Feios Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

F. Pierantoni 11/08/2011

Feios
Depois que terminei, maravilhado, o livro Jogos Vorazes, de Suzanne Collins (Editora Rocco), mergulhei de imediato numa busca por outra obra de perfil semelhante. Deparei-me então com Feios (Editora Galera Record), escrito por Scott Westerfeld. Futuro pós-apocalítico? Confere. Uma cidade opressora? Confere. Um governo que força adolescentes a fazerem algo que não pode ser recusado? Confere. Feios parecia ser o livro que eu procurava, e, naturalmente, minhas expectativas para ele cresceram. O que foi uma pena.

Na trama de Feios, a humanidade já não existe como a conhecemos hoje. Depois de alguma catástrofe desconhecida, nossa civilização quase que desapareceu. Restaram apenas alguns grupos isolados de pessoas, vivendo em cidades futurísticas, rodeadas por florestas selvagens e ruínas antigas. Como forma de gerar estabilidade, equilíbrio e justiça entre a população, é costume que, aos dezesseis anos, cada cidadão dessas comunidades passe por sua primeira cirurgia plástica, que o transformará de seu estado natural considerado feio à categoria de perfeito.

Todas crianças e adolescentes sonham com o dia em que serão estonteantemente belos, vivendo nas mansões e prédios reservados aos perfeitos. Para a jovem Tally Youngblood, mesmo habituada a realizar travessuras pela cidade, isso não era diferente. Contudo, quando estava prestes a fazer dezesseis anos, ela conhece Shay, uma garota obcecada por rumores de um grupo rebelde vivendo na selva e pela contrariedade às cirurgias plásticas obrigatórias. Através de uma sequência de eventos que ela é incapaz de controlar, logo Tally se vê envolvida em conspirações, sem saber exatamente de qual lado está e o que realmente deseja de sua vida.

Feios tinha tudo para brilhar: um cenário intrigante, um background misterioso e uma temática polêmica. Ainda assim, o autor não soube aproveitar esses ingredientes picantes. Preferiu adoçar tudo com uma escrita politicamente correta e comedida, eufemizando as injustiças, a violência e os riscos de vida. Os personagens não se comportam de maneira realística nas situações de perigo e quase ninguém tem coragem de machucar outra pessoa. As questões morais sobre a busca da perfeição não são profundamente abordadas e os rebeldes, por sua vez, são simplesmente molengas. Juntando-se a estes problemas, outros também saltaram aos meus olhos. A narrativa tem cortes esquisitos e o romance entre dois dos personagens me pareceu surreal. Nunca vi alguém se apaixonar tão rapidamente. Nem nos desenhos animados da Disney.

Apesar de tudo isso, o livro não é ruim. É razoavelmente bom, aliás. O suficiente para que eu o tenha recomendado para outras pessoas e feito questão de ler os volumes seguintes. A história me entreteu e, mesmo com a rédea curta do autor, o ambiente idealizado por ele não deixa de ser interessante.

Feios foi uma obra divertida, embora não plenamente satisfatória. Talvez minhas exigências estivessem exageradamente altas, ou, quem sabe, o instinto em compará-lo com Jogos Vorazes tenha prejudicado minha capacidade de avaliar o título por si só. Assim, sugiro que, se este livro lhe chamou a atenção, não deixe de lê-lo e tirar suas próprias conclusões. Como a obra faz questão de ressaltar: o que é feio para alguém pode ser bonito para outro.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Dani Rodrigues 26/09/2010minha estante
Já li mais de 70% do livro e estou meio decepcionada... acho que eu esperava mais do livro!

Marlo R. R. López 28/09/2010minha estante
A catástrofe que assolou a humanidade não é inteiramente desconhecida. Foi uma espécie de vírus que contaminou o petróleo.

Boa resenha, perfeita. Concordei com tudo.

