Sem Olhar para Trás

Resenhas - Sem Olhar para Trás

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabi Miranda 01/03/2021

Mais uma autora nacional
Não conhecia a autora. Li sem expectativa, apenas porque estava disponível no Skeelo.
Gostei muito da história. Só percebi que era um romance cristão quando o pastor apareceu.
Ler sobre violência doméstica é sempre tenso. Muitas vezes fiquei apreensiva durante a leitura, e esse sentimento é graças à escrita da autora que é leve, simples, fazendo com que a leitura flua sem nenhum problema.
O ponto negativo vai pra linguagem religiosa na última parte. Achei exagerada e destoou do restante do livro.

Thays 23/07/2016

Esse livro irá renovar a sua fé!

Agatha veio de uma família muito rígida e religiosa, quando mais nova conheceu Bruno, o homem dos seus sonhos e logo se juntou com ele e saiu da casa dos seus pais, e abandonou sua faculdade, Bruno era um homem gentil e que amava, e ela tinha o mundo aos seus pés.
No entanto seu conto de fadas foi se destruindo quando Bruno começou a se mostrar um homem ciumento, possessivo e que a agredia, Agatha queria voltar para casa dos seus pais e se ver livre desse pesadelo, pois Bruno não agredia apenas ela, ele havia passado a agredir seu próprio filho por causa do seu ciúme doentio. No entanto seu pai havia cortado o laço com ela a alguns anos quando sua mãe faleceu, ele jurou não perdoá-la por sair de casa e a culpa pela morte da esposa.
“-Talvez. Mas quando me dei conta das consequências que enfrentaria por conta disso, já era tarde demais para voltar atrás. “
Em meio ao mar agitado que ela estava vivendo, ela viu uma âncora, uma esperança, sua tia distante havia falecido e seu nome estava no testamento, Agatha não compreendia como isso era possível, pois elas eram bem distantes, mas ficou feliz pois agora ela tinha um teto para morar e poder fugir do seu marido.
Agatha foge com seu filho e a sua vida que era luxuosa já não seria mais, a casa veio no melhor momento, no entanto a situação era bem precária, era velha e precisaria de muitas reformas no qual ela não poderia se dar ao luxo de ter no momento. Sua casa não tinha nem ao menos um fogão, mas no meio de tudo isso dois anjos apareceram em sua vida.
Seus vizinhos um casal de idosos sempre cuidaram da fazenda, lhe ajudavam a lidar com a nova vida, a adaptação para ela não havia sido fácil, uma nova cidade, bem pequena, onde todos sabiam de tudo e onde ela precisaria aprender a se virar sozinha.
Mesmo sem querer Agatha conhece um homem que lhe despertou curiosidade, Vicente dono de uma linda pousada, filho de fazendeiro, que está passando um momento bem ruim na sua vida, ele se sentia solitário, assim como Agatha, em meio ao turbilhão de emoções que os dois estão enfrentando nasce ali algo que Agatha achava não experimentar mais, no entanto, a jornada de Agatha em busca da felicidade está apenas começando.
“-E quais são as suas convicções a nosso respeito?
-Que eu não paro de pensar em você – admitiu ele. ”
Agatha queria paz, mas como ela podia se dar ao luxo de tê-la? Ela havia fugido da casa do seu marido e ele não deixaria por menos, ele a acharia em qualquer lugar a mataria juntamente com seu filho.
A Lycia barros tem uma escrita que te pega logo no início e é impossível fechar o livro sem antes ter concluído a história. Uma coisa que eu admiro muito em todos os livros da Lycia é que ela traz personagens femininas marcadas pelo passado, ou que irão passar por algo, mas cada uma dessas personagens traz uma personalidade forte, elas são corajosas, Lycia escreve sobre mulheres guerreiras, e isso é o que torna a história melhor, e ao final sempre fechamos o livro e repensamos sobre nossas vidas. Esse é o terceiro livro que leio da autora e sempre que eu acabo eu fico me perguntando, será que estou vivendo do modo certo? E é isso que faz Lycia se destacar na literatura nacional.
O livro foi muito bem escrito e com personagens com fortes personalidades e bem maduros, o filho de Agatha com sua inocência infantil foi o que mais me surpreendeu, ele era o mais maduro e que compreendia a situação. Agatha é forte e decidida, o amadurecimento dela foi muito perceptível ao longo do livro, mesmo não se achando corajosa, ela era.
O livro é narrado em terceira pessoa, mas temos ciência e noção de cada pensamento dos personagens, o livro traz um enredo difícil de falar, mas que acontecem todos os dias com alguém, mesmo que não seja próximo a nós.
Esse é o tipo de livro que traz uma grande lição de vida, é tipo de livro que te permite sonhar.
Esse não é um livro religioso, sim o livro fala do amor de um homem para com uma mulher, mas fala também sobre respeito e obediência, é um livro que fala sobre o amor de Deus para com seus filhos, o livro também fala sobre nossos questionamentos acerca do mundo e de Deus, esse livro é tão lindo e emocionante que estou aqui escrevendo essa resenha com lágrimas nos olhos, esse livro que renovou a minha fé.
“-Tenha fé. – Marcos tocou seu ombro. – A fé é a certeza das coisas que se esperam, não das que se veem. ”

