O Desfiladeiro do Medo

O Desfiladeiro do Medo Clive Barker

Resenhas - O Desfiladeiro do Medo

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 03/06/2021

Clive Barker, mais conhecido no Brasil pela série de filmes Hellraiser (Renascido do Inferno), é um escritor de terror com uma agenda: retratar a decadência humana. Ele faz isso de forma gráfica, brutal e honesta.

O Desfiladeiro do Medo é divido em três temas: degeneração física, psicológica e moral. Isso significa que o livro tem três clímax onde o autor brinca com a incitação de um final apoteótico, mas como o mundo real não gira em torno de um único personagem, a história também não.

Katya, a dona de uma casa construída para abrigar um portal para o inferno, é uma atriz do cinema mudo corrompida por influência demoníaca. Referenciando a Jezabel (arquétipo feminino comum no início de Hollywood), ela é a responsável pela tentação e punição, sendo que sua influência religiosa é explícita no texto. Não é de se estranhar que a maioria das cenas de terror e erotismo venham dos capítulos dedicados a ela.

Aliás, o terror sadomasoquista é recorrente no trabalho de Barker - junto com pedofilia, zoofilia, cropofilia, necrofilia e vários outros; não é exatamente o tipo de leitura para quem não tem estômago. O trabalho do autor não tem uma função erótica, contudo, não é sua intenção se transformar num Sade moderno.

Isso fica evidente com o ponto-de-vista de Todd, um ator em decadência que abre a Hollywood dos anos 90 para Katya. Ele é o estereotipo do galã de filmes de ação: fútil, superficial, belo, não necessariamente ruim, mas facilmente influenciável. É por ele que Barker retoma a crítica a indústria de filmes, às vezes citando nomes, por vezes apenas alusões a figuras conhecidas do meio. Nada que lhe rendesse um processo.

O terceiro personagem, Tammy, é a encarnação da tiete, da fã inconveniente que se acha normal. Mas, é através dela que temos o combate com o Mal já que ela faz o papel da pessoa comum, fora do meio social depravado que se alimenta e alimenta demônios.

A mitologia desse universo é extremamente rica... e sem respostas. Não pense no universo Torre Negra, você não vai montar um quebra-cabeça com os livros de Barker - ele oferece vislumbres, não dicas.

É um bom livro de terror gore, quase terror pulp. Bom para quem gosta do gênero, mas pode ser intragável para quem estiver procurando algo mais popular.
Felipe 03/05/2023minha estante
Adorei a sua análise, eu só achei ele maçante demais no terceiro ato, ao ficarem retornando tanto para a casa.

Sarah 08/12/2021

Olha?
Achei o livro interessante para um caral**, tem bastante coisa +18 porém não só isso, realmente tem uma história que é desenvolvida e revirada ao longo destas 700 pags. O que não tornou o final perfeito, pra mim, foi a narrativa do último capítulo de todos, mas adorei, fui ler sem expectativa nenhuma e acabei gostando

Gilberto Alves 04/01/2021

Exaustivamente longo!
O livro vinha meio que ensaiando um final desde mais ou menos os 50%. Teve pelo menos umas 20 chances de terminar antes, mas o autor queria enfiar mais conteúdo. Aí ficava nessa: quando parecia que estava para acabar, lá íamos nós começar mais uma ponta da história.
O livro em si não é tão ruim, mas é tanta coisa que aconteceu, que no final parecia que o autor não tinha a mínima ideia do que estava realmente querendo. Vc que leu: ao final faça uma retrospectiva de tudo que aconteceu e se admire de lembrar que sim, foi nesse livro que vc leu aquilo.
Muita muita muuuita coisa desnecessária, senhor amado.
Aí, mesmo num livro de 700 páginas, ficou tudo meia boca.
Até exatamente 50%, confesso que estava empolgado, pq parecia que a história estava armada e pronta para começar a caminhar para um final promissor, mas aí todos os fatos principais foram meio que largados, e tome mais histórias brotando sem mais nem menos.
Ficou naquela de revelar os podres de Hollywood, aí virou um terror meio fraco, aí volta e meia umas pornografias exageradas, e no final acabou de um jeito que não tem nada a ver.

