Guardião do Medo

Guardião do Medo Michelle Pereira

Resenhas - Guardião do Medo

Giovana | Blog Dei um Jeito 03/03/2017

Alexander o rabugento que a gente admira!
Alexander está em estado terminal de câncer e passa os seus dias no hospital, a sua rotina se resume a agulhadas na veia, reclamar que a comida não é boa para quem tem dentes e ficar considerando se não seria melhor morrer, já que toda a sua vida não foi nada fácil e nem boa.

O surgimento de uma bela anjo de nome Raya no seu quarto muda totalmente a sua rotina e o modo de ver o mundo, ele começa a fazer amizades no hospital, trazer um alívio para outras almas, e também começa a questionar da realidade que vive, pois não é todo dia que você conversa com uma anjo que não quer dar respostas.

No quarto do cara é travada uma batalha das forças do bem e do mal, por conta de elementos criados pela autora que achei bem interessante, os pequenos POVs da anjo trazem umas respostas mínimas e também uns pontos de interrogação enormes, ótimos para criar teorias.

O que me incomodou na história foi o tempo que se passa no hospital (coisa que dá para relevar já que o cara está morrendo) e as reclamações de uma comida que não mudaria de forma alguma. É interessante ver o amadurecimento do protagonista, que termina o livro com uma visão de mundo bem diferente, e com uma escolha bem sábia, considerando o inferninho que era o quarto dele nas últimas semanas. E os elementos da história que já se amarram nesse primeiro.

Guardião do Medo traz uma perspectiva diferente sobre histórias com anjos e que deve ficar cheio de tretas nos livros seguintes.

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2017/02/livros-guardiao-do-medo-michelle-pereira.html

Jhonatan A. @jounalmeida 01/03/2017

Universo de anjos totalmente único!
Alexander Magnus está internado vivendo uma metástase de seu câncer que o corrói cada dia mais. Conta-nos que vivia em um orfanato e após agredir um outro interno fora expulso pelas mulheres más que sempre o agredia. Passou a vagar na rua, durante o inverno, sem destino. Após sentir fortes dores acaba desmaiando e acorda mês depois em um leito de hospital.

"Não foi uma escolha minha, claro. Contudo, não tinha nenhuma outra opção. Se não vivesse ali, estaria na rua. E a rua não oferecia sessões de quimioterapia para controlar meu câncer e suas adoráveis metástases."
Sempre em estado pessimista e com a ideia de que nada poderia melhorar, trata de forma seca e rude sua enfermeira Lúcia - também durona porém para o bem do paciente. Em o que chamaria de 'principio de delírio' conhece Raya que vinha sempre se tornando presente para Alexander porém o mesmo não aceita sua ajuda. Embora dissesse ser seu Anjo da Guarda, o rapaz era difícil em reconhecer. Mal sabe ele que esse anjo é o começo de algo bem maior!

"Eu sou um jovem que poderia ser tudo. Poderia ter sonhos. Poderia ter uma família. Poderia ter um emprego. Mas estou mergulhado na morte."

Embora ambientado totalmente dentro da ala em um hospital, Alexander não tem alta por ter um quadro terminal da doença, a história está bem construida e, dessa forma, os personagens são fortes e repletos de características marcantes.

Posso adiantar que o protagonista viverá perdas marcantes e descobrirá algo importante que decidirá seu futuro. Raya possui segredos, coisas a respeito de Alexander e de seu passado que fora apagado da mente. E na mesma intensidade com que Raya se materializava para Alexander uma filha de Daemon, uma personificação do mal, tentava puxá-lo para as trevas. Qual força se apropriará do garoto?