site: thaysmdelima.blogspot.com.br

Bruna Ermida 17/04/2021

Amei
O livro tem romance, tensão, história envolvente, personagens que cativam... Ele faz você sentir vontade de chegar no final. Não tem aquele momento "não aguento mais ler, só vou continuar pq quero saber o final". Gostei bastante

Paula 18/08/2023

O amor de mãe falou mais alto e fez ela ter coragem para fugir e tentar recomeçar. Mais uma pessoa possessiva não desisti tão fácil.
Uma leitura muito atual onde a violência doméstica coloca em pauta a coragem de dizer basta e a esperança de viver um novo amor. Eu amei essa leitura pela superação e força dessa mulher.

Lina DC 01/08/2016

A história é narrada em terceira pessoa e gira ao redor de Agatha, uma mulher de 28 anos que está fugindo do Rio de Janeiro. Perceptivelmente assustada, ela chega a cidade de Rio Preto, onde herdou uma casa de sua tia Dulce, uma mulher com quem ela teve pouco contato, mas que deixou a única propriedade que tinha em testamento para a sobrinha.
É em Rio Preto que Agatha tentará recomeçar com Gabriel, seu filho de nove anos de idade. Mas o problema em recomeçar sem encerrar com o passado é que ele volta para nos assombrar...
Agatha é uma mulher que se apaixonou profundamente e ficou encantada com os gestos românticos de Bruno Albuquerque. Bruno, filho de Rita e Rômulo, foi criado como o filho de ouro, aquele que tem direito a tudo e que não deve ter nada negado. Após o período de "lua de mel", Bruno começa a mostrar sua verdadeira faceta: um homem ciumento, possessivo e violento. Agatha passou anos aguentando os maus tratos, mas quando a violência atinge Gabriel ela decide que já basta.
Rio Preto é uma cidade pitoresca, típica cidade pequena do interior, onde todos se conhecem e sabem de tudo. Seu Pedro, o caseiro do sítio de Agatha, é um homem simples e trabalhador. Honesto, calmo e bondoso, é casado com dona Gema, uma senhorinha bem faceira que vive bancando o cupido. São os dois que irão se tornar o alicerce de Agatha e Gabriel, demonstrando aos dois a simplicidade e o amor verdadeiro.
Temos também seu Afonso, o dono da mercearia. Um homem solitário e amargo, que guarda ressentimentos e dificuldades para se relacionar com a família restante. Temos também a jovem Bianca, uma moça de 16 anos de idade que irá enfrentar inúmeros desafios, sempre com um sorriso no rosto e um coração repleto de sonhos...
Gabriel é um garotinho que em poucos anos de vida presenciou muita violência, mas que consegue manter a inocência e a esperança por dias melhores. É inteligente, sagaz e completamente fofo.

