Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Isaías Lima...

Resenhas - Inteligência Artificial

Felipe.Martins 24/05/2016

Opinião sobre o livro
Já ouviu falar de Lógica Fuzzy, Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Genéticos, entre outros? O livro desta resenha é uma referência que pode lhe ajudar a aprender todas essas técnicas que são usadas em Inteligência Artificial (IA).

O livro Inteligência Artificial, escrito por pesquisadores brasileiros, é um livro técnico voltado para a apresentação de algumas técnicas avançadas da IA. Chama a atenção o tamanho do livro, que contém apenas 173 páginas e pode ser lido rapidamente pelos leitores mais vorazes. O livro é dividido em 6 capítulos, que serão brevemente descritos a seguir.

No Capítulo 1, os autores apresentam o que é a IA, como ela surgiu, diferentes abordagens de pesquisa nesta área e aplicações. Na minha opinião, este capítulo é muito legal do ponto de vista histórico. Do tipo, de onde viemos? E para onde vamos?

No Capítulo 2, é apresentada a Lógica Fuzzy. Enquanto na Lógica Proposicional temos átomos que são mapeados em valores binários, i.e., {0, 1}; na Lógica Fuzzy, os átomos podem ser mapeados usando funções para o intervalo dos números reais [0, 1]. Com isso, a Lógica Fuzzy permite definir intensidade das proposições. A Lógica Fuzzy também pode ser usada para obter aproximações de funções não lineares, similar às técnicas de interpolação para aqueles que já estudaram Análise Numérica.

No Capítulo 3, são apresentadas as Redes Neurais Artificiais (RNAs), que tentam imitar o funcionamento do cérebro humano. Para isso, as RNAs se baseiam em unidades de processamento que simulam neurônios do cérebro humano. Assim como acontece com os neurônios em nossos cérebros, cada unidade de processamento é conectada a várias outras. E enquanto isso, a memória da rede é armazenada nas conexões entre os nós, naturalmente conhecidas como sinapses e artificialmente conhecidas como pesos. Ainda no Capítulo 3, são apresentadas diferentes RNAs. Entre elas: Perceptrons, Adalines, Madalines, Redes de Kohonen, etc.

Quer ler o restante? Não deixe de visitar meu blog sobre Inteligência Artificial.

site: https://iascblog.wordpress.com/2016/05/24/resenha-do-livro-inteligencia-artificial