Michelle tem uma escrita admirável, impecável e atraente. Conseguiu transformar um personagem rançoso em uma pessoa diferente em duzentas e poucas paginas. Isso é para poucos!

site: http://clicheimperial.blogspot.com.br/2017/03/resenha-l-guardiao-do-medo-michelle.html

Catrine Vieira 01/03/2017

Dramaticamente fantástico!
Alexander vive há três anos em um hospital, pois, apesar dessa não ser sua escolha, era isso morar na rua, onde não ofereceriam sessões de quimioterapia para controlar seu câncer e suas metástases. Sem muita expectativa de vida, ele só aguarda a morte vir buscá-lo; mas sem abandonar seus únicos companheiros, o ódio e o péssimo humor, que vivem ao seu lado desde sua infância cruel e sofrida.

“O quarto de um hospital não precisa ser bonito, nem aconchegante. Ele não precisa ser um lar. Não deve parecer um lar. Ele precisa passar a sensação de que precisamos fugir dele, de que precisamos ter medo dele. [...] Porém, essa regra não se aplicava a mim. Aquele era o meu lar.”.

Porém, tudo muda quando surge uma jovem de olhos azuis gentis, cabelos dourados e asas negras em seu quarto, dizendo ser sua guardiã e que veio com o intuído de ajudá-lo a se redimir. Seria uma alucinação causada pelos remédios, ele estava ficando louco depois de tanto tempo no hospital, ou, realmente, ela era o que dizia ser?

Ele não tem certeza sobre nada, mas a ouve. Aliás, sem família ou amigos, o fruto de sua loucura pelo menos faria-lhe companhia...
“— Você é o Anjo da Morte? [...]
— Não, não sou o Anjo da Morte, Alexander.
— Então o que você é? [...]
— Sou a sua Guardiã e estou aqui para ajudar.”

Raya continua frequentando o quarto de Alexander, o que faz com que ele, aos poucos, passe a acreditar na sua existência. Contudo, com a proximidade dos dois, o jovem começa a perceber que a Guardiã possui muitos segredos, e após algumas experiências não muito boas, ele acha mais seguro não confiar totalmente nela Além disso, há uma mancha de sangue em seu quarto, a qual não deixa-o em paz. O que era aquela mancha, e porque ela vivia se movendo, como se estivesse o atraindo?

“— Sabe qual a melhor maneira de dobrar uma pessoa? Enlouquecendo-a.”

Entretanto, em meio a tantos problemas, mistério, desconfiança e dor, Alexander põe-se a repensar sobre seu comportamento e refletir sobre sua vida, deixando que a barreira que criara ao seu redor vá se fragmentando pouco a pouco. Algumas outras pessoas entram em sua vida, provando-lhe que nem todas as pessoas são terríveis como ele acreditava há pouco tempo, e que a bondade existe.

“Você precisa olhar ao seu redor, nem todos são ruins como pensa. Ainda existem seres humanos decentes andando sobre a Terra.”

Enquanto isso, as duas forças, o bem e o mal, lutam por sua lealdade. Mas após tantos anos vivendo sob o ódio, potencializando o mal, Alexander teria forças – e tempo – para mudar?

Em Guardião do Medo, Michelle Pereira nos apresenta um novo mundo, seres e mitologias, repletos de originalidade e mistério.

Os personagens criados pela autora são muito marcantes. Poderia falar o que gostei e o que não gostei em cada um, mas para não tornar isso aqui maior do que já está, vamos focar no protagonista – me perdoem Lúcia (maravilhosa), Mateus, Marcela e dona Cecília (uma senhorinha muito importante)...

Alexander é um cara muito difícil. Inicialmente, a autora nos mostra o quanto ele odeia o mundo por só tê-lo feito tanto mal desde criança, mas isso contribuiu muito para que o desenvolvimento e evolução do personagem fossem ainda melhor. Mesmo com a metamorfose do protagonista, não houve superficialidade, pois a Michelle soube caminhar antes de correr. Inclusive, um ponto muito bom foi o fato de Alexander não aceitar a existência de Raya logo de cara; a relutância dele deixou tudo mais real.

A escrita da autora é ótima! Além de fluída e envolvente, ela consegui muito bem passar ao leitor as emoções e sensações das cenas e dos personagens. Esse ponto é bastante notável quando se tratava da dor que o Alexandre sentia, tanto física quanto emocionalmente. As descrições do que ele sente deixa o leitor aflito – como se estivesse sentindo o mesmo – e, ao mesmo tempo, completamente submerso na leitura.