"Que tipo de menino criado numa cidade grande, com todos os recursos, encararia aquele casebre decrépito como uma benção? Um menino infeliz, com certeza. Um menino que passara a vida inteira com muito medo, mas que agora via alguma esperança no fim do túnel." (p.14)

Agatha é uma mulher resiliente. É alguém que precisa descobrir quem é e o que é capaz de fazer para seguir em frente. Nos últimos anos foi mantida como uma esposa troféu e sem renda própria ou referências profissionais, irá colocar a mão na massa para aprender um ofício capaz de sustentar a ela e ao filho. É uma pessoa que está se curando emocionalmente aos poucos, aprendendo a confiar em si mesmo e a compreender que existem pessoas realmente bondosas no mundo.
Vicente é o dono da única pousada da cidade. É um homem marcado pelo passado e que se retraiu um pouco socialmente por conta disso. É simpático, justo e engraçado, mas mantêm o seu coração seguro e tem receio de se relacionar novamente.
A escrita da autora Lycia Barros é delicada e aborda de forma suave esse tão aterrador assunto que é a violência doméstica. Seus personagens são complexos, humanos e cheios de defeitos e isso os torna ainda mais carismáticos.
O enredo é bem escrito e aborda outros temas, como a família, a amizade, a honestidade, as segundas chances e o amor. Ele aborda também a fé no enfrentamento dos problemas e a capacidade do ser humano em recomeçar várias e várias vezes.
Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Valentina realizou um trabalho excepcional. Existem detalhes na parte interna do livro e um único errinho na página 37.

"Seu coração, havia muito tempo, estava preparado exclusivamente para lutas e decepções." (p. 14)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/
@umlivroprahoje por Jacqueline 05/11/2016minha estante
Parece ser muito bom! Vai pra listinha rs

Aline Dias 14/07/2021

Temos tão pouco conhecimento sobre violência domestica
Eu escolhi esse livro bem aleatoriamente em um domingo, e acabei me deparando com um tema tão atual em nossa sociedade, e que pra mim é tão insistentemente, em matéria de conhecimento, e acredito que pra muitos também, pois a violência contra mulher é tão escondida por conta de vergonha da vítima que as vezes é até difícil de ajudarmos, eu quero entender melhor e ajudar mulheres que passaram ou passam por isso.
Uma vergonha !

Aline.Cerqueira 09/04/2020

Necessário!
O livro aborda um tema que infelizmente é muito comum nos dias de hoje o relacionamento abusivo, acompanhar essa história foi angustiante imaginar todo o sofrimento descritos nessas páginas, o qual nos faz compreender o quanto a fé pode nos fortalecer e nos auxiliar nos momentos certos e que tudo na vida há um propósito, embora não entendemos o porquê.

Fran 01/04/2020

IG @rassumido
Agatha fugiu de casa ainda jovem para viver um romance ao lado do sedutor e excêntrico Bruno Albuquerque. Sonhadora e romântica, ela não imaginava que a imagem do homem bonito e apaixonado era na verdade de um lobo em pele de cordeiro.

Sem ter para onde ir e sem ter mais contato com os pais (que eram o tipo religiosos e muito rígidos), ela se submete as violências e traições do companheiro. Somente após herdar um pequena propriedade de uma tia distante é que Agatha cria coragem para fugir com o filho Gabriel (dez anos aguentando abusos e pancandas).

Totalmente o oposto da vida luxuosa que levavam, eles irão encontrar muitos amigos e recomeçar a vida, envolvidos em atividades bem diferentes das que estavam acostumados. Lá, encontrarão segurança em Vicente, que esconde um segredo.

A estória é muito bonita e me conectei com a Agatha desde o início, pelas feridas internas e externas (não que eu tenha passado por isso, mas porque me doeram). Fiquei muito apegada com a Dona Gema (uma cupido e tanto), seu Pedro também que são pessoas simples e honestas. Vicente por ser um anjo, o Gabriel por ser uma criança tão sábia... O enredo é bem trabalhado, a autora soube escrever bem a trama e mesclar com a religião, tornando um livro maravilhoso e apaixonante.