Nívia 22/11/2010minha estante
Me decepcionei DEMAIS com esse livro. A história tinha tudo para ser boa, mas acabou se tornando fraca, com diálogos totalmente inexpressivos e personagens sem carisma algum. Além disso, não gostei da escrita repretitiva de Scott Westerfeld (toda hora, ele esscrevia " (...) tão...perfeitos" ¬¬
Parabéns pela resenha!

Michael 01/02/2011minha estante
Olá.
Acabei de ler esse livro e eu gostei bastante. Quer uma dica? Leia Perfeitos! Eu ainda não li mas, se você observar as resenhas de Perfeitos, irá incontrar pessoas que tambem não gostaram muito do primeiro, mas que o segundo livro da serie veio para fazer tudo o que Feios não fez. Parece ser muito bom a continuação, então meu conselho é Leia o proximo!!!

Gostei muito da sua resenha, Parabens!

Tamy 01/03/2011minha estante
Concordo plenamente, li jogos vorazes há algumas semanas e não tem como não olhar pra Feios e pensar no quão melhor poderia ter sido escrito.

Thaís 14/04/2011minha estante
Eu concordo. Espera algo realmente muito melhor, mas o livro mesmo assim não deixa de ser bom pela história, pela criatividade da ideia, não tanto pela escrita do autor e pela forma como ele levou as coisas...

lucasdantas 11/05/2011minha estante
Na verdade, Feios só começa a ficar interessante no final. Mas todas as informações do início do livro começam a fazer sentido do meio para o fim.

Paula 06/07/2011minha estante
Teve algo me incomodou profundamente nesse livro, e quando eu li seu comentário vi que foi a mesma coisa que não te agradou.
A história tinha absolutamente TUDO pra ser ótima, assim como Hunger Games da Suzanne Collins, porém, o autor não soube desenvolve-la. A única razão pela qual eu ainda assim comprei o segundo livro, foi por causa do final instigante, e mesmo assim eu já me arrependi, a série cai cada vez mais, não prende a atenção e a história vai para um lado bobo e superficial.

Evandro54 15/07/2011minha estante
Acabei de ler sobre a série, e como fiquei instigado com a proposta do autor. O contexto é excelente e como nos aproxima de nós mesmos e do que nos rodeia. Mas já logo me indaguei: e o estilo? a escrita? Poupei-me com os comentários de vocês.

Paro a busca do livro por aqui. Sãos raros os estilos atuais que me prendem. Melhor dizendo, que se prendem.

Quem sabe, Scott não evolua e não traga uma obra mais rica, própria ao seu contexto e ideia, numa próxima edição?

Como idealizador, ótimo. Como escritor? Talvez.

Mi 12/08/2011minha estante
Eu fiz o movimento contrário: li a trilogia de Feios e depois os dois de Jogos Vorazes. Não há comparação mesmo, mas concordo em gênero, número e grau com você: a trilogia podia ser muito mais. Não sei se você já leu os outros dois, mas a sensação foi a mesma.
Adorei sua resenha!

Carlos Wilker 22/09/2011minha estante
Foi exatamente o que eu senti no livro: história boa, porém não elaborada. Uma pena. Vou procurar o Jogos Vorazes, não conhecia. ;)

Lu 22/09/2011minha estante
Que excelente resenha. Estou lendo Feios agora e sinto exatamente a mesma coisa. Narrativa pobre e escritor careta. Fora que Tally não chega aos pés da Katniss.

Maumau 30/09/2011minha estante
cara eu discordo de vc na minha opinião a série "feios" tem esse ar suave, e ñ passa para uma trama mais pesada com sangue e etudo mais pq é um história feita para adolescentes, e ainda por o autor tentou alcançar o publico feminino, então focalizou no romance e nas intrigas.
bom essa é minha opinião, no entanto o jeito como escreveu sua resenha mostrou q vc é um bom avaliador de livros, e acho q vc tem razão quando diz ter esperado demais desse livro.
após ter lido sua resenha e alguns comentários tb kero ler "jogos vorazes".

