Os Treze Problemas

Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Problemas

Jaque - Achei o Livro 13/02/2014

Delicioso!
Quem não gostaria de ter uma tia avó como Miss Marple? Eu amaria!!
Deliciosos 13 contos que comprova mais uma vez a genialidade da nossa encantadora Miss Marple.

Ju Duarte 23/01/2021

Um livro de contos
Eu amo Agatha mas esse livro por ser de contos não me agradou. As histórias são curtas e alguns dos mistérios são faceis de se resolver.

Bruno Freitas 06/07/2014

Cartas na mesa
"Os 13 Problemas", foi escrito por Agatha Christe em 1.932, reúne 13 histórias diferentes em único livro. Inicialmente um grupo se reúne na casa de Miss Marple e entre as conversas surge a ideia de desvendar casos misteriosos que os próprios personagens vivenciaram, propondo aos demais colegas juntar as peças e chegar a uma solução para cada uma dos problemas. A partir do caso sete os personagens mudam, mas o livro segue a mesma linha, até o último caso, quando ao invés de narrar uma situação, um dos personagens e Miss Marple participam da solução do caso de um suposto homicídio.

Suh 26/12/2021

Um livro de contos com Miss Marple como protagonista. É bem leve, alguns dos casos são bem fáceis de solucionar, mas ainda assim uma leitura agradável. E como sempre muitos momentos de aprendizado com a Miss Marple sobre a natureza humana.

15/06/2014

Depois de conhecermos a adorável Miss Marple e as figuras do pacato vilarejo de St. Mary Mead, voltamos a encontrá-los em Os 13 Problemas, onde estão em grande parte reunidos para um adorável jantar e posterior jogo de cartas. Mas, entediados com os poucos assuntos que tem para discutir, o sobrinho de Miss Marple, Raymond West, e a atriz Joyce Lemprière rapidamente propõem um divertido jogo, onde cada um deverá contar um mistério do qual tenha conhecimento, inclusive de seu desfecho, para que os outros adivinhem quem é o verdadeiro culpado.
A simpática velhinha, concentrada em seu tricô, a princípio não causa muita credibilidade; afinal, o que uma solteirona que viveu sua vida em um pacato vilarejo teria a contar da vida, não é mesmo? É aí que todos se enganam.
Sem nunca ser levada a sério, Miss Marple começa a ouvir atentamente às histórias de seus amigos, sempre parecendo muito distraída com suas agulhas e com pouco a dizer. No entanto, em meio à opiniões equivocadas e sugestões absurdas, a simpática solteirona sempre tinha a última palavra e, assim, sanava a dúvida de todos sobre quem teria sido o verdadeiro culpado da situação estranha compartilhada.
Pouco a pouco, sua credibilidade vai aumentando. Enquanto, no começo, ninguém acreditava que Miss Marple pudesse solucionar este ou aquele mistério, seus amigos passam a se surpreender com a perspicácia da velhinha e acreditam que, realmente, ela conhece muito da natureza humana.
Entre deusas pagãs possuídas, casais homicidas e outras peculiaridades sombrias de que o ser humano é capaz, percebemos que não pode haver ninguém melhor do que Jane Marple para capturar a essência e identificar os detalhes que podem levar aos culpados.
Dividido em 13 capítulos, um para cada problema, é muito interessante aguardar pelo fim de cada um, onde sabemos que vamos encontrar o parecer definitivo de Miss Marple. Embora seja narrado em terceira pessoa, Os 13 Problemas é uma leitura muito dinâmica, porque cada caso é contado por uma pessoa diferente. Enquanto todos concentram-se em descobrir quem são os causadores dos pequenos mistérios e crimes, muitas vezes chutando, mas sem sequer acertar, há uma admiração crescente pela velha solteirona.
O que mais adoro na Miss Marple é que, no começo, ninguém dá crédito a ela; todos zombam, fazem aqueles comentários de descrença e, quando ela começa a comentar e acertar os verdeiros culpados, todos são pegos de surpresa. Para mim, são os pontos mais divertidos da leitura.
Meu maior desejo é que a própria Jane Marple narrasse a história; adoraria saber o que se passa na cabeça dessa senhora, qual é o raciocínio que ela segue. Sabemos, pelo o que ela sempre conta, que Miss Marple faz paralelos com outros casos dos quais ficou sabendo em St. Mary Mead; nem sempre parece algo que faz muito sentido a princípio, mas depois somos capazes de perceber a conexão.
Tudo reforça ainda mais que, na verdade, a natureza humana não é algo extremamente complicado; as pessoas não variam muito em seus comportamentos e motivações para cometerem crimes. E alguém especialista na observação como Miss Marple, além de possuir uma boa memória de casos semelhantes, torna a resolução de casos muito mais fácil.
Indico demais a leitura dos livros da Miss Marple. Não precisa ser necessariamente em ordem, como eu estou fazendo, mas é muito divertido e não há como se arrepender. A escrita de Agatha é tão misteriosa que, quando menos se espera, já está avançando a leitura rapidamente à procura de um desfecho. É instigante e surpreendente; não tem erro!