“A morte é uma amiga apenas quando dá uma festa surpresa particular para você. Quando ela não deixa você sofrer. Do contrário...”

Guardião do Medo traz um prólogo sensacional e instigante, apresentando a história sobre os Guardiões da Criação, as Filhas de Daemon e os Vórtices. Ele está bastante explicativo e envolvente. Apesar desses seres já terem aquela base “anjos e demônios”, há um ar
totalmente novo, por conta da história por traz deles e a aplicação na trama do livro.

Essa foi uma ótima leitura, para mim. A Michelle arrasou na escrita, na criação dos personagens e da mitologia... Com bastante drama, fantasia e mistério, ela fez de um livro que se passa – quase que 100% do tempo – em um hospital, algo envolvente e interessante, e que também passa ótimas mensagens sobre a vida e "o viver".

Indico o livro para quem gosta de um bom drama e fantasia.

E, minha nossa! Essa capa está maravilhosaaa!
“Quanto tempo será que falta para meu corpo definhar e ninguém ganhar essa disputa sobre mim? Nem Bem nem Mal? Embora eu ache que apenas o Mal estava trabalhado para me pegar.”

site: http://estantemineira.blogspot.com/2017/02/resenha-guardiao-do-medo-michelle-pereira.html

Igor Feijó 18/01/2017

Perdas e Ganhos
É sobre isto que fala o livro.

O tempo todo evoca dos recônditos da alma um sentimento de: o que eu perco com isto ou o que eu ganho? A vida possui essa balança e muitas das vezes não é somente para um lado que ela vai. Michelle Pereira descreve a dor de um jeito peculiar, mas também a retira com toques de esperança.

Os personagens são bem construídos e o ambiente fica reservado ao hospital (onde se passa a maior parte da trama). Confesso que eu mesmo detestando este tipo de ambiente consegui me fascinar com a leitura. O enredo tem uma pegada de drama com fantasia que inova (na minha humilde opinião) e não deixa a desejar no final.

O epílogo cumpre o seu papel e eu estou agora perturbando a autora para ler o próximo, rs.

Nem toda luz no fim do túnel leva a um lugar melhor, as vezes é preciso repensar os atos na quietude do silencio noturno para depois caminhar. Reserve um espaço na sua leitura de nacionais para Guardião Do Medo.

Vale muito a pena.

Corujas de Biblioteca 26/12/2016

Resenha por Vitória Zavattieri do blog Corujas de Biblioteca
Alexander está morrendo. Internado em um hospital precário, sem família nem amigos ele deixa a raiva e o ódio regerem todos os seus dias. Até que Raya aparece, um anjo? Uma alucinação? Ele não tem ideia se é a doença lhe pregando uma peça ou se é uma nova realidade se apresentado diante de si. O que ele sabe é que algo muda quando Raya começa a aparecer.

Alexander teve uma vida difícil, órfão a vida toda ele cresceu em um orfanato e nunca foi bem tratado. O que o transformou em um homem amargurado, mal-educado e bem desagradável. Mora no hospital a cerca de três anos e está em estado terminal, o que ele mais quer é morrer. Até que uma noite ele avista Raya, com lindas asas negras, e apesar de pensar estar ficando louco, Alexander dá ouvidos a esse anjo que aparece em seu quarto.

Raya é cheia de segredos e é cada vez mais difícil confiar nela. Uma Filha de Daemon, uma tipo de força do mal que ele não entende ainda o que significa, também o atormenta e o incita a jurar lealdade a elas. Alexander não sabe porque é tão importante, mas a cada dia repensa um pouco o modo que tem vivido e também como gostaria de passar o tempo tempo de vida que lhe resta. Mas, será que ainda há tempo de mudar? Ele pode, afinal, ter salvação?