Debie 29/12/2011minha estante
Dificilmente existirá outro livro tão incrível e arrebatador quanto Jogos Vorazes, para não dizer nunca. Só posso dizer isso. Por este motivo, procurar por coisas semelhante... Bem, não dá muito certo.

Marcella Tchella 12/01/2012minha estante
Excelente comentário, concordo com você, não conheço o livro Jogos Vorazes, mas quanto a Feios, tive a mesma impressão, também não tive acesso ao livro em inglês e não gosto muito de traduções, sempre perde o encanto, e esse enredo me lembrou um pouco "Admirável Mundo Novo", mas mesmo assim foi uma boa distração, vou ler "Perfeitos" porquê comprei a edição Vira-vira, mas não pretendo adquirir "Especiais"! Agradeço seu comentário, muito interessante! Abraços!

Lucas di Souza 24/04/2012minha estante
parabéns pela resenha, mto bem elaborada e com uma ótima crítica. Parabéns mesmoo !

Camila 16/07/2012minha estante
É triste o fato de que as pessoas do mundo de hoje estão mais preocupadas com a estética das histórias do que seu significado. Jogos Vorazes teve personagens muito bem feitos e intrigas realísticas, e o resultado foi pessoas ignorando o absurdo de crianças sendo assassinadas da história (que seria o significado do livro) e preocupadas com a vida amorosa da protagonista e com a personalidade da mesma. Em Feios, a crítica social e a ideologia saltam aos olhos e os personagens e as entrigas são elementos que apenas nos ajudam a entender o contexto da mensagem do autor. O resultado: está mudando a visão dos poucos que o leem, ou pelo menos mudou a minha.
Por isso não concordei com seu comentário, acho Feios melhor do que Jogos Vorazes na explicação para livro em que se diz: "Livros não mudam o mundo, as pessoas mudam o mundo. Livros só mudam as pessoas."

Jessie 05/08/2012minha estante
Está realmente na moda livros com o tema futurísticos,mas na minha opinião o melhor mesmo é Jogos Vorazes,o único outro que eu li com esse tema foi Destino que é bem parecido.Jogos Vorazes fala um realidade diferente e como muitos pensam não está focado nos triângulos amorosos e sim na aventura e critica social.Eu ainda não li esse livro Feios ,por isso não posso falar nada sobre , mas acho que ia enjoar depois de ter lido vários livros com o mesmo assunto. "May the odds be ever in your favor."

Isie 27/08/2012minha estante
Eu li Feios antes de ler a trilogia de Jogos Vorazes, e na época o livro já me apresentava alguns problemas.
Problemas esses que você citou (nem todos), como o ''romance'' descartável do livro, substitua aquilo por uma amizade e a experiência continua a mesma. Tally para mim é o retrato do jovem generalizado de hoje em dia, ela é.... igual, não tem características especiais que a tornam um personagem marcante, mas ela é de certa forma essencial para o desenvolvimento da estória pois, trata-se do impacto de alguém que tinha uma visão limitada tem com a visão da realidade. Sobre Jogos Vorazes, vocês superestimam o livro demais, sim, eu amo o livro e sou totalmente fangirl, mas venhamos e convenhamos, Katniss não é tudo isso. Do mesmo modo que Feios foi mal aproveitado pelo politicamente correto (não deixando de ser bom), Jogos Vorazes também foi quando Suzanne Collins se limitou a escolha de um livro em primeira pessoa. Não deixo de amar Jogos Vorazes, que se foca não principalmente na guerra em si, mas no efeito que guerra traz para o povo. E eu odiei o epilogo de Jogos Vorazes, as pessoas superam as coisas, lentamente mas superam, alguém devia dizer isso à Suzanne.

cris 23/01/2013minha estante
faço minhas as suas palavras. peguei o livro pra ler em novembro e até hoje não tive animo de terminar (faltam menos de 100 páginas pro final). não compraria o livro de novo, assim como não vou ler o segundo.

