Descobrindo o Islã no Brasil

Descobrindo o Islã no Brasil Karla Lima

Resenhas - Descobrindo o Islã no Brasil

Luana Sousa 24/02/2017

Infelizmente as informações que tinha sobre o Islã foram fornecidas pelos telejornais, em função de algum ato extremista ou terrorista. Portanto, fiquei feliz ao receber da jornalista Karla Lima a oportunidade de desmistificar a religião através dessa leitura.
A autora já nos cativa na introdução, bem-humorada, que relata, entre outras coisas, a experiência de sair às ruas vestida com o "hijab" (véu) e constatar a curiosidade e/ou preconceito que o artigo feminino desperta.
Uma escrita ágil e crítica, sem deixar de ser imparcial, faz a leitura ser deliciosa. A conexão entre as opiniões dos entrevistados, os princípios da religião e os dados retirados de uma vasta pesquisa foram intercalados durante todo o livro de forma brilhante.
O livro aborda a dificuldade que os praticantes têm de viverem todos os preceitos da religião aqui no Brasil, tornando-os bastante flexíveis em suas práticas doutrinárias e que os diferem, sem intenção, dos demais.
Ao ler "Descobrindo o Islã no Brasil" somos apresentados à origem, as normas, leis e práticas islâmicas; conhecemos algumas das importantes contribuições para à ciência; são desvendados os mitos e falsas informações associadas à religião; entre outras coisas.
Como cristã, entendo e concordo com diversas ordenanças do Islã e com sua fé monoteísta.
Em resumo, é um livro excelente para construirmos um pensamento analítico, evitar a intolerância e termos empatia. A Karla faz uma ótima análise ao final e indicas filmes, livros e sites para um aprofundamento no assunto.
Super recomendo a leitura!!

Thaty 19/08/2016

Muito esclarecedor e informativo
Antes de ler o livro eu vi o bootrailer e duas resenhas, mas nada me preparou para o que eu ia encontrar de verdade: um mergulho numa religião controversa, comumente retratada como radical, violenta e perigosa. Antes de ler eu considerava que sabia pouco sobre o Islã, mas confesso que sentia um pouco de pena das mulheres que seguiam esta religião, achava que a vida delas era super restrita e sofrida.

Descobrindo o Islã me mostrou uma religião "comum" com pontos altos e baixos, sem todo o radicalismo que eu jurava que tinha e cujas maçãs podres é que são radicais, que deturpam os ensinamentos básicos do Islã. Karla Lima conta um pouco sobre o que é o Islamismo, como vivem os muçulmanos e muçulmanas no Brasil (e em alguns outros países), como conciliam os requisitos de sua fé com a vida em um país com costumes tão diferentes.

Para escrever o livro a autora entrevistou diversos muçulmanos/as, de diferentes nacionalidades, sexo e idades. No começo estranhei um pouco o fato dela ter colocado as falas dos entrevistados exatamente do jeito que eles falam, mas depois me acostumei e, no fim, li que isso foi uma opção dela para preservar a literalidade do que eles disseram. Além das entrevistas, Karla também fez várias pesquisas em livros, jornais e revistas. Ela também conversou com estudiosos do Islã.

Ao publicar o livro no Instagram do blog, como sempre faço com todos os livros que eu leio, dei nota 4,5 (1 a 5) para Descobrindo o Islã no Brasil. As pessoas podem estar se perguntando: se ela gostou tanto, porque não deu nota 5? E eu respondo: a única coisa que senti falta foi um capítulo exclusivo sobre a experiência de uma semana que ela teve vivendo como muçulmana, usando inclusive o hijab. Imagino que ela não tenha feito isso porque não era o objetivo do livro, mas eu amaria saber mais detalhes desta experiência além do que ela colocou.