2.5 estrelas pq pelo menos a escrita e fluída e vai bem. Mas tem que ter paciência pra aguentar esse trambolho aí.

rach 05/12/2021

Coisas além da compreensão humana
Como descrever a maneira a qual a história conseguia se interpelar, construir camadas e, mesmo após o ápice, havia outro caminho, outro enredo, novo ápice e novamente a atenção se prendia diante ao que poderia se desenrolar? Em vários momentos pensei "como tem tanto ainda por ler, o final está praticamente aqui" e assombros ainda maiores me esperavam na primeira curva do desfiladeiro. A forma crua das descrições adultas e escatológicas torna imprescindível tais momentos, de maneira que, mesmo quem não se atrai por tal conteúdo, continua a ler por entendimento da narrativa. E que narrativa! Magnífico! Uma história para se lembrar eternamente. E, quem sabe, ler outras vezes.

Sora Seishin 10/01/2010

Um livro perturbador...
A sinopse do livro do Skoob está errada. Segue a sinopse verdadeira:

O Desfiladeiro do Medo é um livro sem paralelo: uma descrição implacável e irresistível de Hollywood e seus demônios, contada com um estilo cru e o poder narrativo que transformaram os livros e filmes de Clive Barker em fenômenos mundiais. Hollywood transformou Todd Pickett em um astro. O tempo, porém, está lhe cobrando um preço por isso. Ele não tem mais o rosto perfeito do ano anterior. Após uma cirurgia malfeita, Todd precisa de um lugar onde possa esconder-se durante algum tempo, enquanto as cicatrizes desaparecem. Querendo ser momentaneamente esquecido instala-se em uma mansão no Coldheart Canyon, um recanto da cidade tão secreto, que sequer consta nos mapas. Tammy Lauper, presidente de seu fã-clube, chega à cidade de Los Angeles decidida a solucionar o mistério do desaparecimento de Todd. Lá chegando, descobre segredos a respeito do Coldheart Canyon: os espíritos da “Lista A” dos astros e estrelas falecidos de Hollywood que vieram participar de orgias no canyon...

------------------------------------------

Um livro perturbador, mas ao mesmo tempo excitante e instigante. Do tipo que você não consegue parar de ler. Normalmente leio antes de dormir, mas com esse livro não consegui fazer isso, pois sentia que, se fechasse os olhos, seria transportada para a Terra do Demônio. Enfim, é um livro muito bom para quem gosta de sentir medo.
BiaUnruh 16/03/2018minha estante
Também achei perturbador, mas não conseguia parar de ler... Acho o melhor livro de Barker, pelo inusitado, pela imaginação. Daria um bom filme...

Flavinha 13/06/2021

Um livro altamente intenso. Uma leitura assustadora, não para ser lida em qualquer ambiente. Vale a leitura p quem gosta do gênero, mas existem muitos gatilhos.
Guilherme 13/06/2021minha estante
Li aquele "Lugares Escuros" (comentamos dele há um tempão) no escuro, de madrugada, e mesmo sabendo que nenhum capeta ia aparecer no meu quarto, fiquei meio bolado... Lembrei agora porque você disse que pode ser lido em qualquer ambiente ?

Putz ? faltou o não. Esse não mesmo

Kkkk

Flavinha 13/06/2021minha estante
Já coloquei? altamente pesado eu achei esse livro, tanto na parte de terror e suspense, quanto sexual.

Flavinha 13/06/2021minha estante
E tu gostou de Lugares escuros ? Eu adorei!! ?

Guilherme 14/06/2021minha estante
HAHAHAAH e lá ia eu ler no meio da madrugada outra vez... Cara, eu curti o clima das histórias e o terror delas. Tentei não me preocupar tanto com o "inspirado em relatos reais" porque nasci num ambiente de pessoas ligadas à espiritualidade e enxergo as fantasias do autor. Em um dos contos ele comenta sobre as 3 da manhã e quando olhei no relógio eram 3:02 hahahhaa. E lembrei de um tempo que eu acordava todas as noites nesse horário ou por volta dele, foi uma época complicada. Eu achei que dei três estrelas e meio, não lembro, mas curti para caramba!