Zach Motta 05/02/2013minha estante
Acho que as comparações com Jogos Vorazes deveriam ser deixadas de lado. Não suporto mais ver as pessoas comparando qualquer distopia à Jogos Vorazes como se essa fosse a melhor trilogia do mundo e blá blá blá. Sei que cada um tem seu gosto e costumo respeitar isso, mas enche o saco essas comparações entre qualquer livro que se passe em um ambiente futurístico com Jogos Vorazes. São obras diferentes, escritas por autores diferentes e que pensam diferente.

Ralf 12/03/2013minha estante
NÃO COMPARE FEIOS COM JOGOS VORAZES. ELES NÃO SÃO PARECIDOS EM QUASE NADA.
Eu li Feios depois Jogos Vorazes e achei Feios muito melhor. Você não irá encontrar muitas coisas que Jogos Vorazes tenha em comum com essa série do Scott.

Fellipe.Tavares 05/07/2013minha estante
de fato, é uma história pouco aprofundada e muito rapidinha! mas bem bolada e interessante, concordo contigo =) jogos vorazes esculacha, mas não é ruim! haahahaha

Ariane Miyazaki 26/08/2013minha estante
Tenho que discordar da sua resenha e concordar com o comentário da Camila: "Livros não mudam o mundo, as pessoas mudam o mundo. Livros só mudam as pessoas."
O livro Feios é carregado de críticas à nossa sociedade atual: padrões de beleza, a futilidade, o uso desenfreado de matérias primas e um futuro apocalíptico nos esperando!
Eu consegui enxergar algo a mais nesse livro, e que as situações e personagens estão lá para ajudar a passar essa mensagem. É isso aí!

Vic 11/09/2013minha estante
Muito boa a resenha! Parabéns

Romma 25/09/2013minha estante
so digo uma coisa para o pessoal que não entendeu os casos de futilidades no livro, vão deixar de ser medíocres e parem de comparar Feios e outras distopias também, com jogos vorazes, cada uma é diferente, e se o final nao foi o que voces esperavam, paciencia, mas escritor imprevisível é outro nível.

Rafaela Silva 09/12/2013minha estante
Na minha opinião Feios me remeteu ao livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e a Droga da Obediência de Pedro Bandeira, porque eles remetem, um a um mundo onde as pessoas são condicionadas e lobotizadas, e o outro onde uma droga faz as pessoas esquecerem e serem obedientes.Fora o pano de fundo de um mundo pós apocalíptico ditatorial, não tem nada parecido com Jogos Vorazes, o contexto é totalmente outro.Tá o romance é água com açúcar e sem maturidade nenhuma, mas o livro passou a mensagem necessária na minha opinião que é da futilidade da aparência.Li cada livro em menos de um dia e recomendo, história leve e de fácil leitura, o único pecado foi os erros de tradução e correção gritantes no livro.Odiei a palavra borbulhante.Se tivesse paciência ia ler a versão em inglês só para ver se esse era o sentido do autor ao escrever.Fora isso amei o livro!!!

Bruna 21/02/2014minha estante
Exatamente o que aconteceu comigo.
Essa busca por algo que se equipare a Jogos Vorazes, a decepção pelo autor ter uma história tão fantástica em mãos e ser tão comedido...
Também fiz questão de terminar a série, e realmente não achei o livro ruim, mas sinceramente eu esperava muuuito mais.

Jessé 04/03/2014minha estante
Sim, acho que a sua comparação com Jogos Vorazes atrapalhou totalmente o sua recepção da obra. Feios é muito diferente (e mais original até).

glenysson 07/03/2014minha estante
O LIVRO É ÓTIMO... MAS AS CONTINUAÇÕES SÃO MELHORES... ACHO Q É POR CAUSA DO NOVO PAR ROMÂNTICO DELA... SINCERAMENTE EU NÃO GOSTEI DELA COM O DAVID...

