Deleuze: uma filosofia do acontecimento

Deleuze: uma filosofia do acontecimento François Zourabichvili

Resenhas - Deleuze: uma filosofia do acontecimento

Truga 06/09/2019

Já no prólogo, é deixado o aviso “este livro só tem sentido a título de auxiliar de leitura ou de exercício lógico adjacente: ele é escrito para quem leu ou queria ler Deleuze” que infelizmente fui descobri tarde demais.

Sobre o livro: é um livro denso e com vocabulário diferenciado. Achei que o sistema utilizado para fazer as referências poluiu o texto, não foi uma boa escolha. Os temas tratados são abstratos (reconhecer, devir, signo, imanência) e não são apresentados exemplos conforme as ideias são construídas (um problema recorrente em livros da área). Os capítulos são independentes entre si e há considerável referência a Nietzsche.

Foi uma leitura penosa, senti que muito pouco me agregou (particularmente eu não tenho interesse em ler alguns temas que foram apresentados e não me senti motivado lendo também). Como dito, é uma leitura especializada em Deleuze do ponto de vista do Zourabichvili, promissor filósofo que morreu cedo demais.

RESUMO: não recomendo para 90% das pessoas que lerem esse Review.