Guilherme 14/06/2021minha estante
acho que dei***

Caroline 11/04/2021

Indigesto
Peguei esse livro pra ler pois estava em várias listas dos melhores de terror/suspense e tinha como aviso ser um livro forte. Tem 700 páginas mas eu não achei cansativo, achei um livro realmente agressivo, mas bem detalhado e com uma história original. Lá pela metade do livro parece que a história estava desenrolada pro final, mas o autor fez uma espécie de segunda parte que eu gostei, apesar das críticas que havia lido. Não leria de novo, mas quem gosta do gênero acho que vale sim a leitura.

Edu 26/11/2021

Genialmente perturbador !
Sem dúvida um dos melhores livros que já , Clive Barker é um dos meus escritores perfeitos e nesse livro e mostra toda sua genialidade e principalmente sua imaginação perturbada Hahahah, recomendo fortemente aos fã de Horror .

iammoremylrds 19/09/2023

Um livro bem aterrorizante e perturbador, com mt assunto +18, precisa ter mt estômago e psicológico pra ler, uma leitura nada fácil com diversas nuances sendo abordadas mt bem, uma obra crua com o terror desenvolvido com maestria

Andrea 09/11/2023

O livro tinha uma premissa maravilhosa. Até 30% estava funcionando. Porém, não sei se é o estilo da escrita de Clive ou se foi mero acaso, ele pegou todos os elementos do mundo do terror e socou aleatoriamente nos capítulos, que iam de nada a lugar nenhum...virou uma paçoca de terror: fantasma, demônio, bode, inferno, assombração, Lillith, monstros. Ler até o fim foi uma tortura que me fez repensar mil vezes em largar leituras que não estão fluindo. Pelo menos, pude falar mal com propriedade.

sagonTHX 22/04/2011

AME OU ODEIE
Contrariando os colegas aqui, não gostei.

O livro tá muito bem escrito. Particularmente, está bem ao estilo e a altura do talento consagrado de Clive Barker. Quem acompanha o seu trabalho literário ou cinematográfico sabe perfeitamente o que vai encontrar nas 700 páginas do livro.

Eu, da minha parte, achei enfadonho, chulo, e carregado de pornografia explícita. Terror mesmo que é bom, só lá no final, nas últimas 200 páginas.

Nem mesmo os bastidores sórdidos de Hoolywood salvam a história.

Grotesco. Psicótico. Anormal. Bem a cara do Baker. Quem viu os filmes da série Hellraiser, sabe perfeitamente o que vai encontrar nas páginas desse livro.

Li, passei pra frente.

Recomendado para os intinerantes ocasionais ou para os fãs de carteirinha do autor.

Chay3 12/09/2014minha estante
Concordo, esse livro de terror não tem nada, eu achei muito fraco, e lá pra o final é bem breguinha.

Tatiane Buendía Mantovani 14/05/2012

Digam o que quiserem, eu ADOREI este livro!
Consegui meu exemplar numa troca despretensiosa aqui mesmo no skoob, não sabia muito do que se tratava, não sabia mais de Clive Barker além de que era criador dos filmes Hellraiser e Candyman, enfim, não fazia a menor idéia de seus dotes literários...
Devorei o livro (e olha que não são poucas paginas)

Encontrei bastante semelhança com O Iluminado, de Stephen King (chamem-me de herege, se quiserem)mas toda aquela questão de um pedaço de chão tendo poder suficiente sobre o psicológico de personagens vulneráveis, o sobrenatural sobrevoando alguns hectares de terra, a despeito de quem ocupava realmente seus domínios... totalmente Overlook!... me lembrou MUITO o Overlook Hotel e sua gama de escândalos/assassinatos sob seu teto, e sua influência maléfica sobre a mente atormentada do pobre Jack Nicholson ex-alcolatra. Evidentemente, o mestre King não tem a sensualidade orgiástica que Barker é pródigo em relatar, então as semelhanças são limitadas... O prodigalismo de Barker neste sentido é exagerado? Talvez... mas o que sabemos nós realmente das estrelas de Hollywood e seu submundo? - posso dizer por mim, NADA. Então, quem sou eu pra questionar? Pelo que me consta, tudo o que está escrito ali (inclusive os intercursos sórdidos na piscina são inegavelmente reais)

Ademais, adorei a mitologia criada pelo autor... a lenda do quarto secreto que escondia um mundo misterioso, que dominava a mente de quem o via, a Caçada, Lilith, Qwaftzefoni e a renca de atores hollywoodianos 'fallen from grace''... achei brilhante, de verdade.

