O Senhor das Sombras

O Senhor das Sombras Athos Beuren

Resenhas - O Senhor das Sombras

Taverneiro 25/05/2017

Excelente livro jogo no mundo de Tormenta ^^
O Senhor das Sombras, escrito por Athos Beuren e lançado pela Jambô Editora é um livro-jogo de fantasia medieval se passando no mundo de Arton, e conta a história do príncipe de uma nação armamentista que foi sequestrado e você (É, você!) é enviado para encontrar pistas da sua localização.

Como em qualquer livro-jogo, você é o herói e vai ter que tomar todas as decisões importantes para conseguir alcançar o sucesso na sua missão.

Sobre a história do livro: inicialmente eu a achei simples demais! “O príncipe sequestrado” é um clichê, mas como nos livros-jogos que li até hoje nunca encontrei nenhum enredo muito complicado (O Feiticeiro da Montanha de Fogo é basicamente um feiticeiro que vive em um covil, só XD) eu não esquentei muito a cabeça com isso, mas logo (felizmente) vi que estava enganado! A trama acaba se revelando mais profunda e eu fui surpreendido com uma história épica de conspirações, guerra e, principalmente, muita aventura! Então fica esse aviso, embora o conceito inicial dele seja algo simples, o desenrolar da história entrega muito mais do que isso.

O sistema de regras usado nesse livro é o mesmo usado no seu antecessor, Ataque a Khalifor. É uma evolução do utilizado nos livros da Fighting Fantasy. Aqui você escolhe a sua raça (Elfo, Anão, Humano, Minotauro, Halfling, Goblin e Qareen) e sua classe (Mago, Guerreiro, Clérigo e Ladino), escolhe algumas habilidades entre as muitas apresentadas (Manipulação, Ataque a Distância…) e, se você for um mago ou clérigo, escolhe quais magias vai ter. Aí pronto! Você já pode jogar!

É um sistema muito simples, que exige apenas alguns minutos para se adequar as regras, e cada raça ou classe vai ter alguma particularidade durante a aventura, caminhos, vantagens e desvantagens só acessíveis para a escolha que você vier a fazer.
Esse sistema dá uma boa ideia de como funciona um RPG. ^^

Em relação à “jogabilidade”, o ritmo que a história avança é bom, o índice de mortalidade do livro é satisfatório XD. É quase uma tradição nos livros-jogo antigos você morrer pra caramba! Eu tinha medo que os mais modernos facilitassem demais as coisas para o jogador, mas quando em menos de cinco capítulos eu já fui esfaqueado vi que não era o caso aqui XD.

Se você for esperto e explorar bastante o mundo (e der um tanto de sorte também né) ao final você terá se divertido com esses desafios sem se frustrar com facilidades.

O livro se divide em alguns arcos de história dentro dele, e eu tive um pequeno desgosto com a segunda parte dela, que tem um foco maior na exploração. Normalmente eu não sinto isso com esse tipo de livro (Eu adoro explorar), mas aqui o fato da história ser mais trabalhada me tirou um pouco do clima, mas logo ela retorna ao ritmo certo e em grande estilo para fã de fantasia nenhum botar defeito.

O livro ainda conta com lindas ilustrações internas de Adriano Loyola, Erica Awano e Estavan Silveira e uma capa fantástica do Caio Monteiro!

O Senhor das Sombras tem tudo o que se pode esperar de um bom livro-jogo: Aventuras incríveis, exploração, batalhas iradas. Além disso, temos o adicional de uma história principal mais trabalhada e ela ainda se passar no cenário de Tormenta! Então, se você já é fã de livros-jogos ou de Tormenta, pode adquirir sem medo que vai ter aí muitas horas de diversão garantidas. Se você é um fã de fantasia curioso, esse livro pode ser uma ótima introdução ao mundo das aventuras em que você é o herói da história! ^^

site: https://tavernablog.com/2017/05/23/o-senhor-das-sombras-de-athos-beuren-resenha/