Guardião do Medo nos apresenta personagens marcantes em uma história difícil. A vida de Alexander não é fácil, nunca foi, e por mais que ele acredite ser uma má pessoa o leitor acompanha a trajetória do personagem para se tornar uma pessoa melhor. Confesso que o começo do livro foi mais difícil, Alexander não é um personagem fácil e demorei um pouco para conseguir entendê-lo e então engajar na história, mas logo que Raya aparece e a relação dos dois começa a desenvolver eu não conseguia mais soltar o livro.

Com muitos mistérios ainda, o livro termina de forma emocionante e quero muito conhecer o resto dessa história. A Michelle consegue mostrar ao leitor o dia a dia de um paciente terminal e também a relação dele com as outras pessoas no hospital. Gostei bastante do enredo e me apeguei aos personagens muito rápido, espero ansiosamente para saber o que a decisão de Alexander vai fazer com a luta entre o bem e o mal na qual ele foi inserido.

site: http://corujasdebiblioteca.com.br

Dy 10/11/2016

Guardião do Medo | Por Minha Fuga da Realidade
A vida de Alexander nunca foi perfeita, e tudo o que ele queria era acabar com isso de uma vez. Quando criança sofreu bullying no orfanato que era sua casa desde que podia se lembrar . Ao sair de lá, achou que sua vida melhoraria, e que teria um futuro melhor do que foi sua infância, porém péssimas notícias chegaram, seu corpo estava sendo tomado pelo câncer.
Desde então, o hospital se tornou sua nova casa. Os dias eram tediosos, e isso só fazia aumentar seu mau-humor, além de horríveis sonhos que estavam deixando-o maluco. Ele queria que tudo terminasse, mas não tinha coragem para acelerar o processo de sua morte.
Mesmo não gostando da ideia, Alexander começa a fazer amigos, incluindo sua guardiã, Raya. Mas as coisas começam a ficar estranhas, se Raya é mesmo sua amiga, porque ela esconde segredos dele, e pior, por que tenta matá-lo? Isso você só descobrirá lendo Guardião do Medo.
A escrita da Michelle é bem fluída, mesmo não tendo muita ação, você devora o livro em pouco tempo. Eu bem que tentei arrastar um pouco mais a leitura, mas não deu.
E a edição é linda, desde a capa (naquele tom púrpura maravilhoso) até a diagramação e a marcação de capítulos.
Me apaixonei pelo jeito dela escrever desde os agradecimentos.
"Escrever um livro, tecer uma rede de sentimentos, de anseios e de desejos não é simples. É necessário apoio e determinação. Apoio para nunca baixar a cabeça e ter medo de escrever suas ideias; determinação para nunca parar, sob hipótese alguma, pois seus sonhos são quem você é. E é por todo apoio recebido de familiares nesta empreitada que tenho de agradecer muito. Correr atrás de seus sonhos nem sempre é um mar de rosas, e, sem pessoas com quem contar, nada parece valer a pena."

E para melhorar eu li esse livro ao som de Lindsey Stirling, e a música que se encaixou perfeitamente foi Shatter Me (feat. Lzzy Hale)

ESTA RESENHA CONTÉM IMAGENS, PARA VÊ-LAS ACESSE O LINK ABAIXO

site: http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2016/10/resenhando-guardiao-do-medo.html

tabathacuzziol 21/10/2016

Um livro de anjos longe de clichês.
A história conta sobre um rapaz chamado Alexander, que está com câncer em fase terminal. Ele é uma pessoa muito rancorosa e amargurada e perto de seus últimos dias começa a receber a visita de um anjo, que no começo ele julga ser alucinação, mas no decorrer do livro acaba descobrindo que esse anjo é só o começo.

O que mais me surpreende no livro é o fato da autora conseguir desenvolver uma história, nada tediosa, que se passa inteira dentro de um hospital! A históra tem ritmo e não precisa de um cenário super trabalhado para isso.

Os personagens me impressionam também, são profundos e fáceis de se conectar. O crescimento do personagem principal e a mudança de seu comportamento é esplêndido, nunca vi um personagem tão bem desenvolvido assim, em um único livro!