Achei que a sinopse na orelha da capa é reveladora demais, e parei de ler na metade (o que foi ótimo, porque encarei com uma certa sensação de surpresa algumas coisas do livro antecipadamente reveladas), meu conselho é: não leiam a sinopse da orelha do livro.

O livro é muito bom. Espero relê-lo em breve,

Rodrigo Leão 26/02/2021

Cansativo
Bom.... A história em si , e muito boa , porém cheguei até a desisti do livro , só após dar uma segunda chance esse ano que as coisas andaram ,clive barker faz muitas voltas o livro de 700 pgs poderia ter 300 tranquilamente, então torna se cansativo , porém a história e cativante

Flavio Assunção 28/04/2011

Todd Pickett é uma estrela de Hollywood. É considerado um dos maiores nomes do cinema mundial, não tanto por suas atuações, e sim por sua beleza. Mas o tempo passa, e Todd sente o peso da idade. As rugas aparecem e o cansaço se torna cada vez mais evidente no semblante. Então, a única solução que encontra para manter-se no auge, ao menos no quesito beleza, é passar por uma cirurgia plástica. Mas a operação não vai tão bem assim e seu rosto acaba desfigurado. Precisando de tempo para recuperar-se, Todd precisa fugir dos fãs, dos jornalistas e dos colegas atores, e é em um local chamado Desfiladeiro do Medo que resolve passar essa "temporada de férias forçadas". Porém, o Desfiladeiro esconde muitas coisas. Esconde um passado cruel, segredos nunca antes explorados e um portal para um mundo arrepiante. Paralelamente a isso, Tammy Lauper, presidente do fã clube de Todd, preocupada com o paradeiro do ator, resolve investigar o caso, e acaba adentrando em um mistério que mudará para sempre sua vida.

Em um primeiro momento, "O Desfiladeiro do Medo" assusta por ser um calhamaço de 700 páginas. Mas quem pensa que por isso a leitura se torna lenta ou maçante, engana-se. O livro possui uma leitura agradável e constante. Quem lê a bastante tempo sabe que raramente um livro grande consegue manter um ritmo bom do início ao fim, e "O Desfiladeiro..." consegue isso, o que faz o leitor terminar de ler bem mais rápido do que pensava que seria.

Um dos maiores pontos positivos da obra de Clive Barker são seus personagens. Impossível não se apegar e temer pelas situações por quais passam. São bem construídos e promovem ótimos diálogos entre eles. Outro ponto de destaque é o erotismo presente em suas páginas. A carga erótica é tão intensa que às vezes pensamos estar lendo um livro pornô. São diversas e perfeitas as cenas descritas pelo autor, seja de sexo grupal, oral ou homossexual. Não duvido que os mais caretas se sintam constrangidos, porém, é bom que saibam que esse é o universo de Clive Barker: erotismo e horror, sempre lado a lado.

Por falar em horror, o livro é um pouco tímido nesse sentido. De fato, o terror presente em "O Desfiladeiro do Medo" é um terror diferente, longe daquele hardcore que encontramos por aí e que ao menos nesse livro está presente mais nas páginas finais. Por isso, pode até decepcionar nesse sentido, mesmo que certas passagens sejam perturbadoras e que nos causem uma angústia enorme.

A verdade, para ser sincero, é que essa situação não faz tanta falta assim. Só em termos uma história diferente, que foge aos clichês e uma leitura agradável do início ao fim, já são pontos positivos suficientes para que o leitor se interesse em ler a obra, que é perturbadora, erótica, intensa. Vale a pena!