Quote preferido: "Se não pode lidar com o meu barulho, não mexa com o meu silêncio."

Bi Faria 08/03/2018

Capa linda! E a história me tocou profundamente, favorito de 2018!
Agatha vive um casamento abusivo, mas tem medo de reagir pois tem um filho e a família do marido é rica e influente. Mas ela não aguenta mais, então resolve fugir.
Ela recebe um telefone dizendo que uma tia que mora no interior lhe deixou um sítio, e é para lá que ela vai. Ar puro, fogão a lenha, horta, vizinhança tranquila, são muitas as mudanças, mas a paz de recomeçar a vida, a esperança de que ninguém nunca mais vai levantar a mão para lhe bater é o que precisa e procura.
E andando aos arredores ela conhece uma pousada e seu dono, muito bonito por sinal.
Vicente ama aquele lugar, apesar das suas recentes perdas, cuida muito bem do local. Ele avista a nova morada com curiosidade, bem bonita ela.
E eles se aproximam mais a cada dia, Vicente gosta muito do filho dela, eles se dão super bem. É um menino muito inteligente, mas que já sofreu muito pela pouca idade.
Agatha aguça a curiosidade de Vicente, e a aproximação faz com que ambos se abram um para o outro, cada um abalado com o que passaram. Eles se encantam um pelo outro e resolvem viver esse amor, mas Agatha precisa resolver sua vida.
O tempo passa e quando menos se espera o seu marido está na porta da pousada, com aquele olhar que a deixa paralisada. Ele os quer de volta, mas ela diz que não, ele diz que vai entrar na justiça e sai pisando duro.
No outro dia Agatha vai ao seu sítio buscar suas coisas, ela vai passar um tempo na pousada, pois lá Vicente pode protegê-los, mas ao chegar lá seu mundo desaba, seu pensamento é "estou morta." Milhares de mulheres passam o que a Agatha passou, denunciem! E leiam essa obra para saber essa história de luta, só posso dizer que é especial e inspiradora. "Chegaria o dia em a ela precisaria resolver sozinha aquela batalha particular. Colocar um fim na história." @lyciabarros @edvalentina

Alves 02/03/2022

Gostei da primeira parte da história, mas não recomendo
Eu realmente gostei da primeira metade da história. Achei a construção do relacionamento entre Agatha e Vicente encantadora. Ver a protagonista assumindo um novo rumo em sua vida, libertando-se do relacionamento tóxico e abusivo que mantinha com o marido foi mto gratificante.
Minha crítica aqui fica ao que ficou, na minha opinião, implícito no discurso religioso de que Agatha passou por tudo que passou por consequência de um erro dela (que era ficar com Bruno, mesmo que os pais a tivessem alertado para não fazer isso, e detalhe, esses mesmos pais viraram totalmente as costas pra ela depois, o pai a acusando de ter matado a própria mãe de desgosto). Esse discurso de a "culpa ser da vítima" é bem perigoso e incoerente, sei que a autora deixou claro que algumas mulheres continuam nesse relacionamento por múltiplos fatores, mas realmente me incomodou o fato de terem considerado que Agatha ter apanhado horrores e ter sido quase morta foi também consequência da escolha dela de permanecer com Bruno.
Por esse motivo, apesar de ter me afeiçoado aos personagens eu não recomendo a leitura.

ELB 31/01/2017

Every Little Book
Por um impulso comum a uma jovem apaixonada, Agatha abandonou a faculdade, a casa dos pais e tudo que lhe era familiar para viver um sonho de amor com Bruno, um jovem charmoso que a conquistou com gestos românticos, um jeito sedutor e promessas de felicidade amorosa.

Mas seu sonho se tornou um terrível pesadelo quando, quem ela pensou ser um príncipe, revelou-se um monstro cruel e dominador, que a fez viver longos anos sofrendo violência física e psicológica, forçando-a a deixar de ser uma jovem alegre e cheia de esperanças para se tornar uma sombra de si mesma, sob o julgo do medo.