Você pode ver mais da minha opinião no Blog Floretizas

site: http://floretizas.blogspot.com.br/2016/10/guardiao-do-medo.html
Leciteresinha 12/02/2017minha estante
quero muito ler este livro, bom demais!

Gessica 23/09/2016

Esplêndido!
No começo do livro temos uma breve apresentação do que são os Guardiões da Criação e sobre as Filhas de Daemon. Basicamente os Guardiões da Criação foram criados para manter o equilíbrio no mundo, já que as Filhas estavam seduzindo os homens e levando-os para o lado negro da força.

No entanto, há humanos que podem se tornar tanto Guardiões como Filhas, e alguns são ainda mais especiais: os vórtices. Estes podem controlar certos sentimentos e anseios se tornando ainda mais preciosos aos olhos dos Guardiões e das Filhas. E assim fica uma batalha de quem consegue influenciar mais.

O mais raro Vórtice é o do Medo, e é aqui que conhecemos Alexander, um homem mal humorado e ranzinza que não vê nada de bom na vida. Ele está com câncer e sabe que sua data de validade está próxima.

Alexander amaldiçoa à todos pela vida que leva, pois nunca de fato fora feliz, nem mesmo na infância, pois viva em um orfanato onde as mulheres que cuidavam das crianças eram cruéis e as torturavam, e assim que finalmente conseguira sair do orfano ele se vira com um câncer.

Tão logo penso em velhos desdentados, penso também que deveria parar de resmungar e tagarelar como um.
Página 21

Sua vida não foi nada fácil e ele nunca presenciara um ato sequer de bondade. Até aparecer Raya.

Raya é uma Guardiã da Criação e ela está a encargo de proteger Alexander e mostrar que ele pode ser bom. Obviamente que no começo ele pensa que está enlouquecendo por ver um anjo de asas negras que aparece e desaparece do nada, mas os fatos o levam a acreditar que aquilo é de fato real.

É aí que as mudanças começam, ele conhece a senhora que o salvou na rua quando estava tendo fortes dores abdominais devido ao câncer, e fora ela que chamara o socorro. Infelizmente a senhora morre, mas ali ele é tocado pela bondade daquela senhorinha.

Um dia ele conhece Mateus, um garotinho que está na fase terminal do câncer. Alexander vê naquele pequenino garoto ele mesmo, mas com o coração bom, e assim começa a tomar atitude boas e muito, muito lindas.

Acontece que não é somente Raya que está em busca de Alexander. Há uma Filha de Daemon em seu quarto - uma mancha na parede de seu quarto. As filhas se alimentam de escolhas e pensamentos ruins até conseguirem ganhar uma forma humana.

E assim Alexander começa a ser atormentado em seus sonhos, a Filha começa a fazê-lo desconfiar de Raya, a deixá-lo confuso.

Alexander não sabe mais se confia em Raya ou não, e isso é uma tragédia para a Guardiã.

Por que é tão fácil amá-la e odiá-la, ao mesmo tempo?
Página 108

Eu amei a Raya e quero muito que ela fique com Alexander. O livro obviamente tem continuação pois acabou de uma maneira que me deixou louca para saber o que iria acontecer em seguida. Gostei muito do Alexander também, e achei muito engraçado seu jeito ranzinza.

Infelizmente o livro tem muitos erros de ortografia, a maioria são de travessões faltando, mas nada que prejudique a leitura. A diagramação está belíssima e foi feita pela própria autora, outra coisa que amei é a capa!

Guardião do Medo foi uma leitura rápida e deliciosa, além de ser altamente recomendada. Mas prepare o seu coração, pois há vários momentos tristes devido ao fato de Alexander estar com câncer, isso de fato me abalou muito já que perdi meu avô por causa do câncer. Porém isto não é ruim, só mostra mais ainda como a Michelle soube trabalhar muito bem as descrições, sentimentos e tensões do livro.

Estarei esperando ansiosamente pela continuação.

site: http://www.cantinhogeek.com/