Diferentes, Não Desiguais

Diferentes, Não Desiguais Beatriz Accioly Lins...

Resenhas - Diferentes, Não Desiguais

Felipe 22/04/2020

Inclusão
Um livro bem bacana e interessante com assuntos super atuais e que merecem toda a nossa atenção e discussão pois vivemos em constante mudança na nossa sociedade.
Sempre tive vontade de saber sobre e como trabalhar gênero nas escolas. Não sou professor e nem tenho filhos, mas esse assunto sempre foi algo que queria/quero sempre aprender para poder passar informações adequadas a todas as pessoas, que assim como eu, possuem dúvidas sobre o assuno e se recusam a acreditar em que certos políticos dizem nas mídias.
Achei sensacional toda a abordagem adotada e todo o histórico fornecido no livro. Ele não se aprofunda muito mas achei sensacional a indicação de livros para quem deseja se aprofundar mais na questão da história da pedagogia no Brasil, na luta do movimento feminista e na luta contra o racismo.
Termino esse livro com mais conhecimentos. Foi um start para começar a buscar novas obras sobre esses assuntos e cada vez, tentar fazer o país melhorar e olhar para as minorias como também pertencentes a essa sociedade.
Cada um fazendo a sua parte, podemos ir muito longe e com certeza vamos evoluir como sociedade e como seres humanos. Vale muito a leitura!!

Luanna 30/12/2020

muito bom
Tive a leve impressão que já havia lido algum artigo desse livro na graduação. Então desde lá busco ler e aprender mais sobre gênero, sexualidade e como isso é tratado em ambiente escolar.
O livro é muito bom, traz várias reflexões sobre o tema, e mostra exemplos reais de como ainda essas questões continuam sendo usadas no espaço escolar reforçando esteriótipos de gêneros. E fazendo com que esses discursos afastem os alunos e comunidade escolar de um ambiente que deveria ser inclusivo.

Kaito Joseany 12/12/2021

Muito necessário
Muito útil, e necessário para a sociedade atual. "Seu comportamento de gênero varia de acordo com a sociedade e a cultura, não se pode afirmar que as diferenças percebidas entre homens e mulheres sejam exclusivamente resultado do aparato biológico humano.(Pág.27). O modelo mais tradicional de família: O homem seria o provedor, a mulher seria aquela que cuida da casa ponto esse modelo foi natural naturalizado de tal maneira que muitas vezes o consideramos a única estrutura possível (e a mais "correta") (Pág.81).

Nalva 19/02/2022

O livro tem uma leitura fácil e aborda temas importantes e necessários para a sociedade e especialmente para o ambiente escolar. Trabalhando conceitos, análises sobre a questões de gênero observados nas esferas familiar, escolar e social.
Para quem é educador, com o ambiente escolar plural que temos a leitura vale muito a pena. E o livro trás ainda várias situações e dicas de como agir de forma inclusiva, além de sugestoes de pesquisas, livros, filmes e séries que abordam o tema.

Tiago Conejo 17/07/2016

Além dos rótulos
O livro aborda de forma objetiva a questão de gênero na escola. De suma importancia para os educadores e educadoras, dado que as maioria das informações que temos sobre o assunto são do senso comum, muitas vezes carregadas de moralismo e preconceitos.
#sociologia #antropologia #gênero #desigualdades #direitos #machismo

barbara.luna.56 23/02/2024

Material excelente para ser trabalhado em sala de aula. Com uma linguagem acessível e muito pedagógica, o livro traz ainda sugestões de textos e vídeos para tratar de gênero e sexualidade em ambiente escolar. Meus alunos adoram ?

bea 30/08/2016

Didático
Incrível e didático. É ótimo como este livro faz referências maravilhosas de mulheres que foram e são muito fortes, além de muitas outras referências de filmes e livros. Com certeza deve ser passado nas escolas, por ser uma leitura fácil de entender e acompanhar, sem ficar entediado.

iago.henrique.58 04/01/2021

Um livro introdutório
O livro é muito bom e traz informações relevantes sobre os temas que desenvolve em cada capítulo. Considero-o uma leitura introdutória para entender sobre gênero e os assuntos que são relacionados a ele. A linguagem da escrita do livro também contribuem nesse objetivo. É fácil de ler e de entender.

Ana C 13/07/2021

Diferentes, não desiguais.
O livro faz uma releitura a respeito da história e de conceitos ligados à gêneros, sexualidade e muito do que diz respeitos as mulheres. Se trata de um livro interessante e esclarecedor para pessoas que queiram iniciar a compreensão sobre esses assuntos, porém achei que abordou pouco a didática escolar e todos os demais fatores que a escola envolve, o que deixou a desejar, pois o subtítulo promete isso.