esperar que o segundo volume, além de tão bem escrito quanto este, chegue logo nas mãos dos leitores!

Cristina, parabéns! Estou com sincera inveja desse seu cérebro imaginativo!

site: http://1001nuccias.blogspot.com/2018/06/resenha-livro-mundo-quatuorian.html
Cristina 10/07/2018minha estante
Obrigada pelo feedback e por esta leitura tão atenta! Um abraço!

Nu e As 1001 Nuccias 03/07/2018

Resenha do blog As 1001 Nuccias

Cristina, parabéns! Estou com sincera inveja desse seu cérebro imaginativo!

Cristina 10/07/2018minha estante
Obrigada pelo feedback e por esta leitura tão atenta! Um abraço!

Daya 25/06/2018

Cheiro de Tempestade é o primeiro livro da série O Mundo de Quatuorian, da autora nacional Cristina Pezel. Nele vamos encontrar um mundo fantástico, dividido em três partes, relatando a vida de três jovens.

A história começa a partir da infância dos personagens Teriva e Vinich e vai até a adolescência, quando são enviados para a Estação para aprimorarem seus conhecimentos e poderes. Nesse local, conhecem Julenis, uma jovem que guarda um segredo e ainda vai encantar os garotos.

No decorrer da leitura, também acompanhamos a história do vilão Vorten, que está idealizando um plano cruel que pode afetar muita gente e, ao mesmo tempo, deixa o leitor intrigado e curioso com o que está por vir.

Existe uma revelação que ocorreu há mil cento e onze anos, que pode ser a salvação para o destino de Quatuorian, além do segredo que os Mestres aguardam a profecia do retorno do Imperador Milenar e esse momento chegou....

É uma história repleta de fantasia, com muitos significados e intensa com as batalhas e treinamentos dos jovens.

Se você é fã de uma fantasia bem escrita, tenho certeza que vai se apaixonar por O Mundo de Quatuorioan.

Não posso deixar de citar a criatividade da autora ao criar palavras originais, criaturas, poderes aos jovens e mestres, situações únicas e personagens inusitados.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/10/cantinho-da-daya-cheiro-de-tempestade-o_30.html