Lovett (@bloglariteratura) 24/04/2014minha estante
Concordo plenamente. Comecei a ler esperando uma "história maravilhosa", mas não passou de uma "história divertida".

daany eimori 28/04/2014minha estante
Também me interessei pelo livro por causa da comparação que fiz com Jogos Vorazes. Mas gostei o suficiente do livro pra comprar a continuação, e ver como a história se desenrola.

Lilian.Scoteski 18/02/2015minha estante
Olha... concordo muito com o que você escreveu.
Estou terminando de ler Extras, e sinceramente, a série não deslanchou. O argumento era muito bom, a idéia da perfeição, a busca por ser diferente... depois, nas continuações, uma busca maior ainda, por ser especial, e ainda pela fama... tinha tudo pra ser "A Série". Mas foi completamente decepcionante. Costumo dizer que sou uma leitora tão voraz que nunca deixei um livro sem terminar, por mais que ele tenha me irritado, me decepcionado. Luto com o autor até a última página. Lutei dessa vez, estou terminando, mas tenho que dizer: quase fui vencida. Extras, o último volume de "uma trilogia de quatro livros" é completamente desnecessário, nem deveria existir. Reprogramei meu cérebro pra entender que o FIM da série foi no fim do terceiro livro.

Bia Izidro 19/09/2015minha estante
Que resenha extraordinária! Com o primeiro parágrafo vc me convenceu completamente ;) A série Jogos Vorazes foi a última que li que realmente me impressionou. Mesmo que o livro não tenha te deixado 100% satisfeito, vc resumiu bem seu conteúdo. Parabéns ^^

Dak 22/08/2019minha estante
A questão da sinopse desse livro e que não entra na minha cabeça é que pra mim não faz sentido operar a população inteira. A troco de que? O que as pessoas que governam esse mundo e criam as regras tem a ganhar em obrigar as pessoas a serem bonitas? Não tem lógica essa ideia.
Ok, pensemos que é o padrão estético, a regra de ou vc entra nessa ou cai fora, mas qual o sentido disso? Dominam as pessoas e as fazem pagar impostos caros para poder ter acesso à beleza, como uma chantagem psicológica? E por isso quem não queria ficar bonito era má influencia?
Qual o sentido desse plot? E como inventaram que a beleza era a forma de equidade se ser bonito nem é algo produtivo em termos de evolução da sociedade: não se usa em termos de tecnologia, nem de medicina, nem de sociologia, nem de engenharia, nem nada que dê poder e expansão. Até pq se todos são bonitos, não há mais poder específico em ser bonito.
Ai gente, não entendo, shuahushuasuhhsu.

Leticia2513 15/03/2024

Inesperado , me prendeu muito , aborda várias questões inoperantes é fácil se conectar/identificar com os personagens
Uma parte no final acabou me decepcionando porém acho q a continuação vai ser muito boa

-natalia 12/02/2024

Feios com certeza não atingiu as minhas expectativas. Como fã de distopias, eu esperava boas explicações a respeito do contexto, que fizessem parecer algo "crível". Mas grande parte das coisas é mal explicada, como a transição do que seria o "mundo antigo" para o mundo de perfeitos, o dia a dia da vida dos feios antes da operação, a vida dos perfeitos adultos, enfim... Também fala de outras cidades, mas explica pouco a respeito. São iguais ou são diferentes?

Achei algumas coisas extremamente desnecessárias, como o desmatamento e o consumo de carne ser algo considerado e descrito como "essencial" por certos personagens. O romance com o interesse amoroso da protagonista também foi super sem graça. Não consegui shippar o casal, e a Tally do nada simplesmente não conseguia ficar mais longe dele! Tive que revirar os olhos muitas vezes. Ele também foi contar todos os segredos mais profundos para ela, acreditando que ela era super confiável, mas sem motivos razoáveis para tal.