Se você tem interesse em saber mais sobre o Islamismo e os muçulmanos ou se apenas é um curioso, como eu, recomendo muito a leitura. Karla Lima sabe ser sincera e falar do que gostou e desgostou sem ofender, inclusive dando sua opinião sobre o motivo pelo qual o Islã tem tanta má fama, sendo que os radicais são minoria e os demais discordam deles radicalmente. Aliás, opinião com a qual concordei bastante.

alineaimee 15/09/2016

Informativo e imparcial
Associando ensaio e jornalismo, o livro investiga a história do Islã e sua presença no Brasil de forma objetiva e imparcial. Destituído de academicismos, o livro traz a opinião da autora assim como parte do processo de entrevistas, e busca esclarecer tanto as informações mais básicas quanto os temas mais polêmicos ligados aos muçulmanos.

Dana 29/09/2016

Esclarecedor e instigante
"Descobrindo o islã no Brasil" não tem a intenção de exaurir o assunto em si mesmo, e sim mostrar, objetivamente, as diversas questões que envolvem a religião direta e indiretamente.
_
É muito interessante acompanhar os princípios, a origem, os rituais e hábitos. O papel de cada um na comunidade religiosa e social. O papel do homem e da mulher. Religião x Cultura.
_
E pode ser também surpreendente e desafiante tomar ciência dos privilégios masculinos e das restrições sofridas pelas mulheres.
_
Não se trata apenas de opções aconselháveis para vestimenta, casamento, cuidados estéticos; envolve questões mais delicadas, como mutilação genital, sexualidade, direito ao voto, ao trabalho, à independência e liberdade de ação e opinião.
_
Quem não é muçulmano, provavelmente ficará perplexo, mas para muitas delas é melhor do jeito que é; alegam que há vantagens e fundamentos.
A condição feminina é apenas uma das polêmicas no islamismo, e é necessário um enorme esforço para respeitar a diferença.
_
E esse foi um ponto que eu gostei no livro, a Karla não foge de eventuais perguntas embaraçosas aos entrevistados, e agrega quando oportuno sua opinião, mas de maneira imparcial, sem omitir lados positivos ou negativos.
_
A narrativa é fluida, não foi cansativa, e, às vezes, até há pitadas de humor.
O livro traz entrevistas de imigrantes e brasileiros convertidos ou que quase se converteram, e no final há um rol muito bom de livros, filmes e sites sobre o assunto.
Tive acesso a personalidades fortes e admiráveis.
_
Satisfeita por ter várias questões respondidas, instigada por novas que surgiram, encerrei a leitura com uma impressão similar à da autora:
Ressalvas a parte, percebe-se que há importantes contribuições islâmicas, por exemplo, na ciência, bem como alguns princípios e posturas inspiradores, mas que não temos acesso/empatia por conta da brutal impressão deixada por uma minoria insana e radical que nos cega para qualquer visão positiva da religião.

Charlene.Ximenes 03/10/2016

Instigante
Descobrindo o Islã no Brasil é um livro da Karla Lima, jornalista e escritora, que trata de uma forma muito bem embasada sobre a cultura que vive sob os véus do preconceito ainda incutido pela mídia.

Na minha concepção, tanto o título da obra quanto os capítulos que nos levam da infância, passando pelo crescimento, morte e renascimento foram colocados de uma forma muito bem expostas, pois é assim que vamos nos sentir, descobrindo uma cultura que pensávamos conhecer, instigando-nos para saber mais, marcando várias partes do livro a fim de nos aprofundar posteriormente.

Esse livro mescla uma linguagem jornalística, mas sem perder o maravilhoso humor da Karla e a escrita fluida. Contudo, apesar de curto, não é um livro para se ler em um dia, pois são muitas informações para absorvermos. E nós vamos ficando cada vez mais encantados, assustados, arrepiados, impressionados com cada descoberta. Enquanto historiadora, também achei de extrema importância a utilização das entrevistas para a compilação do livro.