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2014/06/resenha-os-13-problemas-agatha-christie.html

Jansen 21/10/2023

É a primeira aventura de Miss Marple. Escrito em 1926. Um saboroso conto sobre um crime usando lagosta e bolo. Curto e bom de ler. Só mesmo Agatha Christie para tal façanha.

Synthia 26/07/2023

O começo foi um pouco arrastado, mas depois vai ficando bem dinâmico e os mistérios bem interessantes. Sou só eu que acho que o sobrinho de Miss Marple da uns surtos do nada? Sempre fala que as pessoas estão conversando aí do nada ele grita ou se exalta e os outros continuam conversando normalmente. Toda vez que ele aparece é isso.

Mari Uchôa 15/08/2023

Os 13 problemas
Foi o primeiro livro de Agatha Christie que li que ao invés de ser um único caso foram vários pequenos casos. Fiquei triste por ter acabado, os casos são bem instigantes e inteligentes, nada de novo para quem já leu algo dela. Mas, para mim o fato de cada capítulo ser um mistério diferente me prendeu muito na leitura. Gostei muito e indico para quem curte esse tipo de leitura.

@jana450 16/02/2020

Pior dela
Até agora foi o mais fraco dela que já li.

Arthur.Timotheo 17/04/2023

Meu Marple peferido
Gostei MUITO desse livro. A ideia para a história é genial e super interessante. Os casos discutidos em si são “Cold Cases”, e não gosto muito do estilo, mas já que são curtinhos e são escritos dessa forma diferente, meio que uma discussão, são muito divertidos, aconchegantes e engenhosos. Meu Miss Marple preferido!

AnaPaulaSaoli 25/04/2023

Treze histórias que Miss Marple reina com suas deduções incríveis, no geral os contos não são tão elaborados, mas vale o entretenimento.

Ana Luiza 01/04/2020

Contos pequenos para conhecer uma nova personagem.
Eu amei o livro por trazer pequenos casos divididos em 13 contos. Tornou mais fácil a leitura do livro. Porém me deixou com uma pulga atrás da orelha para saber mais dos outros personagens secundários dos contos. Para mim, que não conhecia outras personagens da Agatha Christie, foi bacana para conhecer melhor pela primeira vez a miss Marple.

Outra coisa que me fez amar o livro, foi a autora fazer com que as personagens, como a miss Marple, entregarem as pistas para nós e apontar a direção certa, porém não dar explicações além disso. Se você está atendo a história, terá material suficiente para apontar o culpado.

Por fim, a ironia presente, principalmente para fazer críticas a esterótipos presentes na sociedade faz a história atrativa, além do suspense de saber quem é o culpado.
Xabriel 07/07/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Rafael 08/11/2021

Agatha Christie conseguiu fazer um livro diferente de contos da Miss Marple que prende o leitor. Como é minha personagem favorita da Agatha, não tem como não recomendar a leitura.
AnnaUD 06/03/2022minha estante
REAL S e x > https://cutt.ly/MAnk9dR

gioazev30 24/12/2020

Genial
Como sempre, Agatha Christie se superando cada vez mais com seus grandes mistérios.

Os 13 Problemas é um livro bem leve na minha opinião e ótimo pra se ler em um momento tranquilo. Cada um dos casos propostos se mostravam, no final, ter uma solução única que só uma mente incrível como a da Agatha pode ter pensando. Meu favorito com certeza foi o problema proposta pela Jane, já que se mostrava ser o mais diferente de todos com um grande plot twist no final.

Por mais que eu não tenha conseguido resolver nenhum dos mistérios sozinha eu amei esse livro. Minha única crítica é que alguns dos problemas parecem ser complicados demais para se resolverem tão rapidamente assim pela Miss Marple. Ao meu ver ficou um pouco exagerado em alguns momentos, mas não deixa de ser incrível o modo como a personagem foi criada.

Igor.Porfirio 10/12/2021

Super indico!
Sensacional!! Mais um da autora para a conta e mais um entre os favoritos do gênero. Amo a Miss Marple! Esse conjunto de conto foi montado de uma forma muito legal. O roteiro impecável e culmina com um ótimo caso.
AnnaUD 06/03/2022minha estante
REAL S e x > https://cutt.ly/MAnk9dR