Ainda por cima, a protagonista é uma chata no início, só falando de querer ser perfeita, e depois se torna uma chata pelo motivo oposto. Também guarda segredo o livro inteiro, mesmo tendo um milhão de oportunidades de fazer diferente. Deixa de ser insuportável, Tally!

Acho que a ideia distópica da história, sobre um mundo de pessoas "feias" em que é obrigatório realizar cirurgias para serem "perfeitas" em certo ponto da vida, é legal. No entanto, a pouca descrição disso tudo e o foco na protagonista mais chata possível tornaram uma leitura bem cansativa para mim. É improvável que eu siga lendo os outros três livros, ainda mais com as avaliações ruins. Se você vai ler Feios, leia sem grandes expectativas.
Naraliz 12/02/2024minha estante
Esse foi um dos primeiros livros que abandonei há mais de dez anos atrás kkkkk

-natalia 12/02/2024minha estante
Cheguei perto de abandonar kkkk passaria menos raiva ?

Fernanda 22/09/2012

Resenha de Feios - Scott Westerfeld
Confira a resenha de Feios - Scott Westerfeld - Galera Record @galerarecord

Rodrigo Digão 04/07/2021

Bom livro, enredo muito bom, personagens carismáticos, mundo distopico original e interessante, passagens muito boas e com boas cenas de ação. Aguardando o próximo.

Mandy Porto 13/04/2010

Muitooo Bom!
Tally YoungBlood é uma feia e uma ótima protagonista. Em um mundo moderno e dividido em perfeitos e feios, a história única de Scott Westerfeld é fantástica. Ouvi muito deste livro, de seu sucesso e de sua história única. Eu já queria lê-lo muito antes de a editora Record anunciar o lançamento aqui no Brasil. E eu não me decepcionei, eu adorei o livro de Scott e acho que muitas pessoas concordarão comigo.

Como eu já mencionei os feios moram separados dos perfeitos. Tally e todos os outros adolescentes sofrem uma longa espera para seus aniversários de 16 anos, na verdade é somente neste dia que pensam constantemente. Por quê? Porque é neste dia que eles se tornarão perfeitos e morarão na cidade Nova Perfeição. O procedimento não é nada simples, mas mesmo assim todos os jovens já sabem como funciona. Você praticamente vira outra pessoa, tudo em você é melhorado, pele, olhos, peso, altura, cabelos... todos os perfeitos são muito parecidos, como se todos fossem irmãos. A perfeição surgiu perfeitamente para isso, para todos serem iguais, ninguém se sente de fora e brigas não ocorrem. Eu achei tudo muito bizarro. Imagina um mundo onde todas as pessoas são super parecidas e felizes e sua vida é uma monotonia. Por isso as pessoas de fora são chamados de feios, não porque eles são feios, mas porque são diferentes de todo mundo. Os adolescentes sofrem tipo uma lavagem cerebral quando nascem, eles não tem nem a chance de amarem a si mesmos, somente possuem a idéia na cabeça de que são feios e que tem que serem perfeitos...Mas nem todos pensam assim.

Tally conhece uma nova amiga logo no começo do livro, chamada Shay. Shay gosta de seu corpo magrelo demais e de seu rosto diferente. Shay apresenta um novo mundo para Tally onde as pessoas são normais, diferentes e feias no olhar de Tally. O livro é dividido em três partes e Scott os escreveu incrivelmente bem. Ele criou um mundo onde existe carros voadores, pranchas voadoras, um anel de interface que é usado como uma agenda e outras maneiras impressionantes de viver em um mundo moderno. É muito bem escrito e a linguagem é muito fácil de entender. Scott deixa bem claro que Tally faria de tudo para se tornar perfeita, o livro é repleto de drama e as escolhas de Tally surpreendem, ainda mais quando um novo amor surge em sua vida.