Quando recebe uma herança inesperada, ela vê a oportunidade de se livrar daquele inferno. Assim, parte junto com o filho para outro estado, disposta a ter uma vida livre da violência que passou a ser constante em sua vida.

Em Rio Preto, onde Agatha encontra refúgio no pequeno sítio herdado, ela não se depara somente com os desafios de viver por conta própria, já que em toda sua vida teve os privilégios que o dinheiro proporciona; ela também encontra Vicente, alguém que acaba por lhe despertar uma atração inesperada.

Vicente é um ex-campeão de hipismo que possui uma pousada ao lado do sítio de Agatha. Taciturno, não procura se envolver com alguém, principalmente com uma completa desconhecida que surgiu inesperadamente na região.

Porém, com a interferência da sua cozinheira adoravelmente intrometida e através da amizade com Gabriel, o filho de Agatha, os dois acabam se aproximando e se envolvendo amorosamente. Os dois se entregam a essa atração intensa, apesar dos temores que ambos possuem. O que há entre os dois acaba evoluindo para algo mais forte, e mesmo com os receios que permeiam essa relação, eles tentam buscar a felicidade juntos.

(...) A minha vida também andava cinza antes de eu te conhecer. Meu coração estava vazio. Eu sentia saudades de você antes mesmo de tê-la encontrado.

No entanto, um pesadelo ainda permeia a mente de Agatha: que seu ex-marido descubra onde estão e destrua a paz recentemente conquistada. E esse pesadelo se materializa de forma violenta, trazendo a realidade de um futuro incerto, onde só a fé em uma força maior pode trazer o consolo e a esperança de tudo dar certo.

Bem, vou tentar colocar de forma clara minhas impressões sobre esse livro:

Primeiramente, quando vi que tinha um certo cunho religioso, fiquei um tanto receosa de ler. Não que eu seja cética sobre o valor que a fé tem na vida das pessoas e como isso as impulsiona; meu receio foi justamente pelo fato de que, quando penso em algo traumático, que oprime a pessoa por longos anos, além da fé, tem que haver também uma força interior para que se saia de determinada situação ou condição.

Mas, ao longo do livro, o cunho religioso é mínimo, pode-se dizer assim. Da forma que acredito que a autora quis trabalhar, não foi bem desenvolvido. Praticamente foi uma citação, uma alternativa para suportar um momento angustiante. Pelo menos foi essa a impressão que tive, mesmo citando mais adiante o envolvimento do casal na vida religiosa.

O segundo ponto que devo mencionar aqui, é sobre o envolvimento do casal, Vicente e Agatha. Eu esperava que os sentimentos fossem mais explorados, no entanto, tudo aconteceu de uma forma bem rápida, mal deu tempo de eu, como leitora, me envolver com eles, torcer imensamente pelo final feliz. Posso estar sendo chata com relação a isso, mas fiquei imaginando até que ponto Agatha realmente amava Vicente, ou se ele foi apenas alguém com quem ela descobriu o consolo e uma forma de amor mais carinhosa dedicada a ela.

Como o envolvimento dos dois acontece muito rápido no livro, senti falta de como os sentimentos deveriam ser trabalhados, a confiança ser construída, afinal, ela saiu de um relacionamento traumático. Creio que isso seria necessário para que o leitor se envolvesse mais com os personagens.

Enfim, para quem curte aquelas histórias ideais para passar o tempo, tipo sessão da tarde, é uma boa indicação.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/09/resenha-sem-olhar-para-tras-lycia-barros.html

@natalie_livros 20/07/2022

Uou
Sério se não fosse pelo fato de meu celular estar prestes a descarregar (obs: e outro motivos) faria uma redação o quanto me senti por esse livro. Aviso pra quem que ler, mas está vendo algumas críticas. ELE É PESADO PARA ALGUMAS IDADES, mas é INCRÍVEL!.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6