Luiz Pereira Júnior 16/10/2021

Dorian Gray + A Queda da Casa de Usher + A Ilha do Dr. Moreau +...
Primeiro, um pequeno resumo da ópera: um ator de filmes de ação vive seu declínio e decide fazer uma cirurgia plástica de risco, já que seu único dom como artista é a beleza. Durante o período de recuperação, aluga uma casa mal-assombrada onde mora uma mulher misteriosa com centenas de anos, mas ainda bela e jovem. Ela é a mantenedora da casa, e também a guardiã de um tesouro que proporciona vida eterna a seus admiradores. E quem são esses admiradores? São artistas do passado, que, na época atual, tornaram-se espíritos (mas com desejos sexuais sempre à tona) e que tentam entrar na casa e usar a tal relíquia, no que são impedidos pela dona da casa. Como não conseguem ter seus desejos resolvidos, esses espíritos copulam com os animais das florestas ao redor, dando origem a seres bestiais que vivem pelas matas se alimentando da carne e do sangue dos pobres viajantes incautos. Uma fã obcecada do ator em recuperação decide descobrir seu paradeiro e se torna a detetive do livro, descobrindo onde o ator está e vivendo muitas aventuras até o final redentor.
Dito isso, já deu para perceber uma montanha de chavões: uma relíquia achada em um mosteiro do leste europeu que traz a juventude, mas também a maldição a quem fizer uso de seus poderes mágicos; uma mulher misteriosa que permanece bela por séculos vinda diretamente do leste europeu (como já foi dito), com pele branca como a de um cadáver, cabelos escuros como a noite e faiscantes olhos verdes; uma casa isolada e já condenada à maldição eterna; seres híbridos (meio animais, meio seres humanos) que vagam à procura de carne humana; a presença diabólica no inicio da maldição; e por aí vai.
(Se você está achando a resenha repetitiva, não se surpreenda: o livro é ainda pior.)
Enfim, um livro superestimado, com setecentas paginas (sim, o número de páginas é esse mesmo: redondamente setecentos), que mal daria um argumento para trezentas. O melhor que me vem à cabeça é que o livro daria um risível filme B (ou C, ou D, ou E),
(Importante: as cenas de sexo são horrivelmente grotescas – bem, isso pode ser um atrativo para alguns leitores; afinal, tem gosto pra tudo...)
Vale a pena a leitura? Sempre digo que vale ler qualquer coisa... dessa forma, pelo menos estamos lendo. Mas, ultimamente, tenho repensado meus critérios. Se você achar o livro por um preço baixo, vale se usar aquele critério de uma leitora de Rosamund Pilcher (li isso em algum lugar) que dizia comprar os livros mais grossos porque demoravam mais tempo para serem lidos e ela não tinha dinheiro para comprar todos os livros que queria. Mas se, ao contrário, você achar o livro por um alto preço, invista seu suado dinheirinho em outras obras (cheguei a ver esse livro custando cento e cinquenta reais em algum sebo virtual).
Sabe de uma coisa? O dinheiro é seu, gaste-o como quiser (quem sabe você não terá uma opinião completamente diferente da minha? E isso é ótimo).
Seja como for, para mim, o único mistério do livro é como os descendentes dos atores e atrizes retratados no livro não decidiram impedir a publicação dele. Você consegue imaginar os espíritos de Meryl Streep, Daniel Day Lewis, Glenn Close, Fernanda Montenegro e Paulo Autran transando com animais e dando origem a filhos com três seios, cabeças do tamanho de laranjas, cinco pernas e coisas do gênero? Pois é justamente esse o desserviço que o autor fez a Rodolfo Valentino, Clara Bow, Douglas Fairbanks, Jayne Mansfield, Victor Mature, Greta Garbo...
Bruna Araujo 13/02/2022minha estante
Resenha incrível, consegui entender bem sobre o que se trata e saber o que esperar. Infelizmente, o único valor o qual encontrei o livro é este que você menciona em um sebo mesmo. Mas, me fale uma coisa? Tem coisas cruéis com animais? Normalmente, estes são os meus critérios impeditivos!

Luiz Pereira Júnior 24/02/2022minha estante
Bruna, não chega a ser um caso de maus tratos aos animais, mas, de uma forma grotesca, o autor usa características animais apenas para retratar as baixezas do próprio ser humano. E isso não pode ser louvável sob critério algum...

1 | 2 | 3 | 4