Feios foi um enorme sucesso nos EUA e com isso Scott escreveu continuações, Pretties e Extras, espero que a Record as lance também. Depois de tantos livros de vampiros, uma história diferente como essa é boa para a mente. (hehe)

Romma 03/03/2013minha estante
Gosta da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!
Entre e divirta-se não vai se arrepender! XD

Onesko 08/03/2022

Feios
Tally é uma feia e quer ser perfeita. Na vez dela coisas dão errado e ela vê seu mundo mudando. Distopia clichê, adoro.
Do começo até uns 3/4 do livro eu tava mais presa na história, o final deu uma desandada, acho que é por causa do gancho para o próximo.
Achei o romance meio desnecessário, foi tudo muito rápido e sem desenvolvimento. Podia ter ficado só na amizade, sei lá.
Superou minhas expectativas, quero ler a continuação.
Lívia 08/03/2022minha estante
Finalmente estou vendo alguém lendo esse livro!!

Julieta 15/08/2020

Gostei bastante do livro, achei a história bem divertida. Admito que pulei algumas narrações grandes demais... acho que o livro dois deve ser melhor.

Raira Abrante 16/01/2021

Feios e Perfeitos
Tally vive num mundo onde a sociedade é separada entre feios e perfeitos. Todos fazem uma cirurgia obrigatória aos 16 para alcançar esse feito e ela está anciosa com seu aniversário próximo. Isso sem falar que seu melhor amigo de infância a espera no lado perfeito, após se tornar um deles. Ela, porém, tem sua vida mudada com o início de uma nova amizade.

O tema dessa distopia é interessante, mas não senti muita profundidade além do que já pensamos de cara. Muita das relações dos personagens também se desenvolvem rápido demais, o que não me cativou muito. Acontecimentos convenientes e previsíveis também me deixaram um pouco mais afastada da história.

Por fim, o livro tem uma boa escrita, o que deixa a história fluir mais interessante e rápida. Não sei se vou continuar com a série, mas quem sabe, pois a adaptação dessa distopia já está certa.

Isa 08/11/2020

Muito bom!!!
Amei o livro, achei a história muito bem construída e super cheia de significados. No começo do livro a leitura foi meio arrastada, mas depois das primeiras 100 páginas, mais ou menos, as coisas começaram a ficar mais interessantes e a história, a se mover.

Feios é uma distopia que conta a história de um futuro próximo (daqui mais ou menos 300 anos) em que as pessoas dos 12 aos 16 anos são vistas como ?feias?, e quando completam 16 anos são obrigadas a fazer um procedimento cirúrgico super invasivo em que elas se transformam em ?perfeitas?, com ossos elásticos, pele brilhante e sem espinhas ou manchas, cabelo alinhado, olhos bem proporcionados, e por aí vai. E por essa beleza extraordinária, os perfeitos são os únicos no mundo que têm voz e são levados a sério.

Tally é uma menina feia que está prestes a completar seus 16 anos e está super ansiosa para virar uma perfeita. Porém, ela conhece Shay, que mostra para Tally um novo ponto de vista sobre a vida, e a convida para ir junto com ela para um lugar chamado Fumaça, em que todas as pessoas são feias e tiram seus sustentos da natureza.

Apenas leiam, a história faz valer as mais de 400 páginas! Estou muito ansiosa pra ler os outros 3 livros!!!

Camila 02/05/2010

Feios
Um livro com esse nome com certeza chama à atenção! Assim que eu vi o livro, fiquei super curiosa!! E me dei bem!! O livro é excelente!! Embora a história seja construída sobre uma fórmula um pouco conhecida, o autor o fez com muita propriedade e o resultado é ótimo! Feios conta a história de Tally, que finalmente vai completar 16 anos e ganhar a sua tão sonhada operação para se tornar uma perfeita. Depois da operação, Tally poderá deixar a Vila dos Feios e se juntar aos seus amigos e família! Só que antes disso acontecer, Tally conhece Shay, que mostra para ela que existe uma opção... Shay, que fará aniversário no mesmo dia que Tally, resolve fugir e não ser uma perfeita, o que causa um enorme problema à Tally, que terá que será obrigada a ir atrás da amiga e tentar trazê-la de volta, além de entregar a localização de Fumaça, a cidade onde vivem esses 'rebeldes'...