Vocês já se sentiram lendo um documentário? Foi assim que me senti. Acho que esse livro poderia facilmente ser transpassado para vídeo, num documentário que viesse desconstruir e nos trazer essa descoberta tão importante. Todavia, acho que melhor que um documentário seria uma série dividida em pelo menos seis capítulos como no livro (Nascimento, Infância, Maioridade, Morte e Renascimento).

Poderia dizer claramente que o trabalho dessa obra se encaixa em diversos âmbitos do conhecimento e é por isso que parabenizo a autora pela publicação. Há aqui a utilização clara de uma análise jornalística, sem deixar de lado uma gama de experiência teórica, que muito se assemelha ao papel do historiador que trabalha com a História Cultural e se utiliza da História Oral para fortalecer sua tese, além de todo um aparato que envolve questões sociológicas e antropológicas, tomando por base as experiências de diversos povos que vivem nas bases dessa cultura que nada tem de homogênea, uma cultura permeada pela diversidade e que aqui no Brasil mal traz conflitos e por isso talvez fique na escuridão do nosso conhecimento. Daí a necessidade dessa leitura.

Alessandra Reis 12/12/2016

Envolvente e rico em informações
Karla tem uma narrativa deliciosa, bem humorada e crítica do tema apresentado. Durante a leitura vamos realmente descobrindo sobre o Islã, origem, práticas religiosas, base doutrinária, expansão pelo mundo,etc. No livro são apresentados diversos fatos e curiosidades sobre a religião e a vida de alguns praticantes (pessoas entrevistadas pela Karla) e as dificuldades de vivenciarem a mesma no Brasil. Aborda o preconceito existente pela falta de informação e divulgação sobre o Islã, que é fortalecido pelas mídias em geral ao associar a religião apenas aos atos dos extremistas. A autora usa as fases de desenvolvimento humano para descrever sobre o assunto, então temos capítulos entitulados como: Nascimento, Infância, Adolescência, Maioridade, Morte e Renascimento. E em cada um, temos tanto explicações sobre a religião nesta fase da vida de seu praticante, quanto à religião em si em seu próprio desenvolvimento. É sem dúvida um livro rico, informativo, humorado, de leitura fácil e deliciosa, trazendo ao final uma bibliografia de referência, além de filmes e sites para aprofundamento do tema.

@camillaeseuslivros 01/02/2017

O livro traz uma narrativa bem imparcial nos 6 capítulos em que Karla Lima relata as entrevistas realizadas com diversas pessoas comuns e/ou que exercem algum poder político, religioso na comunidade do islã, todos residentes atualmente no Brasil, sem contar todo o manejo que ela conduziu estas entrevistas, a pesquisa feita por ela, agrega e embasa ainda mais o conteúdo do livro e o desfecho muito sincero, respeitador mas que questiona de forma lucida o porque da passividade dos mulçumanos diante da mídia.
Ao ler “Descobrindo o Islã no Brasil” pude entender quais os preceitos e a doutrina que acompanha um muçulmano. Tive algumas certezas com relação ao papel do homem e da mulher. Tive informações sobre como o islamismo é conduzido em diversos países e que nem sempre os fundamentos são religiosos e sim podem ser por conta de determinado território e cultura do país. Conclui mais uma vez que a mídia é terrivelmente manipuladora mas que também a própria população mulçumana deve expor aquilo que pensa e fazer com que aqueles que não os conhecem venham a conhecê-los, desmistificando assim todo pré-conceito que ainda existe acerca do islã e seus fiéis. E fica como lição principalmente que não podemos generalizar nada nesta vida, muito menos culpar toda uma população e uma religião por conta de algumas pessoas extremistas e fundamentalistas que interpretam como querem os desígnios de uma religião.
A leitura me fez bem, mesmo eu sendo de outra religião, acredito que a tolerância importa! E mais uma vez posso afirmar a importância em entender e respeitar o outro, sua cultura, aprender a lidar com a diversidade, isso faz com que a violência não se propague em nossas relações e assim a tolerância e a empatia sobressaiam, isso é cultura de paz... fica a dica para uma leitura bacana e com conteúdo!!