Lu 02/05/2010minha estante
Puxa, fiquei com água na boca pra ler esse livro, Camila. Ótima resenha, como sempre. ^^

Mykael 08/01/2021

Minha experiência
Achei muito bom o livro, queria dar um Spoiler, mas acho que sem saber de nada é melhor. Algumas partes do livro são bem previsíveis, você imagina o que vai acontecer, mas depois você fixa só na expectativa. As coisas acontecem rápido e sem muita enrolação.
O autor critica a sociedade, isso já dá pra saber pela ideia do livro é claro, acho que ele fez isso bem, mas pode fazer melhor na sequência. O final deixa você com vontade de ler a continuação imediatamente.
Prefiro notas de 1 a 10 e pra esse: 7/10

Natália Sophia 23/01/2023

Magnífico
O que é esse livro?
A gente lê livros e simplesmente esquece dos detalhes da leitura.
Que livro maravilhoso. Que romance mais fofo. Que distopia foda!
Amo demais!!!!!

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Feios é o primeiro de uma trilogia de livros escritos pelo autor americano Scott Westerfeld. É sucesso de crítica nos Estados Unidos e teve sua versão em português publicada pela editora Galera Record. A história se desenrola em um futuro onde todos os humanos são considerados feios até que completam dezesseis anos e sofrem a cirurgia que lhes transformará em seres “perfeitos”.

A premissa de Westerfeld é óbvia e sua crítica á sociedade visual que vivemos atualmente também. A sinopse é daquele tipo que deixa você louco para comprar o livro e a capa daquelas que você quer ter em sua estante de livros. O verdadeiro problema é que o livro não conseguiu me cativar.

Embora ache todo o ponto de vista do autor louvável, o plot do livro em sua essência não conseguiu prender minha atenção ou me causar verdadeira emoção durante a leitura. Primeiro que o livro demora a realmente começar. A leitura meio que se arrasta até o meio do livro e a única coisa que me fez continuar a leitura(e talvez aí esteja o grande trunfo do autor) é saber onde toda aquela confusão de informações iria acabar.

O livro só engrena mesmo no final. O romance durante a história é escasso e mal explorado, alguns autores deveriam se abster de tentar acrescentar algum romance em suas histórias.

A minha conclusão é que o livro poderia ter tido menos páginas e uma escrita mais objetiva. E eu definitivamente me decepcionei com o final, pois embora esteja ciente de que existe uma seqüência, acho difícil que esse final possa ser modificado nos próximos livros da série.

De qualquer forma não desistirei da série Feios ainda. Veremos como se sai o segundo livro da trilogia, Pretties(algo como Bonitos em inglês) e ver se dessa vez o autor consegue me entediar menos e me encantar mais.

Marina Moura

Blog: Minha vida por um Livro
Márcia 15/08/2010minha estante
Adorei sua resenha!

Alan Ventura 19/08/2010minha estante
ótima resenha!

CLEUSA 18/03/2011minha estante
Desculpe, mas não seriam 4 livros: Feios, Perfeitos, Especiais e Extras? Ou estou enganada?

Tayla Olandim 03/04/2011minha estante
Cleusa, o quarto livro não faz exatamente parte da trilogia principal. Os três primeiros livros contam uma história que acaba no terceiro livro e o quarto livro, Extras, são, bem, extras.

Pam 14/10/2011minha estante
AAh achei exatamente isso que escreveu, eu demorei um tempo pra terminar, achei o inicio bem arrastado... mas nao desisti, achei q melhorou depois do romance com Dave, mas poderia ter sido bem mais objetivo...

Romma 03/03/2013minha estante
Entre e divirta-se não vai se arrepender! XD